Jump to content

RTP Memória


David

Posts Recomendados

há 1 hora, LP 98 disse:

Eu acho que um canal totalmente infantil não seria rentável para a RTP, já que a partir de dado horário não teria muita utilidade emitir desenhos animados. Acredito que não seja a opinião mais popular, mas talvez a RTP4 pudesse ser mais ou menos como faziam há uns anos com o Cartoon Network, em que a partir das 20h a emissão passava a ser da responsabilidade da Turner Classic Movies (TCM). Neste caso, a partir de determinado horário, transmitiam os programas antigos da RTP até às 7h da manhã, onde então voltariam à programação infantil. Mas concordo com o NAS quanto a outro aspeto: existindo a RTP Arquivos, fará mesmo sentido continuar com a RTP Memória? (e atenção, eu adoro o canal, mas também há que ser práticos e ter visão estratégica). Daí essa minha sugestão da RTP4, em que transmitiam os programas antigos a partir das 20h para quem não tivesse possibilidades de aceder à RTP Arquivos.

 

Acho que faz todo o sentido a continuidade da RTP Memória. Não nos podemos esquecer que Portugal tem uma população muito idosa, que não sabe ou não tem acesso à plataforma RTP Arquivos. Noto também que, para quem tem TDT, a RTP Memória é uma boa alternativa. Conheço até colegas, jovens, que vêem... 

Já defendi um canal infantil para a RTP. No entanto, com a concorrência que existe, não me parece que resultasse. Parece-me também que o Nuno Artur Silva queria fazer como a France TV. Os canais são numerados e não têm conteúdos específicos para cada um. 

Editado por Televisão 10
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Televisão 10 Não é só a France TV. Fora de França isto também acontece: boa parte dos canais da CCTV chinesa são numerados: o generalista é o 1, o de economia é o 2, o internacional é o 4, o desportivo é o 5, etc. Na Hungria só a generalista (Duna TV) não é numerada, mas os temáticos sim: M1 para a informação, M2 para as crianças de dia e para os jovens de noite, M3 para os arwuivos tipo RTP Memória, M4 para o desporto e M5 para a cultura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, ATVTQsV disse:

@Televisão 10 Não é só a France TV. Fora de França isto também acontece: boa parte dos canais da CCTV chinesa são numerados: o generalista é o 1, o de economia é o 2, o internacional é o 4, o desportivo é o 5, etc. Na Hungria só a generalista (Duna TV) não é numerada, mas os temáticos sim: M1 para a informação, M2 para as crianças de dia e para os jovens de noite, M3 para os arwuivos tipo RTP Memória, M4 para o desporto e M5 para a cultura.

Eu sei que não acontece só em França...

Não concordo com este sistema de numeração. Basta ver que a RTP 3, com um nome que ninguém associa a notícia, perdeu importância no que toca a canais de informação. Ainda se estivesse na posição 3... No entanto, não é o que acontece...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, RPSG disse:

E ninguém fala da RAI? Recordista de canais próprios? Sim, descobri por causa de San Remo!

A Rai tem um vastíssimo arquivo mas não tem um canam dedicado, limita-se a partilhar o conteúdo entre os seus canais. A TVP também não mas apesar disto tem um canal sobre a história da Polónia desde 2007 onde já passaram noticiários deles da era comunista.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, ATVTQsV disse:

A Rai tem um vastíssimo arquivo mas não tem um canam dedicado, limita-se a partilhar o conteúdo entre os seus canais. A TVP também não mas apesar disto tem um canal sobre a história da Polónia desde 2007 onde já passaram noticiários deles da era comunista.

Segundo a Wikipedia Tuga, a Rai Premium tem conteúdo antigo da RAI, mas a Inglesa diz que o conteúdo é séries...

Editado por RPSG
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Além de achar que não faz nenhum sentido acabar com a RTP Memória tal como existe (e não, não é substituível pelo RTP Arquivos), também acho que não faz sentido o canal se chamar RTP4 (tal como acho que não faz sentido o canal informativo se chamar RTP3). É um canal com uma missão muito específica, que tem uma identidade bem definida (e que está bem vincada no nome do canal), barato e com excelentes resultados na TDT. Seria um disparate mexer.

E a questão do canal infantil é um não problema. A RTP2 consegue perfeitamente conjugar as suas diferentes funções em períodos diferentes do dia. Fazer um infantil só para imitar as congéneres europeias, quando o contexto português é completamente diferente, seria um desperdício de recursos e um golpe fatal na 2.

  • Gosto 3
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 44 minutos, RPSG disse:

E ninguém fala da RAI? Recordista de canais próprios? Sim, descobri por causa de San Remo!

