Jump to content

Sociedade


João_O

Posts Recomendados

Acho é que hoje em dia as pessoas (mais velhas) tem imensa tendência a generalizar... Cada vez que leio um texto desse género a falar da tecnologia e de estarem sempre com os telemóveis nas mãos dá-me a volta à cabeça... Não é por isso que não temos relação cara a cara, aliás, isso é um meio para essa relação. Os telemóveis só vieram facilitar. E para mim também só ajudaram a tornar-mo-nos mais comunicativos, porque pensamos que mesmo que algo corra mal, há sempre um amigo com quem podemos falar a qualquer momento, sem estar-mos separados pelas barreiras do tempo e do espaço, além de que com tantos meio de comunicação nem faz sentido a teoria de que a sua existência degradou a comunicação. Simplesmente não faz. Para as pessoas menos comunicativas e inseguras é também uma ajuda a ultrapassar momentos duros, uma distração, ou lá está, não ter vergonha ou inibições de falar com alguém online, o que se irá traduzir numa abertura para a vida real, pois conseguiram comunicar com alguém online, o que dá um impulso e coragem para comunicar mais na vida real. Além disto, eu confirmo que não é pela existência de tecnologia que não há conversas olhos nos olhos, aliás, acho que atualmente existe mais sinceridade e abertura a tudo, tal como relações mais fortes e sérias do que em tempos anteriores.

Esta é a minha experiência, não a de alguém que vê de fora e que manda uns bitaites saudadistas do que foi o seu tempo criticando a atualidade, mas de alguém que está a viver este momento e sabe que os jovens continuam a lutar para o que queres, simplesmente, o mais básico já nos é dado (o que é bom) e nos faz lutar mais arduamente para outros objetivos mais complexos, que a geração anterior, por exemplo, não teve.

  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, Angel-O disse:

Isso não se diz :lol:

Ah! Tens razão. Haver se retiro o que disse. @AGUI

Spoiler

Não te chateies. Estou só a brincar :D 

 

há 1 minuto, Tiago João disse:

Acho é que hoje em dia as pessoas (mais velhas) tem imensa tendência a generalizar... Cada vez que leio um texto desse género a falar da tecnologia e de estarem sempre com os telemóveis nas mãos dá-me a volta à cabeça... Não é por isso que não temos relação cara a cara, aliás, isso é um meio para essa relação. Os telemóveis só vieram facilitar. E para mim também só ajudaram a tornar-mo-nos mais comunicativos, porque pensamos que mesmo que algo corra mal, há sempre um amigo com quem podemos falar a qualquer momento, sem estar-mos separados pelas barreiras do tempo e do espaço, além de que com tantos meio de comunicação nem faz sentido a teoria de que a sua existência degradou a comunicação. Simplesmente não faz. Para as pessoas menos comunicativas e inseguras é também uma ajuda a ultrapassar momentos duros, uma distração, ou lá está, não ter vergonha ou inibições de falar com alguém online, o que se irá traduzir numa abertura para a vida real, pois conseguiram comunicar com alguém online, o que dá um impulso e coragem para comunicar mais na vida real. Além disto, eu confirmo que não é pela existência de tecnologia que não há conversas olhos nos olhos, aliás, acho que atualmente existe mais sinceridade e abertura a tudo, tal como relações mais fortes e sérias do que em tempos anteriores.

Esta é a minha experiência, não a de alguém que vê de fora e que manda uns bitaites saudadistas do que foi o seu tempo criticando a atualidade, mas de alguém que está a viver este momento e sabe que os jovens continuam a lutar para o que queres, simplesmente, o mais básico já nos é dado (o que é bom) e nos faz lutar mais arduamente para outros objetivos mais complexos, que a geração anterior, por exemplo, não teve.

Não concordo muito contigo. Eu também sou «jovem» e acho que a pessoa que escreveu o texto tem razão.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, BBFF disse:

Não concordo muito contigo. Eu também sou «jovem» e acho que a pessoa que escreveu o texto tem razão.

