Jump to content

Globo [tópico geral]


_zapping_

Posts Recomendados

há 10 minutos, R.M disse:

Exatamente, a faixa especial testou duas novelas que já estão em sua terceira reprise na globo, que foi o Cravo e a Rosa e agora Chocolate com Pimenta, somando isso com o êxito que tá sendo a terceira reprise do Rei do Gado no vale a pena, ficou bem óbvio que pelo menos na faixa das 14h40 o ideal é continuar apostando por enquanto em tramas que foram sucessos garantidos em reprises na globo.

Essas três que citei como exemplos são tramas que cabem fácil na faixa, e até adiciono também Da Cor do Pecado que embora tenha não tenha tido êxito em 2012, talvez tenha um resultado satisfatório agora mais de 10 anos depois.

A globo precisou de três novelas pra se dar conta de algo que se confirma fácil na internet, que medalhão de verdade nunca fica gasto, pelo contrário a galera vai continuar assistindo sempre, acho válido trazer reprise inédita também, mas se o momento pedir por isso, o que ao meu ver não é o caso da globo agora.

 

Acho que "Da Cor do Pecado" talvez não ganha mais reprise nunca mais. Por conta do título, se o Viva escondeu o título em chamadas quando foi exibida, imagina na Globo de hoje?. Se também a questão do Viva cortar cenas de blackface de "Malhação 98" para não ter retaliação ao produto, fica mais evidente que "Da Cor do Pecado " muito possivelmente não terá mais reprises posteriormente. E também, parece que não foi sucesso quando foi exibida no Viva. 

Eu ainda acho que tem que dar preferências as reprises inéditas que nunca foram repetidas como: Paraíso, Cama de Gato, Escrito nas Estrelas, Sete Vidas, Além do Tempo, Morde & Assopra, Alto Astral. Mas também devo reconhecer que a década de 2010 não tem acervo muito grande de sucessos, e este pode ser uma forte chances de ter mais re-reprises do que reprises inéditas.

Editado por DanielNunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, DanielNunes disse:

Acho que "Da Cor do Pecado" talvez não ganha mais reprise nunca mais. Por conta do título, se o Viva escondeu o título em chamadas quando foi exibida, imagina na Globo de hoje?. Se também a questão do Viva cortar cenas de blackface de "Malhação 98" para não ter retaliação ao produto, fica mais evidente que "Da Cor do Pecado " muito possivelmente não terá mais reprises posteriormente. E também, parece que não foi sucesso quando foi exibida no Viva. 

Eu acredito que ela volta ainda, quando todas as flores for pra Globo aberta mesmo e caso tenha o mesmo êxito que tá tendo no Globoplay, pode ter certeza que vão começar a pensar em obra dele para a faixa das 14h40, e como as únicas que ele fez foi Da Cor do Pecado e Cobras e Lagartos, essa primeira embora tenha toda essa polêmica do título vai acabar ganhando uma chance.

Ainda sobre a polêmica, acho que a resposta da internet foi bem direta quanto a isso, preserva o material independente do conteúdo, chega a ser até irônico, o viva veta black face e agressão a mulher passa normalmente sem cortes, na semana passada mesmo em Senhora do Destino o cigano entrou na trama e logo nas primeiras cenas dele o cara surrou a Rita sem dó, nas reprises da globo toda essa sequência era limada por causa do horário, no viva claro que passaria na íntegra, eles deveriam rever esse conceito do que pode ir ao ar ou não.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 49 minutos, JMML disse:

Acho isto tão sem sentido...

Qual o problema da novela "Da cor do Pecado"? 

Tempos chatos estes em que tudo é cancelado. 

É uma novela racista, a começar pelo título. Mas pronto, não se pode, nem se deve, apagar o passado. As pessoas é que precisam ter a noção que muita coisa mudou e uma novela não merece ser cancelada ou cortada por causa de comportamentos e falas que eram normais na sua época. 

Editado por Vitória
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Honestamente não vejo a palavra pecado do título como algo tão literal, como um ato que nos leva ao inferno e que por isso é condenável gostar de negros. Eu interpreto como desejo, enfatizando a beleza negra e não como algo condenável.

Eu sou o primeiro a defender que nunca se pode apagar racismo, escravidão e que devem ser temas que se deve abordar sempre, sobretudo com veracidade, mas nem me parece o caso aqui.

