Jump to content

Grafismos de TV


DanielNunes

Posts Recomendados

8 hours ago, Televisão 10 said:

O genérico da meteorologia da RAI foi atualizado este ano, como podem verificar no vídeo abaixo.

Não deixa de ser interessante o boletim meteorológico da RAI ser apresentado por membros da Força Aérea.

 

Meteorologia na RTS, a televisão pública da Sérvia. Nem chega a 1 minuto...

 

O boletim da HRT da Croácia é mais completo:

 

No final deste vídeo, é possível ver a meteorologia da SVT, da Suécia.

 

O da Croácia mete os símbolos da meteorologia (sol, nuvens, etc.) também na Bósnia. E também acho o da Itália ser apresentado por membros da Força Aérea muito interessante.

Editado por Jet1000
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@ATVTQsV a Rede Telecine decidiu rever parte de sua estratégia:
 

"Novo" Telecine enfrenta críticas e canal revê estratégia - Coluna do Sandro - NaTelinha

Parte da nova estratégia de identificação visual dos seis canais Telecine, que pertence à programadora Globosat, teve que ser repensada e alterada após 10 dias de entrarem no ar e enfrentar críticas dos assinantes.
 

A rede de filmes que é uma joint-venture do grupo Globo com os estúdios Fox, Universal, DreamWork, Paramount, MGM, Disney e Universal passou a ser alvo de uma forte onda de críticas dos seus assinantes, quando, desde o último dia 30 de julho, optou em não identificar mais os cinco canais segmentados por gênero no logotipo do canal, situado no lado superior direito do televisor.

Com essa decisão, os assinantes passaram a ter dificuldade de descobrir qual canal Telecine estavam assistindo em sua operadora. Até então, a rede de filmes era dividida em Premium, Action, Emotion,Fun, Pipoca ou Cult.A coluna apurou que desde a estreia do novo logo e estratégia visual, que aconteceu marcando os 25 anos da criação dos canais de filmes, as operadoras passaram a receber inúmeras reclamações dos assinantes que foram repassadas a Globosat. Além disso, nas redes sociais, as mudanças também sofreram protestos dos telespectadores do canal premium.

O impacto negativo das mudanças foi tão forte, que a Globosat teve que voltar atrás da decisão e passou a exibir, desde a última sexta-feira (09), a identificação dos canais como era antes.

É a velha história: Manda quem pode, obedece que tem juízo. Em meio a crise no setor de TV paga, desagradar o assinante é aquilo que as programadoras devem a todo custo evitar.

rede_telecine_fdaa52fdc3df39de97d2713f584cc5ad39bcba5b.jpeg

"Hub de Cinema"

As mudanças visuais e sonoras para a rede premium de filmes, que custa em média R$ 39 aos assinantes, ocorreu em busca de uma única marca em todas as plataformas, com um "hub de cinema".

Além dos canais lineares, desde julho, a Globosat passou a disponibilizar o Telecine Play, para contratação no meios digitais, sem o intermédio de uma operadora de TV paga.

O outro lado

Após a publicação da coluna, a Rede Telecine enviou o seguinte posicionamento:  "A mudança na identidade visual do Telecine reflete a unificação de uma só marca para todas as suas frentes de atuação. O desejo principal é expandir o trabalho já realizado para novos negócios, mantendo sempre o usuário em primeiro lugar. Como uma empresa sólida no mercado e líder de audiência, é esperado que mudanças possam gerar opiniões diversas e é um dever ouvi-las. Por isso, o Telecine considerou as críticas construtivas relacionadas a segmentação dos canais e voltou a implementar a diferenciação na nova plataforma de marca"

https://natelinha.uol.com.br/colunas/coluna-do-sandro/2019/08/11/novo-telecine-enfrenta-criticas-e-canal-reve-estrategia-132346.php

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na página anterior mostrei um pouco da "baixaria" da RecordTV Uganda. Hoje mostro grafismos recentes da UBC, a televisão estatal ugandesa.

Eis o genérico anterior, num noticiário de Janeiro de 2018.

Apesar de operadoras lusófonas como a TPA ainda emitirem em 4:3, a UBC já emite em 16:9 (HD não sei) há já um par de anos. O genérico até é aceitável, mas o estúdio não, até dá para ver as paredes revestidas a pedras. Para não falar no facto do genérico estar parado antes de ligarem para o estúdio.