Disseste que tinhas 23 :P Se assim for, não, na minha opinião começas-te a integrar nos "mais velhos", presumo que a tua experiência seja do género da do cronista que citas-te :P

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Tiago João disse:

Disseste que tinhas 23 :P Se assim for, não, na minha opinião começas-te a integrar nos "mais velhos", presumo que a tua experiência seja do género da do cronista que citas-te :P

O texto não era dele :ph34r: Os 23 eram de quem escreveu :haha:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Tiago João disse:

Disseste que tinhas 23 :P Se assim for, não, na minha opinião começas-te a integrar nos "mais velhos", presumo que a tua experiência seja do género da do cronista que citas-te :P

Eu disse que tinha 23?! Quando? É que não tenho. Devia estar a brincar. Tenho 18. Bem, já sou adulto, segundo as normas, mas pronto...

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, AGUI disse:

O texto não era dele :ph34r: Os 23 eram de quem escreveu :haha:

Ups :haha:

Agora mesmo, BBFF disse:

Eu disse que tinha 23?! Quando? É que não tenho. Devia estar a brincar. Tenho 18. Bem, já sou adulto, segundo as normas, mas pronto...

Baralhei :mosking: Então ok, acho legítima a tua opinião, claro :P Tivemos experiências diferentes ;)

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 55 minutos, Angel-O disse:

É verdade. E concordo... imagina como vai ser tudo isto daqui a uns anos? Até tenho medo de pensar...

 

há 7 minutos, BBFF disse:

Não concordo muito contigo. Eu também sou «jovem» e acho que a pessoa que escreveu o texto tem razão.

mas vocês tem medo de quê propriamente? 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Tiago João disse:

Ups :haha:

Baralhei :mosking: Então ok, acho legítima a tua opinião, claro :P Tivemos experiências diferentes ;)

Claro. Depende das experiências, mas acho evidente que as pessoas de 13 anos (por exemplo) não tenham a mesma opinião que o autor, porque não conviveram (ou não se lembram) com a realidade passada a que ele se reporta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, joanna disse:

 

mas vocês tem medo de quê propriamente? 

«Medo», propriamente dito, não tenho :P só acho é que o que o autor apresenta pode vir a tomar proporções que talvez não devesse.

Agora mesmo, Angel-O disse:

 


Nao é bem medo, é aquela cena, de se já assim as pessoas mesmo lado a lado comunicam por telemovel, eu proprio o faço...imaginem em 2030...

Enviado pela Minha Maya através do Tapatalk
 

 

Eu não. As pessoas da minha turma acham estranho que eu não tenha Snapchat, WhatsApp... que não use iPhone e isso, mas eu Tô nem aí, tô nem aí, pode ficar com o seu mundinho, eu não tô nem aí :mosking:

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, BBFF disse:

Claro. Depende das experiências, mas acho evidente que as pessoas de 13 anos (por exemplo) não tenham a mesma opinião que o autor, porque não conviveram (ou não se lembram) com a realidade passada a que ele se reporta.

Eu (por exemplo) tenho 16, e convivi, ainda que bastante cedo, com a fase que o autor enuncia no texto e, lá está, tendo em conta a minha experiência, tenho a perfeita noção de que a tecnologia não veio piorar nada, só melhorar, embora haja coisa dessa época que nós perdemos, não são propriamente fulcrais (como os Morangos :mosking: ).

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os telemóveis facilitam tanto a vida às pessoas, não só como meio de comunicação, mas também como forma de entretenimento. ter internet em qualquer lado (com dados móveis por vezes) é maravilhoso. e sim há gente viciada, mas nunca achei que fosse impeditivo para as pessoas conviveram cara-a-cara, nem nada disso.

  • Gosto 8
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Tiago João disse:

Eu (por exemplo) tenho 16, e convivi, ainda que bastante cedo, com a fase que o autor enuncia no texto e, lá está, tendo em conta a minha experiência, tenho a perfeita noção de que a tecnologia não veio piorar nada, só melhorar, embora haja coisa dessa época que nós perdemos, não são propriamente fulcrais (como os Morangos :mosking: ).

Eu não consigo generalizar nem que a tecnologia veio trazer tudo de bom ou tudo de mau. Acho que é mais um misto. Claro que é ótimo não teres de enviar cartas para o outro lado do mundo e puderes falar por via da Internet. Mas não acho nada bom ver pessoas que não conversam, quando estão lado a lado. Facilitou o contacto à distância e distanciou o contacto ao próximo. É o que eu acho... Mas, como é óbvio, @Tiago João e @joanna, respeito as vossas opiniões e não quero impor a minha a ninguém.

