Jump to content

Posts Recomendados

Postado
há 21 minutos, Figo disse:

No fundo, isso já quase que acontece atualmente, após 8 anos de governo do PS e 6 anos de apoio do BE e PCP.

Quem tiver seguro de saúde para ir a privado, consegue safar-se. Quem tiver que ir ao publico, corre o risco de ver as urgências fechadas por "falta de meios".

E quando o privado não consegue resolver o assunto manda para o SNS... sim é exatamente igual.

• Gosto 2
Postado
há 9 minutos, Figo disse:

Sinceramente nunca vi ninguém a defender a privatização total do SNS. O que eu vi foram partidos, nomeadamente a IL e também o PSD, a a defender a complementaridade entre o setor publico, social e privado, o que é totalmente diferente.

Mas não deixa de ser engraçado acusarem direita de querer privatizar a saúde, quando tem sido com a esquerda no poder, mais precisamente nos últimos 8 anos, que mais o SNS se tem degradado e que mais os seguros de saúde têm crescido.

A IL? A IL é uma piada de mau gosto. Um partido para CEO's e empreendedores. Para eles, tudo devia de seguir a iniciativa privada. Não são exemplo para ninguém. A degradação do SNS tem vários culpados. Culpar única e exclusivamente o PS, é demagogia pura. 

• Gosto 2
  • Obrigado 1
Postado (editado)

Em relação ao SNS, eu só pedia que os partidos fossem sinceros, porque não há um que o seja. Não há um que defenda de verdade o SNS! Mas se pelo menos houvesse um que fosse sincero e dissesse "Isto assim já não vai lá. Vamos deixar o modelo do NHS e adotar um sistema misto igual ao alemão", eu já dava os parabéns pela sinceridade.

Editado por srcbica
  • Gosto 1
Postado
há 9 minutos, Figo disse:

Sinceramente nunca vi ninguém a defender a privatização total do SNS. O que eu vi foram partidos, nomeadamente a IL e também o PSD, a a defender a complementaridade entre o setor publico, social e privado, o que é totalmente diferente.

Mas não deixa de ser engraçado acusarem direita de querer privatizar a saúde, quando tem sido com a esquerda no poder, mais precisamente nos últimos 8 anos, que mais o SNS se tem degradado e que mais os seguros de saúde têm crescido.

Se o setor privado e o setor público "coexistirem", o setor privado vai constantemente sugar recursos ao público e inferiorizar a sua existência, tornando-o ainda mais ineficiente. Se calhar seria uma ótima ideia... se não fosse o facto de que 1) saúde é um direito, não negócio, e 2) 3 milhões de portugueses vivem com salário mínimo ou menos e não podem ter seguro de saúde :manas:

Quanto ao segundo parágrafo, o SNS tem se degradado porque o PS de António Costa é incompetente, mas literalmente foi a direita que instigou as "reformas" no setor da saúde no tempo do Passos Coelho :manas:

• Gosto 3
Postado

O António Costa já chegou a fazer um excelente trabalho enquanto geringonça, a partir do momento em que teve a maioria absoluta as coisas descambaram imediatamente. 

Erros incompreensíveis no último ano o país debateu-se com uma erosão social nunca vista graças a esta maioria. 

• Gosto 1
Postado (editado)
há 10 minutos, Johnman disse:

Se o setor privado e o setor público "coexistirem", o setor privado vai constantemente sugar recursos ao público e inferiorizar a sua existência, tornando-o ainda mais ineficiente. Se calhar seria uma ótima ideia... se não fosse o facto de que 1) saúde é um direito, não negócio, e 2) 3 milhões de portugueses vivem com salário mínimo ou menos e não podem ter seguro de saúde :manas:

Quanto ao segundo parágrafo, o SNS tem se degradado porque o PS de António Costa é incompetente, mas literalmente foi a direita que instigou as "reformas" no setor da saúde no tempo do Passos Coelho :manas:

Eu quero é um sistema de saúde que garanta que toda a população, independentemente dos seus rendimentos, tenha acesso a cuidados de saúde de qualidade. Agora, se os prestadores são públicos ou privados, é indiferente, não tenho esses preconceitos ideológicos.

