Jump to content

Paixão


MAM

Posts Recomendados

há 3 horas, AGUI disse:

Mas as novelas têm que representar a altura em que vivemos? As novelas servem mesmo para fugir da realidade. Aliás, era uma das estratégias usadas pela Globo antigamente, no inverno transmitir novelas passadas em lugares tropicais e em alturas de verão. 

Mas então o tempo da novela não avança? E uma novela que apela ao verão, passar três terços em estações não correspondentes é um pouco disparatado. Por exemplo, Sol Nascente tinha uma imagem quente e nítida, fazendo lembrar mesmo o verão e atravessou toda esta estação. Já Novo Mundo tinha uma imagem bem mais fria e baça, fazendo lembrar os invernos frios europeus. É o mesmo que algum realizador fazer um filme sobre as férias de verão e estreá-lo no inverno. Mas enfim, as autoras podiam ter aproveitado melhor a ideia da novela se passar no Algarve.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, SIM disse:

Mas então o tempo da novela não avança? E uma novela que apela ao verão, passar três terços em estações não correspondentes é um pouco disparatado. Por exemplo, Sol Nascente tinha uma imagem quente e nítida, fazendo lembrar mesmo o verão e atravessou toda esta estação. Já Novo Mundo tinha uma imagem bem mais fria e baça, fazendo lembrar os invernos frios europeus. É o mesmo que algum realizador fazer um filme sobre as férias de verão e estreá-lo no inverno. Mas enfim, as autoras podiam ter aproveitado melhor a ideia da novela se passar no Algarve.

E na Herdeira também é verão. :lol:

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, SIM disse:

Mas então o tempo da novela não avança? E uma novela que apela ao verão, passar três terços em estações não correspondentes é um pouco disparatado. Por exemplo, Sol Nascente tinha uma imagem quente e nítida, fazendo lembrar mesmo o verão e atravessou toda esta estação. Já Novo Mundo tinha uma imagem bem mais fria e baça, fazendo lembrar os invernos frios europeus. É o mesmo que algum realizador fazer um filme sobre as férias de verão e estreá-lo no inverno. Mas enfim, as autoras podiam ter aproveitado melhor a ideia da novela se passar no Algarve.

Não é. Por exemplo, Uga Uga passava-se no pico do verão, no meio da selva Amazônica, com personagens quase sem roupa,... mais de metade da sua exibição foi no inverno. Até li uma critica a dizer que era uma boa estratégia e um ponto de escape. Enquanto chovia lá fora as pessoas viam cenários tropicais. Isto também é uma coisa pessoal minha, eu não suporto climas frios e neve, talvez, por esta razão, defenda tanto esta estação nas novelas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, AGUI disse:

Mas as novelas têm que representar a altura em que vivemos? As novelas servem mesmo para fugir da realidade. Aliás, era uma das estratégias usadas pela Globo antigamente, no inverno transmitir novelas passadas em lugares tropicais e em alturas de verão. 

Sim, por isso é que eu adorava ver Verdades Secretas à noite, tinha outra magia, que não tinha durante o dia, e porquê?

Porque a narrativa da novela acontece praticamente à noite, o que me ajuda a envolver mais na historia e aí sim escapar mais à realidade, pois parece que a historia está a acontecer naquele momento em que estou a ver, e ajuda muito mais a saborear a historia e entrar no seu universo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Duarte com D disse:

Sim, por isso é que eu adorava ver Verdades Secretas à noite, tinha outra magia, que não tinha durante o dia, e porquê?

Porque a narrativa da novela acontece praticamente à noite, o que me ajuda a envolver mais na historia e aí sim escapar mais à realidade, pois parece que a historia está a acontecer naquele momento em que estou a ver, e ajuda muito mais a saborear a historia e entrar no seu universo.

Isso depende de cada pessoa. Quando eu mais gostava de ver Da Cor do Pecado, uma novela passada na praia e com cenas, maioritariamente, passadas durante o dia, era de madrugada. Kubanacan, uma novela completamente tropical, eu via enquanto chovia a cântaros lá fora e com um céu completamente cinzento, e também entrei no clima da novela e não me fazia confusão nenhuma. Mas no verão também gosto de ver séries e novelas passadas na altura do verão, o mesmo no inverno. Depende de cada pessoa e de cada novela, não é nenhuma lei que é obrigatória: "tem que se fazer novelas passadas na estação do ano em que vivemos!". E acho que a discussão não deve ser sobre Paixão ser passada numa altura de verão, mas sim termos tantas novelas a se passarem na mesma altura.

