Jump to content

GfK - Medição de Audiências


_zapping_

Posts Recomendados

há 16 minutos, RMC disse:

Tenho a mesma opinião. Será que ficaria assim tão caro para a empresa em, por exemplo, dobrar a amostra? Tornaria a coisa mais real, apesar de ser ainda uma amostra minima.

No Reino Unido, por exemplo, que tem um população cerca de 6.5x maior só têm um painel 5x maior (https://www.radiotimes.com/news/tv/2018-11-30/how-do-uk-tv-viewing-figures-and-overnight-ratings-work/). Ou seja, a amostra ainda é mais pequena em percentagem que a portuguesa.

há 13 minutos, RuiCouto disse:

desculpem a minha burrice ?  mas como ele sabem quantas pessoas mais ou menos estavam a ver o programa ?

Está aqui (https://forum.atelevisao.com/topic/3272-gfk-medição-de-audiências/?page=57&tab=comments#comment-1573010) a amostra e a correspondência real para alguns dos segmentos.

Editado por jc_71189
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, RuiCouto disse:

desculpem a minha burrice ?  mas como ele sabem quantas pessoas mais ou menos estavam a ver o programa ?

Como é que eles sabem? O painel é composto por pessoas cuja faixa etária, classe social, etc., representam estatisticamente a realidade da população (se estiverem bem feitas, claro :angel:). Então, essas pessoas têm um aparelho em casa que elas usam para se identificar e guardar informação sobre os canais que vêem. O aparelho identifica os programa através do som. A partir dessa informação, eles multiplicam pelo universo e tens a audiência. Ela nunca é 100% real por causa disso. Nem nunca vai ser, até porque é benéfico para eles que seja apenas uma amostra :haha:

Editado por Magazine
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Magazine disse:

Como é que eles sabem? O painel é composto por pessoas cuja faixa etária, classe social, etc., representam estatisticamente a realidade da população (se estiverem bem feitas, claro :angel:). Então, essas pessoas têm um aparelho em casa que elas usam para se identificar e guardar informação sobre os canais que vêem. O aparelho identifica os programa através do som. A partir dessa informação, eles multiplicam pelo universo e tens a audiência. Ela nunca é 100% real por causa disso. Nem nunca vai ser, até porque é benéfico para eles que seja apenas uma amostra :haha:

Medidas através do som, é para fingir que as audiências do Programa da Cristina não são das pessoas que estão a ver o Apanha Se Puderes em VOSDAL? :coffee:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Magazine disse:

Como é que eles sabem? O painel é composto por pessoas cuja faixa etária, classe social, etc., representam estatisticamente a realidade da população (se estiverem bem feitas, claro :angel:). Então, essas pessoas têm um aparelho em casa que elas usam para se identificar e guardar informação sobre os canais que vêem. O aparelho identifica os programa através do som. A partir dessa informação, eles multiplicam pelo universo e tens a audiência. Ela nunca é 100% real por causa disso. Nem nunca vai ser, até porque é benéfico para eles que seja apenas uma amostra :haha:

muito obrigado, porque nao fazia a mínima ideia disso, por isso nao vale a pena eu ligar uma tv ou nem que seja 4 tvs porque a audiências nao muda e vai ser a mesma 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Audiências da semana: SIC ultrapassa TVI

quadro-1-2.jpg

A semana 2 de 2019 (7 e 13 de Janeiro) registou um consumo televisivo de 4h09m, tempo de visionamento inferior em cerca de 18 minutos ao valor da semana anterior.
Relativamente à repartição da audiência, o desempenho do Cabo foi de 36,4% de quota, a TVI desceu para os 18,6%, tendo sido ultrapassada pela SIC, que chegou aos 19,1% de share, valor que lhe confere a liderança dos free-to-air. A RTP1 manteve-se nos 11,8% de share.
Na tabela dos canais Pay TV mais vistos, as novidades vão para a troca de lugares entre o Disney, que sobe ao terceiro lugar, e o Hollywood que desce para a quarta posição; e ainda para a reentrada para o 10º lugar da Sport TV+, com uma audiência de 21,7 mil telespectadores. Quanto à liderança mantém-se com a CMTV, ao atingir uma audiência de 67,6 mil indivíduos. Também o canal Globo volta a ocupar o segundo lugar do top.
Na programação da semana entre 7 e 13 de Janeiro, verifica-se que quatro dos cinco programas mais vistos, foram transmitidos no dia de domingo, cabendo a liderança ao Dança com as Estrelas com 12,7% de audiência média; a edição do Jornal das 8 deste dia ocupou o segundo lugar. No lugar seguinte encontra-se a excepção, o episódio da novela Valor da Vida de segunda-feira. O quarto lugar pertence ao programa mais visto da SIC, o Jornal da Noite. A estreia de Lip Sync Portugal, que obteve 11,0% de audiência, fecha o ranking da semana.
Com 223,8 mil telespectadores, o jogo de Futsal – Taça da Liga/Benfica x Braga da CMTV foi o programa mais visto dos canais pagos. A edição de sexta-feira do CM Jornal 20H ocupa a segunda posição. Seguem-se as novelas do canal Globo Páginas da Vida e Salve Jorge. A finalizar encontra-se o Especial CM/Pós-Match Sporting x FC Porto.

