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CNN Portugal


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há 2 horas, msm0 disse:

Os intervalos não têm aqueles anúncios das televendas que eram constantes na tvi24. Nota-se também uma melhoria nesse aspeto :haha:

O objectivo parece ser tentar atingir targets diferentes. Basta ver as diferenças entre anunciantes na SIC Notícias e o que se via na TVI24 ou até se vê na CMTV. As televendas dão dinheiro, mas não o tipo de dinheiro que uma operação destas exige.

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há 36 minutos, DonaldoC1997 disse:

É só ver o que aconteceu ontem: com as buscas no Estádio do Dragão de ontem, de quem é que a SIC Notícias fez um especial informação? Do Benfica.

Imprensa desportiva (especialmente a Cofina) é sensacionalismo puro.

Talvez já tivessem esse especial informação preparado para combater o início da CNN, visto que os primeiros episódios da reportagem do Pedro Coelho foram na semana passada.

Mas no geral a SIC não abusa demais dos mesmos temas. Já a CNN com o caso Rendeiro... Vamos a ver qual será o próximo furo jornalístico. 

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há 48 minutos, DonaldoC1997 disse:

O que esperavas? A comunicação social em geral é favorável ao PSD/CDS e dos poucos que não são, são ao Chega.

Nada a ver... A nossa imprensa até pode não ser de todo independente mas não temos canais mais de direita e outros mais de esquerda como nos EUA em que os próprios jornalistas da CNN e da Fox News mandam farpas uns aos outros e argumentam com falácias.

Temos sensacionalismo mas acho piada dizerem que os americanos são melhores que nós na informação. Só se for os da CBS e NBC, porque os canais 24h notícias têm muitos mais meios económicos, tecnológicos, etc e não são melhores. Nisso os nossos media deram um salto imenso nos últimos anos em todos os níveis. Quem compara todo o modelo de notícias da televisão portuguesa de há 10 anos vê bem a evolução constante que tem vindo a ser feita e está ao nível dos melhores do mundo. 

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há 1 hora, Johnman disse:

Desta CNN Portugal, daquilo que tenho visto desde a sua estreia ontem às 21h, só tenho mesmo a lamentar o caráter do canal. Primeiro, parece-me viradinho para uma identidade de direita, em vez da esquerda que esperava com um canal da CNN. Sim, temos vários comentadores de esquerda na doca, mas acho que os destaques principais nesse espetro político são poucos, ainda por cima quando a direita é representada por pessoal tipo Joana Amaral Dias, Maria João Avillez e Lobo Xavier. E sim, dizem que a CNN Brasil é também direitolas, mas não deixa de ser uma desilusão. Para além disso, já mostraram apostar um pouco no sensacionalismo, não super vincado tipo CMTV mas nota-se a influência. No fundo, mudou a estrutura e estilo, mas o rigor jornalístico/político é 100% igual ao da TVI24 :cryhappy:

Por outro lado, a apresentação gráfica e estrutural muito ao estilo americano é para mim uma lufada de ar fresco e um passo à frente para a informação portuguesa. Gosto muito do grafismo, da saturação técnica da imagem, dos intervalos mais constantes mas mais curtos, do estúdio, da programação, e dos pivôs (a Judite em particular, claro). Não vem de todo preencher uma lacuna na nossa informação, mas acredito que seja pelo menos um upgrade, mesmo que pequeno, à TVI24 e um ponto de partida.

Não deve ser virado nem para direita nem para esquerda. Deve ser imparcial. 

A Maria Vieira não concorda contigo:

https://m.facebook.com/100003339948938/posts/4580349192086367/

Em que ficamos? 

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Ao longo do dia, os temas acabaram por se repetir, no entanto, efetivamente, apostou-se muito na análise plural e diversificada. Houve realmente muitos analistas e comentadores, de Lisboa e do Porto, o que tornou a emissão ao longo do dia mais interessante, apesar do dia morno em termos noticiosos. 

Quero destacar o programa da Ana Guedes Rodrigues. Foi aquele jornal que mais se distinguiu dos restantes, até parecia que tinha o toque pessoal da própria jornalista, não só pelos intervenientes (várias pessoas diretamente do estúdio do Porto), como nos temas (entrevistou uma investigadora que criou um método de aprendizagem novo para crianças com dificuldades de aprendizagem). E o facto de a Ana Guedes ter estado sempre de pé, suavizou muito a rigidez da emissão. 