Um exemplo de que os programas de televisão não têm que mostrar a realidade do país é Tropicaliente, uma novela bem razoável a nível de conteúdo e que foi um fenómeno na Rússia, um país completamente gelado e cinzento, devido às paisagens e cores completamente diferentes e tropicais.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, iBoy disse:

E na Herdeira também é verão. :lol:

Lá está: A Herdeira também se passa no verão, mas quando vejo, ela nunca me dá a impressão de se dar exclusivamente durante os 4 meses de verão. Muito pelo contrário, é uma história que me dá facilmente a ideia de poder estar a acontecer agora mesmo. A sua apresentação não tem a clara indicação que isto é verão, verão, verão. Se Paixão fosse uma novela de 4 meses, claro que isso funcionava, mas quando 3/4 da sua duração não são verão, torna-se estranho e retira-me da suspensão de descrença que as novelas portuguesas sempre pretenderam (que isto é uma história que "pode estar a acontecer agora mesmo", um espelho da nossa sociedade).

E para que conste, eu gosto muito de imagens tropicais em telenovelas. Dá um toque mais jovial, mais relaxado e muito mais bonito do que frio, neve, chuva e afins (isso funcionava se fosse uma novela muito dark apenas). Mas quando a novela em questão dura um ano inteiro e a maioria da sua passagem é fora de temporadas quentes.... não sei, é um bocado.... irritante, se calhar. Até com séries e filmes eu penso nisto (por exemplo, a Moana saiu no ano passado durante novembro... e foi um bocado estranho que a Disney tenha escolhido lançar um filme tão tropical e tão verão durante a época de festas, apesar da qualidade do filme).

Epá, como já referi, isto é uma opinião muito particular a mim próprio, não estou a dizer que é lei fazer novela de verão só no verão ou novela de inverno só no inverno. Cada um com a sua, como costumo dizer. Para quem não se importa com isto de todo, ainda bem, ótimo :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Forbidden disse:

Mas o problema é as novelas darem 1 ano, se dessem meio ano por exemplo já não haveria esse problema das estações.

Nisso concordo absolutamente. Como já tinha dito, Caixão ser 100% novela de verão não me fazia diferença nenhuma se fosse uma novela de curta duração durante as épocas mais quentes do ano. O problema é mesmo durar mais de um ano em antena. E especialmente considerando que é o maior flop de ficção nacional que a SIC teve desde as Dolorosas (sim que Rainha das Flores e Espelho D'Água têm médias abaixo de 10, mas as duas fizeram mais pelo horário onde estiveram do que o Caixão alguma vez fez pelo horário onde está), a Gaby devia mesmo considerar em encurtar as novelas. Não têm dinheiro para isso, deixem de ter 2 portuguesas no ar, caporra. Tal é a insistência de serem a TVI 2.0.

Editado por Johnman
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, AGUI disse:

Não é. Por exemplo, Uga Uga passava-se no pico do verão, no meio da selva Amazônica, com personagens quase sem roupa,... mais de metade da sua exibição foi no inverno. Até li uma critica a dizer que era uma boa estratégia e um ponto de escape. Enquanto chovia lá fora as pessoas viam cenários tropicais. Isto também é uma coisa pessoal minha, eu não suporto climas frios e neve, talvez, por esta razão, defenda tanto esta estação nas novelas.

Mas uma novela na minha opinião é muito mais chamativa quando passa em épocas correspondentes. 

Falaram d'A Herdeira, mas é diferente porque não tem enfoque em praias,  parques ou temas mais ligados ao verão. É uma novela de certo modo atemporal, embora claramente neste momento estejamos em agosto (romarias). Esta não, tem clara incidência no verão ao longo da trama. Não é grande defeito, mas claro que esta novela no verão, com a leveza que tem, seria muito mais atraente.

Editado por SIM
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, SIM disse:

Mas uma novela na minha opinião é muito mais chamativa quando passa em épocas correspondentes. 

Falaram d'A Herdeira, mas é diferente porque não tem enfoque em praias,  parques ou temas mais ligados ao verão. É uma novela de certo modo atemporal, embora claramente neste momento estejamos em agosto (romarias). Esta não, tem clara incidência no verão ao longo da trama. Não é grande defeito, mas claro que esta novela no verão, com a leveza que tem, seria muito mais atraente.

