Jump to content

Grafismo e Promoção RTP1


_zapping_

Posts Recomendados

há 1 hora, pedrodepinto disse:

Pessoalmente, adorei a introdução dessa "sonoridade electrónica", também conhecida por "música motoqueira" :P!

Acabou por acompanhar a melhor fase (pelo menos para mim) que a RTP1 atravessou com essa identidade, entre finais de 2014 e inícios de 2015. De qualquer forma, depois disso continuou a fazer algumas aparições pontuais, como esta!

Também nunca achei a "música motoqueira" má... Mas para mim, as melhores sonoridades desse grafismo eram estas:

Acho que estas eram as que melhor conseguiam dar um toque popular português, sem que soasse demasiado folclórico.

Ai... tantas paisagens bonitas e timelapses "deitadas ao lixo" e que podiam perfeitamente ainda ser utilizadas atualmente... ? Como diz o @Rangel e bem, lá têm eles de estar sempre a inventar.

Editado por LP 98
  • Gosto 2
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, LP 98 disse:

Também nunca achei a "música motoqueira" má... Mas para mim, as melhores sonoridades desse grafismo eram estas:

Acho que estas eram as que melhor conseguiam dar um toque popular português, sem que soasse demasiado folclórico.

Ai... tantas paisagens bonitas e timelapses "deitadas ao lixo" e que podiam perfeitamente ainda ser utilizadas atualmente... ? Como diz o @Rangel e bem, lá têm eles de estar sempre a inventar.

Algum dia tinham de mudar os grafismos. A atual identidade nem é má. Falha por ser simples demais.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vi uma promoção, até engraçada, com um casal a falar, pareceu-me, à programação de domingo, nomeadamente filmes e novos programas. Nessa programação, apareciam novos elementos gráficos no nome dos programas, nada de muito elaborado, só mesmo vendo. Associado àquele separador que parece provisório, pensei que poderá ser uma hipótese termos novo grafismo em março. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, Televisão 10 disse:

Vi uma promoção, até engraçada, com um casal a falar, pareceu-me, à programação de domingo, nomeadamente filmes e novos programas. Nessa programação, apareciam novos elementos gráficos no nome dos programas, nada de muito elaborado, só mesmo vendo. Associado àquele separador que parece provisório, pensei que poderá ser uma hipótese termos novo grafismo em março. 

Mesmo agora com esta renovação da SIC na informação e também duma considerável parte dos programas não-informativos, a RTP tem mais é que se mexer e atualizar-se. Já são 3 anos com um linha gráfica que, na minha opinião, já aborrece.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, LP 98 disse:

Mesmo agora com esta renovação da SIC na informação e também duma considerável parte dos programas não-informativos, a RTP tem mais é que se mexer e atualizar-se. Já são 3 anos com um linha gráfica que, na minha opinião, já aborrece.

A linha gráfica da promoção que vi também não era nada por aí além... Ainda assim, é habitual que, quando entra uma novo diretor de programas, o grafismo mude.

Editado por Televisão 10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, LP 98 disse:

Mesmo agora com esta renovação da SIC na informação e também duma considerável parte dos programas não-informativos, a RTP tem mais é que se mexer e atualizar-se. Já são 3 anos com um linha gráfica que, na minha opinião, já aborrece.

Eu acho que a TVI precisa mais do que a RTP. Os ajustes que a TVI fez ultimamente nos noticiários são horríveis e o grafismo ficou "gasto" mais depressa que o da RTP.

Na RTP é urgente mudar o grafismo do Eurodeputados e do Parlamento, o separador da Fé dos Homens, a vinheta das Televendas, o grafismo do Portugal em Direto e o do Sexta às 9.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, mavb98 disse:

Eu acho que a TVI precisa mais do que a RTP. Os ajustes que a TVI fez ultimamente nos noticiários são horríveis e o grafismo ficou "gasto" mais depressa que o da RTP.

Na RTP é urgente mudar o grafismo do Eurodeputados e do Parlamento, o separador da Fé dos Homens, a vinheta das Televendas, o grafismo do Portugal em Direto e o do Sexta às 9.

Os ajustes que a RTP fez nos grafismos dos noticiários também os estragaram um pouco.

