Jump to content

Grafismos de TV


DanielNunes

Posts Recomendados

17 hours ago, Televisão 10 said:

Promoção às Campanadas 2018 da TVE. Parece que o apresentador de Operação Triunfo vai estrear-se na emissão...

 

Não sei se ele já era conhecido, mas sendo apresentador do, provavelmente, programa mais conhecido da TVE atualmente, é normal que apresente as Campanadas (onde me parece que eles colocam os apresentadores mais conhecidos do canal). Já agora, as campanadas são algo que me parece muito esquisito, mas pronto, se é cultura espanhola, eu respeito. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 17/12/2018 at 16:21, Jet1000 disse:

Não sei se ele já era conhecido, mas sendo apresentador do, provavelmente, programa mais conhecido da TVE atualmente, é normal que apresente as Campanadas (onde me parece que eles colocam os apresentadores mais conhecidos do canal). Já agora, as campanadas são algo que me parece muito esquisito, mas pronto, se é cultura espanhola, eu respeito. 

Eu acho engraçado e, pelo menos, os canais fazem emissões em direto por causa disso. 

Editado por Televisão 10
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As nossas passagens de ano na televisão parecem ser anticlimáticas, com a emissão em directo a ser interrompida pela contagem patrocinada.

Passagem de ano de 2016 para 2017. Se isto fosse em Portugal, com uma gigantesca emissão em directo do Terreiro do Paço (coisa que já não se faz há anos), obviamente o climax seria interrompido por uma contagem patrocinada e nada de imagens em directo.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 hours ago, Televisão 10 said:

Eu acho engraçado e, pelo menos, os canais fazendo emissões em direto por causa disso. 

Sim, eu acabo por achar piada a isso, sempre é algo diferente, mas não percebo o motivo nem o significado dessa tradição das Campanadas.

7 hours ago, ATVTQsV said:

As nossas passagens de ano na televisão parecem ser anticlimáticas, com a emissão em directo a ser interrompida pela contagem patrocinada.

Passagem de ano de 2016 para 2017. Se isto fosse em Portugal, com uma gigantesca emissão em directo do Terreiro do Paço (coisa que já não se faz há anos), obviamente o climax seria interrompido por uma contagem patrocinada e nada de imagens em directo.

Mesmo que não houvessem anúncios na passagem de ano, normalmente as passagens de ano nos canais de TV portugueses costumam ser anticlimáticas, principalmente porque são quase sempre em programas de estúdio de TV (exceto a RTP nestes últimos anos), se o programa for gravado pior ainda. Gostava de ver algum programa de passagem de ano totalmente na rua, independentemente do local, desde que fosse bem produzido.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eis um cheirinho do novo grafismo da ITV:

A ITV vai dar uma de RTP 1, mas, se a RTP 1 convida artistas plásticos para fazer um grafismo por ano, a ITV vai convidar artistas plásticos para fazer um separador por semana.

https://www.campaignlive.co.uk/article/itv-asks-british-artists-design-new-idents-every-week-2019/1521342

Eu julgava que as minhas esperanças em separadores de boa qualidade num canal generalista de grande dimensão do UK como a ITV caíram por água abaixo, quando, na verdade, eis que a ITV consegue lançar cartas para acabar com a hegemonia de separadores inspirados na vida real só com o símbolo do canal por cima. A BBC One, infelizmente, devia aprender, já que o grafismo Oneness foi dos piores.

Por falar em Oneness: especulava-se que a BBC One iria regressar ao balão de ar quente que usou entre 1997 e 2002, mas eram falsos rumores. A melhor parte do grafismo foi o Natal de 2017, e mais nada, até a BBC Two conseguiu mudar - e bem - e a ITV está a aproveitar esta mudança.

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 hours ago, ATVTQsV said:

Eis um cheirinho do novo grafismo da ITV:

A ITV vai dar uma de RTP 1, mas, se a RTP 1 convida artistas plásticos para fazer um grafismo por ano, a ITV vai convidar artistas plásticos para fazer um separador por semana.

https://www.campaignlive.co.uk/article/itv-asks-british-artists-design-new-idents-every-week-2019/1521342

Eu julgava que as minhas esperanças em separadores de boa qualidade num canal generalista de grande dimensão do UK como a ITV caíram por água abaixo, quando, na verdade, eis que a ITV consegue lançar cartas para acabar com a hegemonia de separadores inspirados na vida real só com o símbolo do canal por cima. A BBC One, infelizmente, devia aprender, já que o grafismo Oneness foi dos piores.