O Sinais Vitais a meio da tarde, como já disseram aqui, não se justifica. Imagino que esteja a ocupar um espaço que será para um outro programa no futuro próximo. Eu sugeria um programa de economia/ negócios, que faz falta numa grelha CNN. 

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há 8 minutos, D91 disse:

Não deve ser virado nem para direita nem para esquerda. Deve ser imparcial. 

A Maria Vieira não concorda contigo:

https://m.facebook.com/100003339948938/posts/4580349192086367/

Em que ficamos? 

A Parrachunga está à espera do canal do Notícias Viriato.

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Focar nas classes A e B é um risco. As classes C e D garantem o dinheirinho no final do mês e exigem pouco esforço da redação e da newsdesk.

Até porque em Portugal a classe A não é obrigatoriamente a que tem mais educação formal, embora tenha poder aquisitivo. E sociologicamente as classes A e B mentem deliberadamente nos inquéritos de opinião: nunca consumem trash TV, novelas e realities, só assistem a séries, Netflix e informação só politica, internacional e económica e financeira e nada de diretos de acidentes de viação, incêndios... dizem. Compram Mercedes, BMW, Tesla e relógios de 50k no duty free do aeroporto mas muitos não falam inglês. Por isso imagino a dor de cabeça que deve ser a agenda e as reuniões dos editores na CNN Portugal para tentar agradar a todxs!

Acho que voltarem a ter um espaço "Breves" ou "Hoje foi notícia" ao final do dia seria importante. Só audio sobre imagens, menos de 5 minutos, com o resumo do que foi notícia e um apanhado do que foi falado nos outros canais, jornais online e redes sociais. Aí daria para meter os tópicos triviais "típicos" do target classes C e D e 'matavam' dois coelhos de uma só cajadada: ficava dada a informação e matavam a curiosidade nunca declarada de alguma classe A e B. Porque ninguém vê essas coisas mas depois os números dizem outra coisa... Ou como dizia a patroa da criada malcriada: Eu só vejo TV para ter algum assunto para falar com a criadagem, não pode ser só pedir mais gin e Dom Pérignon porque dizem que eles também têm sentimentos!  ?  

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há 12 minutos, dav01 disse:

Parece que se arrependeram, recomeçou a TVI24 :adoro:

Sim, não iam fazer o pré-jogo de uma coisa que tem os direitos e que dá audiência.

Portugal é um país de futebol e também tem de ser noticiado. A CNN Internacional também tem blocos de desporto, sabiam?

Editado por ruio1999
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há 5 minutos, Vieira disse:

Muita gente gosta de futebol em Portugal, é um desporto muito popular, nem fazia sentido deixarem de lado por completo.

Estes especiais Liga dos Campeões provavelmente só acontecem porque a TVI exige os jogos.

Acredito que não façam especiais para os jogos da liga e da seleção nacional. 

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há 9 minutos, João_do_Porto disse:

Focar nas classes A e B é um risco. As classes C e D garantem o dinheirinho no final do mês e exigem pouco esforço da redação e da newsdesk.

Até porque em Portugal a classe A não é obrigatoriamente a que tem mais educação formal, embora tenha poder aquisitivo. E sociologicamente as classes A e B mentem deliberadamente nos inquéritos de opinião: nunca consumem trash TV, novelas e realities, só assistem a séries, Netflix e informação só politica, internacional e económica e financeira e nada de diretos de acidentes de viação, incêndios... dizem. Compram Mercedes, BMW, Tesla e relógios de 50k no duty free do aeroporto mas muitos não falam inglês. Por isso imagino a dor de cabeça que deve ser a agenda e as reuniões dos editores na CNN Portugal para tentar agradar a todxs!