Editado por Figo
Postado
há 5 minutos, Figo disse:

Eu quero é um sistema de saúde que garanta que toda a população, independentemente dos seus rendimentos, tenha acesso a cuidados de saúde de qualidade. Agora, se os prestadores são públicos ou privados, é indiferente, não tenho esses preconceitos ideológicos.

Não são preconceitos ideológicos, são factos. Os hospitais privados são um negócio, não existem para servir a população, existem para gerar lucro para repartir dividendos pelos seus acionistas. 

• Gosto 1
  • Obrigado 3
Postado
há 5 minutos, Afonso disse:

O PS já foi um bom partido, mas atualmente está entregue aos incompetentes que governam este país. 

O problema do PS é que ele está a ser o pior dos dois mundos. Se só o salário mínimo aumenta, então havendo cada vez mais pessoas ganhando o salário mínimo, há cada vez mais pessoas que não podem pagar um seguro de saúde e ao mesmo tempo os privados continuam a oferecer melhores condições de trabalho para os profissionais, levando a que cada vez mais só quem tenha seguro de saúde possa ter acesso a uma consulta.

A sério, vocês não sabem o alívio que é quando um utente me diz "Ah não se preocupe, sôtor. Eu tenho seguro"! É menos um para estar nas listas de espera do público e ao menos aquele não terá de esperar horrores.

há 4 minutos, Loverboy disse:

O António Costa já chegou a fazer um excelente trabalho enquanto geringonça, a partir do momento em que teve a maioria absoluta as coisas descambaram imediatamente. 

Erros incompreensíveis no último ano o país debateu-se com uma erosão social nunca vista graças a esta maioria. 

Eu vou soar mauzinho agora, mas quando houve as últimas eleições, os sindicatos já estavam para começar a marcar greves. Era sabido que quem vencesse iria levar com o resultado dos últimos anos de governação, assim como era sabido que as eleições de 2015 levariam a um ciclo político de 10 anos pela mesma governação, ganhasse quem ganhasse. Portanto, eu acho super merecida a maioria absoluta do António Costa! É forçado a colher os frutos do seu trabalho, porque se estivesse lá outro era esse outro que levaria com a culpa.

Postado (editado)
37 minutes ago, Johnman said:

E qual seria a solução para isso, na tua opinião? Bem sei que não és obrigado a dá-la, mas, se fizeres favor, partilha.

Os teus posts são basicamente "isto é tudo uma vergonha, é tudo uma incompetência" e pouco mais :manas:

Mas amig, neste momento, não há literalmente ninguém melhor e vir um governo PSD/IL/Chega ou semelhante seria passar do mal ao pior. Isto é pura especulação, mas acredito que as ideias de um governo de direita seria: o desinvestimento público iria continuar, reduções de impostos à fartasana de forma indiscriminada (parece bem assim ao longe mas é uma prática qb) e privatizações à toa.

Não discordo de todo que a administração Costa é fraquíssima e o país merece muito melhor. Ao largo, though, não vejo ninguém que realmente seja capaz de liderar dentro do centro (porque, por mais que eu quisesse [e eu vou votar nessa direção, pessoalmente], jamais iremos ver um governo não liderado por PS ou PSD). Talvez uma administração PS rejuvenescida, com apoio de Mariana Mortágua (eu gosto, fuck the haters) e Rui Tavares do Livre, mas isso só vai acontecer no dia que Costa sair. Até lá, acho que temos de nos contentar com as migalhas que o PS dá (IRS jovem reformado, passes gratuitos para estudantes até aos 23, aumento do SMN [na minha opinião]) e continuar a criticar as tiradas mais nonsense e/ou desequilíbrio no restante setor público.

Vocês acham mesmo que a Mortágua é algum futuro para o país? :cryhappy: uma coisa é ser boa deputada, que o é embora concorde com 0 ou bem perto de zero, outra é achar que será uma boa governante (não seria). No dia em que o Bloco ou um PCP chegar a cargos decisão é só contar 6 meses e entra um FMI cá em Portugal. O Bloco tem 0 consciência nas coisas que propõem e eles sabem perfeitamente disso. É um partido que cresceu há uns anos por ser um partido de protesto porque em termos económicos seria uma desgraça, não tem um plano nenhum. O barulho é melhor que as ideias.