Eu acho que não é um problema a novela não condizer com a estação vivida, mas concordo contigo quando dizes que seria mais atraente se combinasse. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Insight disse:

Mas aqui é diferente. 

Não sei se vês a novela, mas vais notar que esse acontecimento pode ser cliché, mas é para dar uma nuance que acho que pouco se fez cá em Portugal. Não quero dar spoilers, por isso também não adiantei muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 30/12/2017 at 3:57 PM, VascoSantos said:

Mas aqui é diferente. 

Não sei se vês a novela, mas vais notar que esse acontecimento pode ser cliché, mas é para dar uma nuance que acho que pouco se fez cá em Portugal. Não quero dar spoilers, por isso também não adiantei muito.

com spoilers se calhar faz sentido mmmm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, VascoSantos disse:

Também gostei dessa cena. Muito bem :clapping:

O João Maneira apareceu ontem. A Laura Dutra deve estar a aparecer também...

Primeiro até pensei que era ela que estava com o João Maneira :rofl: Mas depois pensei: "Fogo, está tão diferente, será mesmo ela?" :rofl:

Editado por Ivo
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não concordo de todo com esse artigo. Sinceramente os aspetos negativos que encontro nas novelas atuais (do pouco que vejo) são:

SIC
Pontos negativos:
- Não têm identidade. Parecem todas iguais.
- Sempre histórias centradas em mulheres
- Núcleos secundários (principalmente cómicos) muito fracos.
- Excessiva duração

Pontos positivos:
- Elencos geralmente muito bons e variados (dentro do possível)
- Realização muito boa (apesar de muito uniforme)
- Estabilidade de horário

TVI
Pontos negativos:
- Grande instabilidade de horários
- Retalhos no final das novelas para as fazer render (o que aconteceu na impostora foi ridiculo)
- Qualquer novela é um policial e a dado momento parece um faroeste
- Muitas cenas de acção e morte forçadas. Muitas cenas impactantes de revelações e mortes que passam a correr. Basicamente nem vemos as diferentes personagens a reagir ou fazer luto.
- Muitos filtros que usam na realização que são maus que dói. Já para não falar daquela tentativa de gravar com câmara "sem tripé"
- Elencos repetitivos

Pontos positivos
- Consegue produzir histórias minimamente diferentes uma das outras. Por exemplo, neste momento nota-se uma clara diferença no estilo de JD e AH.
- Consegue produzir ainda algumas novelas com uma duração relativamente curta.
- Parece ter acertado na realização de AH e JD
- Histórias minimamente originais (dentro do possível)
- Ritmo bom. 

  • Gosto 9
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a novela no geral tem evoluído, tenho gostado de ver. Muita gente se queixa dos secundários, mas até tenho gostado também. Não têm história por aí além, mas veem-se bem. O núcelo da Bárbara Norton por exemplo, é engraçado e até  a parte da comédia acho que tem piada, dou por mim a rir (a personagem da Custódia parece ser muito boa, vamos ver como é que a desenvolvem). Depois há a história da Ana Rita que para mim dá um bom boost à novela em si.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, vicfonseca disse:

Acho que a novela no geral tem evoluído, tenho gostado de ver. Muita gente se queixa dos secundários, mas até tenho gostado também. Não têm história por aí além, mas veem-se bem. O núcelo da Bárbara Norton por exemplo, é engraçado e até  a parte da comédia acho que tem piada, dou por mim a rir (a personagem da Custódia parece ser muito boa, vamos ver como é que a desenvolvem). Depois há a história da Ana Rita que para mim dá um bom boost à novela em si.

Concordo. A novela está melhor e os núcleos mais interessantes. Só não gosto muito do da agência de viagens...

Quanto aos protagonistas, gosto muito da Luísa que, ao contrário da Clara de Amor Maior, sabe usar a cabeça e não se deixa enganar facilmente. Não gosto da Helena. Não sei se é da interpretação, mas acho a personagem má, uma vilã fraca. Mesmo a mentir, não sei como é que acreditam nela... Eu não acreditava, uma vez que não é convincente.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Maria João Abreu arrasa tanto nesta novela, a Isabel dela é realmente incrível! 

Quanto a Margarida Vila Nova nunca houve dúvidas que ia levar a novela as costas...continua um poço de talento como sempre e adoro as cenas subtis da personagem dela com o Miguel, é um entrosamento tão bem feito com o Albano!

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...