Jump to content

RTP Memória


David

Posts Recomendados

Eu acho é que podiam criar a versão hd da rtp memória, tantos programas originais do canal são gravadas em hd, e mesmo tantas séries liberdade 21, hotel 5 estrelas, bem vindos a beirais acho que também já passou por lá, poderiam passar em alta definição 

Cada vez que passa mais nos distanciamos dos programas que foram gravados em sd, cada vez mais os programas antigos já estarão gravados em hd, então faria todo o sentido 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Dimitri disse:

Eu acho é que podiam criar a versão hd da rtp memória, tantos programas originais do canal são gravadas em hd, e mesmo tantas séries liberdade 21, hotel 5 estrelas, bem vindos a beirais acho que também já passou por lá, poderiam passar em alta definição 

Inclusive filmes antigos restaurados que podem ser perfeitamente apreciados em full HD.

  • Gosto 3
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Dimitri disse:

Eu acho é que podiam criar a versão hd da rtp memória, tantos programas originais do canal são gravadas em hd, e mesmo tantas séries liberdade 21, hotel 5 estrelas, bem vindos a beirais acho que também já passou por lá, poderiam passar em alta definição 

Cada vez que passa mais nos distanciamos dos programas que foram gravados em sd, cada vez mais os programas antigos já estarão gravados em hd, então faria todo o sentido 

Até porque mesmo os próprios conteúdos antigos em SD 4:3 ganham uma maior definição num canal em HD, ficam com a qualidade máxima que lhes é possível, digamos, ou muito perto disso. A emissão em SD de conteúdos mesmo que em SD degrada um pouco mais a imagem já só por si degradada, talvez muito por conta do bitrate. Acho que faz todo o sentido a RTP Memória apresentar os conteúdos de arquivo na melhor qualidade que possam ser exibidos!

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não faz nenhum sentido acabar com a RTP Memória. É um canal barato, com boas audiências (penso que superiores à RTP2) e que num país tão saudosista como o nosso faz todo o sentido existir.

Por outro lado, devia existir um canal infanto-juvenil na TDT. É uma grande lacuna que existe.

Se a RTP sozinha não tem meios para o fazer, então que se dê uma licença a um canal já existente no Cabo. Se as privadas não quiserem mais canais privados na TDT, então as próprias que se juntem com a RTP e façam as três um canal infanto-juvenil em conjunto, diluindo os custos pelas três.

Não sei se é possivel, estou apenas a dar ideias.

Editado por Figo
  • Gosto 1
  • Adoro 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 minutos, Figo disse:

Não faz nenhum sentido acabar com a RTP Memória. É um canal barato, com boas audiências (penso que superiores à RTP2) e que num país tão saudosista como o nosso faz todo o sentido existir.

Por outro lado, devia existir um canal infanto-juvenil na TDT. É uma grande lacuna que existe.

Se a RTP sozinha não tem meios para o fazer, então que se dê uma licença a um canal já existente no Cabo. Se as privadas não quiserem mais canais privados na TDT, então as próprias que se juntem com a RTP e façam as três um canal infanto-juvenil em conjunto, diluindo os custos pelas três.

Não sei se é possivel, estou apenas a dar ideias.

As privadas nunca se vão juntar à RTP para abrir um canal, nem faz sentido. Sempre podem aproveitar que a SIC tem um canal desse segmento, e colocam a SIC K na TDT.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me admira que o Governo queira alterar ou o fim da RTP Memória e que estas ideias vem de um secretário do audiovisual e do cinema Nuno Artur Silva.

A RTP Memória apesar de ser um canal muito barato de produzir pois a maioria da programação é a reposição do vasto arquivo de mais de 60 anos de TV , para muita gente já cumpriu o seu papel e o arquivo nacional está praticamente todo digitalizado no portal arquivo RTP, mas por outro lado a sua maior audiência são dos idosos ou pessoas de mais idade que gosta de recordar os programas antigos e esses na maioria vêem através da TDT por isso percebo os dois lados.

Acho que se pode manter a RTP memória mas com a obrigação de contextualizar em grafismo os programas nomeadamente o ano em que foram feitos ou emitidos pela primeira vez.