O Livre, por muito que eu goste do Rui Tavares, é só mesmo isso, um Rui Tavares. O Rui Tavares é um ótimo deputado, mas não é para outros voos e o próprio deverá de saber isso. Quanto muito daria um bom ministro da Cultura ou da Educação. 

O meu ponto é, se se suportam numa ideia de que a direita é melhor, que não é, é o mesmo que dizer que isto está mau e preferimos isto. É um retrato da política portuguesa no seu todo.

Uma mudança positiva seria vir um partido moderado, com valores definidos e, acima de tudo, com uma consciência social-económica, dois fatores que andam sempre de mãos dadas. Coisa que falta em todos os partidos. Uns são muito bons no âmbito social e outros no plano económico, mas nunca os dois juntos. Fora desse espectro é para causar problemas. 

Para os defensores do tudo público e do tudo privado, só tenho vos a dizer, um não existe sem o outro. O público precisa do privado e vice-versa, saiam um bocadinho da ideologia. As PPPs foram ,em muitos casos, a garantia do direito à saúde em várias zonas do país. É preciso é saber onde é que elas compensam e onde elas devem existir. Sei que a realidade de pode destruir os vossos ideais mas é verdade. O preconceito para com o público e/ou privado só revela ignorância.

Editado por Fernando
  • Gosto 7
  • Adoro 1
Postado
há 21 minutos, Loverboy disse:

Mas qual foi o "excelente trabalho" que António Costa fez na geringonça?

O país cresceu de forma significativa nesse período? Foram feitas reformas estruturais que transformassem o país para melhor? 

Sinceramente não me parece. Mas pronto, como devolveu os feriados e mais umas migalhas que o Passos tinha tirado, para alguns isso já é considerado um "excelente trabalho". Mas se calhar é por mentalidades como essa, que Portugal está cada vez mais na cauda da Europa. 

• Gosto 5
  • Obrigado 1
  • Haha 2
Postado
há 3 minutos, Figo disse:

Mas qual foi o "excelente trabalho" que António Costa fez na geringonça?

O país cresceu de forma significativa nesse período? Foram feitas reformas estruturais que transformassem o país para melhor? 

Sinceramente não me parece. Mas pronto, como devolveu os feriados e mais umas migalhas que o Passos tinha tirado, para alguns isso já é considerado um "excelente trabalho". Mas se calhar é por mentalidades como essa, que Portugal está cada vez mais na cauda da Europa. 

Mas será que nós ainda estamos na Europa? Eu sinceramente olho para o meu país e cada vez mais vejo realidades que eu pensava serem possíveis em país do terceiro mundo, mas não é Portugal mesmo.

• Gosto 3
Postado
há 13 minutos, Duarte com D disse:

Mas será que nós ainda estamos na Europa? Eu sinceramente olho para o meu país e cada vez mais vejo realidades que eu pensava serem possíveis em país do terceiro mundo, mas não é Portugal mesmo.

Tu já ontem me lembraste "Fado Tropical" de Chico Buarque, por conta desta passagem:

Ai, esta terra ainda vai cumprir seu ideal
Ainda vai tornar-se um imenso Portugal!

Só que não é o Brasil quem se está nivelando por cima. É Portugal que se está tornando um pequeno Brasil. :cryhappy:

• Gosto 2
Postado
agora mesmo, srcbica disse:

Tu já ontem me lembraste "Fado Tropical" de Chico Buarque, por conta desta passagem:

Só que não é o Brasil quem se está nivelando por cima. É Portugal que se está tornando um pequeno Brasil. :cryhappy:

Tu não tens noção da caixa de Pandora que abriste agora.

Eu vou até fugir deste tópico, porque tu não vai estar preparado para o que aí vem:haha: amigo.

