Jump to content

Notícias RTP


_zapping_
Mensagem adicionada por Ruben,

Temas a abordar neste tópico:

- Informações referentes ao canal como um todo, não a respeito de um dos seus profissionais;
- Mudanças nos cargos de diretor ou noutros cargos relevantes.

Posts Recomendados

No site, não é possível ler a notícia completa. Porém lê-se:

Citação

“Dívida de 1,4 milhões à banca e de 500 mil euros aos espanhóis da Veralia.”

É uma pena, de facto. A melhor série destas últimas da RTP e ter este triste destino. Mesmo com valores de produção mais baixos do que os espanhóis, a série não deixou de ser interessante.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 09/02/2018 at 20:13, Rangel disse:

O balanço de Nuno Artur Silva na hora da despedida:

https://www.publico.pt/2018/02/09/sociedade/opiniao/rtp-20152018--o-que-fizemos-1802555

Parece que havia planos para terminar com a RTP Memória e criar uma RTP4: "A passagem dos conteúdos da RTP Memória para conteúdos transversais aos vários canais e a transformação da RTP Memória num canal infantil, a RTP4, com conteúdos portugueses, tão necessários para colocar na RTP Internacional, para as segundas gerações de emigrantes".

Veremos se o novo administrador, já que o presidente será o mesmo, vai manter este plano.

A ideia de separar a RTP2 em dois canais, um cultural e outro infantil, parece-me ser uma boa ideia.
Teria pelo menos a vantagem de clarificar a identidade da RTP2, que viu nos últimos anos o ZigZag ganhar um peso demasiado importante na grelha até o ponto de chegar ao horário nobre. Hoje em dia, em semana parece quase um canal em part-time.

O cenário ideal ao meu ver (ou seja se pormos a questão dos €€€ a parte) seria por um lado uma RTP2 alternativa à RTP1 focada em magazines, documentários, desporto, séries estrangeiras, filmes sem serem blockbusters, concertos, e porque não talk-shows culturais ou concursos de cultura geral ; e por outro lado uma RTP4 como canal em part-time com espaços bem identificados dedicados aos ~5-~12 anos antes e depois da escola, aos mais pequenos durante as horas de escola dos maiores, e à noite programação para os jovens 15-34 (séries, magazines, talk-shows, humor, concertos, parcerias com a Antena3, etc.). Ficava a RTP com um bom conjunto de canais complementares.
No entanto, seria uma pena que esse canal seja criado à custa da RTP Memória.

Editado por Rmeteora
  • Gosto 4
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
há 8 horas, Ivo disse:

O Fragoso é a hipótese mais forte para substituir o Daniel Deusdado, segundo a TV7 Dias.

Ele já foi diretor de programas mas era bom o seu regresso. Há pessoas na RTP competentes tipo Gonçalo Madaíl , Nuno Vaz , Maria Alice Milheiro para assumirem o cargo.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o Fragoso era adjunto do Nuno Santos e passou a director de programas quando este saiu para a SIC, em 2008. Não é a pior das soluções, mas prefiro o NS. Independentemente disso, acho que seria mais que justo manter (ou promover) o Gonçalo Madaíl na equipa. Fez um grande trabalho no revamp a RTP Memória, no Festival da Canção e tem sido impecável na preparação da Eurovisão este ano.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 minutes ago, David said:

Acho que o Fragoso era adjunto do Nuno Santos e passou a director de programas quando este saiu para a SIC, em 2008. Não é a pior das soluções, mas prefiro o NS. Independentemente disso, acho que seria mais que justo manter (ou promover) o Gonçalo Madaíl na equipa. Fez um grande trabalho no revamp a RTP Memória, no Festival da Canção e tem sido impecável na preparação da Eurovisão este ano.

O José Fragoso tinha estado na TSF, até 2008, depois de sair da RTP em 2002/03, mais ou menos na altura em que Rangel saiu da empresa. Aliás, era um dos seus famosos 'delfins' na SIC, veio com ele para a RTP. Nessa época da RTP foi Director-Adjunto de Informação, e Rangel era o Director-Geral de Antena.
Também prefiro o Nuno Santos, embora considere também que ele já está num patamar superior, veria o NS mais como administrador ou director-geral. Talvez o melhor mesmo seja promover o Gonçalo Madaíl e/ou a Maria Alice Milheiro.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Rangel disse:

Também prefiro o Nuno Santos, embora considere também que ele já está num patamar superior, veria o NS mais como administrador ou director-geral. Talvez o melhor mesmo seja promover o Gonçalo Madaíl e/ou a Maria Alice Milheiro.

