Jump to content

Grafismos de TV


DanielNunes

Posts Recomendados

Encerramento peculiar do Canal 13 do Paraguai, emitido na noite de 12 para 13 de Julho de 1984.

As rádios e as televisões tinham de seguir um padrão (segundo a descrição do vídeo) sempre que abriam e encerravam as suas emissões. Se compararmos com outros países da região, o fecho era patriótico demais: a mensagem de encerramento tinha poucos dados técnicos e a despedida tinha que incluir uma frase do Alfredo Stroessner. Nem o nosso antigo regime, nem a Coreia do Norte (cujo encerramento é grelha, mensagem de despedida e hino à bandeira) fariam algo semelhante!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, ATVTQsV disse:

Encerramento peculiar do Canal 13 do Paraguai, emitido na noite de 12 para 13 de Julho de 1984.

As rádios e as televisões tinham de seguir um padrão (segundo a descrição do vídeo) sempre que abriam e encerravam as suas emissões. Se compararmos com outros países da região, o fecho era patriótico demais: a mensagem de encerramento tinha poucos dados técnicos e a despedida tinha que incluir uma frase do Alfredo Stroessner. Nem o nosso antigo regime, nem a Coreia do Norte (cujo encerramento é grelha, mensagem de despedida e hino à bandeira) fariam algo semelhante!

Existia um culto à personalidade no Paraguai de Stroessner tão intenso que uma das principais cidades do país chamou-se, durante anos, "Puerto Stroessner". De certa maneira, o ditador paraguaio tinha uma íntima relação com o seu grande vizinho. Ele conseguiu que o Brasil dividisse sua nababesca hidrelétrica de Itaipu ao meio, tornando-a binacional, alegando que o gigante país teria um poder muito grande com ela, já que em caso de guerra, ele poderia abrir todas as comportas, destruindo cidades paraguaias e argentinas. Os militares brasileiros aceitaram de bom grado após o ditador permiti-la, então construíram a hidrelétrica e passou a comprar 90% do excedente paraguaio por USD 300 milhões por ano. Até por um certa "obrigação" por causa da destruição do país na guerra ocorrida cerca de 100 anos antes.

Logo após sua queda, em fevereiro de 1989, ele fugiu justamente para o Brasil e viveu seus últimos anos em Brasília, em uma confortável casa na área mais nobre da capital brasileira. Puetro Stroessner foi renomeada Ciudad del Este e tornou-se a Meca das compras na América do Sul. Hoje, tal cidade vive uma relação tão íntima com o Brasil quanto as cidades galegas com o norte de Portugal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois do exposed da TV1 bósnia em ter grafismos parecidos ao da TVI, eis um cheirinho do canal bósnio.

Este é o genérico do seu noticiário, que parece ser um template.

Um exemplar de noticiário. Se repararem a ficha técnica está escrita em Calibri, tipo de letra que torna uma grande televisão privada numa televisão semi-amadora.

O genérico anterior era um template dos pobres :D aqui em Portugal foi utilizado como o primeiro genérico do programa Inferno do Canal Q.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

@mavb98, lembra-se de em tempos teres falado de um programa da RTP Açores cujo tema era de library music e chegou a ser usado num sketch dos Gato Fedorento (série Lopes da Silva)?

Hoje estava a ver um stream da TPA 1 e deparei-me com um tema familiar:

 

Pois é, o África Hoje usa uma outra versão do tema do Telejornal Açores de 2000. Fez-me lembrar o tema do noticiário do Channel 5 de Singapura (o antigo, sei que o actual é library music também), até Agosto achava que o tema dos anos 90 era deles, até ter descoberto uma outra versão num canal libanês!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Parece que o Telediario da TVE vai mudar o grafismo em breve. Aliás, já se notam algumas mudanças, nomeadamente no fundo atrás dos pivôs.

Interessante também o acompanhamento que fazem da situação na Catalunha. Os jornalistas estão maioritariamente em varandas e poucos usam a esponja com a identificação TVE, provavelmente com receio da ação dos protestantes. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para 2020, eu gostava que a TVI recuperasse o logo antigo. Não exatamente igual, mas com ligeiras modificações, como por exemplo, a sombra devia desaparecer e ficar apenas o i com o azul e o vermelho à volta.

O logo atual é bonitinho, mas acho muito "sem sal". O antigo é muito mais marcante e tem muita mais identidade.

A mudança de logo servia também para marcar o inicio de uma nova TVI, recuperando o ADN da antiga TVI.

Editado por Figo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Figo disse:

Para 2020, eu gostava que a TVI recuperasse o logo antigo. Não exatamente igual, mas com ligeiras modificações, como por exemplo, a sombra devia desaparecer e ficar apenas o i com o azul e o vermelho à volta.