A RAI tem o clássico "Canone RAI" em que qualquer pessoa com um televisor (mesmo que nunca o use para ver televisão) é obrigada a pagar 100 euros por ano... É uma estrutura megalómana para quem conhece a realidade italiana, em que ainda existem várias desigualdades... Gostava mesmo que "esfregassem" isto na cara da gente que ainda diz que a RTP é cara...
Agora não podem dizer que não faz serviço público, tem canais para literalmente todos os públicos.

Editado por canal7
  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem acha que a RTP Memória é um canal para velhos está muito enganado. Eu dizia isso e agora vejo mais a RTP Memória do que os canais generalistas. Desde que houve o seu relançamento em 2015 que o canal ficou melhor (talvez alguns horários deveriam de ser revistos). Tem programas que nunca vi na vida e agora tenho oportunidade de ver. Programas que vi em criança, que agora posso rever.

A RTP Memória pode também ser (ou é) um canal para o público jovem e infantil. Basta criarem (ou expandirem os atuais) espaços de programação para este público e promoverem bem o canal em todas as plataformas.

Mesmo com o RTP Arquivos, a RTP Memória é ainda uma boa aposta, principalmente para a TDT. E é um canal que tem muitos projetos que vêm da Academia RTP.

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, mavb98 disse:

Quem acha que a RTP Memória é um canal para velhos está muito enganado. Eu dizia isso e agora vejo mais a RTP Memória do que os canais generalistas. Desde que houve o seu relançamento em 2015 que o canal ficou melhor (talvez alguns horários deveriam de ser revistos). Tem programas que nunca vi na vida e agora tenho oportunidade de ver. Programas que vi em criança, que agora posso rever.

A RTP Memória pode também ser (ou é) um canal para o público jovem e infantil. Basta criarem (ou expandirem os atuais) espaços de programação para este público e promoverem bem o canal em todas as plataformas.

Mesmo com o RTP Arquivos, a RTP Memória é ainda uma boa aposta, principalmente para a TDT. E é um canal que tem muitos projetos que vêm da Academia RTP.

O RTP Arquivos tanto tem programas bons (Jardim da Celeste) como a pavorosa Roleta Russa...
P.S: Vejo todos os dias o Com a Verdade M'Enganas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 41 minutos, canal5 disse:

A RAI tem o clássico "Canone RAI" em que qualquer pessoa com um televisor (mesmo que nunca o use para ver televisão) é obrigada a pagar 100 euros por ano... É uma estrutura megalómana para quem conhece a realidade italiana, em que ainda existem várias desigualdades... Gostava mesmo que "esfregassem" isto na cara da gente que ainda diz que a RTP é cara...
Agora não podem dizer que não faz serviço público, tem canais para literalmente todos os públicos.

Costumo dizer que quem diz que a RTP é cara são as mesmas pessoas que não querem pagar impostos mas depois querem ir ao hospital sem pagar um tusto. Preferia uma CAV maior mas um serviço bem mais universal, do que a miséria de CAV que se paga cá e que só serve para propósitos demagógicos ("temos o serviço público mais barato da Europa", "é mais barato que ir tomar café", e por aí fora). A CAV ao tempo que devia estar em valores a rondar os €5 ou mais por mês. A RTP não pode estar dependente de receitas comerciais para cumprir (o resto d')a sua missão.

Quanto ao acabar com a Memória seria só parvo, mesmo com a existência do RTP Arquivos. O canal tem uma programação que apresenta o melhor que já se fez em TV e com resultados interessantes. Este Verão andei a pôr os olhos no "Herman 98" porque ao tempo que desejava voltar a ter um talk-show daqueles gravado em salas de espectáculos com uma plateia enorme. Quem diz talk-show, diz tantos outros programas que já não fazem a ronda pelo país e ficam agora apenas confinados a um estúdio qualquer em Lisboa. E como gosto de "arquivar" jogos de futebol antigos, as transmissões de Sábado de jogos de futebol dos anos 90 são excelentes. Encontro coisas que tão cedo não encontraria num tracker qualquer (a fazer figas para que repitam os jogos antigos do Mundial, como já fizeram antes do rebrand de 2015).

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, mavb98 disse:

Quem acha que a RTP Memória é um canal para velhos está muito enganado. Eu dizia isso e agora vejo mais a RTP Memória do que os canais generalistas. Desde que houve o seu relançamento em 2015 que o canal ficou melhor (talvez alguns horários deveriam de ser revistos). Tem programas que nunca vi na vida e agora tenho oportunidade de ver. Programas que vi em criança, que agora posso rever.

A RTP Memória pode também ser (ou é) um canal para o público jovem e infantil. Basta criarem (ou expandirem os atuais) espaços de programação para este público e promoverem bem o canal em todas as plataformas.

