Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe os 10 finalistas da Semifinal 2 ×

A Dona do Pedaço


Pedro M.

Posts Recomendados

há 37 minutos, Johnman disse:

Alguns desses spoilers são um pouco tristes, sim, até porque as personagens das quais tratam são o ponto alto da novela. Mas pronto, se acontecerem perto do fim, não é um grande problema.

E depois, a partir os 40 pontos todos os dias, Walcyr é mesmo uma marca imparável. Cá só teve Verdades Secretas como flop e no Brasiu nem sei se já chegou a flopar. Esta ainda está a subir a média do horário drasticamente após o desastre d'O Sétimo Guardião e agora também está a começar a disparar cá em Portugal. O gajo tem mesmo mão de génio.

Ele é popularucho. Sabe o que povo quer e gosta...as vezes, faz uma misturada, mas que resulta...?

Mas ele, no horário das 18h, é rei...as melhores novela do horário são dele.

 A Padroeira pode ser considerada o flop do Walcyr...

Editado por serenabycarol
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Johnman disse:

Alguns desses spoilers são um pouco tristes, sim, até porque as personagens das quais tratam são o ponto alto da novela. Mas pronto, se acontecerem perto do fim, não é um grande problema.

E depois, a partir os 40 pontos todos os dias, Walcyr é mesmo uma marca imparável. Cá só teve Verdades Secretas como flop e no Brasiu nem sei se já chegou a flopar. Esta ainda está a subir a média do horário drasticamente após o desastre d'O Sétimo Guardião e agora também está a começar a disparar cá em Portugal. O gajo tem mesmo mão de génio.

O Walcyr Carrasco já chegou a flopar com a novela "A Padroeira" que teve uma média final de 26 pontos, bem abaixo dos 30 pontos para uma novela das seis naquele ano de 2001/2002. A mais fraca que conseguiu elevar em sua reta final foi "Sete Pecados", que ficou com 30 pontos, bem abaixo dos 35 pontos exigidos pela Globo naquele ano de 2007/2008.

Editado por DanielNunes
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Johnman disse:

Alguns desses spoilers são um pouco tristes, sim, até porque as personagens das quais tratam são o ponto alto da novela. Mas pronto, se acontecerem perto do fim, não é um grande problema.

E depois, a partir os 40 pontos todos os dias, Walcyr é mesmo uma marca imparável. Cá só teve Verdades Secretas como flop e no Brasiu nem sei se já chegou a flopar. Esta ainda está a subir a média do horário drasticamente após o desastre d'O Sétimo Guardião e agora também está a começar a disparar cá em Portugal. O gajo tem mesmo mão de génio.

Na Globo, A Padroeira e Sete Pecados fracassaram. Fora da Globo, só mesmo Xica da Silva é que foi relevante e teve boa audiência. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, DanielNunes disse:

O Walcyr Carrasco já chegou a flopar com a novela "A Padroeira" que teve uma média final de 26 pontos, bem abaixo dos 30 pontos para uma novela das seis naquele ano de 2001/2002. A mais fraca que conseguiu elevar em sua reta final foi "Sete Pecados", que ficou com 30 pontos, bem abaixo dos 35 pontos exigidos pela Globo naquele ano de 2007/2008.

 

há 10 horas, AGUI disse:

Na Globo, A Padroeira e Sete Pecados fracassaram. Fora da Globo, só mesmo Xica da Silva é que foi relevante e teve boa audiência. 

 

há 20 horas, serenabycarol disse:

Ele é popularucho. Sabe o que povo quer e gosta...as vezes, faz uma misturada, mas que resulta...?

Mas ele, no horário das 18h, é rei...as melhores novela do horário são dele.

 A Padroeira pode ser considerada o flop do Walcyr...

Obrigado, gente :)

Eu nem sabia que A Padroeira era dele e que Sete Pecados tinha fracassado no Brasil. Vou admitir que trivia da teledramaturgia brasileira não é o meu grande forte :haha:

------------------

Ah, e ainda bem que as notícias acerca da Fabiana são fake news. Toda a família da Maria da Paz, especialmente a Fabiana, é o grande ponto forte desta novela.

