Patiño Postado 28 de setembro 2023 Postado 28 de setembro 2023 (editado) há 15 minutos, Johnman disse: Em princípio - isto é pura especulação, mas acredito que seria assim - um governo PSD/IL, com ou sem Chega (porque há que ter a noção de que o Chega não tem ideias nenhumas lol), procuraria privatizar uma forte percentagem do sector público, reduzir impostos e intervir pouco no chamado mercado livre. Apesar disso, mesmo com uma IL forte nas costas, o PSD parece ter alguma preocupação com o estado social, mas não lhe daria muito tempo até não começar com o tipo de políticas que marcaram o "Passos-Coelhismo". Na esquerda, partidos como o BE e o PCP obviamente teriam interesse em progredir o estado social (reformar/reforçar o SNS, acabar com propinas, etc.), criar mais habitação social, taxar os ricos e intervir em quaisquer matérias do mercado necessitem mão do Estado. O PS supostamente advoca por estas coisas, mas os últimos anos têm mostrado um PS cada vez mais liberalizado e encostado ao centro. Eu não tenho o mínimo interesse num governo de direita, mas já cansei do PS há muito. Mas não vejo alternativa melhor, porque mesmo o regresso de uma Geringonça, pouco serviria para conter as decisões da administração Costa. No expectável realista, espero que o PS pelo menos cumpra com o compromisso de reforçar os sectores públicos - já nem conto a TAP como prova do contrário, porque pronto, o mal aí já estava feito há muito tempo, mas ao menos as medidas para travar o aumento das rendas (com ou sem inflação, rendas sem travão só beneficiam as elites, como sempre) e incentivar ao estudo e trabalho em Portugal são, ainda que pouco, alguma coisa. O que eu vejo é que as pessoas querem tirar o PS do governo porque sim, ou seja, porque estão fartas do António Costa. Na verdade é legítimo, são muitos anos do mesmo primeiro-ministro, ele já está em modo robot, mas importa convencer as pessoas a votar noutros partidos. É verdade que o PS estagnou o país em nome do "défice zero" e da "estabilidade das contas públicas", portanto nem o Passos avançaria agora porque não há nenhum descalabro nacional para a direita "vir salvar". Ou até pode voltar, mas ninguém sabe o que ele vai dizer ou defender, ninguém conhece a outra faceta do Passos, como é que ele vai gerir o país!? Ninguém sabe, mas toda a gente o quer, só isto é aflitivo e representativo do estado da política nacional. Até acho que ele devia dar uma entrevista à tv, de certeza que ia ser excelente em audiência, só pela curiosidade. O que me incomoda é mesmo uma oposição que desistiu de ter algum modelo alternativo ao vigente. Não basta apenas cumprir as regras europeias, fragilizar os serviços públicos e colocar o país numa máquina e ir gerindo o quotidiano, mantendo a classe média completamente asfixiada, e a malta jovem a ir embora. Era preciso algum arrojo, seja qual for a área política, esquerda ou direita. O Chega não tem ideias, o IL é um partido cuja base social são alguns empresários jovens e malta do twitter, o PSD não tem alternativa ao PS desde 2016, o CDS desapareceu... Em relação à esquerda (à esquerda do PS), enquanto não se reorganizar não leva a lado nenhum. Às vezes vejo-os a criticar "pequenas conquistas" do Costa por serem ridículas e insuficientes, que não passam de migalhas, mas se tivesse sido iniciativa neles na gerigonça, já eram propostas excelentes que iriam mudar o país. Portanto, como não foram eles, já são uma porcaria. As pessoas percebem isto e não são parvas. Sinceramente, também estou cansado do PS mas com tanto partido alternativo, esperava-se que se sentassem à mesa e começassem a definir programas políticos decentes ao invés de andar só nas televisões a dizer que querem o Costa fora, sem dar alternativa coerente e que convença as pessoas. Editado 28 de setembro 2023 por Patiño 6 1 Citar
Fernando Postado 28 de setembro 2023 Postado 28 de setembro 2023 (editado) Se a direita está má, a esquerda está igual. Não há um partido de esquerda com um plano definido para o país, com um plano realista - sim, porque se dependesse do BE este país era financiado a ar e vento - ou que não seja um chorrilho de discursos já ultra repetidos - o PCP está há 100 anos a repetir a mesma coisa, há uma base ideológica, é certo, mas não há nenhuma ideia atualizada aos tempos atuais, além das posições bastante dúbias relativamente a vários assuntos e o PCP não é o partido revolucionário como todos os pintam, é um partido para chegar ao poder e defender a elite e deixar o povo a definhar. Eu