Jump to content

O Programa da Cristina


Pedro M.

Posts Recomendados

há 3 minutos, Johnman disse:

Podemos definir "fenómeno da década" por vários horários:

- Manhãs úteis: O Programa da Cristina, por ter transferido a liderança da TVI para a SIC após esta ter flops atrás de flops nas manhãs;
- Tardes úteis: Apanha Se Puderes (pré-saída da Tina), por conseguir o feito na altura considerado impossível de roubar a liderança das 19h a'O Preço Certo e fazer audiências não vistas nesse horário desde Fina Estampa;
- Noites úteis: Dancin' Days, por ter roubado a liderança do 1º horário à TVI e se acabar por tornar a novela mais vista da década em Portugal, impulsionando a SIC para um horário nobre bombástico que quase lhes recuperou a liderança entre 2012 e 2013;
- Manhãs de fim-de-semana: não houve nenhum programa estreiado esta década nas manhãs de fds que tenha sido um fenómeno, mas ambos o Inspetor Max e o BBC Vida Selvagem merecem crédito por terem mantido uma liderança quase intocável praticamente desde que começaram;
- Tardes de fim-de-semana: Somos Portugal, por se tornar o Você na TV/Programa da Cristina das tardes de domingo e consolidar a liderança crónica da TVI, fazendo 20 e tais de share durante 6 horas seguidas;
- Noites de fim-de-semana: empate entre Secret Story e A Tua Cara Não Me É Estranha, ambos programas que se tornaram em ícones instantâneos da televisão portuguesa e atingiram audiências que os metem entre os programas mais vistos de sempre em Portugal (especialmente o ATCNMÉE T2, que teve uma média em rating de 19.7 e mais de 50 em share :O).

Concordo com tudo, mas nas tardes úteis, eu acho que o Casados também pode lutar por um lugar, duplicou a audência no horário para a SIC.

  • Gosto 3
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, PT 04 disse:

Concordo com tudo, mas nas tardes úteis, eu acho que o Casados também pode lutar por um lugar, duplicou a audência no horário para a SIC.

Considerei o Casados por essa razão, mas acabei por desistir devido ao facto que eram apenas diários de um programa de domingo à noite, enquanto que o ASP subiu por mérito próprio. Mesmo assim, o Casados pode ser considerado uma menção honrável, por resgatar os domingos e as 19h da SIC e dar o 1º passo na missão de salvamento ao daytime do canal, que acabaria por levar à liderança desde quando a Cristina estreiou (claro que a Tina merece a maior parte do crédito, mas a subida do daytime antes dela chegar também foi algo importante).

Nessa linha, outros programas que podem ser considerados fenómenos da década foram: 

  • o The Voice Portugal, que deu a primeira liderança da RTP1 em qualquer horário fora das 19h e 20h úteis (vá, e das 08h úteis também, devido ao Bom Dia Portugal) em décadas;
  • o remake da Gabriela, por fazer 20 de rating às 22h/23h úteis, e ainda levantar as 18h de um fosso morto na sua repetição (juntamente com os diários do Casados, uma das duas peças mais importantes na recuperação do daytime da SIC pré-Programa da Cristina);
  • A Única Mulher, por inverter a liderança do 1º horário de volta para a TVI, metendo um ponto final à era de ouro do HN da SIC durante a 1ª metade da década;
  • e apesar de ter estreiado antes de 2010, o Você na TV, que realmente só se tornou um fenómeno nesta década (o ATCNMÉE contribuiu muito), e levou as manhãs da TVI a picos de 40 de shares durante anos sem fim, tendo um papel importantíssimo na liderança da TVI durante toda a década (até 2019) e consolidando Cristina e Goucha como a dupla mais poderosa de sempre na televisão portuguesa.