É a primeira novela com uma protagonista negra, da qual a Taís Araújo se orgulha muito por dar projeção a ela e sobretudo a uma atriz negra, diferente de uma "Viver a Vida" que ela só sente vergonha, o nome dela, Preta, até podia ter sido outro é verdade, mas fds ela é Preta mesmo, até se pode orgulhar do nome por fazer jus à sua raça. Já agora Por Amor também seria racista porque Branca Leticia é Branca e deram-lhe esse nome. (Se bem que Por Amor tem aquele núcleo racista que é um deserviço sim).

  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então quer dizer que com estes "novos tempos" nunca mais vão fazer uma novela a representar os tempos da escravidão no Brasil, tipo "Sinhá Moça"? 

"Da Cor do Pecado" não é nada uma novela racista. Por amor de deus. 

As pessoas tem de perceber a diferença entre uma história de novela e um insulto na rua...

Então agora nunca mais se representa uma cena de violência doméstica porque é violência doméstica??? 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, R.M disse:

Exatamente, a faixa especial testou duas novelas que já estão em sua terceira reprise na globo, que foi o Cravo e a Rosa e agora Chocolate com Pimenta, somando isso com o êxito que tá sendo a terceira reprise do Rei do Gado no vale a pena, ficou bem óbvio que pelo menos na faixa das 14h40 o ideal é continuar apostando por enquanto em tramas que foram sucessos garantidos em reprises na globo.

Essas três que citei como exemplos são tramas que cabem fácil na faixa, e até adiciono também Da Cor do Pecado que embora tenha não tenha tido êxito em 2012, talvez tenha um resultado satisfatório agora mais de 10 anos depois.

A globo precisou de três novelas pra se dar conta de algo que se confirma fácil na internet, que medalhão de verdade nunca fica gasto, pelo contrário a galera vai continuar assistindo sempre, acho válido trazer reprise inédita também, mas se o momento pedir por isso, o que ao meu ver não é o caso da globo agora.

 

Eu acho que a ideia do horário era dar chance a novelas que nunca foram reprisadas no vale a pena (sobretudo das 6 e 7), até agora não aplicaram isso... percebe-se que inicialmente tenham preferido sucessos garantidos, mas a certa altura novelas que nunca foram reprisadas vão ter de entrar na linha, não podem estar sempre a mostrar os mesmos sucessos de sempre.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, JMML disse:

Acho isto tão sem sentido...

Qual o problema da novela "Da cor do Pecado"? 

Tempos chatos estes em que tudo é cancelado. 

Eu sou contra o adaptar obras antigas (seja filmes ou livros) para cortar racismos, preconceitos, o que for. Façam obras novas.

Agora na reposição de novelas devem ter cuidado com as escolhas, sim.

Quanto a DCdP, eu vi essa novela e não me lembro se tinha racismo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, Duarte com D disse:

Honestamente não vejo a palavra pecado do título como algo tão literal, como um ato que nos leva ao inferno e que por isso é condenável gostar de negros. Eu interpreto como desejo, enfatizando a beleza negra e não como algo condenável.

Eu sou o primeiro a defender que nunca se pode apagar racismo, escravidão e que devem ser temas que se deve abordar sempre, sobretudo com veracidade, mas nem me parece o caso aqui.

É a primeira novela com uma protagonista negra, da qual a Taís Araújo se orgulha muito por dar projeção a ela e sobretudo a uma atriz negra, diferente de uma "Viver a Vida" que ela só sente vergonha, o nome dela, Preta, até podia ter sido outro é verdade, mas fds ela é Preta mesmo, até se pode orgulhar do nome por fazer jus à sua raça. Já agora Por Amor também seria racista porque Branca Leticia é Branca e deram-lhe esse nome. (Se bem que Por Amor tem aquele núcleo racista que é um deserviço sim).

