Jump to content

RTP Memória


David

Posts Recomendados

  • 2 semanas depois...

A RTP Memória e a actualidade

Luis-Paulo-Rodrigues-300x300.jpg

Um mês de Novembro marcado pela morte de algumas figuras públicas que milhões de portugueses conhecem através dos meios de comunicação levou-me a reflectir sobre o papel da RTP Memória e da sua programação no contexto dos conteúdos produzidos e difundidos pela Rádio e Televisão de Portugal (RTP).
Antes de mais, devo dizer que a RTP, enquanto operador público de rádio e televisão, melhorou muito nos últimos anos, não só ao nível da diversificação da programação e dos conteúdos nos vários canais de televisão e da sua disponibilização à população, justamente com a liberação em canal aberto do canal de informação RTP3 e da RTP Memória, como no esforço permanente de independência e rigor da sua equipa de jornalismo.
Na programação da RTP Memória, observo, porém, que necessita de um esforço de acompanhamento da actualidade, de uma nova dinâmica, que implica agilidade e criatividade face aos acontecimentos quotidianos, fazendo uma ponte imediata e permanente com as memórias do passado. Uma ponte de ligação do presente aos registos televisivos do passado, que ajude a audiência a compreender o significado da actualidade como, por exemplo, o significado da morte de artistas como João Ricardo ou Zé Pedro, de empresários como Belmiro de Azevedo ou de jornalistas como Pedro Rolo Duarte. Ou seja, nomes destacados na sua actividade que ao longo do tempo mereceram a atenção da programação da RTP.
Assim como um canal de notícias pode interromper a sua emissão por causa de algo que está a acontecer no momento (infelizmente, para haver directos televisivos, já não é preciso acontecer nada de muito extraordinário…), também um canal de memória, que se baseia na retransmissão de conteúdos de outros tempos, poderia estar preparado para situações excepcionais, mudando a sua programação em função de acontecimentos do dia ou da semana cujos protagonistas tenham tido um passado público relevante e documentado em programas televisivos.
Aproveitando, como exemplos ilustrativos, as mortes do actor João Ricardo (que trabalhou em produções da RTP), do jornalista Pedro Rolo Duarte (que teve programas na RTP), do empresário Belmiro de Azevedo, que deu entrevistas à RTP, e do guitarrista Zé Pedro, que actuou em concertos dos Xutos e Pontapés registados ou transmitidos pela RTP, todos desaparecidos no mês de Novembro, penso que ficaria muito bem à RTP Memória ajustar a sua programação para retransmitir séries em que participou João Ricardo, programas e entrevistas em que participou Pedro Rolo Duarte, entrevistas de Belmiro de Azevedo e concertos e/ou entrevistas de Zé Pedro.
Estes dias, dei uma vista de olhos pela programação da RTP Memória e não vi nenhuma alteração em função da actualidade. No entanto, no dia em que morreu Belmiro de Azevedo, o serão da RTP Memória poderia ter tido em destaque uma das mais importantes entrevistas dele. Curiosamente, a RTP1 retransmitiu uma. E no dia em que morreu Zé Pedro, a RTP Memória poderia retransmitir um dos grandes concertos dos Xutos & Pontapés. No dia ou nos dias seguintes.
Se esta agilidade da RTP Memória acontecesse, tornando a programação mais imprevisível e pautada pelos acontecimentos do presente, mas relacionando-os sempre com o passado, não tenho dúvidas que o canal teria muito mais interesse e audiência.
Além disso, em minha opinião, um canal de memória deixa de ter interesse quando está amarrado por uma programação antiga sem qualquer “diálogo” com a actualidade que estimule e surpreenda as audiências.

Artigo de opinião de Luís Paulo Rodrigues, consultor de comunicação e editor do blogue Comunicação Integrada (www.luispaulorodrigues.com)

Fonte:http://www.meiosepublicidade.pt/2017/12/rtp-memoria-actualidade/
 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, ATVTQsV disse:

Quando morreu o Nicolau Breyner:
-Podemos mudar a programação de hoje ou amanhã para colocar muitos programas em que o Nicolau esteve presente?
-Não temos tempo. Quanto mais uma mudança de horário nobre na RTP 1.