Quantos aos restantes canais  o governo deveria fazer o seguinte:

A RTP 2 o canal do conhecimento e da cultura em que a educação e as universidades fizessem parte do projeto  não esquecendo os documentários.

A  RTP 3 o canal das séries e dos  filmes europeus ,  do público juvenil e infantil e das modalidades desportivas amadoras em direto

Recuperar a RTP N ( notícias) numa vertente de notícias regionais e locais mas também com noticiários nacionais e as grandes reportagens.

Abrir os canais regionais ( RTP Açores e a RTP Madeira ) na TDT em todo o país  ( são também Portugal) com emissões a 90% de programas regionais e sem o simultâneo com outros canais do grupo.

A RTP África ter uma programação voltada para os países africanos Palop com destaques também para as comunidades dos países de língua oficial portuguesa vivendo em Portugal. Na versão a emitir em Portugal sem simultâneo com outros canais da RTP.

Incorporar a ARTV  na RTP e criar a RTP Parlamento.

Por fim a RTP 1 continuar  a ser o canal do entretenimento da ficção nacional  ( series e filmes ) da informação nacional do cinema internacional excepto o europeu.

Editado por emanuel92
  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, emanuel92 disse:

Não me admira que o Governo queira alterar ou o fim da RTP Memória e que estas ideias vem de um secretário do audiovisual e do cinema Nuno Artur Silva.

A RTP Memória apesar de ser um canal muito barato de produzir pois a maioria da programação é a reposição do vasto arquivo de mais de 60 anos de TV , para muita gente já cumpriu o seu papel e o arquivo nacional está praticamente todo digitalizado no portal arquivo RTP, mas por outro lado a sua maior audiência são dos idosos ou pessoas de mais idade que gosta de recordar os programas antigos e esses na maioria vêem através da TDT por isso percebo os dois lados.

Acho que se pode manter a RTP memória mas com a obrigação de contextualizar em grafismo os programas nomeadamente o ano em que foram feitos ou emitidos pela primeira vez.

Quantos aos restantes canais  o governo deveria fazer o seguinte:

A RTP 2 o canal do conhecimento e da cultura em que a educação e as universidades fizessem parte do projeto  não esquecendo os documentários.

A  RTP 3 o canal das séries e dos  filmes europeus ,  do público juvenil e infantil e das modalidades desportivas amadoras em direto

Recuperar a RTP N ( notícias) numa vertente de notícias regionais e locais mas também com noticiários nacionais e as grandes reportagens.

Abrir os canais regionais ( RTP Açores e a RTP Madeira ) na TDT em todo o país  ( são também Portugal) com emissões a 90% de programas regionais e sem o simultâneo com outros canais do grupo.

A RTP África ter uma programação voltada para os países africanos Palop com destaques também para as comunidades dos países de língua oficial portuguesa vivendo em Portugal. Na versão a emitir em Portugal sem simultâneo com outros canais da RTP.

Incorporar a ARTV  na RTP e criar a RTP Parlamento.

Por fim a RTP 1 continuar  a ser o canal do entretenimento da ficção nacional  ( series e filmes ) da informação nacional do cinema internacional excepto o europeu.

Isso de ter 90% de conteúdo regional nas RTPS dos arquipélagos é muito irrealista, nem nos melhores sonhos isso aconteceria. De resto, concordo 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Figo disse:

Por outro lado, devia existir um canal infanto-juvenil na TDT. É uma grande lacuna que existe.

Se a RTP sozinha não tem meios para o fazer, então que se dê uma licença a um canal já existente no Cabo. Se as privadas não quiserem mais canais privados na TDT, então as próprias que se juntem com a RTP e façam as três um canal infanto-juvenil em conjunto, diluindo os custos pelas três.

Não sei se é possivel, estou apenas a dar ideias.

Se quando dizes privados dizes SIC e TVI, essas são é muito espertas, a sério que raiva, elas mandam em que?! Fazem esse discursozinho de "não há mercado publicitário" mas deve haver sim. O Canal Panda por exemplo passa muitos anúncios de brinquedos e jogos e portanto tem como se sustentar, pode é ser pouco mas a Dreamia/NOS sustentava.