Genérico actual. O tema do noticiário passou a ser usado na "contagem" (como é na Record ugandesa). O genérico é um template (pelos vistos), tal como a música (eu acho):

Podem ter mudado o papel de parede, mas o estúdio pequeníssimo e as pausas entre genérico e apresentadores continuam.

O melhor que pude encontrar da NBC da Namíbia, que geograficamente é como a Mongólia, um dos países com menos densidade populacional (até dizem que chega a ser mais vazio do que a Mongólia). Este exemplar é de 2018 como o primeiro vídeo da UBC, mas pelo que vi começaram também a produzir algum conteúdo em 16:9 - como a SABC fez ultimamente - entre os quais o Eye on SADC (Jornal Olhos da SADC, na TPA Internacional, mas inteiramente em inglês) que é enviado às televisões dos países membros que enviam reportagens para o programa. No vídeo em baixo, separador, genérico e sumário. As notícias aparecem perto do fim da gravação.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eis uma reconstituição (da minha memória) de como abria a TV Jornal em 2007. Lembro-me de ter visto a noticia do acidente da TAM por lá (Jornal do SBT Manhã):

O separador era de Julho/Agosto de 2006 (por ocasião dos 25 anos do SBT) mas não sei se foi a TV Jornal ou a rede que a gerou. Provavelmente a rede tinha abandonado o seu uso por completo em Julho/Agosto de 2007.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, zent disse:


Usam a mesma identidade sonora dos noticiários da ITV no Reino Unido, que acho que são originais e não de um banco sonoro.

Sim são. É um remix de The Awakening que foi utilizado na fase clássica do News at Ten, semanas depois da estreia em 1967. Em Portugal seria utilizado se a SIC tivesse sido criada muito mais cedo, com capital britânico até :D

As versões de 1999 e 2004 eram usadas como se fosse música de produção e não da ITV. Lembro-me que há uns dez anos o genérico das notícias no canal beninense LC2 tinham a versão de 1999 como tema (e o genérico era foleiro, sei que aparecia um tambor africano). Em 2010, um canal de Yaroslavl chegou a utilizar grafismos parecidos aos da ITV News na altura e o canal A1 teve imitação parecida nas suas últimas semanas no ar.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nova imagem do canal flamengo Één que, depois de 14 anos, regressa a usar o número 1 no seu símbolo. Até 2005, o nome era TV1.

Ligação às notícias:

Na Nova Zelândia, a SKY Sport recentemente mudou a sua oferta de canais desportivos ao tematizar os ditos e criar um de notícias que começou ontem. O mesmo noticiário é emitido no canal terrestre deles, a Prime. Está a ser introduzido um novo símbolo, revelado com o anúncio dos naming rights de um estádio em Wellington (Westpac Stadium que vai passar a ser SKY Stadium em Janeiro), que para mim parece uma cópia do chinês do símbolo da SKY britânica.

A ideia da SKY Sport News provavelmente veio em Março, quando a SKY News Australia foi temporariamente substituída pela FOX Sports News da Austrália, um dos poucos canais pertencentes à família Murdoch depois da fusão.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O programa das manhãs da TVE La Mañana mudou os seus grafismos e estúdio. Os tons de azul foram substituídos por tons de laranja:

O novo genérico, mais feio do que o anterior, a meu ver: 

Um pouco do programa, onde se pode ver o novo estúdio e grafismos:

 

Também España Directo mudou os seus grafismos e estúdio:

 

Editado por Televisão 10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até que enfim, mudaram o tema do genérico, que na verdade era um remix do tempo em que o Boris Casoy ainda era o apresentador:

Apesar dos elogios face ao novo estúdio, as audiências foram baixas demais, mesmo com o plano da Record para alavancar a informação.

Excertos (que pena) de Julho de 1980, que encontrei num vídeo noutro tópico (e que é um reupload de um vídeo cuja cópia que estava no fim dos anos 2000 foi entretanto apagada) do Jornal Bandeirantes a noticiar o fecho da Tupi. Separador, contagem de ligação em rede e um excerto (microscópico) do cartão de patrocínio do Jornal Bandeirantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...