Jump to content

Paixão


MAM

Posts Recomendados

há 37 minutos, Televisão 10 disse:

Foram ao Continente, também? Se foram, sempre é um exterior, já que a novela agora é só cenas em estúdio.

É daquelas cenas genéricas tipo as paisagens d'A Guia Turística, só que no Continente. Não é bem product placement, mas para a piada serviu.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, Maciel disse:

A tua opinião vale mais que a minha, porque nao vejo isto. É so mesmo a impressao que fico de pequenas cenas quando faco zapping.

Provavelmente consegues logo meter em cenas dos núcleos secundários ou algo assim XD

A novela não é aquilo que eu chamaria de "boa" (e mal vejo a hora de acabar de uma vez, porque precisa-se já de ar fresco no HN), mas é definitivamente melhor que as Dolorosas ou também que, por exemplo, uma Herdeira. Não é que eu veja muito, mas digo daquilo que vejo. Só mesmo o núcleo da Maria João Abreu faz logo a diferença (não sei se viste alguma coisa desse núcleo, mas eu diria que é um dos melhores núcleos de novelas portuguesas de sempre). E apesar da personagem ser super cliché e pouco inspirada, a Joana Solnado está excelente no papel. Bem melhor que a Inês Castel-Branco como Francisca (que também foi uma vilã um bocadinho rasca).

Editado por Johnman
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Johnman disse:

Provavelmente consegues logo meter em cenas dos núcleos secundários ou algo assim XD

A novela não é aquilo que eu chamaria de "boa" (e mal vejo a hora de acabar de uma vez, porque precisa-se já de ar fresco no HN), mas é definitivamente melhor que as Dolorosas ou também que, por exemplo, uma Herdeira. Não é que eu veja muito, mas digo daquilo que vejo. Só mesmo o núcleo da Maria João Abreu faz logo a diferença (não sei se viste alguma coisa desse núcleo, mas eu diria que é um dos melhores núcleos de novelas portuguesas de sempre). E apesar da personagem ser super cliché e pouco inspirada, a Joana Solnado está excelente no papel. Bem melhor que a Inês Castel-Branco como Francisca (que também foi uma vilã um bocadinho rasca).

A Joana Solnado e Maria João Abreu têm nesta novela uma das suas melhores prestações. A Joana é talvez a sua segunda melhor, atrás da Mariana de IDA. Opá ela está brutal, é super expressiva, natural, convicente, a personagem por vezes é um pouco irónica, por exemplo quando fala com a filha da Luísa tem piada, a Joana está ótima mesmo. E pensar que no inicio a personagem era tão flop que a atriz não conseguia fazer muito.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, Ivo disse:

A Helena a levar tudo à frente :haha: Que arraso da Solnado.

@Ivo adorei a cena de ontem:D. Acho que deve ter sido a última "partida" da Helena há Júlia, mas confesso que a Helena poderia fazer mais uma só para terminar em grande:yahoo:.

É verdade que esta Helena começou cativar-me pela forma irónica que a Joana Solnado faz a personagem e sinceramente, dá muito mais gozo quando os vilões usam a ironia, do que quando só sabem levar tudo para a pancada e nem todos os actores sabem fazer isso. Quanto há Julinha, deve vir aí coisa séria...:sarcastic: 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Free Live disse:

Foi uma boa cena e uma boa prestação, mas gostava mais da Xica como vilã em Amor Maior. Não percebo porque o fórum não gostou dela. :ph34r:

Porque era uma vilã chata e repetitiva e a prestação da atriz não foi a melhor.

Editado por Ivo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que a Inês esteve... razoável, mas não diria 'bem'. 'Bem' esteve ela, por exemplo, em Sol de Inverno ou Mar Salgado. Curiosamente, afundou um bocado no maior papel da carreira dela em televisão. A Francisca, como vilã, era mais intimidante e tinha um aura mais 'especial', mas por outro lado, ela era tão, mas TÃO chata que dava dó. Estava sempre a fazer as mesmas coisas, vezes, e vezes, e vezes, e vezes, e vezes sem conta. E como a novela dependia das ações dela mais do que daquela vergonha de protagonista que era a Clara, nunca passava do mesmo. Chegávamos a estar em fevereiro/março/abril e não tinhamos passado de onde a novela começou em setembro/outubro :rofl:

A Helena é menos chamativa, sem dúvida, mas eu também acho que teve um percurso mais natural e menos aborrecido, e a Joana Solnado está muito bem no papel. Eu diria que as duas estão num pé de igualdade, já que a Helena também começou de forma muito fraquinha nos primeiros tempos. E mesmo quando começou a sair da casca, foi posta só nas situações mais cliché e mexicanadas possível, apesar das boas prestações da atriz. Agora é que tenho gostado mais de a ver.