Editado por Johnman
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vi algumas pessoas no Twitter - aquele buraco na humanidade, sim - a dizer que não faz sentido a Jô ter feito o roubo da fábrica de bolos contra a mãe por odiar o facto dela ser a dona de uma fábrica de bolos. E tenho que confessar que isso irritou-me, porque claramente mostra uma ignorância acerca da história geral da novela. Compreendo que hajam coisas na trama que não fazem sentido (normal, com um autor que faz novelas todos os anos...), mas isto até foi bem explicado. A Jô não detesta a mãe sem razão nenhuma. Ela foi traumatizada quando criança à custa do gozo que levou por causa de ser filha de 'boleira com jeito de boleira'. E parte de mim até quer dizer que ela é uma psicopata, porque ela não sente amor por ninguém e usa todos para apenas dois propósitos: tornar-se numa influenciadora popular (de forma a redimir o seu passado e a sua imagem de filha da Maria da Paz - daí idolatrar tanto a Vivi e querer ser como ela) e humilhar a mãe, a quem culpa por todo o mal que lhe aconteceu. No fundo, é um twist mais agressivo no velho clichê de mãe humilde contra filha ambiciosa.

Editado por Johnman
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Johnman disse:

Vi algumas pessoas no Twitter - aquele buraco na humanidade, sim - a dizer que não faz sentido a Jô ter feito o roubo da fábrica de bolos contra a mãe por odiar o facto dela ser a dona de uma fábrica de bolos. E tenho que confessar que isso irritou-me, porque claramente mostra uma ignorância acerca da história geral da novela. Compreendo que hajam coisas na trama que não fazem sentido (normal, com um autor que faz novelas todos os anos...), mas isto até foi bem explicado. A Jô não detesta a mãe sem razão nenhuma. Ela foi traumatizada quando criança à custa do gozo que levou por causa de ser filha de 'boleira com jeito de boleira'. E parte de mim até quer dizer que ela é uma psicopata, porque ela não sente amor por ninguém e usa todos para apenas dois propósitos: tornar-se numa influenciadora popular (de forma a redimir o seu passado e a sua imagem de filha da Maria da Paz - daí idolatrar tanto a Vivi e querer ser como ela) e humilhar a mãe, a quem culpa por todo o mal que lhe aconteceu. No fundo, é um twist mais agressivo no velho clichê de mãe humilde contra filha ambiciosa.

Eu não acho que o trauma dela foi o motivo de a mãe ser boleira. Se não, ela teria vendido a fabrica assim que deu o golpe na mãe, pois quando se tem um trauma a pessoa quer se livrar a tudo a qualquer custo. E não foi bem assim, a Josiane queria a fábrica de bolos para ela, se não fosse a Fabiana entrar e estragar tudo. Ela com certeza ficaria com a fábrica. Acredito que talvez o Walcyr "esqueceu" desse trauma da Jo ser filha da boleira. Pelo que deu a entender após a revelação, ela odeia a mãe. Nem é por motivo profissional ou pelas cafonices de Maria da Paz, e sim por odia-la apenas. Ela foi fria em dar o golpe e fria por expulsar a mãe de casa. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, DanielNunes disse:

Eu não acho que o trauma dela foi o motivo de a mãe ser boleira. Se não, ela teria vendido a fabrica assim que deu o golpe na mãe, pois quando se tem um trauma a pessoa quer se livrar a tudo a qualquer custo. E não foi bem assim, a Josiane queria a fábrica de bolos para ela, se não fosse a Fabiana entrar e estragar tudo. Ela com certeza ficaria com a fábrica. Acredito que talvez o Walcyr "esqueceu" desse trauma da Jo ser filha da boleira. Pelo que deu a entender após a revelação, ela odeia a mãe. Nem é por motivo profissional ou pelas cafonices de Maria da Paz, e sim por odia-la apenas. Ela foi fria em dar o golpe e fria por expulsar a mãe de casa. 

Não me expressei corretamente, pois era exatamente isso que eu estava a tentar dizer. O desejo que ela tinha de atraiçoar a mãe e ficar com a fábrica não era por ódio à fábrica e ao "jeito de boleira" em si, mas pura e simplesmente por ódio à mãe, já que foi a imagem e forma de ser da mãe que levaram ao trauma da Jô. Por achar que a mãe foi a causa do seu drama, ela queria humilhá-la e ficar com toda a fortuna que lhe pertencia. Ficar como dona da fábrica também lhe traria mais hipóteses de ter mais credibilidade social e de ter uma imagem mais de poderosa do que se fosse apenas a filha, o que ajuda no desejo dela de ser influenciadora (apesar de, no fundo, eu achar que isso seja apenas uma desculpa esfarrapada para meter mais gasolina no fogo que é o ódio dela pela mãe).

