Jump to content

GfK - Medição de Audiências


_zapping_

Posts Recomendados

Guerra aberta nas audiências

Está aberta a guerra entre a TVI e a RTP e a Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM), presidida por Luís Marques, também administrador da SIC.

A TVI já decidiu "impugnar" a decisão da CAEM, que validou o painel da GfK e as suas correções, recusando a verificação exigida pela TVI e RTP.

Miguel Pais do Amaral, presidente da dona da TVI, responsabiliza a CAEM por perdas de 5 a 10 milhões de euros. À Lusa afirma que este "não é o painel adequado".

A empresa está mesmo disponível para "suportar no todo ou em parte" os custos da verificação.

Também a RTP diz que "em sede própria, irá opor-se a essa mesma decisão" da CAEM.

Ao CM, Luís Marques adianta que a decisão foi "tomada em respeito escrupuloso dos estatutos da CAEM", afirmando que a "posição da TVI e da RTP foram expressas de forma clara".

Ainda assim, diz que os anunciantes, as agências de meios e a maioria dos meios (SIC, PT e ZON) decidiram validar o painel e as correções executadas.

Contudo, sabe o CM, ainda há acertos por fazer. Por exemplo, o número de casas com um ou dois habitantes está sub-representado na amostra da GfK, e existem lares com mais de três pessoas em excesso no painel.

Também nas faixas etárias, existe uma amostra maior que a necessária entre os 4 e os 14 anos e uma sub-representação dos maiores de 65.

Luís Marques admite que "nem todas as variáveis estão certas", mas sublinha que os valores finais são todos "ponderados", e que nesta fase é normal esta "estabilização do painel".

Espanta-me como é que, com tantos acertos que pelos vistos ainda há para fazer, este novo painel foi considerado válido e de confiança. Está assim explicado o porquê da CAEM e companhia não querem uma nova auditoria externa. Devia ser bonito devia, o resultado final da auditoria. :cool: Posto isto, acho muito bem a atitude da RTP e TVI.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa questão Hugo.. Também não faço a mínima ideia do porquê.

Estou ainda a processar esta última notícia do CM, na qual referem as falhas que ainda existem e confirmado pelo próprio Luís Marques. Só quando essas falhas tivessem sido corrigidas é que o painel devia ser considerado válido e de confiança. Acho que isto é fácil de perceber... Mas quando se escolhe o baixo custo em detrimento da qualidade, só podia dar nisto.

Editado por ZDK
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TVI quer impugnar decisão da CAEM

Guerra aberta nas audiências

Está aberta a guerra entre a TVI e a RTP e a Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM), presidida por Luís Marques, também administrador da SIC.

A TVI já decidiu "impugnar" a decisão da CAEM, que validou o painel da GfK e as suas correções, recusando a verificação exigida pela TVI e RTP.

Miguel Pais do Amaral, presidente da dona da TVI, responsabiliza a CAEM por perdas de 5 a 10 milhões de euros. À Lusa afirma que este "não é o painel adequado".

A empresa está mesmo disponível para "suportar no todo ou em parte" os custos da verificação.

Também a RTP diz que "em sede própria, irá opor-se a essa mesma decisão" da CAEM.

Ao CM, Luís Marques adianta que a decisão foi "tomada em respeito escrupuloso dos estatutos da CAEM", afirmando que a "posição da TVI e da RTP foram expressas de forma clara".

Ainda assim, diz que os anunciantes, as agências de meios e a maioria dos meios (SIC, PT e ZON) decidiram validar o painel e as correções executadas.

Contudo, sabe o CM, ainda há acertos por fazer. Por exemplo, o número de casas com um ou dois habitantes está sub-representado na amostra da GfK, e existem lares com mais de três pessoas em excesso no painel.

Também nas faixas etárias, existe uma amostra maior que a necessária entre os 4 e os 14 anos e uma sub-representação dos maiores de 65.

Luís Marques admite que "nem todas as variáveis estão certas", mas sublinha que os valores finais são todos "ponderados", e que nesta fase é normal esta "estabilização do painel".

