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Oh! Há tanta coisa que nós aprendemos em Português e que para Biologias, Geologias, Físicas e Químicas nos servem para rigorosamente nada... e no entanto temos de aprender.

 

Sim, nisso também concordo. Acho que, por exemplo, vocês não deviam de estudar a história e o tempo dos poetas tão profundamente, e os de Humanidades, sim. Mas, em geral, acho que está bem. 

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Sim, nisso também concordo. Acho que, por exemplo, vocês não deviam de estudar a história e o tempo dos poetas tão profundamente, e os de Humanidades, sim. Mas, em geral, acho que está bem. 

 

E há textos/obras que nem deviamos de chegar ao nível de aprofundamento que chegamos, isso é mais adequado aos de humanidades, aos que vão para História e isso...

 

 

Nós, das ciências, e isto é a minha opinião claro, vamos trabalhar muito mais em Inglês, e acho que era aí que deviam reforçar mais. Eu entendo que temos de ter Português, não está isso em questão, mas acho que o reforço no Inglês seria muito mais vantajoso para nós.

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Nós, das ciências, e isto é a minha opinião claro, vamos trabalhar muito mais em Inglês, e acho que era aí que deviam reforçar mais. Eu entendo que temos de ter Português, não está isso em questão, mas acho que o reforço no Inglês seria muito mais vantajoso para nós.

 

Sim, nisso concordo contigo.

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Sim, nisso também concordo. Acho que, por exemplo, vocês não deviam de estudar a história e o tempo dos poetas tão profundamente, e os de Humanidades, sim. Mas, em geral, acho que está bem. 

Isso passava-se na minha altura daí a distinção entre PTA e PTB (não sei se ainda és desse tempo)

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Acabei de chegar a casa. Exame acessível, e os textos eram fáceis de compreensão. Só tenho dúvidas na sequência, pois havia uma parte que era "transmissão do impulso nervoso em vias de comunicação aferentes", depois o mesmo mas "eferentes". Eu pus primeiro aferentes, mas devo ter mal. xD 

 

Não havia perguntas de 20 pontos!  :D E havia uma meia "escondida", a 1.1). Mas de resto, era uma prova para boa nota.  :happy: Se tiver mais de 13, fico contente!

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Acabei de chegar a casa vindo do exame! Tanto nervosismo e foi um exame (bastante) acessível! :D Estou tão feliz.

 

Aspetos positivos do exame: ao contrário do TI, este exame teve mais perguntas "diretas", que avaliam o conhecimento que temos da matéria (como exemplo, a escolha múltipla sobre o sistema circulatório dos peixes), o que é bom. Contudo, também as houve bastante dúbias e que me deixaram a pensar muito, mas faz-nos bem e tem que haver um pouco de tudo (como exemplo, aquela escolha múltipla sobre os critérios do reino Animalia, inequivocamente). :P Os textos eram acessíveis, até o da experiência sobre a mitose (se bem que aquela escolha múltipla sobre os resultados da experiência 2 dava que pensar :S).

 

Quanto a aspetos negativos, não encontro. xD Agora resta esperar pelos critérios e conseguir ter acertado na grande maioria, para ter uma boa nota. :3

 

 

Acabei de chegar a casa. Exame acessível, e os textos eram fáceis de compreensão. Só tenho dúvidas na sequência, pois havia uma parte que era "transmissão do impulso nervoso em vias de comunicação aferentes", depois o mesmo mas "eferentes". Eu pus primeiro aferentes, mas devo ter mal. xD 

 

Não havia perguntas de 20 pontos!  :D E havia uma meia "escondida", a 1.1). Mas de resto, era uma prova para boa nota.  :happy: Se tiver mais de 13, fico contente!

 

Também fiquei com dúvidas na sequência. A minha versão era a 2: C-B-D-E-A (geração de potencial de ação -> vias aferentes -> integração da informação -> vias eferentes -> vasodilatação periférica). O que é que puseste na do grupo de controlo?

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Acabei de chegar a casa vindo do exame! Tanto nervosismo e foi um exame (bastante) acessível! :D Estou tão feliz.

 

Aspetos positivos do exame: ao contrário do TI, este exame teve mais perguntas "diretas", que avaliam o conhecimento que temos da matéria (como exemplo, a escolha múltipla sobre o sistema circulatório dos peixes), o que é bom. Contudo, também as houve bastante dúbias e que me deixaram a pensar muito, mas faz-nos bem e tem que haver um pouco de tudo (como exemplo, aquela escolha múltipla sobre os critérios do reino Animalia, inequivocamente). :P Os textos eram acessíveis, até o da experiência sobre a mitose (se bem que aquela escolha múltipla sobre os resultados da experiência 2 dava que pensar :S).

