Jump to content

Notícias RTP


_zapping_
Mensagem adicionada por Ruben,

Temas a abordar neste tópico:

- Informações referentes ao canal como um todo, não a respeito de um dos seus profissionais;
- Mudanças nos cargos de diretor ou noutros cargos relevantes.

Posts Recomendados

O que? Só um psicopata é que acabaria com os programas de Daytime. A rtp sempre os teve. Ainda por cima programas de excelência que pautam pela qualidade e pela diversidade e que dão audiência. E em alternativa o que é que iam dar, séries? Não penses nisso...

Já agora viste a sugestão que dei para a grelha da rtp1? Não há-de ser muito diferente.

Espaços infantis. Quando leres o "projecto" vês que sou capaz de ter razão... :S

A grelha será muito diferente daquela que conhecemos, por isso aquela que fizeste não será parecida. Vão por mim...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acreditem em tudo o que se escreve... a unica coisa que pode acontecer é alterar conteúdos... o Bom dia não vai acabar não tem qualquer lógica pelo menos enquanto a rtpinformação estiver só no cabo... além disso é obrigatório o espaço informativo matinal pela lei.

 

nem o agora nós, nem o há tarde vão terminar... isso implicaria reinvestirem nesses horários... ia ser um caos completo. quanto muito os programas levam ajustes de conteúdos para fugirem ao que fazem as privadas, como aliás já faz o há Tarde... o Agora Nós tb poderá fazer sem acabarem com aquilo.

 

A questão do preço certo é mais complexa porque existe muita ambiguidade sobre se aquilo cabe no serviço publico ou não... mas acabar com o programa para favorecer os privadas? desculpem lá mas isso é a pior coisa que podem fazer, não ia demorar a que andem a tirar tudo o que fosse similar as privadas... um absurdo.

 

A rtp já não tem ajudas do estado só tem a contribuição audiovisual e se desatarem a minar os programas que trazem retorno financeiro vamos acabar com a rtp com audiências abaixo dos 10 e prestes a falir...

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero bem que esta historia de acabar com Preço Certo seja apenas especulação, tudo bem que as audiências não tem que ser a maior preocupação da Rtp mas tirar do ar o programa que mais audiências tem na rtp e que é adorado pela faixa etária que vê a rtp é ridiculo, já estou a imaginar manifestações á porta da rtp se isto se confirmar.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que? Só um psicopata é que acabaria com os programas de Daytime. A rtp sempre os teve. Ainda por cima programas de excelência que pautam pela qualidade e pela diversidade e que dão audiência. E em alternativa o que é que iam dar, séries? Não penses nisso...

Já agora viste a sugestão que dei para a grelha da rtp1? Não há-de ser muito diferente.

Eu já estou um pouco cansado de referir a BBC como exemplo neste fórum, mas vai ter que ser.

A BBC One, o equivalente à nossa RTP1, e que tem um share médio a rondar os 22%, não tem qualquer talk show do género dos que nós temos e que ocupam mais de 6 horas da programação diária da RTP 1. No seu lugar, estão magazines curtos e interessantes, programas de ficção leves, concursos variados, programas de culinária, séries históricas, de época ou de culto e até pequenos (muito pequenos!!) talk shows que em nada se assemelham aos nossos por serem divertidos, fáceis de ver, interessantes, etc.

A partir das 18h a história muda com notícias (noticiários e magazines informáticos locais) mas também com séries nacionais, programas factuais, debates e por fim o This Week (semanal - uma espécie de late night show político).

Não vale a pena ter a mesma oferta que as privadas só porque sim! Quem quer ver talk shows durante o dia, ao estilo português, pode ver na SIC ou na tvi. Os da RTP acabam por não ser muito diferentes.. E se a RTP oferecer outras coisas, como é sua obrigação, talvez as pessoas (e aqui falo especialmente de muitos idosos) percebam que não têm que estar o dia todo agarrados à televisão a ver aquela miséria televisiva que são os nossos talk shows de 3 horas seguidas.

Se não sabem o que fazer, imitem o que se faz lá fora. Se não sabem como fazer, comprem já feito!

Editado por tiagoduartenl
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NEQ, acho que já estás a especular um bocadinho demais... Só um bocadinho... A RTP1 HD deverá manter-se no ar.