Também se pode juntar à lista dos urgentes os grafismos do Prós e Contras, do Olhar o Mundo e do Linha da Frente, que já são os mesmos há anos.

O do Portugal em Direto vai mudar em breve.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, Televisão 10 disse:

Os ajustes que a RTP fez nos grafismos dos noticiários também os estragaram um pouco.

Também se pode juntar à lista dos urgentes os grafismos do Prós e Contras, do Olhar o Mundo e do Linha da Frente, que já são os mesmos há anos.

O do Portugal em Direto vai mudar em breve.

Permitam-me juntar o do Jornal 2, em segundo grau de urgência ? Mas comparando com os outros exemplos aqui mencionados, apesar de tudo, lá se vai aguentando.

Sabes de boa fonte que a linha do Portugal em Direto vai mudar?

PS: Já agora, adoro o facto de a RTP nunca ter mexido no separador das Televendas desde abril de 1996. Acho aquilo uma verdadeira relíquia ?

Editado por LP 98
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, Televisão 10 disse:

A fonte é a Dina Aguiar, que me parece credível e que o disse na estreia da Praça da Alegria. Até disse que o arquiteto do cenário do programa das manhãs é que ia fazer o estúdio virtual. 

Com o belíssimo estúdio de informação que a RTP tem em Lisboa não entendo o uso do cenário virtual para o Portugal em Directo (ainda por cima a esta hora RTP3 nem emite a partir de Lisboa).

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, David disse:

Com o belíssimo estúdio de informação que a RTP tem em Lisboa não entendo o uso do cenário virtual para o Portugal em Directo (ainda por cima a esta hora RTP3 nem emite a partir de Lisboa).

O 3 às 17 e o Economia 3 (integrado no 18/20) são feitos a partir de Lisboa e coincidem com o Portugal em Directo. É algo que podia ser ajustado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, David disse:

Com o belíssimo estúdio de informação que a RTP tem em Lisboa não entendo o uso do cenário virtual para o Portugal em Directo (ainda por cima a esta hora RTP3 nem emite a partir de Lisboa).

O Portugal em Direto costuma ser feito no estúdio 1 (do Telejornal), virado para o ecrã que usam no Sexta às 9, quando o estúdio virtual está ocupado e tal acontece muitas vezes, principalmente desde de que começou a dar a partir das 17h30.

há 8 minutos, miguelalex23 disse:

Não, não são. Li mal o post do @David,  pensei que se estava a referir ao estúdio da RTP3.

O Portugal em Direto é feito ocasionalmente no estúdio principal, no espaço do Bom Dia. Podia ser sempre aí.

Nem é bem no espaço do Bom Dia Portugal. Ultimamente, a mesa fica virada para o ecrã que usam no Sexta às 9 ou para fazer a meteorologia no Bom Dia Portugal. Chega a ser um pouco estranho usarem esse ecrã quando têm dois bem maiores...

Editado por Televisão 10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
há 53 minutos, B10MA disse:

Alguém sabe dizer que as imagens de timelapse que havia no grafismo de 2013 da RTP1 são as mesmas utilizadas no breakfiller da RTP3? (Que passam atualmente, com uma bela trilha que não sei identificar)

Não tenho a certeza de todas, mas muitas delas são as mesmas.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, B10MA disse:

Alguém sabe dizer que as imagens de timelapse que havia no grafismo de 2013 da RTP1 são as mesmas utilizadas no breakfiller da RTP3? (Que passam atualmente, com uma bela trilha que não sei identificar)

Algumas delas são iguais, mas a maioria nunca foram utilizadas no grafismo de 2013-15 (não sei se foram gravadas mais tarde).

Já agora, a RTP3 bem que podia arranjar formas mais criativas e úteis de preencher os intervalos do que andar a repetir até à náusea os mesmos Estórias que Contam e essas timelapses.

  • Gosto 3
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, miguelalex23 disse:

Já agora, a RTP3 bem que podia arranjar formas mais criativas e úteis de preencher os intervalos do que andar a repetir até à náusea os mesmos Estórias que Contam e essas timelapses.

Sim, é verdade... Já sei aquela trilha de cor de tantas vezes que já ouvi o breakfiller. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...