Eu antes achava que não tinha problema com o título da novela,  porém, o contexto ajuda colaborar um termo racista e escravocrata que ainda no Brasil existe. Porque só a pele negra é pecado? a branca também poderia ser, já que somos um só ser. Antes no tempo da escravidão os senhores brancos abusavam sexualmente das escravas as escondidas, as vezes suas senhoras brancas sabiam também as escondidas. O pecado não é o pecado em si, é o proibido, as escondidas, não reveladas a sociedade, que julgam pela cor e classe social.  Que pode ser permissivo aos homens brancos, que infelizmente na sociedade brasileira se valem da cor e de seus status, para abusarem de mulheres pretas e pobres. Neste contexto o titulo é sexualizado como permissivo a abusos a mulheres pretas. É um título infeliz, que infelizmente não pode ser apagado e modificado. É uma boa novela que condiz no seu tempo de exibição. 

Editado por DanielNunes
  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, Duarte com D disse:

É a primeira novela com uma protagonista negra, da qual a Taís Araújo se orgulha muito por dar projeção a ela e sobretudo a uma atriz negra, diferente de uma "Viver a Vida" que ela só sente vergonha, o nome dela, Preta, até podia ter sido outro é verdade, mas fds ela é Preta mesmo, até se pode orgulhar do nome por fazer jus à sua raça. Já agora Por Amor também seria racista porque Branca Leticia é Branca e deram-lhe esse nome. (Se bem que Por Amor tem aquele núcleo racista que é um deserviço sim).

Infelizmente, era uma coisa muito comum antigamente. Por este motivo é que o VIVA coloca aquela faixa no início dos episódios. Até o clássico "Vale Tudo" tem falas racistas, e não só racistas: homofóbicas e machistas também. Agora, os tempos mudaram, novelas recentes já não deveriam fazer o mesmo. Por exemplo, lembro-me em 2018 na novela O Outro Lado do Paraíso uma prisão só com mulheres negras, um absurdo em tanto. Mas essa novela também foi um desserviço total: o nanismo diabolizado, romantização da prostituição, o racismo (não só a questão da cela, mas também a personagem que depois virou juíza), o abuso sexual que foi curado através de sessões de hipnose ( :clown: ), enfim. 

Editado por Afonso
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, DanielNunes disse:

Eu antes achava que não tinha problema com o título da novela,  porém, o contexto ajuda colaborar um termo racista e escravocrata que ainda no Brasil existe. Porque só a pele negra é pecado? a branca também poderia ser, já que somos um só ser. Antes no tempo da escravidão os senhores brancos abusavam sexualmente das escravas as escondidas, as vezes suas senhoras brancas sabiam também as escondidas. O pecado não é o pecado em si, é o proibido, as escondidas, não reveladas a sociedade, que julgam pela cor e classe social.  Que pode ser permissivo aos homens brancos, que infelizmente na sociedade brasileira se valem da cor e de seus status, para abusarem de mulheres pretas e pobres. Neste contexto o titulo é sexualizado como permissivo a abusos a mulheres pretas. É um título infeliz, que infelizmente não pode ser apagado e modificado. É uma boa novela que condiz no seu tempo de exibição. 

Isso é uma visão e opinião muito redutora e limitada. Eu não concordo nada com isso.

Para mim, "Da cor do Pecado" significa desejo, sensualidade, tesao, e amor... e não racismo!

Que exagero que fazem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, JMML disse:

Isso é uma visão e opinião muito redutora e limitada. Eu não concordo nada com isso.

Para mim, "Da cor do Pecado" significa desejo, sensualidade, tesao, e amor... e não racismo!

Que exagero que fazem.

Ok tua opinião. O título vem da música "Da Cor do Pecado", tira as tuas próprias conclusões. Sim, a novela era boa,o título é infeliz, e principalmente as falas da Bárbara como "neguinha" isso já joga a novela como antiquada, velha e ofensiva nos dias atuais. Porém, são quase 20 anos, sei separar o título da novela e da trama em si. Não me choca o título, contudo, sei o que vem por detrás deste representa no contexto geral. "Da Cor do Pecado" é a das minhas novelas favoritas até alguns anos atrás era minha segunda novela das sete favorita, perdeu pontos por ser uma novela totalmente errada, machismo, racismo, homofobia e núcleos secundários esquecíveis. Mas continua no meu coração esta novela. Eis a letra título tema da novela:

Da Cor do Pecado
 

Esse corpo moreno
Cheiroso e gostoso
Que você tem
É um corpo delgado
Da cor do pecado
Que faz tão bem

Esse beijo molhado, escandalizado
Que você me deu
Tem sabor diferente
Que a boca da gente jamais esqueceu