Hum?
- Houve mudança no horário nobre da RTP1 desse mesmo dia, com a exibição de uma biografia e do filme Os Imortais. Houve até uma transmissão de uma curta-metragem realizada pelo Nicolau na RTP2.
- Julgo que sim, a RTP Memória não mudou a programação do próprio dia porque vários canais já o estavam a fazer. Mas alargou a homenagem pelas semanas seguintes, com vários programas a ser emitidos. Houve um Inesquecível de homenagem a ele. Além disso, o Nicolau Breyner está constantemente na grelha da RTP Memória com algum programa.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Rangel disse:
há 7 horas, VascoSantos disse:
Tanto ao Belmiro como ao Zé Pedro fizeram homenagem perto da 00h, portanto, texto sem fundamento. 

O que deram?

Relativamente ao Belmiro deram às 0h30 uma entrevista ao Miguel Sousa Tavares em 1987 no programa Face a Face.
http://www.rtp.pt/programa/tv/p35112

No dia da morte do Zé Pedro deram um concerto antigo dos Xutos às 0h35, e no Sábado às 21h deram a entrevista dele ao Inesquecível.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei de ver um separador de Natal da RTP Memória. A música é igual à dos separadores com a árvore do Grupo RTP. Já o separador em si está feio, com uma árvore muito mal feita. Não consigo explicar bem. Só vendo... Devem ser os mais feios de entre os canais do grupo.

@ruio1999, consegues gravar?

Editado por Televisão 10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Agora, nas férias, tenho visto "Conta-me Como Foi". Tenho gravado todos os episódios desde o início para ver quando tiver tempo... A série é mesmo excelente. Não é um original português, mas está tão bem adaptado que parece. A série da TVE, além de ter sido adaptada para Portugal, foi também adaptada para a Argentina.

Editado por Televisão 10
  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o fim da repetição dos Soldados da Fortuna, estão a repetir desde a passada sexta-feira Crime, Disse Ela às 20h10 a partir da 10ª temporada.

Uma Casa em Fanicos termina no dia 4, e é substituída no dia 5 pelo concurso do Herman José Com a Verdade M'Enganas às 17h50 e a série de humor Cupido Electrónico às 18h30.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, miguelalex23 disse:

Com o fim da repetição dos Soldados da Fortuna, estão a repetir desde a passada sexta-feira Crime, Disse Ela às 20h10 a partir da 10ª temporada.

Uma Casa em Fanicos termina no dia 4, e é substituída no dia 5 pelo concurso do Herman José Com a Verdade M'Enganas às 17h50 e a série de humor Cupido Electrónico às 18h30.

Fiquei surpreendido. É a primeira vez que emitem no canal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Televisão 10 disse:

Agora, nas férias, tenho visto "Conta-me Como Foi". Tenho gravado todos os episódios desde o início para ver quando tuver tempo... A série é mesmo excelente. Não é um original português, mas está tão bem adaptado que parece. A série da TVE, além de ter sido adaptada para Portugal, foi também adaptada para a Argentina.

Fazes bem. Que eu tenha conhecimento, não há melhor série que retrate como era Portugal, Lisboa em particular, naquele tempo. Está mesmo muito bem feita. Gostava que um dia a RTP2, ou até mesmo a Memória, passasse o original.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, LP 98 disse:

Que giro! Pelo menos o jingle adorei :D Podiam era não terem-se cingido ao cinzento e dado um pouco de cor à árvore.

 

O single já era usado em 2015. Quanto ao separador em si, não me agrada mito. É feio. Preferia que recordassem programas natalícios antigos... Ainda assim, sempre estão melhores do que os da RTP 3, nos quais só escreveram “Boas festas”.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, LP 98 disse:

Que giro! Pelo menos o jingle adorei :D Podiam era não terem-se cingido ao cinzento e dado um pouco de cor à árvore.

 

Eu gostei! Não é 100% natalício mas ao menos têm um separador. 

há 36 minutos, Televisão 10 disse:

O single já era usado em 2015. Quanto ao separador em si, não me agrada mito. É feio. Preferia que recordassem programas natalícios antigos... Ainda assim, sempre estão melhores do que os da RTP 3, nos quais só escreveram “Boas festas”.

Isso era uma excelente ideia! Uma sequência de cenas de séries em que dissessem "Feliz Natal" ou "Merry Christmas" era engraçado.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...