Nuno Santos percebe de televisão: não só na vertente de escolha/decisão/criação de produtos mas também na vertente de organização/estruturação duma grelha. E é este segundo aspecto que tem faltado a esta direcção, não permitindo à RTP1 crescer (em resultados de audiências). Porque não basta apenas fazer um bom trabalho; também é preciso saber mostrá-lo (ao público), apresentando-o numa grelha bem organizada e capaz de seduzir o maior público possível

A grelha da RTP1 apresenta-se como interessante, diversificada, de qualidade,... mas o esquema de programação do horário nobre é  uma salganhada total, sem uma estrutura base que atraia mais facilmente o público, e o fidelize.

A RTP precisa dum diretor que perceba a importância de ter uma grelha organizada de forma eficiente. O José Fragoso parece-me aceitável; mas o Nuno Santos é muito mais do que recomendável; é o mais capacitado (e com várias provas dadas). Quanto aos outros nomes que vi serem referidos/sugeridos por aqui: não me parecem que possam dar, totalmente, conta do recado.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Lurdes said:

O Fragoso e o Nuno Santos eram extremamente desorganizados e gastadores. Madaíl, que conheço e é uma máquina de trabalho, seria a opção mais sensata.

Sinceramente acho pouco provável que o Nuno Santos regresse, porque tem estado no setor privado a receber quase de certeza bem mais do que na RTP, sem toda exposição e confusão que normalmente afetam um diretor da empresa. Além disso tem feito coisas bem diferentes desde que saiu da RTP e é possível que sejam coisas que lhe interessem mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Lurdes disse:

O Fragoso e o Nuno Santos eram extremamente desorganizados e gastadores. Madaíl, que conheço e é uma máquina de trabalho, seria a opção mais sensata.

Embora a gestão de grelha do Nuno Santos fosse melhor. A gestão de grelha da era Fragoso era do piorio. Havia programas que apareciam e desapareciam da grelha como se nada fosse. Até Os Contemporâneos tinham uma promo a gozar com isso.

  • Gosto 2
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 40 minutos, JDaman disse:

Embora a gestão de grelha do Nuno Santos fosse melhor. A gestão de grelha da era Fragoso era do piorio. Havia programas que apareciam e desapareciam da grelha como se nada fosse. Até Os Contemporâneos tinham uma promo a gozar com isso.

Verdade. Conta-me como Foi e Liberdade 21, por exemplo, mudavam imensas vezes de horário.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 40 minutos, JDaman disse:

Embora a gestão de grelha do Nuno Santos fosse melhor. A gestão de grelha da era Fragoso era do piorio. Havia programas que apareciam e desapareciam da grelha como se nada fosse. Até Os Contemporâneos tinham uma promo a gozar com isso.

Oh, oh, o Fragoso era exímio nisso.

Liberdade 21, A Minha Família eram 2 exemplos de séries que todas as semanas mudavam de horário! E mudavam se desse nessa semana, pois houve várias semanas de interrupção das séries sem motivo aparente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, Televisão 10 disse:

Verdade. Conta-me como Foi e Liberdade 21, por exemplo, mudavam imensas vezes de horário.

 

há 9 minutos, VascoSantos disse:

Oh, oh, o Fragoso era exímio nisso.

Liberdade 21, A Minha Família eram 2 exemplos de séries que todas as semanas mudavam de horário! E mudavam se desse nessa semana, pois houve várias semanas de interrupção das séries sem motivo aparente.

Esse "tira e põe" fez com que eu deixasse de ver "Liberdade 21" e o "A Minha Família", séries que até gostava de ver. Fiquei surpreendido quando soube que o "A Minha Família" foi a primeira coisa de comédia que o Carloto Cotta fez.

