Jump to content

GfK - Medição de Audiências


_zapping_

Posts Recomendados

Pelo que leio no Público, as mudanças são:

- o painel é constituído com base dos Censos 2011 e não 2001 = mais "velhos"

- actualização da proporção de clientes de TV paga, a subir claro

Mas como os novos clientes de TV paga devem ser maioritariamente pessoas mais idosas (os mais novos já devem estar equipados), e que é um público mais fiel às generalistas, então acho que o efeito n°1 deve ser mais forte ao efeito n°2. Ou seja, a RTP1 e a TVI devem subir ligeiramente para mim.

Eu acho um pouco injusto a GfK ter medido as audiências sabendo já há vários meses que eram incorrectas. Qual a credibilidade dos valores que agora publica daqui até o mês de Março?

Pessoalmente não percebo o que vêm fazer nas audiências TV a categoria "Outros".

Se incluísse apenas os canais TV estrangeiros ainda posso perceber. Mas o que vêm fazer videojogos em audiências TV??

Quer dizer que, se percebi bem, se eu jogo numa PlayStation 3 conta nas audiências porque está ligada à TV, mas se eu prefiro jogar a Nintendo 3DS (portátil), já não é incluído. Liiiiindo! :sarcastic:

injusto!? eu acho um puro engano isso sim, sinceramente estou a um passo de nao comentar mais estas audiencias que nao tem credibilidade nenhuma. so em Portugal com uma empresa que representa estas falhas continua a medir audiencias, ninguem pensa no mercado publicitario? os danos que ja foram causados!? por amor todas as tv's deviam processar esta empresa, claro que a SIC nao o vai fazer, foi a mais beneficiada com este engano

E isso dos Outros juro que nem quero entender, enfim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

sao programas gravados e jogos!? quer dizer isso nos Estados Unidos nem chega a 10% e aqui faz quase tanto como a RTP1, esta GFK minha nossa

Não queiras comparar a televisão americana com a nossa! A qualidade de oferta televisiva nos EUA é muito superior e com mais qualidade e diversidade. Lá, quem é que quer ver programas gravados, repetições, jogos, etc?! É estar a comparar um camião com uma bicicleta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

GfK tem um mês para corrigir problemas nas audiências

Um ano depois das polémicas, a empresa responsável pela medição dos ‘share’ alterou o painel. RTPdiz que não será preciso “rasgar o contrato” com a GfK.

Depois de um ano de audiências televisivas envoltas em polémica, os responsáveis dos canais generalistas aguardam com expectativa a entrada em vigor de um renovado painel da GfK, que venceu o concurso lançado em 2011 e que substituiu a Marktest.

A empresa de António Salvador, que está actualmente a substituir cerca de 300 dos mil lares que integravam a amostra do sistema de audiometria, tem até ao final de Fevereiro para limar arestas, corrigindo os erros detectados pela auditoria da Comissão de Análise e Estudos de Meios (CAEM).

Fonte: DE

A festa vai começar a 1 de Março quando virem que a GFK é uma palhaçada a medir audiências, só em Portugal é que a empresa que ficou em último é que ganha um concurso é só rir e acreditar nas audiências que a GFK publica é como acreditar no pai natal. :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

GfK tem um mês para corrigir problemas nas audiências

Um ano depois das polémicas, a empresa responsável pela medição dos ‘share’ alterou o painel. RTPdiz que não será preciso “rasgar o contrato” com a GfK.

Depois de um ano de audiências televisivas envoltas em polémica, os responsáveis dos canais generalistas aguardam com expectativa a entrada em vigor de um renovado painel da GfK, que venceu o concurso lançado em 2011 e que substituiu a Marktest.

A empresa de António Salvador, que está actualmente a substituir cerca de 300 dos mil lares que integravam a amostra do sistema de audiometria, tem até ao final de Fevereiro para limar arestas, corrigindo os erros detectados pela auditoria da Comissão de Análise e Estudos de Meios (CAEM).