até poderia excluir o Livre desta generalização, mas é um partido que vive à custa da imagem do Rui Tavares, a restante estrutura é uma piada autêntica que nem sabem bem o que defendem nem o que os distingue dos demais. Além disso, acho que o BE e o PCP há muito que podiam deixar de lavar as mãos relativamente a certos assuntos, há quase uma década de assinaram um acordo governativo, onde deixaram passar vários orçamentos em prol de uma estabilidade governativa. Ora, parte da situação atual advém desses tempos e a responsabilização de ambos os partidos é algo que ninguém se atreve a colocar em cima da mesa ou sequer a fazer uma auto análise. A desculpa de nunca terem feito parte do governo é muito conveniente, mas não cola. A degradação de serviços públicos, crise da habitação e afins não começa com a governação do PS, mas levou um belo empurrão com a ajuda do BE e do PCP. A cegueira ideológica é tanta que a resolução dos problemas deve ser à imagem e semelhança de ideologias que não dão respostas nem nunca darão para boa parte dos problemas. Aliás, basta ver certas propostas para a crise da habitação das manifestações com apoio do BE, aquilo é uma fileira de unicórnios. A esquerda portuguesa é, em boa parte, alienada dos problemas das pessoas, são tão ou mais burgueses que os burgueses de direita. Estes últimos anos têm me ensinado isso. A IL com todos os defeitos do mundo, e tem bastantes e nos últimos meses foi uma coleção autêntica, trouxe algumas ideias interessantes, trouxe para a mesa de discussões vários assuntos e é dos poucos partidos que sabe comunicar com os eleitores, para o bem e para o mal. Agora, é como eu sempre disse, têm a faca e o queijo na mão mas não a sabem aproveitar e mais cedo ou mais tarde vão sair da assembleia por este caminho. Só espero que haja uma ala liberal social a sair do partido e a fundar um outro porque acho que é exatamente disso que o país está a precisar. Há bons nomes para isso. A IL é um projeto cheio de potencial mas vai cair em saco roto mais cedo ou mais tarde. Ou, no mínimo, acaba por ser um partido de classe ao género do PCP com um discurso ultrarepetitivo. Os restantes partidos não vale a pena comentar, acho que são aqueles que mais facilmente são analisados. O PSD cometeu um erro em não ter eleito para presidente um outro nome que não o Montenegro, não tem carisma nem passa qualquer tipo de confiança. Por isso é o que eu digo, a maioria das pessoas escusa de estar a defender um partido com unhas e dentes porque planos são nulo e quando os há ou são metidos para segundo plano ou mal comunicados.Vamos continuar mais uns anitos com o PS até isto arrebentar, depois é o salva-se quem puder. A menos que venha o Messias para nos salvar, mas acho que este país já está a dever muito à sorte há anos. Editado 28 de setembro 2023 por Fernando 5 2 Citar
JDaman Postado 29 de setembro 2023 Postado 29 de setembro 2023 há 2 horas, D91 disse: Fui ver reviews... Citação Casi sin querer he llegado a la ficha de este "pseudodocumental" y me entró cierta curiosidad. Tras visionarlo, es fácil llegar a la conclusión de que estamos ante un ejercicio de descrédito y campaña propagandística. Normalmente cuando se realiza un metraje de este estilo, se da voz tanto a detractores como a partidarios y luego el espectador saca conclusiones. Este mal llamado documental vierte únicamente opiniones negativas hacia una figura política. Ni siquiera hace un balance de la gestión del presidente, no hay datos, ni ejercicio periodístico alguno, simplemente consiste en una sucesión de entrevistas subjetivas y parciales. El punto álgido llega cuando Rosa Díez trata de hacer un perfil psicológico de Pedro Sánchez, a partir de ahí es muy difícil tomárselo en serio. Citação Más que un documental una sarta de opiniones peregrinas sin ningún fundamento sobre Pedro Sánchez. Una tediosa sucesión de entrevistas plagadas de sesgos y lugares comunes que dibujan un personaje sin sustentarse en datos contrastables con el broche final del rebaño de borregos. Si el maestro Buñuel levantase la cabeza... Un documental -por llamarle algo- absolutamente prescindible que no aporta nada más allá de lo que se escucha en la tertulia de los cuñados en la sobremesa del sábado. Citação No he llegado ni a la mitad, porque imagino que el resto consistirá en la misma cantinela: el perpetrador juzga conveniente llenar una hora de mi tiempo con argumentos que parecen sacados de Forocoches o de alguna barra de bar. Yo no. Prefiero invertir mi ocio en algo más productivo. Dormir la siesta, por ejemplo. Por otra parte, eso de buscar publicidad diciendo que ha sido censurado no me cuadra muy bien con lo fácil que resulta tener acceso a esta lamentable sucesión de personajillos haciendo publicidad al PP. É preciso não esquecer que Sanchéz teve bastante oposição por parte dos ditos barões, quando procurou criar uma "geringonça" espanhola há uns anos. Não me choca que tenha criado inimigos. Em suma: parece ser um filme muito giro para quem sofre de Dunning-Kruger e passa o tempo todo a ver Mediaset ou Atresmedia. 2 1 Citar