Editado por BBFF
  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, BBFF disse:

Eu não consigo generalizar nem que a tecnologia veio trazer tudo de bom ou tudo de mau. Acho que é mais um misto. Claro que é ótimo não teres de enviar cartas para o outro lado do mundo e puderes falar por via da Internet. Mas não acho nada bom ver pessoas que não conversam, quando estão lado a lado. Facilitou o contacto à distância e distanciou o contacto ao próximo. É o que eu acho...

Concordo, mas acho que a facilidade do contacto à distância que conseguiu se sobrepõe à perda do contacto com o próximo. Até porque, quando estão lado a lado, ou acabam por se falar, ou caso não falem, acho que mesmo que não existissem os telemóveis iam continuar sem falar. Por falar em carta, na minha experiência é uma coisa que se faz bastante :mosking: Ao próximo! Na minha turma, do 9ºano, inventei um jogo do tipo "Amigo Secreto" porque nos íamos separar no fim do ano em que eu denominei-me de "---S", e comecei a mandar cartas às pessoas, entregando-lhes um número, para elas mandarem cartas secretas de despedida a quem quisessem. Resultou super bem e no último dia foi a revelação de todos! E ocorreram muitas lágrimas :crying::mosking:

Editado por Tiago João
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Tiago João disse:

Concordo, mas acho que a facilidade do contacto à distância que conseguiu se sobrepõe à perda do contacto com o próximo. Até porque, quando estão lado a lado, ou acabam por se falar, ou caso não falem, acho que mesmo que não existissem os telemóveis iam continuar sem falar. Por falar em carta, na minha experiência é uma coisa que se faz bastante :mosking: Ao próximo! Na minha turma, do 9ºano, inventei um jogo do tipo "Amigo Secreto" porque nos íamos separar no fim do ano em que eu denominei-me de "---S", e comecei a mandar cartas ás pessoas, entregando-lhes um número, para elas mandarem cartas secretas de despedida a quem quisessem. Resultou super bem e no último dia foi a revelação de todos! E houveram muitas lágrimas :crying::mosking:

Queres ofender, mas escusas de recorrer a erros! :mosking: estou a brincar. Que ideia interessante, por acaso! Isto já é off-topic, mas prontes...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo, mas acho que a facilidade do contacto à distância que conseguiu se sobrepõe à perda do contacto com o próximo. Até porque, quando estão lado a lado, ou acabam por se falar, ou caso não falem, acho que mesmo que não existissem os telemóveis iam continuar sem falar. Por falar em carta, na minha experiência é uma coisa que se faz bastante :mosking: Ao próximo! Na minha turma, do 9ºano, inventei um jogo do tipo "Amigo Secreto" porque nos íamos separar no fim do ano em que eu denominei-me de "---S", e comecei a mandar cartas ás pessoas, entregando-lhes um número, para elas mandarem cartas secretas de despedida a quem quisessem. Resultou super bem e no último dia foi a revelação de todos! E houveram muitas lágrimas :crying::mosking:


Explica essa do iogo melhor

Enviado pela Minha Maya através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São gerações diferentes. Quem tem mais de 20 anos agora, é da "Geração Morangos", assistimos ao inicio das redes sociais com o Hi5. Lembro-me que quando eu tinha 14/15 anos assim que chegava da escola ia ver os MCA3, via a repetição e depois o novo episódio.

Havia diferenças claro, não quer dizer que agora é pior, é apenas diferente.

Ainda me lembro que na biblioteca da minha escola havia as revistas "Bravo" e "Super Pop" que acho que já não existem, e havia sempre alguém que roubava os posters:haha:.

Muitos que tem agora 16 ou 18 anos, não podem propriamente dizer que são da Geração MCA, mas quem viveu a sua adolescência e inicio da idade adulta nessa altura sabe que os MCA foram marcantes, toda a gente via.

