Jump to content

Sociedade


João_O

Posts Recomendados

Sinceramente, espero que o dinheiro físico não desapareça. Odeio pagar coisas com cartões e faz-me imensa impressão ver as pessoas a encostar o telemóvel ao terminal de pagamento do supermercado para pagar. Literalmente, como é que isso poupa o esforço de tirar o dinheiro/cartão da carteira para pagar e como é que as pessoas se sentem seguras a fazer isso? E se o sistema fica em baixo? O dinheiro virtual é apenas um número em sistema e depende muito da disponibilidade de condições tecnológicas.

  • Gosto 3
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 10/02/2019 at 20:44, Jenny disse:

Sinceramente, espero que o dinheiro físico não desapareça. Odeio pagar coisas com cartões e faz-me imensa impressão ver as pessoas a encostar o telemóvel ao terminal de pagamento do supermercado para pagar. Literalmente, como é que isso poupa o esforço de tirar o dinheiro/cartão da carteira para pagar e como é que as pessoas se sentem seguras a fazer isso? E se o sistema fica em baixo? O dinheiro virtual é apenas um número em sistema e depende muito da disponibilidade de condições tecnológicas.

como dia no artigo, portugal ainda tá um bocado atrasado nisso do dinheiro virtual. logo, é natural haver alguma resistencia, mas acredito que o dinheiro fisico, tenha os seus anos contados. até pelo crescimento das vendas online. já não consigo passar sem paypal e mbway. dinheiro fisico, só mesmo quando não há outra alternativa.

porque é um sistema seguro.  pode ir abaixo, é verdade, assim como a internet, ou qualquer outra tencologia vulnerável de que somos altamente dependentes em 2019. mas não deixa de ser seguro. qualquer conta bancária pode ser hackeada. qual é a diferença? pagar com paypal ou ter o dinheiro no banco representa praticamente o mesmo risco. e cada vez se vê mais pessoas a prescindirem do dinheiro fisico, o que não quer dizer que este vá acabar, como é óbvio. 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

há 1 hora, Faded disse:

como dia no artigo, portugal ainda tá um bocado atrasado nisso do dinheiro virtual. logo, é natural haver alguma resistencia, mas acredito que o dinheiro fisico, tenha os seus anos contados. até pelo crescimento das vendas online. já não consigo passar sem paypal e mbway. dinheiro fisico, só mesmo quando não há outra alternativa.

porque é um sistema seguro.  pode ir abaixo, é verdade, assim como a internet, ou qualquer outra tencologia vulnerável de que somos altamente dependentes em 2019. mas não deixa de ser seguro. qualquer conta bancária pode ser hackeada. qual é a diferença? pagar com paypal ou ter o dinheiro no banco representa praticamente o mesmo risco. e cada vez se vê mais pessoas a prescindirem do dinheiro fisico, o que não quer dizer que este vá acabar, como é óbvio. 

 

 

como é que pagas um café sem ser com dinheiro físico?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

12 hours ago, joanna said:

 

como é que pagas um café sem ser com dinheiro físico?

 

11 hours ago, Faded said:

não dá, atualmente, pelo menos em Portugal. Não sei se noutros países já existem alternativas. 

Não dá porquê? Desde que o estabelecimento aceite o pagamento de pequenas quantias com cartão não há problema...

Quanto a outros países, nomeadamente no centro e norte da Europa onde o pagamento com dinheiro é cada vez mais inexistente, aliás já há muitos sítios neste momento que não aceitam dinheiro, pagas com o cartão, nomeadamente com contactless, ou com um dispositivo móvel (telemóvel, relógio, etc.). Além disso não há o hábito de beber café expresso como em Portugal e o preço do mesmo, no mínimo,  é tipicamente 1.5/2 euros.

Editado por zent
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, zent disse:

 

Não dá porquê? Desde que aceitem pagamento de pequenas quantias com cartão não há problema...