É necessário um canal infantil na TDT (e não só) mas um que já exista. Se a RTP avançar com esta mudança, o canal infantil vai ter baixas audiências claramente.

É esse Nuno Artur Silva que decide os canais que entram ou não na TDT?

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, emanuel92 disse:

Não me admira que o Governo queira alterar ou o fim da RTP Memória e que estas ideias vem de um secretário do audiovisual e do cinema Nuno Artur Silva.

A RTP Memória apesar de ser um canal muito barato de produzir pois a maioria da programação é a reposição do vasto arquivo de mais de 60 anos de TV , para muita gente já cumpriu o seu papel e o arquivo nacional está praticamente todo digitalizado no portal arquivo RTP, mas por outro lado a sua maior audiência são dos idosos ou pessoas de mais idade que gosta de recordar os programas antigos e esses na maioria vêem através da TDT por isso percebo os dois lados.

Acho que se pode manter a RTP memória mas com a obrigação de contextualizar em grafismo os programas nomeadamente o ano em que foram feitos ou emitidos pela primeira vez.

Quantos aos restantes canais  o governo deveria fazer o seguinte:

A RTP 2 o canal do conhecimento e da cultura em que a educação e as universidades fizessem parte do projeto  não esquecendo os documentários.

A  RTP 3 o canal das séries e dos  filmes europeus ,  do público juvenil e infantil e das modalidades desportivas amadoras em direto

Recuperar a RTP N ( notícias) numa vertente de notícias regionais e locais mas também com noticiários nacionais e as grandes reportagens.

Abrir os canais regionais ( RTP Açores e a RTP Madeira ) na TDT em todo o país  ( são também Portugal) com emissões a 90% de programas regionais e sem o simultâneo com outros canais do grupo.

A RTP África ter uma programação voltada para os países africanos Palop com destaques também para as comunidades dos países de língua oficial portuguesa vivendo em Portugal. Na versão a emitir em Portugal sem simultâneo com outros canais da RTP.

Incorporar a ARTV  na RTP e criar a RTP Parlamento.

Por fim a RTP 1 continuar  a ser o canal do entretenimento da ficção nacional  ( series e filmes ) da informação nacional do cinema internacional excepto o europeu.

Concordo em parte, mas eu fazia o seguinte:

RTP1 (generalista com ficção nacional, internacional, informação, desporto, entretenimento....)

RTP2 (generalista mais voltado para a cultura, outras modalidades desportivas, documentários, séries internacionais de culto com destaque para as europeias, programas culturais, e com conteúdos do arquivo da RTP, conteúdos do suposto canal do conhecimento, etc).

RTP Notícias (canal de informação da RTP, com vários programas de debate, outros programas informativos e espaços de informação regional).

RTP Zig Zag (Canal infantil/juvenil da RTP, com desenhos animados, séries e programas educativos, etc).

RTP África (mantendo a linha atual do canal, com programas para as PALOP).

RTP Madeira e RTP Açores (Renovar estes canais com mais programas próprios e mais investimento.)

Acho que a RTP não precisa de mais canais do que estes.

Editado por D91
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, Televisão 10 said:

Não entendo a ideia de acabar com um canal que chega a ter mais audiências do que a RTP 2 e cujos custos não devem certamente ser elevados.

Eu acho bem, desde que alguns do produtos passem para a RTP2.

Faz todo o sentido uma reorganização e segmentação da oferta da RTP.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Rangel disse:

Eu acho bem, desde que alguns do produtos passem para a RTP2.

Faz todo o sentido uma reorganização e segmentação da oferta da RTP.

Mas essa reorganização da oferta da RTP tem de ser bem pensada.

Não entendo porque se tem de acabar com um canal para criar outro.

Arriscaria a dizer que o canal infantojuvenil iria ter menos audiência do que a RTP Memória, que chega a ultrapassar a RTP 2 várias vezes durante o dia.

A France TV, por exemplo, está a pensar em acabar com a France 4, canal mais destinado aos conteúdos de caráter infantojuvenil da televisão pública francesa.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 34 minutos, Rangel disse:

Eu acho bem, desde que alguns do produtos passem para a RTP2.

