Jump to content

Globo [tópico geral]


_zapping_

Posts Recomendados

há 3 minutos, Duarte com D disse:

E não têm sido todas assim? Onde existe pouca clareza de quem é quem? Com vilões humanizados, e portagonistas com defeitos? Esse para mim é dos principais males das novelas hoje em dia, o Rede Raphas fez uma excelente vídeo sobre isso:

 

Sim, infelizmente as novelas humanizaram muito os vilões. Apesar que os conflitos de Pat e Moa durante a novela não teve, só foi ter nesta reta final. "Mar do Sertão" até tem, só que é mal desenvolvida. "Travessia" nem se fala que é um remendo que não tem como remendar. Das atuais só "Todas as Flores" que é uma novela clássica e por muitas vezes mexicana, tem elementos muito fortes de folhetim tradicional.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, SorNunz disse:

Anos atrás criticavam as telenovelas por serem demasiado arquetípicas, distante da realidade. Agora é o contrário. :D

Pois, mas era isso que o publico gostava de novelas gostava de ver, e deviam ser honestos com isso.

Pois é a mesma coisa que fazer uma comedia Romantica sem casais, o chip de casal é o Coração de uma Rom Com, assim como o de uma novela é a vilã. 

E enquanto as novelas tentam-se assemelhar às series com personagens cinzentas, as series cada vez fogem mais disso e têm vilões claros como é o caso de House of the Dragon que tem nos Greens os seus vilões não tem medo de os mostrar como tal. Já o sucesso Got tinha vilões claros com o Jofrrey e o Ramsey sem nenhum pingo de redensão ou humanidade.

Não percebo esta moda de quererem acabar com as vilãs das novelas, ou suaviza-las.

Editado por Duarte com D
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, Diogo Marreiros disse:

Por acaso Quanto Mais Vida, Melhor! É uma das próximas novelas que eu tenciono ver. Espero que goste tanto como gostei da antecessora.

É uma boa novela, pecou por algumas coisas que me irritaram um bocado, mas os protagonistas são uma delícia. O núcleo cómico também é uma maravilha e a direção é só a melhor dos últimos anos, a abertura, para mim, é a melhor dos últimos anos, senão a melhor de sempre. 

Eu deixei lá um balanço e penso que o @DanielNunes também, na época que a novela terminou, mencionei-te aqui para não leres os nossos spoilers, mas se preferires podes ir lá dar uma vista de olhos. :) 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Afonso disse:

É uma boa novela, pecou por algumas coisas que me irritaram um bocado, mas os protagonistas são uma delícia. O núcleo cómico também é uma maravilha e a direção é só a melhor dos últimos anos, a abertura, para mim, é a melhor dos últimos anos, senão a melhor de sempre. 

Eu ainda não vi a abertura com olhos de ver mas vai ser difícil destronar a de Tempo de Amar que é a minha favorita de todos os tempos.

há 1 hora, Afonso disse:

Eu deixei lá um balanço e penso que o @DanielNunes também, na época que a novela terminou, mencionei-te aqui para não leres os nossos spoilers, mas se preferires podes ir lá dar uma vista de olhos. /cdn-cgi/mirage/46a90d988b99265d3198981ede8b5bf44359849506e5c360a89135ab70e173dc/1280/https://forum.atelevisao.com/uploads/emoticons/ATV_smile.png 

Ainda bem que o fizeste. Obrigado! Eu vou abrindo os tópicos à medida que vou vendo as novelas precisamente para fugir aos spoilers por isso algum dia vou acabar por ler os vossos comentários. :happy:

Editado por Diogo Marreiros
  • Adoro 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Assustada, Globo apostará em remakes para suprir falta de novas e boas novelas 

A direção da Globo está assustada com o atual momento da dramaturgia brasileira. Embora não reconheça publicamente, a emissora se preocupa com a falta de boas histórias apresentadas para novelas inéditas e considera que a nova geração não parece capaz de contar boas histórias. A cúpula do canal tem recorrido a remakes para atrair a atenção do público, mas sabe que a estratégia é datada e busca soluções a médio prazo. 

Segundo apurou o NaTelinha, a direção de dramaturgia da Globo reprovou dezenas de sinopses em 2022, entre autores contratados e profissionais considerados de fora. Uma pessoa ligada ao departamento confirmou à reportagem que pelo menos 50 novas histórias receberam sinal vermelho e foram barradas. Os motivos são os mais diversos, mas o mais recorrente é: falta de boa história para novelas. 