O logo atual é bonitinho, mas acho muito "sem sal". O antigo é muito mais marcante e tem muita mais identidade.

A mudança de logo servia também para marcar o inicio de uma nova TVI, recuperando o ADN da antiga TVI.

Uma nova TVI com o logo antigo :cryhappy: auge

Este logo é ótimo. E tirar a parte preta do antigo ainda ficaria pior :lol: 

  • Gosto 2
  • Adoro 1
  • Obrigado 2
  • Haha 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu apesar de AMAR o logótipo atual, tenho de concordar em parte com o @Figo. O logótipo antigo foi o que marcou uma geração inteira e ainda agora é recordado e bastante. Uma atualização bem moderna para o mesmo poderia ficar no top. Mas a esta altura do campeonato é desnecessário.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Figo disse:

Para 2020, eu gostava que a TVI recuperasse o logo antigo. Não exatamente igual, mas com ligeiras modificações, como por exemplo, a sombra devia desaparecer e ficar apenas o i com o azul e o vermelho à volta.

O logo atual é bonitinho, mas acho muito "sem sal". O antigo é muito mais marcante e tem muita mais identidade.

A mudança de logo servia também para marcar o inicio de uma nova TVI, recuperando o ADN da antiga TVI.

filhe, o logo actual da TVI é melhor do que o de 2000 que esteve no ar durante dez anos a mais

no fim dos anos 2000 já ficou sem sal (para mim)

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ADORO este novo logo, acho muito bem concebido e bastante moderno. A dinâmica de cores do rodapé não é mal pensada, apenas acho demasiado birrenta. O grafismo atual da tvi é bastante moderno, só tem o problema de já estar no ar há muito tempo, na minha opinião

Editado por RTGarrido03
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 57 minutos, JoãoCruz disse:

Uma nova TVI com o logo antigo :cryhappy: auge

Este logo é ótimo. E tirar a parte preta do antigo ainda ficaria pior :lol: 

Eu penso que expliquei bem o motivo de sugerir que a "nova" TVI tenha o logo antigo. Se não queres perceber e preferes partir para o gozo, isso já é problema teu. 

O logo atual da TVI é bonito. Mas é apenas isso, um logo bonito. Não cria impacto nenhum.

O antigo tem muito mais identidade, muito mais impacto. Levando um devido refresh, ficaria excelente.

É apenas uma opinião pessoal, eu gostava que a TVI voltasse ao logo antigo, apesar de saber que o logo é neste momento o menor dos problemas da TVI.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto imenso deste logótipo. É moderno e mantém as origens da TVI, através das cores. Não é um símbolo como o antigo, mas dá para fazer imensa coisa e isso vê-se na simples conexão com os logotipos dos canais temáticos. A comunicação da TVI é que está "envelhecida" e trabalha apenas com o que foi estipulado. 

A FOX tem o mesmo logótipo há anos e este ano deram um refresh incrível. Acho que é daqueles caso em que "primeiro estranha-se, depois entranha-se". A TVI devia apostar em algo assim, mais arrojado e dinâmico. Até para consolidar a marca e mostrar a sua versatilidade.

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, guilhermefmcar disse:

Eu gosto imenso deste logótipo. É moderno e mantém as origens da TVI, através das cores. Não é um símbolo como o antigo, mas dá para fazer imensa coisa e isso vê-se na simples conexão com os logotipos dos canais temáticos. A comunicação da TVI é que está "envelhecida" e trabalha apenas com o que foi estipulado. 

A FOX tem o mesmo logótipo há anos e este ano deram um refresh incrível. Acho que é daqueles caso em que "primeiro estranha-se, depois entranha-se". A TVI devia apostar em algo assim, mais arrojado e dinâmico. Até para consolidar a marca e mostrar a sua versatilidade.

 

Mas está a ser polêmico este logo, já que muitos veem VOX e não FOX pelo tipo de tipografia e fonte usadas por eles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, guilhermefmcar disse:

Eu gosto imenso deste logótipo. É moderno e mantém as origens da TVI, através das cores. Não é um símbolo como o antigo, mas dá para fazer imensa coisa e isso vê-se na simples conexão com os logotipos dos canais temáticos. A comunicação da TVI é que está "envelhecida" e trabalha apenas com o que foi estipulado. 

A FOX tem o mesmo logótipo há anos e este ano deram um refresh incrível. Acho que é daqueles caso em que "primeiro estranha-se, depois entranha-se". A TVI devia apostar em algo assim, mais arrojado e dinâmico. Até para consolidar a marca e mostrar a sua versatilidade.