 

Quanto à grelha de programação da RTP1, acredito que mexam no horário nobre. Agora, mais do que isso, meh, não deverão tocar. Nem a UCL deverá ser "cedida" tendo em conta a reacção da redacção da RTP à polémica que a TVI tentou causar com isso.

 

Em suma: vamos esperar para ver. Agora especular e entrar numa onda alarmista não dá com nada. E nem sequer acho que o trabalho da anterior administração fosse grande coisa, para ser honesto...

 

Fiquem Bem.

Editado por JDaman
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto não é ser alarmista. Simplesmente estou preocupado com o futuro da RTP.

Se fosse um canal privado não me preocupava tanto pois a esses não pago nenhuma taxa audiovisual.

 

Eu também estive... Em 2011/2012 quando ainda havia a ideia maluca de se privatizar a RTP2.

 

A empresa está segura, principalmente de ideias de malucas de privatizações, etc. O que há a fazer é melhorar a qualidade da programação dos seus serviços, que está num patamar muito, mas mesmo muito baixo. Eu pago taxa e não quero ver "Água de Mar" nem "Beirais" no horário nobre, quando sei que esse horário deveria ser espaço para algo, digamos, nobre (séries de qualidade em emissão numa grelha vertical, infotainment, humor, etc.). Da mesma maneira como não gosto de ver a RTP2 a emitir a mesma série todos os dias e carregada de repetições.

 

Fiquem Bem.

  • Gosto 8
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achei curioso não terem falado da RTP 1 HD. O que é que vão fazer ao canal? Será que vai continuar como está? Será descontinuado? (não acredito devido à LdC) Ou será realmente reforçado?

 

A rtp HD é somente um espelho da rtp1 não vejo qual é o problema aqui... não é tido com um canal proprio nem tem programação propria. Claramente não vão acabar com isso não faria sentido depois do investimento em produtos em HD deixarem de os emitir assim.

 

A rtp HD continuará no cabo até que alguém lá no seu juízo se lembre de abrir os canais hd na tdt.

Quando falam na BBC ignoram que esta tem uma novela de longa duração lá diariamente... e quanto aos imensos programas diários se forem a ver bem a maioria deles são repetições de programas antigos ou magazines que não fogem muito da nossa estrutura... além disso a inglaterra tem 50 milhões de pessoas nós temos 10 e portanto o retorno de taxas audiovisuais é diferente e obviamente não permite andar a investir de forma ridicula 10 ou 20 programas para o daytime.

 

A unica comparação que deve ser feita é a aposta em produtos de qualidade seja de ficção, seja documental e claro a informação... e aí é que a rtp se afastou claramente do modelo da bbc que a certa altura parecia ser a sua inspiração.

  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já estou um pouco cansado de referir a BBC como exemplo neste fórum, mas vai ter que ser.

A BBC One, o equivalente à nossa RTP1, e que tem um share médio a rondar os 22%, não tem qualquer talk show do género dos que nós temos e que ocupam mais de 6 horas da programação diária da RTP 1. No seu lugar, estão magazines curtos e interessantes, programas de ficção leves, concursos variados, programas de culinária, séries históricas, de época ou de culto e até pequenos (muito pequenos!!) talk shows que em nada se assemelham aos nossos por serem divertidos, fáceis de ver, interessantes, etc.

A partir das 18h a história muda com notícias (noticiários e magazines informáticos locais) mas também com séries nacionais, programas factuais, debates e por fim o This Week (semanal - uma espécie de late night show político).

Não vale a pena ter a mesma oferta que as privadas só porque sim! Quem quer ver talk shows durante o dia, ao estilo português, pode ver na SIC ou na tvi. Os da RTP acabam por não ser muito diferentes.. E se a RTP oferecer outras coisas, como é sua obrigação, talvez as pessoas (e aqui falo especialmente de muitos idosos) percebam que não têm que estar o dia todo agarrados à televisão a ver aquela miséria televisiva que são os nossos talk shows de 3 horas seguidas.

Se não sabem o que fazer, imitem o que se faz lá fora. Se não sabem como fazer, comprem já feito!