 

Quanto a aspetos negativos, não encontro. xD Agora resta esperar pelos critérios e conseguir ter acertado na grande maioria, para ter uma boa nota. :3

 

 

 

Também fiquei com dúvidas na sequência. A minha versão era a 2: C-B-D-E-A (geração de potencial de ação -> vias aferentes -> integração da informação -> vias eferentes -> vasodilatação periférica). O que é que puseste na do grupo de controlo?

O grupo de controlo pus que eram os outros dois discos que não o G1/S, a pergunta estava no plural, embora eu pense que seja uma rasteira. Pois, a sequência tenho mal!  :@ Eferentes, aferentes, que raio! A da experiência 2, puseste qual? Também sou versão 2.

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Isso passava-se na minha altura daí a distinção entre PTA e PTB (não sei se ainda és desse tempo)

 

Sim, acho que o meu ano, se bem me lembro, foi o último a nível disso. Mas, acho que ainda havia, não tenho a certeza.

Venho de vigiar o exame de Biologia e Geologia, e achei, embora não perceba nem entenda aquilo, não muito difícil...

O colega que vigiou comigo o exame, não da minha turma que eu vigiei, apanhou dois a copiar e vão ter 0. Ui, credo.  :unsure:

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Acho que não. Em principio, não.

Eu também, só que ignorei. Mas, só vi uma vez.  :unsure:

 

Pergunto-me se o desespero na altura é tanto para se sujeitarem a isso... estudassem antes! Enfim...

 

@Ricardo, afinal são 10€ por melhoria, já estive a ver no meu papel. My mistake :P

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Pergunto-me se o desespero na altura é tanto para se sujeitarem a isso... estudassem antes! Enfim...

 

O grande problema, é que segundo o meu colega me disse, era que, um aluno de 10, que estava a copiar por um de 17, portanto imagina o desespero de do 17. Mas, também, o melhor,  deixou copiar. Tão ladrão é o que rouba como o que consente... 

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O grupo de controlo pus que eram os outros dois discos que não o G1/S, a pergunta estava no plural, embora eu pense que seja uma rasteira. Pois, a sequência tenho mal!  :@ Eferentes, aferentes, que raio! A da experiência 2, puseste qual? Também sou versão 2.

 

Conheço quem também tenha colocado ambos mas, pelo menos, acertaste num, porque os discos de controlo eram os que possuíam células G1 não fundidas.

 

Quanto à da experiência 2, pus a (B) - o núcleo S induz a progressão para a mitose do núcleo G2. Não tenho a certeza (até houve quem tivesse colocado a contrária a esta), mas o meu raciocínio foi: a mitose acontece depois da fase G2, portanto é o núcleo S que induz a mitose do núcleo G2 e não o oposto. A (A) e a © é que não poderiam ser, pois não tinham os índices mitóticos mais elevados.

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Conheço quem também tenha colocado ambos mas, pelo menos, acertaste num, porque os discos de controlo eram os que possuíam células G1 não fundidas.

 

Quanto à da experiência 2, pus a (B) - o núcleo S induz a progressão para a mitose do núcleo G2. Não tenho a certeza (até houve quem tivesse colocado a contrária a esta), mas o meu raciocínio foi: a mitose acontece depois da fase G2, portanto é o núcleo S que induz a mitose do núcleo G2 e não o oposto. A (A) e a © é que não poderiam ser, pois não tinham os índices mitóticos mais elevados.

Hm, pois essa também estou em dúvida. Eu estou a ver mas é que tenho tudo mal. Ainda vou tirar negativa. Em relação às outras do grupo, o que puseste?

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O grande problema, é que segundo o meu colega me disse, era que, um aluno de 10, que estava a copiar por um de 17, portanto imagina o desespero de do 17. Mas, também, o melhor,  deixou copiar. Tão ladrão é o que rouba como o que consente... 

Houve uma vez que sonhei que não tinha estado para um teste de Biologia e, no sonho, estava bué assustado e nervoso e tal, aquilo pareceu tão real que bastou-me para nunca ir para um teste não preparado xD Também nunca tive essas intenções, felizmente.

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Hm, pois essa também estou em dúvida. Eu estou a ver mas é que tenho tudo mal. Ainda vou tirar negativa. Em relação às outras do grupo, o que puseste?

 

As restantes eram mais fáceis. Na 1.2, pus os desoxirribuonucleótidos, na 1.4 a condensação da cromatina, na 1.5 de 4Q para 2Q e, na 2.1, diferenciação tecidular elevada e heterotrófico. E tu?