Fonte: DE

A festa vai começar a 1 de Março quando virem que a GFK é uma palhaçada a medir audiências, só em Portugal é que a empresa que ficou em último é que ganha um concurso é só rir e acreditar nas audiências que a GFK publica é como acreditar no pai natal. :rolleyes:

Concordo, e aplaudo de pé.

Já para não falar do envolvimento do diretor geral da SIC com a GFK.

Mas nem me vou pronunciar mais sobre este assunto, se não "crio mau ambiente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

GfK tem um mês para corrigir problemas nas audiências

Um ano depois das polémicas, a empresa responsável pela medição dos ‘share’ alterou o painel. RTPdiz que não será preciso “rasgar o contrato” com a GfK.

Depois de um ano de audiências televisivas envoltas em polémica, os responsáveis dos canais generalistas aguardam com expectativa a entrada em vigor de um renovado painel da GfK, que venceu o concurso lançado em 2011 e que substituiu a Marktest.

A empresa de António Salvador, que está actualmente a substituir cerca de 300 dos mil lares que integravam a amostra do sistema de audiometria, tem até ao final de Fevereiro para limar arestas, corrigindo os erros detectados pela auditoria da Comissão de Análise e Estudos de Meios (CAEM).

Fonte: DE

A festa vai começar a 1 de Março quando virem que a GFK é uma palhaçada a medir audiências, só em Portugal é que a empresa que ficou em último é que ganha um concurso é só rir e acreditar nas audiências que a GFK publica é como acreditar no pai natal. :rolleyes:

:clapping:

Editado por Faded
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

GfK tem um mês para corrigir problemas nas audiências

Um ano depois das polémicas, a empresa responsável pela medição dos ‘share’ alterou o painel. RTPdiz que não será preciso “rasgar o contrato” com a GfK.

Depois de um ano de audiências televisivas envoltas em polémica, os responsáveis dos canais generalistas aguardam com expectativa a entrada em vigor de um renovado painel da GfK, que venceu o concurso lançado em 2011 e que substituiu a Marktest.

A empresa de António Salvador, que está actualmente a substituir cerca de 300 dos mil lares que integravam a amostra do sistema de audiometria, tem até ao final de Fevereiro para limar arestas, corrigindo os erros detectados pela auditoria da Comissão de Análise e Estudos de Meios (CAEM).

Fonte: DE

A festa vai começar a 1 de Março quando virem que a GFK é uma palhaçada a medir audiências, só em Portugal é que a empresa que ficou em último é que ganha um concurso é só rir e acreditar nas audiências que a GFK publica é como acreditar no pai natal. :rolleyes:

Concordo, e aplaudo de pé.

Já para não falar do envolvimento do diretor geral da SIC com a GFK.

Mas nem me vou pronunciar mais sobre este assunto, se não "crio mau ambiente"

tipo mas as audiências da GFK são muito idênticas ás da marktest, tirando o facto de na marktest a TVI liderar, por décimas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um ano depois das polémicas, a empresa responsável pela medição dos ‘share’ alterou o painel. RTPdiz que não será preciso “rasgar o contrato” com a GfK.

bem se c estas alterações a RTP volta a ter os valores q tinha antigamente ficando mts vezes à frente da SIC, é mto mau pa estação, pq teve um ano a perder receita publicitaria :O

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tipo mas as audiências da GFK são muito idênticas ás da marktest, tirando o facto de na marktest a TVI liderar, por décimas.

Na marktest a tvi lidera e por muito na media final. Em janeiro teve 27% contra uns 23 da sic, se nao estou em erro. As semelhancas e mais no horario nobre em que ha uma disputa de lideranca todos os dias

_______

Falta pouco mais de 20 dias para nao ler comentarios de fanaticos acusar a gfk quando a sua estacao preferida nao ganha. Estou para ver as alteracoes, duvido que haja GrAndres, a excepcao da subida em flecha da rtp.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As audiências da GfK são uma falácia. Ter de alterar 30% do painel (mais de 300 lares), ter um relatório que aponta falhas técnicas graves na medição e não ter população representada de forma estatisticamente significativa é uma vergonha. Pergunto-me como é que as empresas de TV alinham numa brincadeira destas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem se c estas alterações a RTP volta a ter os valores q tinha antigamente ficando mts vezes à frente da SIC, é mto mau pa estação, pq teve um ano a perder receita publicitaria :O