E depois há programas como Mar Salgado, Pesadelo na Cozinha, Fina Estampa, Espírito Indomável, Peso Pesado, etc. que foram grandes, ou até gigantes, de audiências (alguns contra todas as expetativas, e mesmo chegando a levantar os horários onde estreiaram), mas não foram exatamente marcos históricos de audiência, na minha opinião.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o que é para vocês fenómeno da década? “Resultados audiométricos” ou “resultados audiométricos + impacto social”? É que se for este último, até agora o PDC não tem rival. (Tal como na década passada o BB não teve.)

Audiências vão e vêm, e são lembradas em fóruns da especialidade e tal, marcos culturais (para o bem e para o mal, como foi o Big Brother e como se desenha vir a ser a Cristina) ficam. Vamos a ver se daqui a uns valentes anos alguém ainda se lembra do ATCNMEE ou do PnC.

Considerar o Casados então, é muito engraçado...

Quando até o debate político usa este programa como tema, percebes bem o impacto e a capacidade de penetração social que está a obter. E isso sim, é a definição de fenómeno. [E isto vindo de um gajo que nem é grande fã da Cristina comunicadora (apesar de me estar a tornar fã da Cristina estratega e criativa)].

  • Gosto 9
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Kandinsky disse:

Mas o que é para vocês fenómeno da década? “Resultados audiométricos” ou “resultados audiométricos + impacto social”? É que se for este último, até agora o PDC não tem rival. (Tal como na década passada o BB não teve.)

Audiências vão e vêm, e são lembradas em fóruns da especialidade e tal, marcos culturais (para o bem e para o mal, como foi o Big Brother e como se desenha vir a ser a Cristina) ficam. Vamos a ver se daqui a uns valentes anos alguém ainda se lembra do ATCNMEE ou do PnC.

Considerar o Casados então, é muito engraçado...

Quando até o debate político usa este programa como tema, percebes bem o impacto e a capacidade de penetração social que está a obter. E isso sim, é a definição de fenómeno. [E isto vindo de um gajo que nem é grande fã da Cristina comunicadora (apesar de me estar a tornar fã da Cristina estratega e criativa)].

Estamos a falar audiometricamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Kandinsky disse:

Mas o que é para vocês fenómeno da década? “Resultados audiométricos” ou “resultados audiométricos + impacto social”? É que se for este último, até agora o PDC não tem rival. (Tal como na década passada o BB não teve.)

Audiências vão e vêm, e são lembradas em fóruns da especialidade e tal, marcos culturais (para o bem e para o mal, como foi o Big Brother e como se desenha vir a ser a Cristina) ficam. Vamos a ver se daqui a uns valentes anos alguém ainda se lembra do ATCNMEE ou do PnC.

Considerar o Casados então, é muito engraçado...

Quando até o debate político usa este programa como tema, percebes bem o impacto e a capacidade de penetração social que está a obter. E isso sim, é a definição de fenómeno. [E isto vindo de um gajo que nem é grande fã da Cristina comunicadora (apesar de me estar a tornar fã da Cristina estratega e criativa)].

Concordo. Mas nessa perspetiva a tripla Dancin'Days/Avenida Brasil/Gabriela também foi sem dúvida um fenómeno da década. Ainda há muita gente que fala e se lembra dessas noitadas de ficção na SIC. Tenho várias pessoas à volta que dizem que nunca viram tanta televisão, nem se imaginam a voltar a ver com nessa "temporada".

O Casados, e todos os "spin-offs" que está a gerar, na SIC e não só, pode virar outro fenómeno da década mas ainda não o é. Será o fenómeno dos date shows.

O Somos Portugal também já fica, sem sombra de dúvida, para a história da televisão portuguesa. Agora o que isso diz sobre o nosso país já é outra conversa.