 

Este logo da FOX quando entra no ar? É de 2019?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Miguel Sousa disse:

Este logo da FOX quando entra no ar? É de 2019?

Para já aparece em promos do canal juntamente com o logo que conhecemos nos EUA, mas o DOG não foi alterado e penso que não será. Os criadores do logo abstrato disseram que o logo antigo vai-se manter. 

Editado por diogosantos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, tv123 disse:

Não é bem assim. Não está propriamente claro. Eu fazia umas alterações no F. 

Sinceramente, eu consigo ver o F e acho que para além de perceptível no conjunto se percebe melhor que é o F. Não sei que alterações se podem fazer tendo em conta o conceito e o objetivo... Mas são opiniões.

há 2 horas, fadokimi disse:

Então estamos cegos, por que nem aqui, nem na china e nem em blangladesh é um F. Por que ninguém teu o mesmo que o seu de designe gráfico.

Vai ler o meu comentário inicial e percebe o que eu disse: "Acho que é daqueles caso em que "primeiro estranha-se, depois entranha-se"." À primeira podes não querer ver o F, mas assim que percebes que é a FOX, acho que passas a ver sempre o F. Eu não adorei a adaptação do logótipo à primeira, mas assim que percebi que estava ali a marca FOX, percebi a genialidade da coisa. É mostrar que a marca é tão grande e reconhecida, que até deformada, tu a consegues ver. No entanto, são opiniões. 

há 1 hora, Miguel Sousa disse:

Este logo da FOX quando entra no ar? É de 2019?

O logótipo da FOX não mudou, aquilo é uma adaptação/segunda versão e acho que nunca será o DOG. Neste momento, é mais utilizado nas redes sociais e em separadores. Não sei se chegará às FOX internacionais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, guilhermefmcar disse:

Sinceramente, eu consigo ver o F e acho que para além de perceptível no conjunto se percebe melhor que é o F. Não sei que alterações se podem fazer tendo em conta o conceito e o objetivo... Mas são opiniões.

Vai ler o meu comentário inicial e percebe o que eu disse: "Acho que é daqueles caso em que "primeiro estranha-se, depois entranha-se"." À primeira podes não querer ver o F, mas assim que percebes que é a FOX, acho que passas a ver sempre o F. Eu não adorei a adaptação do logótipo à primeira, mas assim que percebi que estava ali a marca FOX, percebi a genialidade da coisa. É mostrar que a marca é tão grande e reconhecida, que até deformada, tu a consegues ver. No entanto, são opiniões. 

O logótipo da FOX não mudou, aquilo é uma adaptação/segunda versão e acho que nunca será o DOG. Neste momento, é mais utilizado nas redes sociais e em separadores. Não sei se chegará às FOX internacionais.

Não, amigo essa vai ser só para a Fox do Rogeh Mudoch

 

O fim de 2019 parece estar marcado por empresas apostando numa reformulação para os próximos anos. Prova disso é a palavra “reinvenção”, que aparece cada vez mais em seus comunicados oficiais. Um caso recente é o da FOX Entertainment, conhecida por séries aclamadas como “Os Simpsons”, “Arquivo X” e “American Idol”. Junto com o estúdio de design Trollbäck Company, a empresa anunciou um ousado redesign de seu logotipo, baseado em formas abstratas.

fox-apresenta-seu-logotipo-reformulado-e fox-apresenta-seu-logotipo-reformulado-e

De acordo com a Trollbäck Company, o estúdio reduziu a marca atualizada aos seus componentes principais, separou-a e depois usou as peças como formas e padrões abstratos em toda a marca.

Essas “letras quebradas” serão usadas em padrões e “enquadramento criativo” e desempenharão um papel em tudo, desde publicações nas mídias sociais a enormes outdoors.

fox-apresenta-seu-logotipo-reformulado-e fox-apresenta-seu-logotipo-reformulado-e fox-apresenta-seu-logotipo-reformulado-e

O elemento mais questionável do novo design talvez seja o formato da letra “F”, que dividiu opiniões, sendo confundido por alguns com a letra “V”.

Será que é só um desconforto inicial que será superado com o tempo? Ou o formato é realmente falho em passar sua mensagem?

Não sabemos quando a Fox adotará o novo logotipo por completo.

Em suas redes sociais, é possível notar o novo logo utilizado como padrão de fundo de algumas publicações (como essa) e também como capa da sua Fan Page oficial.

https://www.designerd.com.br/fox-apresenta-seu-logotipo-reformulado-e-aposta-no-visual-abstrato/?fbclid=IwAR3iAJCz8fyBPegPkzmj3QKy9aZlZqMYr8l2d-JaxIf5Yaxo1NDBGTSqCX4

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...