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 26 minutos, Ficção Nacional disse:

Esta novela é um esterco. Vejo algumas coisas, mas é simplesmente um esterco. Então a Fabiana obriga a outra a vestir-se de homem porque ela é trans? Desculpem, mas isto é um desfavor à sociedade. O autor só pode ser louco por incluir temas frágeis e depois conduzi-los desta forma.

Hoje em dia qualquer coisa é um desfavor. :rolleyes:

Spoiler

Esta situação vai desenrolar todo um processo judicial, que inclusive a Britney vai vencer. 

 

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, Ficção Nacional disse:

Também era só o que faltava. Mas a incitação à discriminação? essa é gratuita.

Porra, mas que incitação à discriminação? Ainda por cima a Fabiana é VILÃ. Portanto em nenhum momento o texto mostrou que a atitude seria aceitável. É uma abordagem ao direito trabalhista. O autor quis mostrar os direitos de um transsexual no mercado de trabalho. 

Não tenho paciência. Toda a gente sabe que o Walcyr Carrasco não é dos autores mais eficazes em certas abordagens sociais, mas ir buscar qualquer coisinha mínima para fazer disso uma coisa grave e um acontecimento é só chato e desnecessário. 

Mas pronto, cada um tem a sua opinião. Se achas que uma vilã ser preconceituosa é incitação à discriminação, tudo bem. 

Editado por Pedro M.
  • Obrigado 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Pedro M. disse:

Porra, mas que incitação à discriminação? Ainda por cima a Fabiana é VILÃ. Portanto em nenhum momento o texto mostrou que a atitude seria aceitável. É uma abordagem ao direito trabalhista. O autor quis mostrar os direitos de um transsexual no mercado de trabalho. 

Não tenho paciência. Toda a gente sabe que o Walcyr Carrasco não é dos autores mais eficazes em certas abordagens sociais, mas ir buscar qualquer coisinha mínima para fazer disso uma coisa grave e um acontecimento é só chato e desnecessário. 

Mas pronto, cada um tem a sua opinião. Se achas que uma vilã ser preconceituosa é incitação à discriminação, tudo bem. 

E o que é que tenho a ver se tens ou não paciência? É a MINHA opinião. E a de outras pessoas. Tu tens a tua.

A novela está um esterco. Aliás, não é por acaso que o Walcyr Carrasco tem em todas as novelas que escreve os críticos e principalmente a comunidade LGBT sempre à perna. E olha que sendo ele próprio gay não se compreende como se aborda assuntos tão fraturantes com tanta rasura e estupidez como eles os aborda.

Não, meu filho. Não tem nada a ver com lei trabalhista. Tem mesmo a ver com a necessidade de o autor chocar gratuitamente. Obrigar a pessoa a vestir-se de homem é assédio moral, é ultrajante e humilhante. A outra vai ganhar uma liminar na justiça. Sabes como funciona a justiça no Brasil? Não funciona simplesmente. Demora anos. Por isso é que isto é um desfavor, pois além de não refletir a realidade da justiça brasileira, ainda vai dar azo a mais incitação contra os trans e, infelizmente, até incentivar patrões imbecis quiçá a fazer passar pessoas por situações destas.

O autor não é dos mais efizaes? Ele não tem eficácia nenhuma. Lê um pouco o que se escreve diariamente sobre a novela na Folha de São Paulo, o Nilson Xavier, Flávio Ricco, Daniel Castro, Léo Dias... etc etc. Mas só assim por acaso, a Globo até o obrigou a reescrever a cena em que o Abel descobre que ela é trans pois ia tratá-la mal. Qual é a desculpa? Que ele é bronco? Que ele também é vilão e tem mau-caráter como a Fabiana? Poupa-me.

A novela é um desserviço nos tempos atuais. E cada vez mais se verifica isso a cada linha que ele escreve.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Ficção Nacional disse:

E o que é que tenho a ver se tens ou não paciência? É a MINHA opinião. E a de outras pessoas. Tu tens a tua.

A novela está um esterco. Aliás, não é por acaso que o Walcyr Carrasco tem em todas as novelas que escreve os críticos e principalmente a comunidade LGBT sempre à perna. E olha que sendo ele próprio gay não se compreende como se aborda assuntos tão fraturantes com tanta rasura e estupidez como eles os aborda.

Não, meu filho. Não tem nada a ver com lei trabalhista. Tem mesmo a ver com a necessidade de o autor chocar gratuitamente. Obrigar a pessoa a vestir-se de homem é assédio moral, é ultrajante e humilhante. A outra vai ganhar uma liminar na justiça. Sabes como funciona a justiça no Brasil? Não funciona simplesmente. Demora anos. Por isso é que isto é um desfavor, pois além de não refletir a realidade da justiça brasileira, ainda vai dar azo a mais incitação contra os trans e, infelizmente, até incentivar patrões imbecis quiçá a fazer passar pessoas por situações destas.