srcbica Postado 30 de setembro 2023 Postado 30 de setembro 2023 há 2 horas, D91 disse: Eu sou mesmo inocente. Eu vi isso e pensei que o povo tinha expulso os deputados por não quererem proveito político dos partidos à causa e agora fui a ver as notícias na tv e afinal só fizeram isso por ser o Chega, mesmo. 1 Citar
Duarte com D Postado 30 de setembro 2023 Postado 30 de setembro 2023 há 26 minutos, srcbica disse: Eu sou mesmo inocente. Eu vi isso e pensei que o povo tinha expulso os deputados por não quererem proveito político dos partidos à causa e agora fui a ver as notícias na tv e afinal só fizeram isso por ser o Chega, mesmo. É um movimento de esquerda, pelo que percebi comunista, não tenho a certeza, não se pode esperar muito dessa gente. Burros foram os deputados ir lá para o meio, é normal que isto fosse acontecer. 1 Citar
bacalhaucomnatas Postado 30 de setembro 2023 Postado 30 de setembro 2023 eles fizeram de propósito para serem notícia e poderem vitimizar-se 3 Citar
Johnman Postado 30 de setembro 2023 Postado 30 de setembro 2023 há 25 minutos, Duarte com D disse: É um movimento de esquerda, pelo que percebi comunista, não tenho a certeza, não se pode esperar muito dessa gente. Burros foram os deputados ir lá para o meio, é normal que isto fosse acontecer. Diz-me que não disseste isso, por favor 2 Citar
srcbica Postado 30 de setembro 2023 Postado 30 de setembro 2023 há 36 minutos, Duarte com D disse: É um movimento de esquerda, pelo que percebi comunista, não tenho a certeza, não se pode esperar muito dessa gente. Burros foram os deputados ir lá para o meio, é normal que isto fosse acontecer. há 13 minutos, bacalhaucomnatas disse: eles fizeram de propósito para serem notícia e poderem vitimizar-se Se quem os expulsou foi um movimento esquerdista, eles realmente não foram burros, não. Fizeram isso justamente para serem notícia. Desta vez, souberam jogar e o adversário caiu na cilada. 2 Citar
Johnman Postado 30 de setembro 2023 Postado 30 de setembro 2023 Mas vocês falam como se deputados do Chega fossem uns coitadinhos Eles são sistematicamente opostos aos valores democráticos e completamente indiferentes à causa da habitação, e só protestam a favor de intervenção na habitação para contrariar o partido regente. Um movimento de esquerda só seria coerente se rejeitasse tiradas populistas de um partido de extrema-direita a tentar assumir a causa da habitação como sua. E mesmo que este se trate de um movimento demagógico sem qualquer ideias concretas, eu não acredito na normalização ou banalização do Chega seja como for. 5 1 1 Citar
AndreRob Postado 1 de outubro 2023 Postado 1 de outubro 2023 há 1 hora, InesMig disse: (Ignorar o comentário) os infiltradinhos do costume... curioso ver como a acção de 3 ou4 não influenciou os outros todos que estava no protesto... e esta é a diferença uma qualquer ação organizada pela esquerda e uma da direita que provavelmente tiram desencadeado desacatos em bando. Mas a minha conclusão também é que o protesto foi um enorme flop para todos, para a direita que tentou se colar levando por tabela, mas também para a esquerda que pelos numeros bem fracos provou que não consegue desencandear protestos massivos sobretudo este que não tem qualquer razão até porque apesar de tudo o governo tem feito algumas coisas para travar a especulação, sem muito resultado é certo mas é uma área muito complexa e que não depende so do estado . O mercado imobiliario esta muito dependente de fatores externos, sobretudo a procura e as taxas de juro. Hã subida de preços da construção, há subida de procura sobretudo de estrangeiros e há de facto demasiada especulação imobiliaria... se a isto se junta os juros dos empréstimos tens a receita para o caos. Agora o que eu não vi foi uma unica pessoa a dizer uma solução para isto... porque o estado é culpado de tudo mas depois se regular é o deus nos acuda que está a meter a mão onde não é seu. 1 Citar