É pouco provável a RTP1 voltar ao 2º lugar. Já nem nos últimos tempos da Marktest o conseguia. Também duvido que chegue aos 20%, mas com certeza subirá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se as audiências em Março sofrerem grandes alterações, nomeadamente com um disparo da RTP 1, a GFK perde toda a credibilidade. Isto já para não falar das indemnizações avultadas que serão pedidas.

Dito isto, penso que as alterações nos valores serão quase imperceptíveis. Porventura teremos um aproximar do horário nobre de SIC e TVI e a RTP continuará no fundo do poço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje, no Correio da Manhã vem uma opinião do Eduardo Cinha Torres que deixo aqui a seguir, pena não ter os gráficos como vem na edição em papel, porque a TVI com a Marktest tem ainda mais audiência do que na GFK, a SIC tem menos audiência na Marktest do que na GFK e a RTP1 é o verdadeiro descalabro com a GFK, enquanto na Marktest de 1 de Janeiro a 21 de Fevereiro a RTP1 tem 16.6% na GFK a RTP1 tem 11.8% de audiência. Vergonhoso as audiências da GFK na RTP1. Excelente opinião e só vem dizer que as audiências da GFK não passam de uma ficção e que não reflecte em nada o que se passa no panorama televisivo, até telepectadores fantasma a GFK tem. :haha: :haha: Só em Portugal é que vemos isto. :rolleyes:

A principal ficção na TV é a medição de audiências

Imagina-se uma agência de viagens não saber quantas viagens vende por ano? Acontece com a indústria de TV. Desde Março de 2012, vive com números de "vendas" de programas aos espectadores portugueses que não estão validados. São pura ficção, com importantes consequências: os anúncios são pagos por números de espectadores que não corresponderão à realidade; e os programas são planeados em função dessa mentira.

Há duas amostras representativas da população portuguesa, submetidas a diferentes cálculos, fornecendo números diferentes: a audimetria da Marktest e a da GfK, esta contratada pela entidade representativa da indústria, a CAEM, dominada pelos que mais beneficiaram pela mudança.

Vendo o quadro, percebe-se a situação. Os números de 2013 até sexta-feira revelam profundas divergências. Há mais 362 mil espectadores de TV em média na GfK do que na Marktest. Nos canais de acesso livre a diferença é de 150 mil espectadores, ou mais 15% de tempo a vermos os quatro. Quanto mais espectadores, mesmo fictícios, mais receitas e tops na imprensa que colabora na mentira. Os que mais mandam na CAEM foram os que mais beneficiaram com a mudança.

O canal comercial do Estado, RTP 1, perde 12,5% de audiência de uma audimetria para a outra. A RTP 2 sobe, mas no conjunto os dois canais saem a perder. Já os canais comerciais privados, que a CAEM claramente favorece, tiveram ganhos na "secretaria" com a mudança da audimetria oficial. A SIC "ganha" mais de 25% de assistência em 2013 e a TVI 15%. Comparando a audiência dos canais entre si, pelo share, a RTP 1 perde 4,8% da Marktest para a GfK, a SIC ganha 0,6% e a TVI 1,8%.

A SIC está satisfeita com a audimetria ficcional; a TVI cala-se, por beneficiar em total de espectadores. A RTP, que não se opôs como devia, quer agora juntar-se ao ganho de "secretaria": ao prever "aumentar" o share para 22%, o presidente da RTP conta com martelada nos números, dos 14,6% da GfK para um valor próximo dos 18,8% da Marktest. Juntando à martelada programas populistas sem interesse público, conta chegar a uns 20% de share. E assim se vai fazendo a história da TV em Portugal. Questões como esta são sempre escondidas pelos que a fazem. E falar disto incomoda-nos, pois o capitalismo sem regras, corporativo, em que interesses privados comuns se sobrepõem à concorrência saudável, não quer que os cidadãos saibam como são enganados.