O autor não é dos mais efizaes? Ele não tem eficácia nenhuma. Lê um pouco o que se escreve diariamente sobre a novela na Folha de São Paulo, o Nilson Xavier, Flávio Ricco, Daniel Castro, Léo Dias... etc etc. Mas só assim por acaso, a Globo até o obrigou a reescrever a cena em que o Abel descobre que ela é trans pois ia tratá-la mal. Qual é a desculpa? Que ele é bronco? Que ele também é vilão e tem mau-caráter como a Fabiana? Poupa-me.

A novela é um desserviço nos tempos atuais. E cada vez mais se verifica isso a cada linha que ele escreve.

Ui, calma lá que quando eu disse que não tinha paciência falei de um modo geral, de maneira nenhuma quis desrespeitar a tua opinião. Nunca essa postura foi a minha no fórum e nunca será. 

A questão é que eu acho um exagero a forma como hoje em dia se fala do serviço social que as novelas têm de fazer. Claro que uma abordagem tão delicada da transsexualidade (e dos travestis) como a da Glória Perez em A Força do Querer é muito bem vinda. Agora, isso não é obrigatório. Incomoda-me esta ânsia do serviço social, de que tudo tem de ser direitinho e não sei quê, de fazer drama por qualquer coisa quando ficção é essencialmente entretenimento. 

A Força do Querer foi criticada numa fase por supostamente dar glamour ao tráfico, através da Bibi. Segundo Sol chegou a ser acusada de dar glamour à prostituição. E eu acho isso um absurdo, uma estupidez mesmo. 

Se me perguntares se eu achava bem certas situações relacionadas com a homossexualidade em O Outro Lado do Paraíso, vou dizer-te que não. É claro que eu não achava. Era de maus gosto. E infelizmente o Walcyr Carrasco escorrega muito nestes assuntos. 

Agora, neste novela, eu não sei qual é o grave problema que vêem. Uma vilã ser preconceituosa? Por amor de Deus. A Fabiana é uma vilã, é uma pessoa sem caráter. Isto é retratação da realidade, porque há pessoas assim. E na novela vai ser mostrado que aquilo é errado, que a lei já protege minorias. E quanto à cena inicial do Abel, digo-te que na minha ótima não tinha mal nenhum. Eu achei bem a troca do texto, porque se o autor quer que nós aceitemos o casal, a cena era exagerada, mas na realidade há pessoas que pensam como o Abel. E o Abel não é vilão, mas é quadrado e preconceituoso, sempre esteve bem claro na composição da personagem. E não é desculpa, é o que é. Por preconceito na boca das personagens não faz da novela preconceituosa. E não me venhas com incitação à discriminação, estamos em 2019. Os patrões não vão despedir transsexuais porque viram aquela cena na novela. 

E quanto aos críticos... Estou a lixar-me para eles. Vou lendo, e tanto concordo como discordo, porque às vezes também é cada baboseira... 

Enfim, concordemos em discordar. 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão aqui são as escorregadelas que o autor dá quando se propõe tratar de temas fraturantes. Se são fraturantes e se ele decide colocá-los na história que escreve, então porque não fazer um bom serviço e tratá-los com decência? Só isso. E há muito que ele é criticado por fazer precisamente o oposto. Deste muitos exemplos com os quais concordo sobre o qe ele já escreveu. E aqui nesta novela é exatamente a mesma coisa. Para a Globo o ter obrigado a reescrever a cena do Abel é porque o texto era pesadíssimo. Se na tua ótica isso não tinha maldade, na cabeça dos que mandam na Globo isso tinha ao ponto de a cena ser reescrita e regravada. Entendes? E se ele o conseguiu reescrever para não chocar, porque raio não tem também esse cuidado em outras situações ? É só isso.

No mais, o walcyr para mim até podia dar 100 pontos que é um autor limitado, repetitivo e, pior, muito despreparado para lidar com certas coisas.

No mais sim, concordamos em discordar.