Quando você me responde
Umas coisas com graça
A vergonha se esconde
Porque se revela a maldade da raça
Esse cheiro de mato
Tem cheiro de fato, saudade, tristeza
Essa simples beleza, teu corpo moreno, moreno enlouquece

E eu não sei nem porque
Só sinto na vida o que vem de você

Esse corpo moreno
Cheiroso e gostoso
Que você tem
É um corpo delgado
Da cor do pecado
Que faz tão bem

Esse beijo molhado, escandalizado
Que você me deu
Tem sabor diferente
Que a boca da gente jamais esqueceu
Tem sabor diferente que a boca da gente jamais esqueceu

Eu não sei bem porque
Só sinto na vida o que vem de você

 

Eu não sou sociólogo, mas, se tirar ao pé da letra este termo é como se a mulher negra em geral tem este estigma de sensual, tesão, cobiça, como se fosse um objeto carnal de desejo apenas e não como uma mulher. A realidade brasileira com a portuguesa é diferente. Só estando no Brasil para ver este estigma. Em geral a mulher brasileira por ser misigenada já vale como cobiça de muitos homens. Feminicidio de mulheres principalmente negras e pobres são altas no Brasil. Pode ser até frescura, mas, expressão assim associa muito este tipo de cobiça a mulher em geral. Você não vê pelo menos em música brasileira, o autor ter uma musa branca de inspiração, claro tem, Garota de Ipanema, é inspiração de uma mulher branca. 

Editado por DanielNunes
  • Gosto 2
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, DanielNunes disse:

Ok tua opinião. O título vem da música "Da Cor do Pecado", tira as tuas próprias conclusões. Sim, a novela era boa,o título é infeliz, e principalmente as falas da Bárbara como "neguinha" isso já joga a novela como antiquada, velha e ofensiva nos dias atuais. Porém, são quase 20 anos, sei separar o título da novela e da trama em si. Não me choca o título, contudo, sei o que vem por detrás deste representa no contexto geral. "Da Cor do Pecado" é a das minhas novelas favoritas até alguns anos atrás era minha segunda novela das sete favorita, perdeu pontos por ser uma novela totalmente errada, machismo, racismo, homofobia e núcleos secundários esquecíveis. Mas continua no meu coração esta novela. Eis a letra título tema da novela:

Da Cor do Pecado
 

Esse corpo moreno
Cheiroso e gostoso
Que você tem
É um corpo delgado
Da cor do pecado
Que faz tão bem

Esse beijo molhado, escandalizado
Que você me deu
Tem sabor diferente
Que a boca da gente jamais esqueceu

Quando você me responde
Umas coisas com graça
A vergonha se esconde
Porque se revela a maldade da raça
Esse cheiro de mato
Tem cheiro de fato, saudade, tristeza
Essa simples beleza, teu corpo moreno, moreno enlouquece

E eu não sei nem porque
Só sinto na vida o que vem de você

Esse corpo moreno
Cheiroso e gostoso
Que você tem
É um corpo delgado
Da cor do pecado
Que faz tão bem

Esse beijo molhado, escandalizado
Que você me deu
Tem sabor diferente
Que a boca da gente jamais esqueceu
Tem sabor diferente que a boca da gente jamais esqueceu

Eu não sei bem porque
Só sinto na vida o que vem de você

 

Eu não sou sociólogo, mas, se tirar ao pé da letra este termo é como se a mulher negra em geral tem este estigma de sensual, tesão, cobiça, como se fosse um objeto carnal de desejo apenas e não como uma mulher. A realidade brasileira com a portuguesa é diferente. Só estando no Brasil para ver este estigma. Em geral a mulher brasileira por ser misigenada já vale como cobiça de muitos homens. Feminicidio de mulheres principalmente negras e pobres são altas no Brasil. Pode ser até frescura, mas, expressão assim associa muito este tipo de cobiça a mulher em geral. Você não vê pelo menos em música brasileira, o autor ter uma musa branca de inspiração, claro tem, Garota de Ipanema, é inspiração de uma mulher branca. 

Sinceramente não vejo maldade. Nem que seja uma novela racista. Acho um disparate se cancelarem a novela por isso.