Quanto a outros países, nomeadamente no centro e norte da Europa onde o pagamento com dinheiro é cada vez mais inexistente, aliás já há muitos sítios neste momento já não aceitam dinheiro, pagas com o cartão, nomeadamente com contactless, ou com um dispositivo móvel (telemóvel, relógio, etc.). Além disso não há o hábito de beber café expresso como em Portugal e o preço do mesmo, no mínimo,  é tipicamente 1.5/2 euros.

Ah, mas os portugueses não vão deixar o seu cafezinho de lado, esqueçam isso :haha:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
há 25 minutos, Forbidden disse:

Alguém me sabe dizer porque é que nalguns paises, como o Brasil e Argentina, as mulheres podem reformar-se anos mais cedo que os homens?!

Depende um pouco de cada realidade e não há bem uma resposta certa para essa tema. Supostamente advém do facto de, décadas atrás, o homem quando se casava era relativamente mais velho que a mulher e, por isso, quando o homem se reformava, a mulher não teria de passar o resto dos anos a trabalhar também. Isto para nem falar de existir uma concepção de que a mulher, que por sinal já era o sexo fraco, não precisava de trabalhar tanto porque também não seriam capazes de aguentar com o trabalho extra - daí as diferenças de meia década entre a idade da reforma do homem e da mulher. Muitos países, principalmente ocidentais, foram ou estão a corrigir esse aspeto, aumentando gradualmente a idade de reforma da mulher para igualar à do homem. É uma lei que tanto acaba por ser injusta para os homens, como para as mulheres que também acabam por ter acesso a reformas menores por trabalharem menos anos e ainda terem de deixar temporariamente de trabalhar devido a maternidade, etc.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Ruben Fonseca disse:

Depende um pouco de cada realidade e não há bem uma resposta certa para essa tema. Supostamente advém do facto de, décadas atrás, o homem quando se casava era relativamente mais velho que a mulher e, por isso, quando o homem se reformava, a mulher não teria de passar o resto dos anos a trabalhar também. Isto para nem falar de existir uma concepção de que a mulher, que por sinal já era o sexo fraco, não precisava de trabalhar tanto porque também não seriam capazes de aguentar com o trabalho extra - daí as diferenças de meia década entre a idade da reforma do homem e da mulher. Muitos países, principalmente ocidentais, foram ou estão a corrigir esse aspeto, aumentando gradualmente a idade de reforma da mulher para igualar à do homem. É uma lei que tanto acaba por ser injusta para os homens, como para as mulheres que também acabam por ter acesso a reformas menores por trabalharem menos anos e ainda terem de deixar temporariamente de trabalhar devido a maternidade, etc.

Obrigado pela explicação. Eu admito que só descobri esta disparidade há pouco tempo, em Portugal tal coisa não existe, em Espanha também penso que não. Calhou de eu ler sobre essa disparidade no Brasil, e li que também há noutros paises (li que na Argentina e em Israel, não sei se em mais paises). O que me chocou, foi como para mim isso era algo que iria contra uma constituição democrática que estabelecesse igualdade entre os cidadãos, pois estava diretamente a prejudicar uns em detrimento de outros, e eu fiquei a pensar "mas como é isto possível em paises ocidentais democráticos? Qual a razão e a lógica?

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Forbidden disse:

Obrigado pela explicação. Eu admito que só descobri esta disparidade há pouco tempo, em Portugal tal coisa não existe, em Espanha também penso que não. Calhou de eu ler sobre essa disparidade no Brasil, e li que também há noutros paises (li que na Argentina e em Israel, não sei se em mais paises). O que me chocou, foi como para mim isso era algo que iria contra uma constituição democrática que estabelecesse igualdade entre os cidadãos, pois estava diretamente a prejudicar uns em detrimento de outros, e eu fiquei a pensar "mas como é isto possível em paises ocidentais democráticos? Qual a razão e a lógica?

Essa disparidade é comum até. Na Suiça, a idade de reforma é 65 para os homens e 64 para as mulheres. No Reino Unido, a idade da reforma das mulheres tem sido gradualmente aumentada dos 60 (era 60 em 2010) para os 65 anos e, em 2020, já será de 66 anos tanto para a mulher, como o homem. Na Itália, também foi igualada gradualmente ao longo desta década. Na Áustria continua a ser 60 para as mulheres e 65 para os homens - vai ser igualada até ou em 2033.