Para além disto, era também os formatos estranhos que ele comprava e que iam com nomes ainda mais estranhos para o ar nalguns casos. "Febre da Dança" (miudagem a dançar), "Família, Família" (nunca entendi a lógica disto), "Olha Quem Dança" (dançarinos profissionais a dançar com os respectivos pais), "Super Miúdos" ("Sabe mais que um miúdo de 10 anos" low-cost) e por aí fora.

A RTP1 manteve-se em segundo por muita sorte entre 2008 e 2011. E ajudou também ter a Champions, os jogos da Liga e o Mundial 2010.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 52 minutos, JDaman disse:

 

Esse "tira e põe" fez com que eu deixasse de ver "Liberdade 21" e o "A Minha Família", séries que até gostava de ver. Fiquei surpreendido quando soube que o "A Minha Família" foi a primeira coisa de comédia que o Carloto Cotta fez.

Para além disto, era também os formatos estranhos que ele comprava e que iam com nomes ainda mais estranhos para o ar nalguns casos. "Febre da Dança" (miudagem a dançar), "Família, Família" (nunca entendi a lógica disto), "Olha Quem Dança" (dançarinos profissionais a dançar com os respectivos pais), "Super Miúdos" ("Sabe mais que um miúdo de 10 anos" low-cost) e por aí fora.

A RTP1 manteve-se em segundo por muita sorte entre 2008 e 2011. E ajudou também ter a Champions, os jogos da Liga e o Mundial 2010.

Liberdade 21 só vi, completa, mais tarde, na RTP 2 e na RTP Memória. Na altura, com a idade que tinha, a série também não me interessava muito.

Editado por Televisão 10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espectadores descontentes com repetições de programas na RTP1 e RTP3

Provedor do telespectador da RTP foi ouvido no Parlamento. Contou que também recebe queixas sobre a forma como a língua portuguesa é mal-tratada nos canais da televisão pública.

https://www.publico.pt/2018/03/13/politica/noticia/espectadores-descontentes-com-repeticoes-de-programas-na-rtp1-e-rtp3-1806516/amp

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos Fino desafia RTP a criar um canal para o Brasil

O conhecido jornalista da RTP Carlos Fino, durante muitos anos repórter de guerra, diz que é importante criar uma RTP Brasil, à semelhança da RTP África, por exemplo. Em entrevista à jornalista Lília Mata, o jornalista e convidado do Festival Literário da Madeira, explica o desafio que deixa.

http://www.rtp.pt/madeira/cultura/carlos-fino-desafia-rtp-a-criar-um-canal-para-o-brasil_16733

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Televisão 10 disse:

Carlos Fino desafia RTP a criar um canal para o Brasil

O conhecido jornalista da RTP Carlos Fino, durante muitos anos repórter de guerra, diz que é importante criar uma RTP Brasil, à semelhança da RTP África, por exemplo. Em entrevista à jornalista Lília Mata, o jornalista e convidado do Festival Literário da Madeira, explica o desafio que deixa.

http://www.rtp.pt/madeira/cultura/carlos-fino-desafia-rtp-a-criar-um-canal-para-o-brasil_16733

Bem, tecnicamente, já chegou a haver. A RTP-Brasil e, uns anos mais tarde, a RTP-USA foram o berço da RTP Internacional.

Mas estou de acordo com ele, seria uma boa ideia esse projeto. Nomeadamente com esta desinformação na qual vivemos hoje em dia, e ainda mais com o condicionamento que muitas emissoras brasileiras exercem na sua informação. Claro, esse não é um mal exclusivo deles, mas basta ver-se a ascenção do Bolsonaro como exemplo disso.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não gostaria muito de ver o Fragoso novamente da RTP. Não fui fã dos tempos dele como diretor na TVI e na RTP ainda me lembro de um escândalo qualquer que o envolveu a ele e á grande Simone de Oliveira, por causa do horário de um remake que a RTP fez há alguns anos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Maya disse:

Eu não gostaria muito de ver o Fragoso novamente da RTP. Não fui fã dos tempos dele como diretor na TVI e na RTP ainda me lembro de um escândalo qualquer que o envolveu a ele e á grande Simone de Oliveira, por causa do horário de um remake que a RTP fez há alguns anos

Foi por causa de Vila Faia dar as 19h do fim de semana. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...