Por falar em Oneness: especulava-se que a BBC One iria regressar ao balão de ar quente que usou entre 1997 e 2002, mas eram falsos rumores. A melhor parte do grafismo foi o Natal de 2017, e mais nada, até a BBC Two conseguiu mudar - e bem - e a ITV está a aproveitar esta mudança.

Provavelmente até foram buscar a ideia à RTP, o que me parece bastante positivo para a RTP. Quanto ao serem 52 separadores, em vez de 4 ou 5, compreende-se, porque a ITV deve ser bastante mais rica que a RTP (ajuda o facto de ter um público maior). Os separadores estão bastante giros, e gostei da ideia de fazerem o símbolo do canal com os objetos, é algo que a RTP em futuros separadores poderia fazer.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma versão actualizada da minha evolução dos genéricos dos noticiários da SABC, desta vez feita por um malaio em minha honra. Inclui sumários, pois o meu Surface não aguenta.

Os melhores genéricos da SABC são os de 1991 (4:21), 1996 (5:59) e o de 2005/2006 (10:49). Em 2013 mudaram para templates, o que acho injusto, mas um par de anos mais tarde foi feito um novo genérico, sem recurso a templates (parece que o actual é um template ou algo parecido).

Evolução actualizada que fiz às três pancadas do Telejornal da TDM.

Zapping na televisão analógica perto de Singapura onde vemos também canais da Malásia e da Indonésia. O Vasantham não está a emitir a mensagem de que os telespectadores iriam ficar sem o canal no ano novo. Inclui também o jornal do meio-dia da rádio Oli.

Aos 2:45, o separador de produção da Mediacorp passa duas vezes, primeiro o do ficheiro do programa e depois o mesmo num ficheiro separado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de uma prenda no Secret Santa envolver a TV Maresol a quebrar o monopólio da televisão em Brunei, decidi ir ver alguns noticiários para ver se os grafismos eram uma desgraça. E ainda são.

Um noticiário de Maio deste ano, durante o Ramadão. Este país é mais conservador do que a Malásia, que por si só é mais conservador do que Singapura. No início do vídeo temos um imã (em malaio) e depois um relógio com música de banco sonoro. Reparem no facto de desaparecer aos 58 segundos e não à hora certa. Será que a Rádio e Televisão do Brunei criou um vício depois de ver 300 vídeos da RTP deste ano?

O genérico? É uma desgraça, pois usa mais um daqueles templates. Pouco digno para uma televisão de grandioso porte como a Rádio e Televisão do Brunei. A música a mim parece-me pouco vinda de um banco sonoro malaio, mas sim de um daqueles programas de informação de um canal fictício no Brasil da Europa.

Às 20 horas de todo o santo dia é emitido o Berita Perdana (Notícias em Primeiro) na língua oficial deles que é o malaio. É o Telejornal deles (o jornal das 22 não tem equivalente dado que a RTP 1 não tem capacidades suficientes para emitir programas feitos cá em inglês). Esta edição é mais recente e é da semana passada (já é segunda 24, pois faz sentido dizer isto). Acho que a RTP devia adoptar esta desgraça de genérico para a sua delegação de Vila Nova da Rabona.

Para terminar a minha deambulação da televisão do Brunei, termino com o melhor de dois mundos: o separador de produção da Mediacorp para o canal Suria (aos 9 segundos) no tempo em que o canal internacional era Brunei International, e não RTB Sukmaindera.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Encerramento da Channel 4 de 25 de Dezembro de 1982. A locutora parece que tinha dado uma de alBerta :D

No fim inclui o primeiro separador de Natal do canal - versão de encerramento. Um separador low-cost, sobretudo porque o canal tinha acabado de lançar umas semanas antes.

 

Obviamente tinha de deixar isto também.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A RAI Itália emite exclusivamente fora da Europa. Parece-me que é por causa de haverem mais emigrantes italianos fora da Europa (Argentina, Austrália, etc.). O canal emite em quatro sinais: África, Ásia, Oceania e Américas.