Editado por Ficção Nacional
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Ficção Nacional disse:

A questão aqui são as escorregadelas que o autor dá quando se propõe tratar de temas fraturantes. Se são fraturantes e se ele decide colocá-los na história que escreve, então porque não fazer um bom serviço e tratá-los com decência? Só isso. E há muito que ele é criticado por fazer precisamente o oposto. Deste muitos exemplos com os quais concordo sobre o qe ele já escreveu. E aqui nesta novela é exatamente a mesma coisa. Para a Globo o ter obrigado a reescrever a cena do Abel é porque o texto era pesadíssimo. Se na tua ótica isso não tinha maldade, na cabeça dos que mandam na Globo isso tinha ao ponto de a cena ser reescrita e regravada. Entendes? E se ele o conseguiu reescrever para não chocar, porque raio não tem também esse cuidado em outras situações ? É só isso.

No mais, o walcyr para mim até podia dar 100 pontos que é um autor limitado, repetitivo e, pior, muito despreparado para lidar com certas coisas.

No mais sim, concordamos em discordar.

Atenção que em relação à cena do Abel se calhar não me expliquei bem. Eu acho que é uma reação real, que várias pessoas teriam. E a personagem sempre teve discursos preconceituosos. Daí achar que a cena em si não tinha mal. Mas concordo que, a partir do momento em que é suposto o público torcer pelo casal, a cena era má. Porque era difícil torcer por eles depois de uma reação tão violenta como a que o Abel teria. 

Eu não nego as limitações do Walcyr Carrasco nesse sentido. Eu sou fã número um dele, mas não sou cego. Há situações que seriam evitáveis. E se ele quisesse, é claro que conseguia. O homem tem uma carreira imensa, quinhentos livros, muitos deles bastante elogiados, e por isso é estúpido nalgumas situações ele não se sentar, fazer uma pesquisa e pensar no que escreve. Já aqui falamos por exemplo da cena em que a Linda diagnostica a Jô como psicopata assim de repente.

Agora, realmente em A Dona do Pedaço, tirando um pormenor ou outro, eu não vejo nada de extraordinário a apontar nesse aspeto.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Pedro M. disse:

Atenção que em relação à cena do Abel se calhar não me expliquei bem. Eu acho que é uma reação real, que várias pessoas teriam. E a personagem sempre teve discursos preconceituosos. Daí achar que a cena em si não tinha mal. Mas concordo que, a partir do momento em que é suposto o público torcer pelo casal, a cena era má. Porque era difícil torcer por eles depois de uma reação tão violenta como a que o Abel teria. 

Eu não nego as limitações do Walcyr Carrasco nesse sentido. Eu sou fã número um dele, mas não sou cego. Há situações que seriam evitáveis. E se ele quisesse, é claro que conseguia. O homem tem uma carreira imensa, quinhentos livros, muitos deles bastante elogiados, e por isso é estúpido nalgumas situações ele não se sentar, fazer uma pesquisa e pensar no que escreve. Já aqui falamos por exemplo da cena em que a Linda diagnostica a Jô como psicopata assim de repente.

Agora, realmente em A Dona do Pedaço, tirando um pormenor ou outro, eu não vejo nada de extraordinário a apontar nesse aspeto.

Obviamente que compara com O Outro Lado do Paraíso esta tem gerado menos frissom, mas ainda assim o velho Walcyr de ser está lá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho essa abordagem necessária para informar que os direitos trabalhistas de transexuais são válidos. Quem poderia valer de preconceitos, morais e falta de bom senso é a Fabiana. Na historia sempre será o vilão com este tipo de ideologia. Fabiana me lembrou nesta fase dela de Perpétua de "Tieta", cheia e desprovida de preconceitos e morais que ela não tinha. E os dois perfis tanto de Fabiana e quanto de Perpétua são iguais, colocam a religião em primeiro lugar e depois vem com as vilanias, o direito ao poder que lhes cabem. 

Sabemos que o Walcyr não é nada sutil ao abordar um assunto e também ele não tem nenhuma obrigação de levantar bandeiras e novela não é um palanque político para fazer isso. Ele (o Walcyr) desliza muito e descamba além da conta. Seus textos são frágeis, porém, é aquilo que o público se identifica. Vendo "Selva de Pedra", atualmente, mesmo que o texto do remake são de outros autores e não da Janete Clair. Dá para perceber que os dois autores tem uma ligação. Os dois escrevem para qualquer público e isso basea-se na empatia que o publico tem e quer ver em uma novela. "A Dona do Pedaço" tem seus deslizes, uma coerência e um texto frágil, mas, é uma novela que te prende, que tem histórias nada originais, mas, que o público quer ver como a história irá se desenvolver. Acho que está ai o sucesso que o Walcyr Carrasco trás para a Globo. "A Dona do Pedaço" já fatura milhões, muito provável que ela ficará para a história como a novela que mais faturou comercialmente. 

 

Editado por DanielNunes
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...