Se uma série destas resultava hoje em dia? Não sei, mas pelo menos a SIC ou a TVI deviam tentar, com outro nome e actualizada há realidade de hoje.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todas as gerações têm coisas boas e menos boas. Os nossos avós que dizem "no meu tempo é que era" já provavelmente ouviam os seus avós a dizerem o mesmo e assim sucessivamente. E claro que as mudanças muitas vezes nos fazem alguma confusão. Por exemplo eu comparo os hábitos que o meu irmão tem e os que eu tinha na idade dele e penso que eu me divertia mais e que fazia coisas mais interessantes, mas ele diverte-se bastante também, simplesmente somos de gerações diferentes. Eu próprio quando lhe conto jogos que inventava na primária, as coisas que fazia no recreio ele diz: "que seca" e coisas do género :P Obviamente que a geração em que nascemos será melhor para nós :) E pensem, se a tecnologia não tivesse evoluído tanto provavelmente não estaríamos aqui neste fórum (embora o mesmo já tenha estado mais ativo noutros tempos). :)

 

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Ambrósio disse:

Todas as gerações têm coisas boas e menos boas. Os nossos avós que dizem "no meu tempo é que era" já provavelmente ouviam os seus avós a dizerem o mesmo e assim sucessivamente. E claro que as mudanças muitas vezes nos fazem alguma confusão. Por exemplo eu comparo os hábitos que o meu irmão tem e os que eu tinha na idade dele e penso que eu me divertia mais e que fazia coisas mais interessantes, mas ele diverte-se bastante também, simplesmente somos de gerações diferentes. Eu próprio quando lhe conto jogos que inventava na primária, as coisas que fazia no recreio ele diz: "que seca" e coisas do género :P Obviamente que a geração em que nascemos será melhor para nós :) E pensem, se a tecnologia não tivesse evoluído tanto provavelmente não estaríamos aqui neste fórum (embora o mesmo já tenha estado mais ativo noutros tempos). :)

 

Pois. Concordo. Acho é que não se pode generalizar que a evolução tecnológica é só positiva, na mesma medida em que não se pode generalizar que é só negativa.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Ambrósio disse:

Todas as gerações têm coisas boas e menos boas. Os nossos avós que dizem "no meu tempo é que era" já provavelmente ouviam os seus avós a dizerem o mesmo e assim sucessivamente. E claro que as mudanças muitas vezes nos fazem alguma confusão. Por exemplo eu comparo os hábitos que o meu irmão tem e os que eu tinha na idade dele e penso que eu me divertia mais e que fazia coisas mais interessantes, mas ele diverte-se bastante também, simplesmente somos de gerações diferentes. Eu próprio quando lhe conto jogos que inventava na primária, as coisas que fazia no recreio ele diz: "que seca" e coisas do género :P Obviamente que a geração em que nascemos será melhor para nós :) E pensem, se a tecnologia não tivesse evoluído tanto provavelmente não estaríamos aqui neste fórum (embora o mesmo já tenha estado mais ativo noutros tempos). :)

 

Eu acho que nós vivemos (o Ocidente) a melhor época de sempre... muita gente não deve ter noção sequer de como somos privilegiados em viver numa democracia e com liberdade e direitos que tanta gente apenas sonhava e nunca teve, coisas que nenhum português que viveu antes de 1976 teve por exemplo. Claro que há coisas más ainda, mas olhando objectivamente, nunca houve uma época melhor que esta no ocidente. Pensem nisso por um instante...

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Forbidden disse:

Eu acho que nós vivemos (o Ocidente) a melhor época de sempre... muita gente não deve ter noção sequer de como somos privilegiados em viver numa democracia e com liberdade e direitos que tanta gente apenas sonhava e nunca teve, coisas que nenhum português que viveu antes de 1976 teve por exemplo. Claro que há coisas más ainda, mas olhando objectivamente, nunca houve uma época melhor que esta no ocidente. Pensem nisso por um instante...

Quando falas de época, falas em quantos anos? Claro que é ótimo ter esses direitos e liberdade, mas isso já havia, há 15/20 anos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, BBFF disse:

Quando falas de época, falas em quantos anos? Claro que é ótimo ter esses direitos e liberdade, mas isso já havia, há 15/20 anos...

Falo desde que a democracia se instalou no nosso país em 1976...

Há 20 anos atrás o aborto era ilegal, os lgbt não tinham direitos nenhuns, havia serviço militar obrigatório, tudo coisas horríveis que foram mudadas.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...