Eu compreendi tudo o que disseste, mas não fazia sentido a RTP acabar os recém estreados talk-shows. Através da leitura do documento, só suponho que vão acabar os históricos O Preço Certo e Portugal em Direto, mas caso eliminem estes podem ser considerados masoquistas, porque na realidade são os programas de maior audiência. Pegando do discurso de um forista, era utópico pensar que a RTP fosse acabar com os talks que até têm feito audiências satisfatórias.

Só espero mesmo que não terminem com o Preço Certo e com Beirais senão já não vejo a RTP1 pois são das poucas coisas que vejo... De resto prefiro a RTP2 e o cabo.

Não achas que Beirais já cansa?
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não achas que Beirais já cansa?

 

Vai fazer em Maio dois anos no ar, sempre a dar todos os dias úteis (excepção feita quando há futebol ou outros programas que mexam na grelha habitual). Aquilo já mais do que gasto e com a base que a série tem, não há espaço para grandes mudanças que pudessem trazer alguma frescura à mesma.

 

Fiquem Bem.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não achas que Beirais já cansa?

Cansa um pouco mas por mim faziam uma pausa durante uns meses e voltavam em grande. E pelo que vejo na minha familia quase todos vêm beirais principalmente os mais idosos e crianças e todos eles dizem que não deve acabar por agora pois é uma alternativa ás novelas da concorrencia. Nisso eu concordo mas por exemplo no verao suspendiam a série e davam outra coisa qualquer. São opiniões :)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Alberto da Ponte pode ter cometido alguns erros, mas que a RTP1 está melhor do que há 2 anos atrás isso está. Mudarem a filosofia da RTP1 é matar o canal, e só uma pessoa que não percebe nada de televisão é que diz que a RTP1 não vai lutar pelas audiências, em nenhum sítio do mundo isso existe. Este senhor vai é arrebentar de vez com a RTP, ainda vão ter muitas saudades do Alberto da Ponte, porque este vai ser o fim da RTP. Se calhar, ainda vão aumentar mais a taxa de audiovisual, para darem programas que têem audiências medíocres, acabarem com o Bem-Vindos a Beirais, Aqui Portugal e outros programas de referência e que tem boas audiências vai ser um tiro no pé.

 

Tal como o NEQ diz, gastarem dinheiro numa série sobre a Reforma Agrária para depois verem 300 mil espectadores, a mim esse assunto não tem qualquer interesse para a RTP1, a RTP1 tem que ser um canal para lutar com as privadas pelas audiências, porque  já foram cometidos erros no passado e que a RTP1 em Janeiro de 2013 afundou de vez, passado 2 anos vem aí um verdadeiro titanic e nem com as bóias a RTP1 se salva com essa programação que ele quer. Deve acreditar no pai natal ainda.

 

A RTP1 não tem que "ser um canal para lutar com as privadas", mas também não tem que as ignorar.

O 1° canal público da RTP claro tem que se dirigir a toda a gente com programação atraente e acessível a todos, mas há um equilíbrio a encontrar com a exigência de qualidade e de diversidade que se pode exigir do serviço público de televisão.

 

A grelha de Jan/2013 era até bastante boa ao meu ver, com uma estrutura bem pensada e um mix entre programas mais populares e outros mais exigentes (infotainment). Só pecou pela ausência de concursos e talent-shows, qualificado na altura por um tal Hugo Andrade como respectivamente "formato gasto" e "televisao de lantejoulas" (é impressionante como se pode virar a casaca em tão pouco tempo!). A ideia era boa, mas a balança estava inclinada demais para o lado da televisão de qualidade/nicho. E claro, os primeiros meses de medições GfK (presidida como por acaso e pela maior das coincidências pelo director do canal mais favorecido pela mudança, a SIC...) têm prejudicado claramente a RTP1, independentemente da nova grelha.

 

Hoje em dia, estamos no outro excesso que é a concorrência demasiada directa com a SIC/TVI, e não acho isso melhor. É mesmo preciso não perceber de serviço público e/ou de televisão para colocar telenovelas em horário nobre quando a concorrência têm produtos semelhantes e que já têm sucesso. Já a questão do Aqui Portugal, apesar de não gostar deste tipo de programa, pode fazer sentido porque encontrou o seu público e porque é diferente do que se faz nos canais concorrentes ao sábado à tarde.