O canal teve uma repercussão inesperada na América Latina quando nenhum canal de cabo se contentou a comprar a Serie A e os espectadores ou ficaram confinados ao site de streaming criado pela liga ou aos dois jogos por jornada que o canal emite numa licença que costuma ser associada aos emigrantes. Este ano o canal passou a emitir em HD.

Separador de continuidade. Por ser a grelha das próximas horas fez-me lembrar o que a TVR International faz antes do Telejurnal.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Encontrei um fecho da SBC numa novela do Channel 8 de 1989, mas presumo que o fecho seja do início da década.

Isto fez-me lembrar o hino nacional no Conta-me Como Foi, que sempre qie dava era incompleto. Aqui o indivíduo apaga a televisão antes da despedida em inglês e do hino.

No fim dos anos 80 já estavam a usar o tema mais recordado da SBC, até 1991. Até este está incompleto (falta o fim do hino). Eu já aqui publiquei mas fica para saber pois a SBC supostamente não preferiu usar o fecho da altura.

Reconstituição do fecho da SBC 8 até o canal adoptar um símbolo próprio meses antes da dissolução da SBC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que o Fréttir da RÚV mudou ainda este ano. A música soa-me a remix entre um programa do Channel NewsAsia com o anterior.

Fim de emissão natalício. Inclui o slide dos programas estrangeiros estarem restritos à Islândia com direito a paisagem. Aprendam, RTP Play. Eles tocam o hino dia sim, dia não.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, ATVTQsV disse:

Parece que o Fréttir da RÚV mudou ainda este ano. A música soa-me a remix entre um programa do Channel NewsAsia com o anterior.

Fim de emissão natalício. Inclui o slide dos programas estrangeiros estarem restritos à Islândia com direito a paisagem. Aprendam, RTP Play. Eles tocam o hino dia sim, dia não.

O genérico e o estúdio novos foram uma grande melhoria.

Parece que na Islândia também gostam de ter a página de Teletexto permanentemente no ecrã.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, Televisão 10 disse:

O genérico e o estúdio novos foram uma grande melhoria.

O anterior esteve sete ou oito anos no ar, mas acho que foi introduzido no fim de 2010, meses antes da mudança do símbolo. Até 1 de Abril de 2011 o canal chamava-se Sjónvarpið (A Televisão) e a RÚV tinha outro símbolo. Lembro-me de ver um vídeo de uma promo especial que fizeram no fim de 2010 e já aparecia o novo símbolo do Fréttir, com o símbolo antigo da RÚV por cima, antes de mudarem o tipo de letra.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Campanadas (Badaladas) da TVE 1. Mudaram o grafismo das animações:

Campanadas do canal Telecinco, patrocinadas pela Coca-Cola:

Campanadas do Canal Sur. Coloquei deste canal regional, pois além de serem patrocinadas pela Coca-Cola, têm um grafismo diferente das da Telecinco.

Campanadas do canal La Sexta. Curiosamente, também são patrocinadas pela Coca-Cola, mas têm um grafismo diferente dos outros canais que aqui coloquei. Parece-me que cada canal escolhe o seu grafismo.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algumas passagens de ano asiáticas:

Turquemenistão. Depois da habitual mensagem do presidente Gurbanguly Berdymuhamedow que parece estar a mostrar posturas informais, chega a vez do hino nacional.

Como tem sido hábito desde há cerca de cinco anos, o hino nacional é antecedido pelo relógio que costuma dar antes dos noticiários, acompanhado pela gigantesca árvore de Natal (ou fim de ano, por influência soviética). Em baixo o do ano passado:

A Rupavahini do Sri Lanka optou por não ir a contagem, tal como no ano passado, e emitiu mensagens das apresentadoras em cingalês, tâmil e inglês. Logo depois é emitida a mensagem de ano novo do presidente deles, Maithripala Sirisena. Como tem sido hábito, o último anúncio do ano é da Sri Lanka Insurance Company:

Na NTV do Bangladesh, o ano chegou durante o intervalo. Realmente estava à espera de uma contagem mas não. Como o programa de debates do canal era patrocinado pelo chá Mirzapore da Ispahani, o intervalo parece ter sido feito mais para "a dona de casa": chá, detergente e sabonete. O DOG de Ano Novo foi colocado durante a repetição do primeiro anúncio, à qual seguiu-se uma mensagem de ano novo (com cerca de um minuto de atraso):

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...