Postado
há 16 minutos, Fernando disse:

Vocês acham mesmo que a Mortágua é algum futuro para o país? :cryhappy: uma coisa é ser boa deputada, que o é embora concorde com 0 ou bem perto de zero, outra é achar que será uma boa governante (não seria). No dia em que o Bloco ou um PCP chegar a cargos decisão é só contar 6 meses e entra um FMI cá em Portugal. O Bloco tem 0 consciência nas coisas que propõem e eles sabem perfeitamente disso. É um partido que cresceu há uns anos por ser um partido de protesto porque em termos económicos seria uma desgraça, não tem um plano nenhum. O barulho é melhor que as ideias.

O Livre, por muito que eu goste do Rui Tavares, é só mesmo isso, um Rui Tavares. O Rui Tavares é um ótimo deputado, mas não é para outros voos e o próprio deverá de saber isso. Quanto muito daria um bom ministro da Cultura ou da Educação. 

O meu ponto é, se se suportam numa ideia de que a direita é melhor, que não é, é o mesmo que dizer que isto está mau e preferimos isto. É um retrato da política portuguesa no seu todo.

Uma mudança positiva seria vir um partido moderado, com valores definidos e, acima de tudo, com uma consciência social-económica, dois fatores que andam sempre de mãos dadas. Coisa que falta em todos os partidos. Uns são muito bons no âmbito social e outros no plano económico, mas nunca os dois juntos. Fora desse espectro é para causar problemas. 

Para os defensores do tudo público e do tudo privado, só tenho vos a dizer, um não existe sem o outro. O público precisa do privado e vice-versa, saiam um bocadinho da ideologia. As PPPs foram ,em muitos casos, a garantia do direito à saúde em várias zonas do país. É preciso é saber onde é que elas compensam e onde elas devem existir. Sei que a realidade de pode destruir os vossos ideais mas é verdade. O preconceito para com o público e/ou privado só revela ignorância.

Eu não disse que ela é futuro para o país, eu disse que ela é boa deputada e tem boas ideias. Passar do modelo atual para outro, como propõem os partidos mais radicais, é impensável num futuro realista, mas ao contrário de um Chega, que "diz as verdades" mas na realidade não diz absolutamente nada, o BE/PCP ao menos incentivam (qb, porque a Geringonça não funcionou grande coisa, mas olha, estavam lá) o PS a realmente tomar medidas de preocupação social. Claro que agora, no pós-Passos Coelho, a situação do país é diferente do que no imediato de 2015 e o PS está praticamente em modo piloto automático, mas eu prefiro uma coligação com partidos que estão mais interessados no social do que uma maioria absoluta em que o partido de centro-esquerda preocupa-se principalmente com o défice público.

Quanto à definição do espectro social-económico, isso é subjetivo. Eu, por exemplo, acho que o privado prejudica o público mais do que habitualmente e não só acho que isso não é ignorância (e estar no meio não me faz mais consciente disso do que ter uma opinião vincada), como até diria que devia haver mais consciência social sobre os prós/contras da existência de um vs. o outro. Mas fora isso, em termos daquilo que é o futuro realista do país - uma social-democracia - eu até diria que o modelo prático de maior sucesso seria mesmo um modelo com foco importante no crescimento económico em conjunto com a sustentabilidade, progressismo e igualdade. A única coisa que realmente há perto disso, ignorando os fracos exemplares existentes em Portugal, é o modelo nórdico, mas até esse tem problemas graves (ex.: os países nórdicos têm uma pegada de carbono gigante - o expectável para um grupo de países super consumista).

Isto para dizer que não, não acredito que alguma vez iremos ter mais do que aquilo que já existe e até concordo que era bom existir um partido no centro, realmente capaz de conjugar o social com o económico. Até esse partido surgir, prefiro que o PS fique, porque melhor não há. Já nem falo daquilo que, irrealista ou não, é realmente próximo a mim em termos ideológicos (podes chamar de cegueira, é o que é).