A grande preocupação de José Luiz Villamarim e de Ricardo Waddington, segundo informou a fonte ouvida, é que os novos autores estão preocupados em "inovar". Muitas sinopses apresentadas ao longo do ano passado se preocupa com a forma e não com o conteúdo. Além disso, os roteiristas estão copiando a estética de séries americanas e britânicas e fugindo do folhetim e melodrama, como se quisessem reinventar o formato. 

A gestão de Villamarim já avisou que serão aprovadas sinopses que mostrem o Brasil do brasileiro. Ou seja, histórias que cativem o público exibindo a realidade da população brasileira, fugindo do eixo Rio São-Paulo. Mas o que ele recebeu são tramas que se passam em regiões diversas do país, porém sem contar histórias que são reconhecidas por todos os telespectadores, como deve ser uma novela. 

A mesma fonte explica que a cada dia mais, os autores estão nichando as histórias e em novela isso não funciona porque uma produção assim precisa alcançar todas as camadas de público. A conclusão da nova direção, após três anos recebendo mais de duas centenas de sinopses é de que não existe uma nova geração de novelistas e o dado é alarmante. 

Com os medalhões envelhecidos e se aposentando, a nova direção da emissora esperava uma renovação natural com outros roteiristas. O diagnóstico, porém, é de que os colaboradores desses medalhões não serão capazes de manter o formato vivo e pulsante. Roteiristas de séries foram chamados, mas também não apresentaram histórias que chamaram a atenção. 

Diante da falta de boas histórias, Villamarim e Waddington optaram por investir em remakes. Após o sucesso de Pantanal (2022), o canal vai produzir Elas por Elas ainda neste ano e, segundo informou o Notícias da TV e foi confirmado pelo NaTelinha, de Renascer. A decisão, porém, é para tapar buraco e não definitiva. 

A direção da Globo considera que trata-se de uma solução momentânea e com prazo de validade. Isso porque, logo o público vai enjoar de novelas repetidas e irá reclamar da falta de tramas inéditas. Por isso, a busca por novos autores continua e a emissora não descarta nenhuma estratégia para renovar seu casting de escritores.

  • Gosto 1
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, bacalhaucomnatas disse:

as telenovelas estilo folhetim ou melodrama são um produto de países poucos desenvolvidos, a falta de roteiristas que pratiquem esse género é sinal que o Brasil está a evoluir 

Forma bem simplista de olhar para as coisas. Não é com séries que a Globo vai aguentar a queda da TV aberta.

  • Gosto 4
  • Obrigado 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 46 minutos, bacalhaucomnatas disse:

as telenovelas estilo folhetim ou melodrama são um produto de países poucos desenvolvidos, a falta de roteiristas que pratiquem esse género é sinal que o Brasil está a evoluir 

Não acho uma evolução. E não estamos evoluindo mundialmente. Se até filmes americanos estão a fazer remakes atrás de remakes.  Sinal que os roteiristas estão querendo mais sair na frente de algo inovador e esquecendo do simples, que é história. 

É mais fácil fazer um folhetim ou melodrama, são novelas simples, com a realidade do público local, e por vezes é bem sucedida. "Além da Ilusão" é a prova disso, das novelas recentes da Globo. Um folhetim tradicional, com elementos clichês que deu super certo. Por outro lado, "Cara e Coragem" pegar um exemplo que não deu certo, inovar nos mistérios seriados, novela/seriada, sem identificação com o público local. Este critério faz com que o público procure novelas básicas de pouco entendimento, porque não é todo dia que o espectador irá acompanhar uma novela. Por isso que hoje em dia, muitos procuram assistir uma novela antiga do que acompanhar uma novela inédita sem pé e nem cabeça, exemplo, "Travessia" que foi concebida erroneamente. Por outro lado é ruim, já que as novelas vão ficando iguais. Aquelas novelas com críticas sociais, vão ficando superficiais, sem profundidade. Sem isso, não há novidade.

Editado por DanielNunes
  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, DanielNunes disse:

Não acho uma evolução. E não estamos evoluindo mundialmente. Se até filmes americanos estão a fazer remakes atrás de remakes.  Sinal que os roteiristas estão querendo mais sair na frente de algo inovador e esquecendo do simples, que é história. 