Mesmo assim, nenhuma delas é uma excelente vilã, nem nada por aí. Aliás, a SIC não tem uma boa vilã a sério desde a Narcisa de RdF (e mesmo essa também era muito cliché, mas pelo menos safava-se devido à épica prestação da Isabel Abreu + o guião sólido o suficiente, a combinação que lhe deu todos os toques pequenos para um pacote completo de vilã). Se contarmos secundárias, temos a Aurora de VO neste momento, mas essa aparte...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim estão ao mesmo nível, o nível de vilãs medianas, e não é culpa das atrizes, ambas estiveram otimas nos seus respetivos papeis, se a Francisca é repetitiva a culpa é da autora, não da atriz, e a própria Helena também já repetiu à Camila vezes e vezes sem conta "que os acidentes acontecem" sempre a ameaçar a vida do namorado da rapariga, e para mim este problema acontece (as vilãs tornarem-se repetitivas) por conta dos 300 episódios, chega a um ponto que não há mais maldades para inventar, e já nem seriam coerentes com a historia, a esta hora o que a Helena poderia fazer para separar a Luísa e o Miguel, droga-lo e deitar-se ao lado dela e fazer a Luísa apanha-los em flagrante? Já não seria coerente, nesta fase a Luísa já passou por tanto, que não comprava uma historia assim, nem chantagens, já não é coerente, já não há mais o que se possa fazer a nível de vilã e vilanias.

Mas pelo menos ambas, seja a Francisca seja a Helena, e nesta caso até mais a Francisca está de parabéns, foram AS vilãs das suas novelas, não como novelas como A Unica Mulher e A Herdeira onde os vilões que supostamente seriam os principais são ofuscados pelos secundários e a meio da caminho já nem se sabe se ainda são vilões ou o que andam lá a fazer.

  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Duarte com D disse:

Para mim estão ao mesmo nível, o nível de vilãs medianas, e não é culpa das atrizes, ambas estiveram otimas nos seus respetivos papeis, se a Francisca é repetitiva a culpa é da autora, não da atriz, e a própria Helena também já repetiu à Camila vezes e vezes sem conta "que os acidentes acontecem" sempre a ameaçar a vida do namorado da rapariga, e para mim este problema acontece (as vilãs tornarem-se repetitivas) por conta dos 300 episódios, chega a um ponto que não há mais maldades para inventar, e já nem seriam coerentes com a historia, a esta hora o que a Helena poderia fazer para separar a Luísa e o Miguel, droga-lo e deitar-se ao lado dela e fazer a Luísa apanha-los em flagrante? Já não seria coerente, nesta fase a Luísa já passou por tanto, que não comprava uma historia assim, nem chantagens, já não é coerente, já não há mais o que se possa fazer a nível de vilã e vilanias.

Mas pelo menos ambas, seja a Francisca seja a Helena, e nesta caso até mais a Francisca está de parabéns, foram AS vilãs das suas novelas, não como novelas como A Unica Mulher e A Herdeira onde os vilões que supostamente seriam os principais são ofuscados pelos secundários e a meio da caminho já nem se sabe se ainda são vilões ou o que andam lá a fazer.