In Correio da Manhã

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só acho estranho a SIC ser a única a beneficiar com o painel da GfK. Até porque o administrador da CAEM nem é o Luís Marques da SIC nem nada...

As pessoas não veem a situação ao contrario, imaginem que o Cunha Velho estava no lugar do Luís Marques, e que depois as audiências da TVI subiam de forma exponencial, óbvio que depois iam afirmar que não havia transparência na medição das audiências.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As pessoas não veem a situação ao contrario, imaginem que o Cunha Velho estava no lugar do Luís Marques, e que depois as audiências da TVI subiam de forma exponencial, óbvio que depois iam afirmar que não havia transparência na medição das audiências.

Não adianta :dry:

Editado por AndréTV
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As pessoas não veem a situação ao contrario, imaginem que o Cunha Velho estava no lugar do Luís Marques, e que depois as audiências da TVI subiam de forma exponencial, óbvio que depois iam afirmar que não havia transparência na medição das audiências.

oh mas porque é que vocês não se lembram de dizer essas coisas quando as novelas da TVI se aproximam, ou vencem, as da SIC... porque é que tu não estranhaste o facto de Louco Amor ter disparado esta ultima semana?? :rolleyes:

eu também acho um pouco ridículo ver um director de uma estação de televisão á frente da empresa que mede as audiências televisivas, mas dai a insinuar que ele se aproveita da sua posição já é entrar no campo judicial :excl:

de qualquer forma talvez fosse melhor mudar de medidora, embora eu acredite piamente nestes resultados, pelo menos nos do Cabo... a coitada que viesse substituir a GFK também as ia penar mas pronto... pelo menos mudava-se...

Editado por Rod
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que é que não adianta?

Não me digas que não achas estranho? A RTP e a TVI a perder e a SIC a subir. Por coincidência o administrador faz parte da SIC... Eu nem sabia disso. Soube hoje. xD

Não sabias Marcos!? :O:D Esse é um dos factores que muitos apontam, já há muito tempo, como causador de toda esta polémica. Mas segundo as últimas notícias, teremos eleições para o substituto do cargo, e desta vez parece que será alguém relacionado com os anunciantes.

Editado por ZDK
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que é que não adianta?

Não me digas que não achas estranho? A RTP e a TVI a perder e a SIC a subir. Por coincidência o administrador faz parte da SIC... Eu nem sabia disso. Soube hoje. xD

Pouca gente sabe isso...Mas acho bem a TVI achar abusivo a SIC tb votar contra a auditoria, tendo o Luís Marques na CAEM.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sabias Marcos!? :O:D Esse é um dos factores que muitos apontam, já há muito tempo, como causador de toda esta polémica. Mas segundo as últimas notícias, teremos eleições para o substituto do cargo, e desta vez parece que será alguém relacionado com os anunciantes.

Não, não sabia que esse Luís Marques era o da SIC. Sabia que era um Luís Marques mas nunca pensei que fosse da SIC.

Acho um abuso, isso. Não devia de ser nem da SIC, nem da TVI nem da RTP nem de nenhum canal!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que é que não adianta?

Não me digas que não achas estranho? A RTP e a TVI a perder e a SIC a subir. Por coincidência o administrador faz parte da SIC... Eu nem sabia disso. Soube hoje. xD

Não adianta estarmos sempre com a conversa de quando algo da SIC sobe falarem todos e algo da TVI sobe tudo se cala.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não adianta estarmos sempre com a conversa de quando algo da SIC sobe falarem todos e algo da TVI sobe tudo se cala.

Não deves estar a falar para mim, de certeza. O que digo é que neste painel, só a SIC é que sobe. Eu até falo da RTP e tu nem isso falas! Portanto vê lá. Agora que sei que é o Luís Marques à frente da CAEM ou da GfK mesmo acho estranho só. Mas não duvido de nada. Tanto me dá como me deu as audiências.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...