Não acho que a novela seja maldosa. Por exemplo, a Bárbara dizer "neguinha" é devido a personalidade dela... A Nádia de "O outro lado do Paraíso" diz que não gosta do neto torrado. Ok é racista, mas é uma representação! 

Acho que estão a confundir representação com vida real.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Viva põe aquele aviso antes de conteúdo que diz ter coisas "do passado" e ainda por cima corta algumas das cenas como se esses problemas não existissem há décadas. Globo hipócrita como um todo, já foi o problema quando apagaram Êta Mundo Bom da Globoplay por problemas de blackface quando houve todo aquele alarido há quase três anos.

Recomendo o vídeo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, DanielNunes disse:

Ok tua opinião. O título vem da música "Da Cor do Pecado", tira as tuas próprias conclusões. Sim, a novela era boa,o título é infeliz, e principalmente as falas da Bárbara como "neguinha" isso já joga a novela como antiquada, velha e ofensiva nos dias atuais. Porém, são quase 20 anos, sei separar o título da novela e da trama em si. Não me choca o título, contudo, sei o que vem por detrás deste representa no contexto geral. "Da Cor do Pecado" é a das minhas novelas favoritas até alguns anos atrás era minha segunda novela das sete favorita, perdeu pontos por ser uma novela totalmente errada, machismo, racismo, homofobia e núcleos secundários esquecíveis. Mas continua no meu coração esta novela. Eis a letra título tema da novela:

No título pronto concordo contigo, não sei qual a ideia do autor querer empoderar uma mulher negra dando-lhe uma protagonista, e depois dar-lhe esse titulo, que agora entendo o contexto de não gostares, pois está relacionado com uma parte da história brasileira que desconhecia.

Agora a Barbara, peço-te desculpa, mas já é demais. Ela é a vilã da novela, tudo o que ela faz é reprovável, deve ser visto com maus olhos, maus exemplos, é racismo, sim, mas uma forma de o apontar e condenar, não de o glorificar. Vilã faz maldade, é mau-caráter, e por isso pode ser racista, homofóbica, misógina e tudo de mau que há no ser humano, pois tudo o que vem dela é errado e tem de ser visto como tal. E por isso são tão importantes, pois mostra como pessoas nojentas e mau-carater são na "vida real", e no caso que pessoas racistas ainda existem. É bom quando a ficção tem esse compromisso com a realidade e continua a denunciar aquilo que há de pior no ser humano através dos seus vilões.

há 28 minutos, ATVTQsV disse:

O Viva põe aquele aviso antes de conteúdo que diz ter coisas "do passado" e ainda por cima corta algumas das cenas como se esses problemas não existissem há décadas. Globo hipócrita como um todo, já foi o problema quando apagaram Êta Mundo Bom da Globoplay por problemas de blackface quando houve todo aquele alarido há quase três anos.

Recomendo o vídeo

Adoro este youtuber, sigo-o e concordo com maior parte dos seus vídeos, principalmente relacionados a estes temais mais sociais e como devem ser visto na ficção.

Editado por Duarte com D
  • Gosto 2
  • Adoro 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Vitória disse:

Duas novelas péssimas à tarde. Boa sorte. 

Eu não acho tão péssimas assim. Acho Mulheres de Areia barriguda. Tem lá sua cartase da irmã se passar por outra. "Mulheres Apaixonadas" tem lá seu apelo, núcleos secundários fortes que prende, porém, inferior a novelas anteriores do Maneco. 

O curioso hoje em dia Walcyr Carrasco é uma Ivani Ribeiro atual.  O "rei" das seis entrega para Senhora das seis a edição especial. Acho que vem ai "A Viagem" no ano que vem.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, Afonso disse:

Pelo que me lembro, a novela não foi muito bem no VAPVDN. Vamos ver se vinga, se for bem editada é capaz de resultar. 

Se você estiver a dizer de "Mulheres de Areia", sim na segunda reprise não foi muito bem, devido muito ao "O Clone" que na primeira reprise não foi um grande sucesso, dizemos um sucesso mediano, e também o Vale a Pena já estava naquele início capenga de reprises que não davam tão certo assim. Engraçado revendo a cronologia de exibições, "Chocolate com Pimenta" substituiu "Mulheres de Areia" em 2012, se isso acontecer será o inverso agora. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...