Mesmo com o RTP Arquivos, a RTP Memória é ainda uma boa aposta, principalmente para a TDT. E é um canal que tem muitos projetos que vêm da Academia RTP.

Aí está. Eu até fiquei surpreendido por, num almoço na cantina da escola com colegas, muitos dizerem que viam vários programas do canal. Eu cá vejo Conta-me Como Foi, só que gravado. Não sabia que tinha mais de 100 episódios e, desta forma, vou muito atrasado em relação à emissão original...

A RTP Memória melhorou muito desde que mudou o logótipo. Anteriormente, parecia estar esquecida, tanto que ainda tinha o DOG de 2004.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, canal5 disse:

A RAI tem o clássico "Canone RAI" em que qualquer pessoa com um televisor (mesmo que nunca o use para ver televisão) é obrigada a pagar 100 euros por ano... É uma estrutura megalómana para quem conhece a realidade italiana, em que ainda existem várias desigualdades... Gostava mesmo que "esfregassem" isto na cara da gente que ainda diz que a RTP é cara...
Agora não podem dizer que não faz serviço público, tem canais para literalmente todos os públicos.

Se não me engano, no Reino Unido também há esse imposto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi graças a este canal que pude rever produtos que vi outrora, assim como ver pela primeira vez produtos muito antigos, ou menos antigos, mas que nunca tinha visto. Este canal deu-me a conhecer o Duarte e Companhia (embora não tenha visto a série toda, aliás, por preguiça não vi nada completo neste canal, mas fiquei a conhecer e ver alguma coisa desses produtos), Os Andrades, Sabadabadu, Badarosissimo, Zé Gato, Vila Faia (1982), Um Estranho em Casa, Os Compadres (1993), A Banqueira do Povo, Isto é o Agildo, Bacalhau com Todos, Bastidores e muitas outras coisas que vi e que parecem ter qualidade tal e qual os produtos que mencionei.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu adoro a Memória, e não vejo o conceito da RTP4 como assim tão má ideia.

há 15 horas, LP 98 disse:

Eu acho que um canal totalmente infantil não seria rentável para a RTP, já que a partir de dado horário não teria muita utilidade emitir desenhos animados. Acredito que não seja a opinião mais popular, mas talvez a RTP4 pudesse ser mais ou menos como faziam há uns anos com o Cartoon Network, em que a partir das 20h a emissão passava a ser da responsabilidade da Turner Classic Movies (TCM). Neste caso, a partir de determinado horário, transmitiam os programas antigos da RTP até às 7h da manhã, onde então voltariam à programação infantil. Mas concordo com o NAS quanto a outro aspeto: existindo a RTP Arquivos, fará mesmo sentido continuar com a RTP Memória? (e atenção, eu adoro o canal, mas também há que ser práticos e ter visão estratégica). Daí essa minha sugestão da RTP4, em que transmitiam os programas antigos a partir das 20h para quem não tivesse possibilidades de aceder à RTP Arquivos.

Não se criando o 4º canal e extinguindo-se a Memória, outra sugestão seria reservar um espaço na programação da RTP2 para se poder transmitir a programação de arquivo. Sendo este o canal cultural, não deixaria de se enquadrar bem na grelha, pois convenhamos que antes da massificação televisiva o conteúdo era, diga-se, mais erudito em geral. Passar para o 2º canal o Traz Prá Frente também seria uma hipótese. Esta até poderia ser uma boa estratégia como "empurrãozinho" nos ratings da RTP2.

Concordo bastante com isto. 

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já que ninguém aqui referenciou no meio desta confusão toda (até parece milagre):
"Recordar o Festival da Canção", de 19 de Fevereiro a 2 de Março.
 

  • Dia 19 - 14:03 - "Grande Prémio TV da Canção Portuguesa - 1964"
  • Dia 20 - 14:02 - "IV Grande Prémio TV da Canção Portuguesa - 1967 (final)" 
  • Dia 21 - 14:01 - "VI Grande Prémio TV da Canção Portuguesa - 1969" (O Festival que fez nascer a desfolhada.)
  • Dia 22  - 13:58 -  "Uma Canção para a Europa" (1976 - O Festival da Canção com um intérprete, Carlos do Carmo e 8 canções)
  • Dia 23 - 14:03 - "Festival RTP da Canção 1979"
  • Dia 24 - 17:00 até às 19:17 - "Festival da Canção 2017 - (Semifinais)"
  • Segundo o website, nada para Dia 25.
  • Dia 26 - 14:00 - "Festival RTP da Canção 1980"
    26 a 2 de março - não disponível.
Editado por Rdrigx
  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...