• Gosto 1
Postado
há 30 minutos, Fernando disse:

6 meses se calhar não. Quer dizer, depende da conjuntura que os partidos herdassem. Se fosse a atual, até seria credível. Se fosse uma Suíça latina, ainda demoraria 10 anos. O problema deste país também é que não tem uma economia minimamente forte para aguentar abalos que venham de fora, como foi em 2008. Já estava mal e a queda do Goldman Sachs foi um tiro que deixou agonizando até vir a intervenção do FMI. Se há coisa em que este governo merece os parabéns, é que a coisa se manteve igual joão bobo em 2020: balançou, mas não caiu. A UE também deu a sua ajuda, é verdade, mas ainda assim acho que teve o seu crédito. Agora, os analistas da JP Morgan estão à espera que a economia americana entre em recessão, mais cedo ou mais tarde (partilhei o link no tópico de economia). Se isso realmente acontecer, como aguentará Portugal? 

há 1 minuto, Duarte com D disse:

Tu não tens noção da caixa de Pandora que abriste agora.

Eu vou até fugir deste tópico, porque tu não vai estar preparado para o que aí vem:haha: amigo.

Por acaso, não, não tenho. :dontknow:Eu estou a falar em termos económicos e sociais. Quando a classe média está a perder poder de compra há sei lá quantos anos consecutivos, eu só penso que a querem tornar igual à classe média brasileira, que é uma piada. Está tão próxima da baixa, que se chega ao ponto de ler brasileiros no face reclamando que não existe classe média no Brasil. :cryhappy: Acho que toda a gente tem noção da desigualdade tremenda que há por lá. Em termos de corrupção, segurança e tráfico ainda estamos noutro patamar.

É basicamente igual ao que o Pedro Fernandes falou na época do programa "Caia Quem Caia", quando a economia alemã entrou em recessão. Ele falou "Boa noite! Boas notícias! Portugal finalmente atingiu a economia alemã!" (adorava o programa e aquela fala ficou-me gravada na cabeça :mosking:)

• Gosto 1
Postado
há 35 minutos, srcbica disse:

Mas já agora eu lembrei-te disto ontem por quê? Em que post?

Postado
há 2 minutos, Duarte com D disse:

Mas já agora eu lembrei-te disto ontem por quê? Em que post?

Foi nessa parte em específico aqui:

On 04/10/2023 at 18:40, Duarte com D disse:

A classe media em Portugal está a extinguir-se cada vez mais, e isso é muito perigoso, pois ainda é a classe media que faz girar os pequenos negócios como cafés e afins, não é o pobre que está sob pressão, nem o milionário.  

• Adoro 1
Postado
há 15 minutos, jt9 disse:

gente, meto na cnn e vejo que esta a acontecer outra guerra, noutro pais? :confusa_julia:

atualizem-me, pf

Não é nada de novo, isto dura há décadas.

Os palestinianos são tratados como lixo, infelizmente surgem grupos extremistas e acabam por morrer israelitas que não têm culpa nenhuma. Israel contra-ataca e a vida dos palestinianos fica ainda mais limitada. É um ciclo de ódio sem fim.

• Obrigado 1
  • Triste 1
Postado
há 5 minutos, Free Live disse:

Não é nada de novo, isto dura há décadas.

Os palestinianos são tratados como lixo, infelizmente surgem grupos extremistas e acabam por morrer israelitas que não têm culpa nenhuma. Israel contra-ataca e a vida dos palestinianos fica ainda mais limitada. É um ciclo de ódio sem fim.

ah, ja sei mais ou menos o que é, assim sendo

Postado (editado)

Segundo uma sondagem SIC/Expresso, o militar Gouveia e Melo é o favorito para ser o próximo presidente. 

Guterres é o segundo favorito. 

Editado por Diogo O.
  • Triste 1
Postado

Eu estou do lado de Israel, esta guerra é mais à base de religiões do que de territórios, e nunca haverá paz entre os dois, agora parece que este ataque foi muito mais violento do que os que Israel sofreu em 75 anos como país

Aqui em Braga há um graffiti grande e espalhafatoso a dizer "PALESTINA LIVRE 75 ANOS DE GENOCÍDIO" e isso causa logo um gatilho na minha cabeça, porque eu sou intolerante a estes graffitis :triste:, tanto que quando passo pela zona que tem o tal graffiti, agora fecho os olhos e finjo que não está.

É esta a minha opinião

• Gosto 1
Postado
Aconselho-te a visitares outros países da Europa, então... Vais ficar chocado com muita coisa "terceiro-mundista" que vais ver no Centro da Europa.
  • Gosto 5
  • Obrigado 1
  • Surpresa 1

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...