Mas a diferença é que a Francisca era chata e repetitiva literalmente desde o início. Desde a morte daquela aberração da natureza que era o Eduardo (o ator era péssimo), até ao regresso da Laura 1 mês antes do final, a novela - ou pelo menos o núcleo da Francisca - estagnou completamente durante quase toda a sua duração. Sempre o mesmo naqueles meses todos sem fim. Já a Helena teve um percurso ascendente, e se agora não há muito de inovador naquilo que faz, também é porque conseguiu chegar ao seu maior nível de poder + maldade, e a partir desse ponto, o que é que um vilão poderá fazer senão tormentar as mesmas pessoas vezes sem conta? A Francisca chegou a esse ponto nos primeiros 2 meses; a Helena atravessou um processo mais lento e mais paciente para lá chegar. Para além de que a prestação da Joana sempre foi melhor do que a da Inês, na minha opinião. A Inês sempre achei um bocado forçada, à exceção de todas as cenas com a Catarina Rebelo e a Beatriz Frazão (aí sim, ela estava no seu auge, mas por outro lado cansava ver a mesma cena por um ano: Francisca bate nas miúdas, miúdas berram, Francisca bate nas miúdas, miúdas berram, etc.). A Joana/Helena ainda manda um barraco de vez em quando ou lá vai tendo sempre um esquema que difere de fazer ameaças vazias à Laura Dutra. (Eu sei que a Francisca também tinha esquemas - aliás, a novela toda foi um esquema dela - mas isso passava-me sempre ao lado devido ao tédio das cenas dela.) A Helena é mais dinâmica, nesse sentido. E o humor que ela traz com a sua ironia e as suas caretas fazem mesmo o meu estilo, dão-lhe aquele toque cómico que é fixe de se ver numa vilã principal. A Chica parecia que só tinha duas caraterísticas: muito chateada e tesuda pelo Fidalgo, e para mim, ela foi apenas uma versão inferior da Antónia de Santa Bárbara: uma vilã psicopata e toda-poderosa que domina toda a gente e passam a novela toda a tentar derrubá-la, sem sucesso. A Antónia foi muito melhor escrita e 10x melhor interpretada para mim.

Mas pronto, cada um terá os seus gostos e opiniões. Concordo contigo que a culpa da Francisca ter sido o que foi é da autora.... aliás, tanto da autora como do formato teimoso de 300 episódios da SIC (e da Gabriela Sobral por forçar uma autora despreparada para escrever uma novela de 300 episódios), porque acho que Amor Maior, com uma re-estruturação da história + um cortar dos episódios em pelo menos metade, podia ter sido uma ótima novela, e a Francisca uma excelente vilã. Até com 200 e pouco episódios, dava para contar uma boa história. Quanto à Única Mulher e à Herdeira, eu acho que a Pilar sempre foi a vilã mais notável da história, apesar de muitos outros terem surgido e de, em certos pontos, poder ter sido ofuscada, sim; já n'A Herdeira, eu próprio também estou confuso quem é que é a vilã principal, se é a Madalena, a Caetana, a Maria Luísa, a Ariana, etc. :rofl: Às vezes até penso se não será a própria Luz :rofl: Por outro lado, o maior vilão (masculino) é sem dúvida o Ortigão, por fazer toda a gente sofrer com aquela representação péssima.

As últimas grandes vilãs principais que tivemos foram todas de 2014: a Alice d'O Beijo do Escorpião, a Lena de Jardins Proibidos e a Patrícia de Mar Salgado. Desde então tivemos algumas boas vilãs (a Antónia, a Catarina de Coração D'Ouro, a Narcisa de Rainha das Flores), mas nada demais.

Editado por Johnman
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que o grande problema da Francisca era ser demasiado fria. No início, não tinha expressão alguma. Isso prejudicou a personagem, faltava-lhe emoção. Era uma vilã odiada por ser robótica, considero um "ódio" diferente de uma vilã como a Diana de LDS que era muito expressiva.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Johnman concordo. Acho injusto dizerem que são vilãs iguais. A Francisca dominou do início ao fim, foi uma chata do catano, ganhava sempre, estava sempre a hipnotizar e a agredir as miúdas e sim a Inês esteve um pouco fraca, também a Solnado é uma atriz bem melhor. E quando digo que esteve fraca não é por a personagem ser repetitiva, a atriz não tem culpa disso. A Helena nos primeiros meses não metia grande medo, a personagem não era nada de especial, mas não era chata e repetitiva como a Chica e a atriz cumpriu minimamente. Agora a Helena está a meter as garras de fora e a Solnado está excelente como a Castel Branco nunca esteve.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma das maiores deficiências com a Francisca é que a novela começou praticamente a meio da história dela, quando devia ter sido tudo levado com calma. Primeiro mostravam a infância horrível da Francisca, desde os pais adotivos a maltratarem-na à ignorância dos irmãos biológicos, depois deixavam-na construir uma boa relação com a Clara (para permitir a audiência conhecer a verdadeira protagonista da novela), e depois é que tinham passado a permitir que a Francisca metesse as garras de fora e se quisesse vingar da sua família biológica. Em vez disso, logo no 1º episódio, ela já andava metida com o marido da irmã, que mandou matar, e ainda se conseguiu apoderar da guarda das sobrinhas biológicas com um salto temporal estúpido (porque as novelas precisam de bué da ritmo, né?!?!).

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...