É mais fácil fazer um folhetim ou melodrama, são novelas simples, com a realidade do público local, e por vezes é bem sucedida. "Além da Ilusão" é a prova disso, das novelas recentes da Globo. Um folhetim tradicional, com elementos clichês que deu super certo. Por outro lado, "Cara e Coragem" pegar um exemplo que não deu certo, inovar nos mistérios seriados, novela/seriada, sem identificação com o público local. Este critério faz com que o público procure novelas básicas de pouco entendimento, porque não é todo dia que o espectador irá acompanhar uma novela. Por isso que hoje em dia, muitos procuram assistir uma novela antiga do que acompanhar uma novela inédita sem pé e nem cabeça, exemplo, "Travessia" que foi concebida erroneamente. Por outro lado é ruim, já que as novelas vão ficando iguais. Aquelas novelas com críticas sociais, vão ficando superficiais, sem profundidade. Sem isso, não há novidade.

Tenho sérias duvidas que em mais de 50 projetos apresentados segundo a noticia não haja coisas boas e interessantes que podiam depois ser trabalhadas para atingir aquilo que a cupula quer, sinopses apresentam a historia principal... depois é modelada com o que se coloca À volta , os locais e tematicas paralelas... Com esta postura o que a globo está a fazer é afundar-se numa ideia de que as pessoas querem ver o que já foi feito... o mundo mudou e a globo não consegue acompanhar.

Talvez o que a globo precisa é fazer uma novela das 18h às 21h e ver se isso resulta. uma novela clássica de amores proibidos e dramas de cordel...

Editado por AndreRob
  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Globo está a procurar novos talentos nos locais errados... Enfim. Não é novidade nenhuma que a malta que sai das faculdades de cinema é formatada para focar o seu trabalho na inovação, principalmente em filmes e séries. Querem lá saber de novelas... Isso só no último caso, para pagar as contas ou ganhar mais. 

No entanto, eu acredito piamente que ainda existem por aí imensos talentos à espera de uma oportunidade. Pessoas que sobretudo amam o formato, que o entendem e respeitam.

A Globo só joga pelo seguro, não arrisca... 

Editado por Vitória
  • Gosto 2
  • Adoro 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não compro essa história. Basta ver a quantidade de novos autores que lançaram projetos bem sucedidos ao longo da década passada. Existe sempre gente nova a surgir. E depois há outros subaproveitamentos. Porque é que o Alcides Nogueira não teve contrato renovado, tendo no currículo o recente sucesso Tempo de Amar? A Maria Adelaide Amaral podia estar a escrever para as sete. O Marcos Bernstein safou-se tão bem com Orgulho e Paixão. Os próprios autores de Novo Mundo não podiam escrever algo novo, ao invés do remake?

Eu acho é que esta direção não tem a agilidade do Sílvio de Abreu e quer projetos prontos sem precisar de ajustes. O que vai completamente contra o género novela, é sempre preciso moldar e passar por uma longa pré produção. Não se sabe a novela que se vai ter no ar dali a 12 meses no horário principal do canal, depois claro que é mais fácil pegar num texto pronto.

A mim ninguém me convence que esta direção não é um flop. Podem ser muito renomados enquanto realizadores, mas na gestão do produto novela só tenho visto tiros nos pés. 

  • Gosto 6
  • Adoro 6
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Em suma, "É preciso inovar". E como se inova? Fazendo Remakes.  :clown: 

Cansadas de inovações estão as pessoas... Seja no género novela, seja no que for, a serie 1899 tentou mostrar uma historia "inovadora" e flopou por exemplo. O grande sucesso do ano foi uma serie com intrigas, vilões, segredos, esquemas e lutas pelo poder. Falo é claro de "House of The Dragon".

Já a sua amiga "Rings of Power" tentou atualizar o texto de Tolkien para agradar a "Modern Audience" e viu-se o fiasco que foi. Nunca vi nada tão criticado e odiado por essa internet fora.

Indo para as novelas, é giro quando tentam inovar e depois falham miseravelmente... E o que faz sucesso? Reposição do Rei do Gado, de Chocolate com Pimenta, remake de Pantanal e no caso do streaming "Todas as Flores" que é uma novela com completa cara de novela, moça muito boazinha, que faz casal com um menino rico e duas vilãs assumidas a tocar o terror em tudo e em todos.

Esse conceito de "inovação" e modernização está mais para mito que outra coisa.

 

Editado por Duarte com D
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta Direção está a afundar a TV Globo...

Não há autores??? Dispensaram quase todos... Onde andam Elisabete Ghin? Alcides Nogueira? Maria Adelaide Amaral? Ricardo Linhares? Miguel Falabela? Carlos Lombardi? Mandaram o João Emanuel Carneiro para o streming...