Acho que voltarem a ter um espaço "Breves" ou "Hoje foi notícia" ao final do dia seria importante. Só audio sobre imagens, menos de 5 minutos, com o resumo do que foi notícia e um apanhado do que foi falado nos outros canais, jornais online e redes sociais. Aí daria para meter os tópicos triviais "típicos" do target classes C e D e 'matavam' dois coelhos de uma só cajadada: ficava dada a informação e matavam a curiosidade nunca declarada de alguma classe A e B. Porque ninguém vê essas coisas mas depois os números dizem outra coisa... Ou como dizia a patroa da criada malcriada: Eu só vejo TV para ter algum assunto para falar com a criadagem, não pode ser só pedir mais gin e Dom Pérignon porque dizem que eles também têm sentimentos!  ?  

Certo, mas quando se diz que a classe x vê y não é uma intuição, tem que ver com as audiências. São estudos estatísticos com base nos resultados audiométricos, não são "inquéritos de opinião". A questão central é mesmo tentar agradar a uma classe A, para poder vender publicidade mais cara, sem descurar as classes B e C que são as classes da maioria dos telespectadores. É por isso que liderar não é tudo. A CMTV ao garantir a liderança do Cabo agradando as classes baixas não vende a publicidade tão cara como a SICN e, portanto, o retorno talvez até seja menor. É um jogo de equilíbrio entre ser popular o suficiente para ter audiência e rigoroso o suficiente para agradar a quem tem dinheiro. 

Editado por _Daniel_
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há 3 minutos, JM26 disse:

Estes especiais Liga dos Campeões provavelmente só acontecem porque a TVI exige os jogos.

Acredito que não façam especiais para os jogos da liga e da seleção nacional. 

Se ainda fosse na RTP, teríamos o pré-jogo na RTP3 e os resumos na RTP1.

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há 44 minutos, DavidMSaraiva disse:

Sabem se a CNN Portugal vai ter intérpretes de língua gestual presentes no ecrã?

Presumo que sim, que as obrigações a que a TVI24 estava sujeita transitem para a CNN.

"Os serviços de programas generalistas e temáticos, de acesso não condicionado com assinatura de âmbito nacional, deverão garantir, no horário compreendido entre as 8h00 e as 00h00, três horas semanais de programas de natureza informativa com interpretação por meio de língua gestual portuguesa, incluindo, com periodicidade semanal, a interpretação integral de um dos serviços noticiosos"

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há 13 minutos, Televisão 10 disse:

São obrigados por lei a ter em alguns noticiários. 

Existe um limite mínimo semanal. Nos privados, têm de ser emitidas 6 horas de tradução em língua gestual portuguesa. (Em 2019 era assim, não sei se algo mudou entretanto). 

Editado por Frank
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há 34 minutos, _Daniel_ disse:

Certo, mas quando se diz que a classe x vê y não é uma intuição, tem que ver com as audiências. São estudos estatísticos com base nos resultados audiométricos, não são "inquéritos de opinião". A questão central é mesmo tentar agradar a uma classe A, para poder vender publicidade mais cara, sem descurar as classes B e C que são as classes da maioria dos telespectadores. É por isso que liderar não é tudo. A CMTV ao garantir a liderança do Cabo agradando as classes baixas não vende a publicidade tão cara como a SICN e, portanto, o retorno talvez até seja menor. É um jogo de equilíbrio entre ser popular o suficiente para ter audiência e rigoroso o suficiente para agradar a quem tem dinheiro. 

É exatamente esse equilíbrio que acho muito difícil de se fazer, particularmente em Portugal que é um dos países que mais consome TV, aberta e cabo, e canais de informação. E acredito que vai ser um enorme desafio para a CNN Portugal. Principalmente quando a direção comercial começar a falar nas reuniões da administração da Media Capital.

Sobre o que escrevi antes, a audimetria, quando estagiei no departamento comercial de uma TV nacional e depois nas agencias de publicidade onde trabalhei, representa apenas uma parte do bolo. Porque os clientes querem saber muitas outras coisas mais antes de anunciar e as TVs também. Os estudos de opinião são frequentes, o uso de painéis de controlo de respostas e questionários também, dados da SIBS, das operadoras de telecom, dos seguros, do que comem os telespectadores, o que vestem, que carro têm, o que fazem enquanto assistem TV, com quem assistem,... É um mundo de informação que assiste à decisão de programadores de TV, editores e anunciantes.

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