Patiño Postado 1 de outubro 2023 Postado 1 de outubro 2023 Eu estive na manif e estavam milhares de pessoas (fui em Lisboa, mas sei que fizeram noutros pontos do país). Vi que mesmo com uns 35 graus pelas 15h00, a descer da Alameda até ao Rossio, estava imensa gente. A manif foi pacífica, maioria das pessoas estavam em diversas associações, coletivos e partidos que se identificam com esta luta a cumprir o objetivo de mostrar isso mesmo. Resto é só conversa de café e politiquices de esquerda/direita, tipo a ida do chega, as bocas da IL, enfim, depois de amanhã já ninguém fala disso, o problema estrutural é a dificuldade de ter casa, mesmo ganhando salários razoáveis, é isso que é importante falar. 6 Citar
SecretNavy Postado 2 de outubro 2023 Postado 2 de outubro 2023 há 13 minutos, D91 disse: Pelo que sei (e posso estar enganado), acho que ainda há hipóteses de que o partido mais votado não consiga formar governo (seria bom). Dessa maneira, se os partidos que ficaram em 2º e 3º lugar fizessem coligação, a Ucrânia ainda teria chances. Citar
dav01 Postado 2 de outubro 2023 Postado 2 de outubro 2023 (editado) A adaptação da frase do Trump Editado 2 de outubro 2023 por dav01 Citar
Johnman Postado 2 de outubro 2023 Postado 2 de outubro 2023 há 36 minutos, D91 disse: Putz, a azia quando descobriu que existem esquerdistas chalupas. A diferença é que esses não representam grande parte da esquerda; já a extrema-direita e aproximados é 100%, mesmo Apesar disso, concordo que este é um partido de esquerda francamente desagradável e é uma pena que a Eslováquia tenha escolhido este caminho. Mas repito mais uma vez que a Rússia não é de esquerda - é uma oligarquia capitalista. Os movimentos esquerdistas que apoiam a Rússia só o fazem por se tratar do país-âncora do anti-imperialismo ocidental (a antiga União Soviética e a maior superpotência adversária aos EUA), mas estão a suportar imperialismo na mesma, inclusive porque o próprio Putin é um nacionalista com ligações diretas a vários movimentos de extrema-direita na Europa, como na Hungria e na Turquia. O próprio nacionalismo e conservadorismo deste partido regente eslovaco dificilmente cruza com os valores de esquerda por hábito (progressismo e atenção social), sendo que de esquerda, só tem mesmo o anti-liberalismo e estado social. 1 Citar
JDaman Postado 3 de outubro 2023 Postado 3 de outubro 2023 há 9 horas, D91 disse: há 8 horas, Johnman disse: Putz, a azia quando descobriu que existem esquerdistas chalupas. A diferença é que esses não representam grande parte da esquerda; já a extrema-direita e aproximados é 100%, mesmo Apesar disso, concordo que este é um partido de esquerda francamente desagradável e é uma pena que a Eslováquia tenha escolhido este caminho. Mas repito mais uma vez que a Rússia não é de esquerda - é uma oligarquia capitalista. Os movimentos esquerdistas que apoiam a Rússia só o fazem por se tratar do país-âncora do anti-imperialismo ocidental (a antiga União Soviética e a maior superpotência adversária aos EUA), mas estão a suportar imperialismo na mesma, inclusive porque o próprio Putin é um nacionalista com ligações diretas a vários movimentos de extrema-direita na Europa, como na Hungria e na Turquia. O próprio nacionalismo e conservadorismo deste partido regente eslovaco dificilmente cruza com os valores de esquerda por hábito (progressismo e atenção social), sendo que de esquerda, só tem mesmo o anti-liberalismo e estado social. O que me choca mais é como raios é que um partido altamente envolvido com estruturas de crime organizado (vulgo, máfia eslovaca) responsáveis pela morte de um jornalista acaba a ser o mais votado numas eleições. Tudo é possível neste mundo e cada vez mais entendo porque é que a família Šťastný ficou no Canadá. 2 Citar
bacalhaucomnatas Postado 3 de outubro 2023 Postado 3 de outubro 2023 há 2 horas, D91 disse: a bem da integração europeia, o salário mínimo português devia ser mais próximo ou igual ao espanhol. 3 Citar
canal5 Postado 3 de outubro 2023 Postado 3 de outubro 2023 há 3 horas, bacalhaucomnatas disse: a bem da integração europeia, o salário mínimo português devia ser mais próximo ou igual ao espanhol. Salário médio é que está quieto... 1 Citar
bacalhaucomnatas Postado 3 de outubro 2023 Postado 3 de outubro 2023 há 2 horas, canal5 disse: Salário médio é que está quieto... em subindo o salário mínimo, o médio também sobe; já o inverso nem sempre é verdade. 1 Citar
Posts Recomendados
Junta-te a nós!
Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.