Não há uma única sinopse que lhes sirva??? Acho impossível. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, JMML disse:

Carlos Lombardi

Realmente, o Carlos é uma grande pena. Um autor que escreveu novelas maravilhosas como Uga Uga, Kubanacan e a minha favorita Pé na Jaca, foi descartado de forma tão abrupta. Ele também fez uma série muito boa com o Pasquim e a Danielle Winiths, bem escrita. Pena foi a última novela dele na Record, uma coisa pavorosa, nem parece o autor das obras mencionadas. 

  • Gosto 1
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, JMML disse:

Esta Direção está a afundar a TV Globo...

Não há autores??? Dispensaram quase todos... Onde andam Elisabete Ghin? Alcides Nogueira? Maria Adelaide Amaral? Ricardo Linhares? Miguel Falabela? Carlos Lombardi? Mandaram o João Emanuel Carneiro para o streming...

Não há uma única sinopse que lhes sirva??? Acho impossível. 

o Miguel Falabella ainda ontem contava no programa do Herman que no auge da pandemia a globo chamou-o à cupula e ele achava que lhe iam dar a direcção da area de humor e basicamente foi para o despedir.

  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, Afonso disse:

Realmente, o Carlos é uma grande pena. Um autor que escreveu novelas maravilhosas como Uga Uga, Kubanacan e a minha favorita Pé na Jaca, foi descartado de forma tão abrupta. Ele também fez uma série muito boa com o Pasquim e a Danielle Winiths, bem escrita. Pena foi a última novela dele na Record, uma coisa pavorosa, nem parece o autor das obras mencionadas. 

Mort que não gostas de Pecado Mortal. :chocada:

 

  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Afonso disse:

Putz, mig não comprei aquela história, sorry /cdn-cgi/mirage/a0596175c71b5b2ac5d4f12cf5f1010e4fe8a30b86e3a4330b030c26ff6fc38f/1280/https://forum.atelevisao.com/uploads/emoticons/dog.gif

Tudo bem. :haha:

Eu adorei a novela, está em segundo lugar no meu top. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 58 minutos, JMML disse:

Esta Direção está a afundar a TV Globo...

Não há autores??? Dispensaram quase todos... Onde andam Elisabete Ghin? Alcides Nogueira? Maria Adelaide Amaral? Ricardo Linhares? Miguel Falabela? Carlos Lombardi? Mandaram o João Emanuel Carneiro para o streming...

Não há uma única sinopse que lhes sirva??? Acho impossível. 

Deixa-me só clarificar umas coisinhas: penso que a questão da Elizabeth Jhin é mesmo a reforma, provavelmente a própria não tem mais interesse em continuar. O Falabella também não é grande exemplo, no género novela quase só tem desastres.

Já agora, o Bruno Luperi assinou contrato longo. Viva o nepotismo, uns são despedidos enquanto outros ganham contrato para copiar e colar as obras do avô. 

  • Adoro 3
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 36 minutos, Afonso disse:

top novelas, ou top do Carlos? 

Novelas. 

há 30 minutos, Pedro M. disse:

Deixa-me só clarificar umas coisinhas: penso que a questão da Elizabeth Jhin é mesmo a reforma, provavelmente a própria não tem mais interesse em continuar. O Falabella também não é grande exemplo, no género novela quase só tem desastres.

Já agora, o Bruno Luperi assinou contrato longo. Viva o nepotismo, uns são despedidos enquanto outros ganham contrato para copiar e colar as obras do avô. 

E a temática das novelas da Jhin já está desgastada... E no Brasil de hoje, muita gente ia torcer o nariz. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porra, desta lista de autores nenhum consegue entregar uma novela que preste???

Paulo Halm

Elizabeth Jhin

Maria Helena Nascimento

Daniel Ortiz

Manuela Dias 

Alcides Nogueira 

Alessandra Poggi

Euclydes Marinho

Maria Adelaide Amaral 

João Emanuel Carneiro 

Cristianne Fridman

Edmara Barbosa

Mauro Wilson

Ricardo Linhares

Lícia Manzo

Walther Negrão 

Maria Carmem Barbosa

Miguel Falabella

Maria Elisa Berredo

Tiago Santiago 

Duca Rachid

António Calmon

Thelma Guedes

Carlos Lombardi

Filipe Miguez

Paula Amaral

Vincent Villari

Não me acredito! É impossível!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...