quadro-2-2.jpg

Fonte:http://www.meiosepublicidade.pt/2019/01/audiencias-da-semana-sic-ultrapassa-tvi/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

41 minutes ago, HyperionBrook said:

Essa amostra é mesmo pequena.

Essas pessoas sabem ou não tem qualquer conhecimento que estão a ser "medidas"? 

Sabem, aliás as pessoas têm que fazer algumas coisas. As pessoas são contactadas inicialmente e há uma avaliação das características pessoais do agregado. Estando o painel bem feito, a representação dos agregados por localização, faixas etárias, classe social, número de pessoas a viver na casa, etc., segue a distribuição que existe de facto no país e aferida, por exemplo, nos censos.

Quando o agregado é escolhido para fazer parte do painel, as pessoas passam a ter um aparelho que regista o som que sai da televisão. Depois, quando estão a ver televisão têm que colocar, através de um comando, quem do agregado familiar está a ver. Por exemplo, no caso que estejas tu e o teu pai a ver, no comando tens que colocar que és tu e o teu pai que estão à frente da televisão naquele momento. Se a tua avó entretanto passar a ver tens de usar o comando para a adicionar. O mesmo se alguém for embora. (Tenho muitas dúvidas que na prática adicionem/removam se alguém está à frente da televisão, além da definição inicial)

É através disto que eles depois fazem as audiências segmentadas, porque cada pessoa no agregado está identificada de acordo com as suas características.

Quem faz parte do painel recebe como compensação tipicamente vales de desconto para supermercado ou coisa do género. Se não estou em erro, cada agregado permanece no máximo entre 6 a 12 meses no painel.

Editado por jc_71189
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ahh, e minha próxima pergunta era essa, da questão das idades. Muito obrigado.

Mas mesmo assim, com a quantidade de canais por cabo, acaba por ficar um bocado irrealista. Digo isto porque deve haver muita gente fora dessa média, como eu: Trabalho, e a minha televisão está todo o dia ligada num só canal.

Editado por HyperionBrook
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

12 minutes ago, HyperionBrook said:

Ahh, e minha próxima pergunta era essa, da questão das idades. Muito obrigado.

Mas mesmo assim, com a quantidade de canais por cabo, acaba por ficar um bocado irrealista. Digo isto porque deve haver muita gente fora dessa média, como eu: Trabalho, vivo sozinho e a minha televisão está todo o dia ligada no Disney Channel (por questões profissionais). xD

Penso que há algumas regras relativamente aos dados de visualização. Por exemplo, se alguém tiver a televisão no mesmo canal o dia todo, sem fazer qualquer mudança, os dados são (não sei se no todo ou só em parte) descartados.

Editado por jc_71189
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Figo disse:

Já sei que vou levar com os pseudo-imparciais em cima, mas acho os resultados dos talk-shows da TVI muito estranhos.

Eu também. A medidora que seja mudada rapidamente. Não dá para entender como é que a Tarde é Sua conseguiu chegar aos 13% de share e como a Cristina não atingiu os 40%. Muito estranho.

  • Haha 9
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, AGUI disse:

Eu também. A medidora que seja mudada rapidamente. Não dá para entender como é que a Tarde é Sua conseguiu chegar aos 13% de share e como a Cristina não atingiu os 40%. Muito estranho.

Totalmente de acordo. A Cristina devia ter feito 80% share, abaixo disso é muito estranho. A GfK está contra a Tininha, :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...