É tudo uma questão de equilíbrio. ;)

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que tem de acabar urgentemente é o Beirais e o flop de mar, e podiam investir em séries tipo conta me como foi e a Ferreirinha para o Sabado.

Os Beirais para mim é o menor dos problemas. O que tem de ser despachado com urgência é a Água de Mar e a atual temporada de Os Nossos Dias.

Também é urgente um novo talk show jovem ou o regresso do 5 para a meia noite.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O horário nobre todo mereceria de ser revisto de A a Z.

Beirais e QQSM estão ultra-gastos e Água de Mar nunca deveria ter saído do papel.

E se querem mudar o Preço Certo, que façam ao menos regressar a versão Jorge Gabriel do concurso que era mais dinâmica e atractiva.

 

Ideia de grelha, em semana :

- 19h : O Preço Certo em Euros

- 20h : Telejornal

- 20h45 : Informação 21 (variável : Grande Entrevista, Grande Reportagem, Edição Especial num tema de actualidade "quente", Debate de ideias político "Antes pelo Contrário", Sexta às 9, etc.)*

- 21h : Um contra todos

- 22h : Variável (Prós e Contras, Cinema, Ficção de qualidade, talk-show, infotainment, magazines, etc.)

- 23h : 5PMN (Directo)

- 00h : 24 Horas

 

Ao sábado :

- 21h : Sabe ou não sabe?

- 22h : Sabe mais do que um miúdo de 10 anos?

- 23h : Intermédio (Directo)

 

Ao domingo :

- 21h : Talent-show (Directo)

- 23h : Trio d'Ataque (Directo)

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Isso é só na ficção, NEQ (que é basicamente o que já acontece). E o plano refere não só a produção de conteúdos, como também a sua exportação.

 

Fica Bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu por acaso deposito alguma confiança nesta nova direcção, porque à 1ª vista parece planear mudanças de grelha para produtos alternativos. Agora, espero e quero acreditar que as audiências façam parte da prioridade da estação, porque mudar a RTP1 só por mudar, se depois os resultados continuam a ser muito dispersos do patamar desejado, então não serve de nada.

Eu ainda acredito que é possível conciliar qualidade com audiências, desde que haja esforço e inovação. É necessário tornar a RTP1 apetecível, com promoção e divulgação em diversos meios.

Para mim, a programação de 2ª a 6ª até às 20h e os domingos à noite estão no caminho certo, mas de resto, o canal está um marasmo. O HN de 2ª a 6ª não convence, e já cheira a mofo. É necessário pegar na alternativa e deixar a ficção para uma programação mais vertical e numa linha mais de séries semanais. Para novelas ou novelas disfarçadas de série, já basta a programação das privadas. É preferível darem lugar ao entretenimento, ao humor, à informação, etc. Aos fins-de-semana, acho que podiam pegar nos concursos semanais e nas séries de grande produção.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Beirais para mim é o menor dos problemas. O que tem de ser despachado com urgência é a Água de Mar e a atual temporada de Os Nossos Dias.

Também é urgente um novo talk show jovem ou o regresso do 5 para a meia noite.

Concordo. Ainda me lembro do Caderno Diário e do Quisoque. Podiam voltar a fazer um telejornal para os mais novos.

 

Água de Mar e Os Nossos Dias tem mesmo de ser despachadas e dar lugar a algo com qualidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo. Ainda me lembro do Caderno Diário e do Quisoque. Podiam voltar a fazer um telejornal para os mais novos.

 

Água de Mar e Os Nossos Dias tem mesmo de ser despachadas e dar lugar a algo com qualidade.

Concordo. Na minha opinião tínhamos mazagines, reportagens, entrevistas, infotainment, cinema... no HN da RTP1

 

E na linha da ficção Beirais continuaria a servir como acesso ao prime-time dando no tempo entre o fim dos jornais das privadas e o inicio das novelas. Ficava uma série de longa duração ao género de certos países que fazem isso.

 

Os Nossos Dias que despachassem tudo até pelo menos ao fim de 2015 e Água de Mar até finais de Março/Início de Abril...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...