Faz todo o sentido uma reorganização e segmentação da oferta da RTP.

Eu punha o cinema e séries mais populares que passam ou já passaram pela RTP Memória a repetir na RTP2 entre as 11h e as 16h/17h, tal como faz em parte a TVE 2. Era só renegociar os direitos, mas não significava que a RTP M tivesse que deixar de existir porque nesse período passam muitas novelas e concursos.
Acho cada vez mais insustentável a RTP2 ter programação de nicho inédita durante todo o dia por mais que se faça, mesmo na BBC a BBC Two e Four repetem muitas vezes diversos programas fora do HN.

Editado por canal7
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Verde disse:

Vão acabar com um canal interessante que tem uma oferta nostálgica e super rara, para dali nascer um outro banal cujo género de conteúdo já se encontra em, prai, 10 canais na TV por cabo? Okay.

 

Curioso que quem tem esta ideia de acabar com a RTP Memória já passou pela empresa tem conhecimento da importância do canal para uma parte da população.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 40 minutos, emanuel92 disse:

Curioso que quem tem esta ideia de acabar com a RTP Memória já passou pela empresa tem conhecimento da importância do canal para uma parte da população.

 

Sabe lá ele o que a população quer quando tem um canal com uma média de menos de 1000 espectadores...
É sem dúvida uma das pessoas mais lunáticas que já passou pela TV portuguesa com cargos de chefia. Devia ter-se mantido como argumentista onde era muito bom, e muita falta fazia neste momento.

Editado por canal7
  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim, e com a reformatação que fizeram em 2015, faz todo o sentido existir a RTP Memória, embora alguma dessa matriz se tenha perdido. Sim, existe a página dos Arquivos, mas a RTP Memória vai para além disso e tem o papel de contextualizar a programação que coloca no ar. Infelizmente parte da sua missão vai ser dificultada devido a questões de direitos com as plataformas de streaming, mas há todo um acervo a explorar e que com a correcta contextualização, serve a missão do canal perfeitamente: uma montra do melhor que já se fez em televisão.

A meu ver, em vez de se andar com Canais do Conhecimento a emitir 24/7, devia era fazer algo em regime de time-sharing entre o tal Canal do Conhecimento e uma RTP ZigZag. Isso ou simplesmente colocar uma RTP ZigZag a emitir 24/7 e deixar a programação factual ser o núcleo da grelha da RTP2. Não há necessidade de acabar com a RTP Memória, dado que a sua missão tem sido relativamente cumprida e não parece ser um canal propriamente caro.

  • Gosto 12
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu concordo que a RTP Memória faz sentido, até porque tem público e não raras vezes é mais vista que a RTP 3 e RTP 2.

Eu só consigo entender a proposta no contexto de restrição de espaço/número de canais, nomeadamente da TDT. Contudo, quem negocia o contrato de concessão é o Governo, o mesmo que tem o poder de aumentar a capacidade da TDT.

Deixando isso de lado e assumindo essas restrições, na minha opinião faz muito mais sentido a RTP 2 ter parte da sua programação ocupada com conteúdos da RTP Memória do que a ter ocupada por conteúdos infantis do Zig Zag.

Nesta perspetiva, para mim faz de facto mais sentido a RTP Memória passar a ser a RTP Zig Zag, incluindo o Estudo Em Casa que aparentemente é para continuar no futuro, e RTP 2 manter o seu atual foco nos documentários e séries europeias e a isso adicionar grande parte dos conteúdos da RTP Memória. Programaticamente isto é o que faz para mim mais sentido.

No entanto, como já disseram do ponto de vista comercial é muito provavelmente um desastre. O mercado infantil de TV está saturado e tem tendência a diminuir devido ao streaming enquanto a RTP Memória tem um público que no curto/médio prazo não passará para o streaming e não tem praticamente nenhuma concorrência atualmente. Contudo, o principal foco da RTP não deve ser o aspeto comercial/audiências mas sim servir bem a maior quantidade de público possível.