Agora realmente o ATCNMEE, PnC, Peso Pesado e até mesmo o Apanha-me, foram sucessos de audiências mas não os considero marcos da televisão. A  Casa dos Segredos sim, goste-se ou não se goste.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, sergio.duarte disse:

Concordo. Mas nessa perspetiva a tripla Dancin'Days/Avenida Brasil/Gabriela também foi sem dúvida um fenómeno da década. Ainda há muita gente que fala e se lembra dessas noitadas de ficção na SIC. Tenho várias pessoas à volta que dizem que nunca viram tanta televisão, nem se imaginam a voltar a ver com nessa "temporada".

O Casados, e todos os "spin-offs" que está a gerar, na SIC e não só, pode virar outro fenómeno da década mas ainda não o é. Será o fenómeno dos date shows.

O Somos Portugal também já fica, sem sombra de dúvida, para a história da televisão portuguesa. Agora o que isso diz sobre o nosso país já é outra conversa.

Agora realmente o ATCNMEE, PnC, Peso Pesado e até mesmo o Apanha-me, foram sucessos de audiências mas não os considero marcos da televisão. A  Casa dos Segredos sim, goste-se ou não se goste.

Eu lembro de muita gente na faculdade que via essa tripla xD Foi a época de ouro para o HN da SIC.

  • Gosto 4
  • Adoro 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Maciel disse:

Eu lembro de muita gente na faculdade que via essa tripla xD Foi a época de ouro para o HN da SIC.

E Laços de Sangue... das primeiras novelas que o público masculino comentava... 

Saudades dos tempos de Dancin Days... Toda a gente falava da novela, estava em todas as revistas, à noite as esplanadas da minha zona estavam todas na novela...  

  • Gosto 2
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 36 minutos, Maciel disse:

Eu lembro de muita gente na faculdade que via essa tripla xD Foi a época de ouro para o HN da SIC.

A juntar a Morde e Assopra/Fina Estampa/Cheias de Charme às 19h. Eu andava no secundário e havia colegas que faziam o pleno e ainda dava os Morangos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Manu Tenreiro disse:

Porque o Francisco Garcia e o Fernando Luís foram convidados e recordaram esses programas.

Muito obrigado pelo esclarecimento!

Curioso ver o Fernando Luís num programa da SIC...

Bem que podiam reciclar a série "Médico de Família"... agora com o Fernando Luís como avô, a Rita Blanco... a Maria João Abreu... o Francisco Garcia como pai e a Sara Norte como mãe... de duas famílias! ❤

  • Adoro 3
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, JMML disse:

Muito obrigado pelo esclarecimento!

Curioso ver o Fernando Luís num programa da SIC...

Bem que podiam reciclar a série "Médico de Família"... agora com o Fernando Luís como avô, a Rita Blanco... a Maria João Abreu... o Francisco Garcia como pai e a Sara Norte como mãe... de duas famílias! ❤

Por acaso acho que a SIC trataria muito melhor remakes proprios do que a borrada que a TVI fez com o Max e muito provavelmente fará com os MCA.

On 10/03/2019 at 12:22, Kandinsky disse:

Mas o que é para vocês fenómeno da década? “Resultados audiométricos” ou “resultados audiométricos + impacto social”? É que se for este último, até agora o PDC não tem rival. (Tal como na década passada o BB não teve.)

Audiências vão e vêm, e são lembradas em fóruns da especialidade e tal, marcos culturais (para o bem e para o mal, como foi o Big Brother e como se desenha vir a ser a Cristina) ficam. Vamos a ver se daqui a uns valentes anos alguém ainda se lembra do ATCNMEE ou do PnC.

Considerar o Casados então, é muito engraçado...

Quando até o debate político usa este programa como tema, percebes bem o impacto e a capacidade de penetração social que está a obter. E isso sim, é a definição de fenómeno. [E isto vindo de um gajo que nem é grande fã da Cristina comunicadora (apesar de me estar a tornar fã da Cristina estratega e criativa)].

Em termos de impacto social da época passada eu até diria que os MCA se encontram quase no patamar do BB, os dois revolucionaram a tv por completo em sentidos diferentes...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...