Editado por santos12
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que afinal hoje ainda não estará tudo a 100%. :cool: Que novidade... :rolleyes:

No prazo limite painel da GfK ainda não é consensual

Empresa de António Salvador tinha até ontem para terminar correcções, mas ainda haverá detalhes por afinar.

Entra hoje em vigor o painel renovado de medição de audiências de televisão mas, depois de um ano de polémica que se sucedeu à substituição da Marktest pela GfK, o processo pode ainda não estar fechado.
A Comissão de Análise e Estudos de Meios (CAEM) esteve reunida ontem, dia em que terminou o prazo para a correcção do sistema. O novo painel vai agora ser analisado durante as próximas duas semanas e só depois será emitida uma posição oficial da entidade que representa os três ‘stakeholders' do mercado: televisões, operadores e anunciantes.

Durante o processo de correcção, iniciado a 2 de Janeiro, a empresa de António Salvador procedeu à substituição de cerca de 300 dos mais de mil lares que integravam a amostra do sistema de audiometria, para corrigir os erros detectados pela auditoria da CAEM.

Fernando Cruz, director da CAEM, disse ao Diário Económico que "a expectativa é de que tudo esteja afinado", remetendo uma avaliação para depois da análise global do conselho técnico da CAEM que deverá estar concluída no prazo de uma a duas semanas. "Depois disso é que nos vamos pronunciar", acrescentou.

Apesar de já estar activo, os operadores admitem que ainda possa haver alguns detalhes a corrigir. Paulo Soares, director da área de conteúdos de programação e audimetria da TVI, diz que, para a estação de Queluz de Baixo, a preocupação é a de garantir que sejam feitos os "ajustamentos adequados" e dá como exemplo a necessidade de fazer correcções ao nível da proporcionalidade da idade e a distribuição do painel pelo número do agregado familiar.

Em 2012, a auditoria conduzida pela PriceWaterHouseCoopers confirmou alguns problemas, entre os quais a sub-representação da faixa etária acima dos 45 anos e das classes mais baixas (C, D e E) - uma das mais significativas nas audiências da RTP - além de alguns problemas técnicos na leitura do som, essencial no serviço de ‘audiomatching'. A subrepresentatividade do painel face à realidade estatística do País deverá ficar agora colmatada com a adaptação do painel aos dados dos Censos de 2011.

Contactada, fonte oficial da SIC não quis comentar. Também não foi impossível obter qualquer comentário da RTP, até à hora de fecho desta edição.

RTP1 e TVI são as mais penalizadas pelo painel da GfK

A audiência média, calculada a partir do painel da GfK (entre Março e Dezembro de 2012) penaliza sobretudo os resultados da RTP1 e da TVI. A televisão pública chega a perder no ‘all-day' 4,7 pontos percentuais e no ‘prime-time' 4,4, face à medição da Marktest. Para a TVI a maior diferença regista-se no ‘all-day', onde a distância chega a ser de 2,5 pontos.

A SIC, que em Setembro ultrapassou a TVI no horário nobre, é a única televisão que colhe algum benefício do novo sistema de medição de audiências, com mais um ponto percentual no ‘prime-time'.

A maior diferença entre os dois painéis está na audiência que atribuem ao cabo. Enquanto a Marktest dá 29,6% (‘all-day') e 25,6 (em ‘prime-time'), a GfK atribui a este segmento 36,8% e 31% respectivamente.

In Económico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é óbvio, a GFK já mostrou ser incompetente, chega o fim do prazo e continua tudo na mesma. Noutro país qualquer, há muito que a GFK tinha sido posta na rua. Mas em Portugal o pior é que ganhou o concurso, só mesmo aqui. Mais duas semanas e vão chegar à conclusão que é tudo uma falácia. A Marktest ainda vai ser novamente a medidora de audiências em Portugal. :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...