Jump to content

Na Corda Bamba


Fernando

Posts Recomendados

Ainda há uns dias, estava a tomar um café e a folhear uma revista (julgo que a TV Guia) e li uma crítica a "Na Corda Bamba", onde falava das audiências baixas e dizia que a escrita de Rui Vilhena (que era comparada à escrita Netflix) era, provavelmente, demasiado boa para os telespectadores habituais da TVI... 

 

Pouco me importa se o Vilhena fica na TVI ou se muda para a SIC ou RTP... o que quero é poder continuar a desfrutar das duas histórias!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 41 minutos, VascoSantos disse:

Mais uma achega:

Longe da liderança desde a estreia, “Na Corda Bamba” tem visto “Nazaré” disparada no primeiro lugar das audiências.

Rui Vilhena, autor da novela da TVI decidiu colocar o dedo na ferida numa entrevista concedida a uma recente edição da revista TV Guia.

Para o autor, esta é uma situação que não agrada. Estar em permanente perda para a SIC está a deixar Rui Vilhena desagradado: «Claro que me aborrece! Fiz este trabalho a pensar em ter público. Não escrevo para mim, para a minha mulher, filhos ou amigos. Escrevo para o público. Portanto, é claro que incomoda não ter a receção que estava à espera. Mas tive de me desligar disso».

O escritor puxa dos galões e vai mais longe, em declarações à mesma revista: «Só há dois programas na TVI com números interessantes: a informação e a minha novela».

Para o criativo a culpa não é só da TVI. «As pessoas começaram a emigrar para outras plataformas. Não é um problema de Portugal: é um problema do Mundo. A audiência caiu bastante porque a maneira de ver televisão mudou e as pessoas hoje procuram outras plataformas para ver outros produtos», referiu.

Rui Vilhena confessou ainda que já espreitou a novela “Nazaré”, da SIC: «Claro. Espreito tudo: nacional e internacional. É a minha obrigação.».

O sucesso de “Nazaré”, deve-se a Daniel Oliveira, que no entender do autor está a fazer um bom trabalho na SIC. Vilhena deixa rasgados elogios ao diretor-geral da concorrente: «A SIC tem um senhor muito inteligente, que se chama Daniel Oliveira. A TVI está a passar por uma turbulência, a SIC está num voo tranquilo. A TVI reinou na ficção durante anos e agora chegou a vez da SIC… Mas cabe à TVI reverter o jogo outra vez».

Assertivo, o profissional explica ainda o falhanço, em termos de audiência da sua novela. «”Na Corda Bamba” é boa, a história é boa, as pessoas gostam, mas hoje a SIC está no topo da pirâmide e ponha ela o que puser será sempre topo da audiência. E o Daniel Oliveira sabe o que está a fazer. Ele tem um projeto, tem uma estratégia que resulta. Porque é isso que faz as pessoas verem televisão. O Daniel Oliveira o que seria “Na Corda Bamba” e preparou-se muito bem e armou-se ainda melhor».

Rui Vilhena deixa ainda um aviso à navegação quanto à estratégia adotada atualmente pela TVI, comparando com o que aconteceu quando estreou “Ninguém Como Tu”. «Nós aparecíamos logo a seguir ao telejornal [“Jornal Nacional”], não havia publicidade, e os capítulos chegaram a ter uma hora e meia… E a pouco e pouco ganhámos tudo. Agora, em 2019, quando a novela da concorrência começa um quarto de hora antes da nossa, as pessoas não vão ficar à espera 15 minutos para ver “Na Corda Bamba”, até porque já começaram a ver a outra antes. Porque raio haviam de mudar? Isso não existe. Por isso… [faz uma pausa], houve uma estratégia do lado de lá e agora temos de viver com isso», concluiu, em entrevista à TV Guia.

 
Z

Eu entendo o lado dele, é frustrante não ter os resultados que desejamos, mas a verdade é que ele parece estar a arranjar desculpas a todo o custo para o fracasso audiométrico. Primeiro foi aquela situação com autora de Nazaré, agora é a gestão por parte da TVI. Não digo que não tenha razão em certa parte até porque a gestão, pelo menos numa fase inicial e em termos de promoção, foi muito fraca mas a verdade é que nem tudo é culpa disso. Simplesmente o público prefere outros géneros narrativos e mais descomprimidos, não estando tão ligado à proposta do Rui.   

Mas uma coisa que concordo com ele, se antecipassem o HN talvez não corresse tão mal e poderiam aproveitar outro tipo de público. Nisso concordo a 100%, mas o único canal que faz isso é a RTP. A SIC já começa a fazer, mas aquilo é mais por necessidade, pelo excesso de produtos, do que propriamente por "querer".

Editado por EFernando
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Free Live disse:

Já não concordei tanto com alguns comentários do Vilhena nesse segundo depoimento. Não vale a pena vir com as lengas-lengas de que as pessoas já não têm televisão quando há uma força da natureza do outro lado. (:fancy:)

Claramente o problema é exterior à novela, sim. Isso é verdade.

o problema maior é totalmente exterior à novela. Mas também não se pode afirmar que esse é o único problema.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...