  • Gosto 4
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 15/12/2020 at 11:34, zent disse:

No entanto, como já disseram do ponto de vista comercial é muito provavelmente um desastre. O mercado infantil de TV está saturado e tem tendência a diminuir devido ao streaming enquanto a RTP Memória tem um público que no curto/médio prazo não passará para o streaming e não tem praticamente nenhuma concorrência atualmente. Contudo, o principal foco da RTP não deve ser o aspeto comercial/audiências mas sim servir bem a maior quantidade de público possível.

É uma situação complicada uma vez que a RTP2 ainda assim em geral tem um público mais jovem que a RTP1 mesmo tirando o Zig Zag mas a fazer isso ficavámos com as 4 generalistas completamente envelhecidas. Com o Zig Zag e conteúdos da RTP Memória num só canal podia-se tentar conseguir criar um público familiar.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

32 minutes ago, canal5 said:

É uma situação complicada uma vez que a RTP2 ainda assim em geral tem um público mais jovem que a RTP1 mesmo tirando o Zig Zag mas a fazer isso ficavámos com as 4 generalistas completamente envelhecidas. Com o Zig Zag e conteúdos da RTP Memória num só canal podia-se tentar conseguir criar um público familiar.

Eu percebo, o problema é que desde que os canais temáticos surgiram os canais infantis começaram a ser usados muitas vezes como algo para deixar sozinhas as crianças entretidas enquanto os pais fazem outras coisas.

E um canal que tem alguma programação infantil mas depois tanto tem um filme estrangeiro como um outro qualquer programa não infantil deixa de servir esse propósito e os pais optam por outro canal. Acredito até que esse seja parte do problema das audiências da RTP 2, não é a primeira escolha dos pais porque não sabem à partida se está a dar algo infanto-juvenil ou outra coisa qualquer, então escolhem logo o Panda, o Nickelodeon, etc.

Sobretudo os conteúdos infantis, mais do que os juvenis, têm os dias contados em canais generalistas. Os pais querem algo fácil, simples e seguro e um canal infantil 24h dá isso, e um generalista não.

Os conteúdos juvenis podem já ter um comportamento diferentes porque aí a decisão já começa a ser mais dos filhos do que dos pais e portanto tanto podem escolher ver os morangos no Biggs como a Casa do Cais da RTP.

Editado por zent
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, zent disse:

Eu percebo, o problema é que desde que os canais temáticos surgiram os canais infantis começaram a ser usados muitas vezes como algo para deixar sozinhas as crianças entretidas enquanto os pais fazem outras coisas.

E um canal que tem alguma programação infantil mas depois tanto tem um filme estrangeiro como um outro qualquer programa não infantil deixa de servir esse propósito e os pais optam por outro canal. Acredito até que esse seja parte do problema das audiências da RTP 2, não é a primeira escolha dos pais porque não sabem à partida se está a dar algo infanto-juvenil ou outra coisa qualquer, então escolhem logo o Panda, o Nickelodeon, etc.

Sobretudo os conteúdos infantis, mais do que os juvenis, têm os dias contados em canais generalistas. Os pais querem algo fácil, simples e seguro e um canal infantil 24h dá isso, e um generalista não.

Os conteúdos juvenis podem já ter um comportamento diferentes porque aí a decisão já começa a ser mais dos filhos do que dos pais e portanto tanto podem escolher ver os morangos no Biggs como a Casa do Cais da RTP.

Eu também entendo o teu ponto, mas em certos feriados ou dias de férias o Zig Zag ainda tem bons resultados para a concorrência que tem e sem desenhos animados dos grandes estúdios o que mostra que ainda há algum espaço para estar num canal generalista já para não falar de que passaria de ser a 2º ou 3º opção para ser a 9º ou 10º e muito provavelmente até a posição do canal na grelha das operadoras não seria a melhor para não incomodar a concorrência uma vez que a RTP Memória está numa excelente posição.
Se era mesmo para ter um canal com 0 exigências nas audiências mais valia mesmo o Canal do Conhecimento, como a RTP é um canal infantil sem audiência era coisa para durar 1 ou 2 anos muito provavelmente. 

Editado por canal7
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...