Croácia, República Checa, Polónia,  Roménia, Rússia, Sérvia, entre outros, também têm disparidades semelhantes ou outro tipo de disparidades dependendo de outros critérios.

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

O que acham disto? Acham que terá efeitos na sociedade? Passaremos a andar mais de bicicleta? Eu tenho as minhas dúvidas...

https://www.publico.pt/2019/03/29/sociedade/noticia/aprender-pedalar-vai-parte-curriculo-escolar-1867220?fbclid=IwAR26f_Fn8trUMdJbfwt7AWLWeKVd4jwLODNdIXcncP0cjVhuCiWE2ML1ewg

Citação

Aprender a pedalar será, nos próximos anos, obrigatório para as crianças a partir do ensino básico. A estratégia do Governo vai ao encontro de uma ideia quase consensual: a de fazer das crianças força de mudança de comportamentos. José Mendes, Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, recorda o que se passou com a reciclagem para explicar a mais recente aposta, agora no que a mobilidade diz respeito.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 horas, srcbica disse:

O que acham disto? Acham que terá efeitos na sociedade? Passaremos a andar mais de bicicleta? Eu tenho as minhas dúvidas...

https://www.publico.pt/2019/03/29/sociedade/noticia/aprender-pedalar-vai-parte-curriculo-escolar-1867220?fbclid=IwAR26f_Fn8trUMdJbfwt7AWLWeKVd4jwLODNdIXcncP0cjVhuCiWE2ML1ewg

 

Isso de pedalar, tal como outros ensinamentos, é feito em casa, na minha opinião. Eu aprendi a andar de bicicleta com uma centena de tombos no quintal da minha casa, e não foi por isso que morri. Querem cada vez mais "industrializar" ensinos que podem ser muito bem feitos pelos pais ou outros familiares... 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 31 minutos, Bloody disse:

Isso de pedalar, tal como outros ensinamentos, é feito em casa, na minha opinião. Eu aprendi a andar de bicicleta com uma centena de tombos no quintal da minha casa, e não foi por isso que morri. Querem cada vez mais "industrializar" ensinos que podem ser muito bem feitos pelos pais ou outros familiares... 

Não é uma questão de o ensino nas escolas vir a ser mais isento de riscos, como quedas e tombos. Estão a pensar que, ensinando na escola, no futuro as pessoas andarão mais de bicicleta. Epá, eu acho muito rebuscada a linha de pensamento.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

BRONCA: Antigo moranguito e Namorado de Bárbara Bandeira… em discussão de transito. Perto de pancadaria (inclui vídeo):

https://dioguinho.pt/bronca-antigo-moranguito-e-namorado-de-barbara-bandeira-em-discussao-de-transito-perto-de-pancadaria/

É o João André, o Kiko dos Morangos 3 :p

 

Editado por Vieira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
há 2 horas, Samuel disse:

Se fosse hoje, esta cena teria, por si só, cancelado a série.

 

Isso faz-me lembrar uma das minhas cenas preferidas de sempre de um filme de comédia ("White Chicks"). Também acho que hoje em dia fazer uma cena assim seria mais difícil (gatilhava as pessoas não só pelo racismo da palavra "nigger" mas também pela questão do feminismo de ter as miúdas que obviamente sabem as letras das canções pop mas os homens não).

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Jenny disse:

Isso faz-me lembrar uma das minhas cenas preferidas de sempre de um filme de comédia ("White Chicks"). Também acho que hoje em dia fazer uma cena assim seria mais difícil (gatilhava as pessoas não só pelo racismo da palavra "nigger" mas também pela questão do feminismo de ter as miúdas que obviamente sabem as letras das canções pop mas os homens não).

Eu adoro esse filme, o que eu já me ri com ele kkkkkkk

E essa cena é icónica.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...