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Hm, pois essa também estou em dúvida. Eu estou a ver mas é que tenho tudo mal. Ainda vou tirar negativa. Em relação às outras do grupo, o que puseste?

 

Isso vai também depender do stor que te corrigir. Eu, no ano passado, tinha uma pergunta que era para falar sobre as águas a correrem entre as pedras, uma coisa assim parecida e quando vi os critérios e fiz as cotações deu-me à volta de 13, porque nessa pergunta ia ter quase tudo mal e, no entanto, tive 16, o que significa que alguma coisa ou não cotei bem ou o stor foi mais benevolente nessa pergunta. Há perguntas que eles têm mesmo de seguir os critérios, é aquilo e não é mais nada (escolhas múltiplas, por exemplo), mas em perguntas de desenvolvimente se o JNE aceitar, eles podem cotar certas partes que não aparecem nos critérios.

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As restantes eram mais fáceis. Na 1.2, pus os desoxirribuonucleótidos, na 1.4 a condensação da cromatina, na 1.5 de 4Q para 2Q e, na 2.1, diferenciação tecidular elevada e heterotrófico. E tu?

Tenho diferente a 1.2, o resto tenho igual. 

Grupo 1 tens ©, (D) - tenho dúvidas nessa, (A), (B) e (B)? A dos tsunamis, pus que como o epicentro de 2012 estava mais longe da ilha, tem ondas mais pequenas, lógica da batata, mas acho que deve ser isso. xD

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Conheço quem também tenha colocado ambos mas, pelo menos, acertaste num, porque os discos de controlo eram os que possuíam células G1 não fundidas.

 

Quanto à da experiência 2, pus a (B) - o núcleo S induz a progressão para a mitose do núcleo G2. Não tenho a certeza (até houve quem tivesse colocado a contrária a esta), mas o meu raciocínio foi: a mitose acontece depois da fase G2, portanto é o núcleo S que induz a mitose do núcleo G2 e não o oposto. A (A) e a © é que não poderiam ser, pois não tinham os índices mitóticos mais elevados.

 

O meu namorado colocou exatamente a mesma opção que tu e pelos mesmos motivos. Embora eu ache essa pergunta um bocado dúbia, penso que a resposta certa é a contrária.

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Isso vai também depender do stor que te corrigir. Eu, no ano passado, tinha uma pergunta que era para falar sobre as águas a correrem entre as pedras, uma coisa assim parecida e quando vi os critérios e fiz as cotações deu-me à volta de 13, porque nessa pergunta ia ter quase tudo mal e, no entanto, tive 16, o que significa que alguma coisa ou não cotei bem ou o stor foi mais benevolente nessa pergunta. Há perguntas que eles têm mesmo de seguir os critérios, é aquilo e não é mais nada (escolhas múltiplas, por exemplo), mas em perguntas de desenvolvimente se o JNE aceitar, eles podem cotar certas partes que não aparecem nos critérios.

Pois... e mesmo se não tiver a nota esperada, posso sempre pedir para reverem. O problema é se não tiver melhor nota, baixam-me e ainda ficam com o dinheiro (25€ acho eu). 

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Tenho diferente a 1.2, o resto tenho igual. 

Grupo 1 tens ©, (D) - tenho dúvidas nessa, (A), (B) e (B)? A dos tsunamis, pus que como o epicentro de 2012 estava mais longe da ilha, tem ondas mais pequenas, lógica da batata, mas acho que deve ser isso. xD

Eu pus que o deslocamento foi horizontal

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Tenho diferente a 1.2, o resto tenho igual. 

Grupo 1 tens ©, (D) - tenho dúvidas nessa, (A), (B) e (B)? A dos tsunamis, pus que como o epicentro de 2012 estava mais longe da ilha, tem ondas mais pequenas, lógica da batata, mas acho que deve ser isso. xD

 

Diz-me que, se não puseste os desoxirribonucleótidos, puseste ao menos as desoxirriboses. :P As outras duas eram logo excluídas, já que se referiam a RNA.

 

No grupo 1, tenho (D), (A), (A), (B) e (B). :) Tenho a certeza que estão corretas.

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Pois... e mesmo se não tiver a nota esperada, posso sempre pedir para reverem. O problema é se não tiver melhor nota, baixam-me e ainda ficam com o dinheiro (25€ acho eu). 

Tu pedes para ver o exame e tiras fotocopia, depois pedes ao prof para dar a sua opiniao se vale a pena ou não pedir recurso. De pedires é que pagas 25€

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