Jump to content

Sociedade


João_O

Posts Recomendados

http://www.msn.com/pt-pt/noticias/portugal/dinheiro-para-alimentação-dos-bombeiros-é-canalizado-para-outros-fins/ar-AAr4Nhh?li=BBoPWjC&ocid=SK216DHP

Citação

Associação Nacional de Bombeiros Voluntários denuncia que muitas vezes as verbas atribuídas à alimentação são canalizadas para a compra de equipamento e para outras necessidades das corporações.

http://www.msn.com/pt-pt/noticias/portugal/mariana-mortágua-“portugal-é-xenófobo-e-racista-embora-goste-de-viver-na-ilusão-e-na-narrativa-de-que-não-o-é”/ar-AAr4Dmx?li=BBoPWjC&ocid=SK216DHP

Citação

O império dos brandos costumes é uma ficção e os problemas de Portugal não são diferentes dos do resto do mundo neste momento, aponta Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda, em entrevista ao “Diário de Notícias” esta sexta-feira. “Portugal é xenófobo e racista, embora goste de viver na ilusão e na narrativa de que não o é, ou de que o é de forma mais suave que noutros países, coisa que não me parece sequer que seja verdade”, disse.

(...)

A única razão para não existir partido de extrema direita em Portugal ou cujo grande programa político assumidamente racista e xenófobo, aponta a deputada do BE, deve-se à existência de uma “base muito consolidada histórica do Partido Comunista” e do Bloco, que absorvem “muito do descontentamento das pessoas e não deixam descambar para bodes expiatórios mais fáceis”.

Pessoalmente, não concordo com a primeira parte que destaquei, mas se calhar sou eu que, limitando-me à realidade do distrito de Coimbra, cidade cheia de estudantes que recebem muito bem os colegas de Erasmus e de ex-colónias, posso ter uma perceção diferente da realidade portuguesa. Ontem, houve o debate para a Câmara de Coimbra na RTP3 e, para minha surpresa, há um candidato do PNR (mas, também, ele foi tão mal preparado, que vai continuar no anonimato).

Por outro lado, concordo com o que a Sra. Mortágua falou relativamente à razão da inexistência do PNR no parlamento. Também acho que o eleitorado racista que não vota no PNR é absorvido pelos outros partidos. Igualmente acho que, se a ditadura tivesse sido comunista ao invés de fascista, não teríamos o PCP no parlamento (já o BE acho que existiria à mesma). Ainda assim, duvido que a extrema-direita em Portugal, na ausência de partidos de extrema-esquerda, pudesse ser um partido de relevo. Segundo uma sondagem partilhada aqui há um par de anos, que dizia que 20% da população portuguesa era racista (corrijam-me se estiver enganado, que eu até acho que era menos), acho que poderia quanto muito ter uma meia dúzia de deputados, mas jamais seria tão forte quanto o PCP e a ala mais à esquerda do BE juntas.

Editado por srcbica
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu concordo com a primeira parte. Portugal não é menos racista ou xenófobo que outros países europeus. A única diferença porque não achamos que somos, ou que somos menos, é porque somos um país na ponta ocidental da Europa que não se tem de preocupar com problemas como o terrorismo ou imigração/refugiados, que é das principais causas que levam os racistas e xenófobos à rua ou a votar em partidos tipo a FN ou a AfD nos dias de hoje. Tivéssemos nós recebido os milhões de refugiados que a Alemanha e outros países receberam, ou tivessem ocorrido em Portugal os atentados que ocorreram na França nos últimos anos, e esse sentimento já seria bem mais evidente. Enquanto os nossos problemas com a imigração serem de relevância praticamente nula, continuaremos a achar que somos menos racistas que os outros.

O facto de não termos um partido de extrema-direita com a mesma relevância que no resto da Europa também se deve a essa razão, principalmente. Numa situação em que tivéssemos recebido um enorme número de refugiados ou o extremismo islâmico fosse um problema de relevo, o PNR teria mais força porque apostaria na anti-imigração, coisa que o BE e o PCP não fariam.  No entanto, sem esse fator, outros fatores de relevo são a posição anti-UE e anti-euro, já bem latente nos partidos da extrema-esquerda presentes no Parlamento, pelo que o PNR acaba por não ter nada de novo ou significativo para mostrar, nem ninguém carismático o suficiente para mostrar o que quer que seja.

Além disso, também não é menos verdade que Portugal sempre foi um país mais virado mais à esquerda desde o 25 de Abril. É por isso que, eventualmente, mais depressa veríamos o MRPP, com as suas teorias que fazem parecer o PCP um partido de centro-esquerda, no Parlamento que o PNR.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu identifico-me com a esquerda, mas com a esquerda democrática. Pra mim a democracia está acima de direita, esquerda ou centro, ditadura é ditatura e ponto. Mas é assim, eu não vou concordar com TUDO o que partido x ou y faz ou diz, acho que isso é impossível.. aliás, eu acho que este governo de esquerda atual não está a fazer nada pelos trabalhadores e para melhorar as suas condições de trabalho, nesse aspeto foi uma grande desilusão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Forbidden disse:

Eu identifico-me com a esquerda, mas com a esquerda democrática. Pra mim a democracia está acima de direita, esquerda ou centro, ditadura é ditatura e ponto. Mas é assim, eu não vou concordar com TUDO o que partido x ou y faz ou diz, acho que isso é impossível.. aliás, eu acho que este governo de esquerda atual não está a fazer nada pelos trabalhadores e para melhorar as suas condições de trabalho, nesse aspeto foi uma grande desilusão.

Exatamente, era o que mais me prendia À esquerda, e acho que neste sentido realmente nada estão a fazer.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Duarte com D disse:

Exatamente, era o que mais me prendia À esquerda, e acho que neste sentido realmente nada estão a fazer.

Mas se a esquerda não o faz, não é a direita que o vai fazer... a reforma laboral que retirou os direitos dos trabalhadores foi feita no governo do PSD. Não sei qual é a solução sinceramente, acho que os governos não se preocupam com quem de facto precisa. A pobreza no nosso país é enorme (já li que é cerca de 1 em cada 4 portugueses) e a precariedade do trabalho é muito alta. De nada adianta que o desemprego baixe se depois as pessoas não tem condições nenhumas no trabalho, são exploradas e tem medo de ficar sem o trabalho, não existe segurança nenhuma ou estabilidade e eu não vejo nada disso a melhorar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, Forbidden disse:

Mas se a esquerda não o faz, não é a direita que o vai fazer... a reforma laboral que retirou os direitos dos trabalhadores foi feita no governo do PSD. Não sei qual é a solução sinceramente, acho que os governos não se preocupam com quem de facto precisa. A pobreza no nosso país é enorme (já li que é cerca de 1 em cada 4 portugueses) e a precariedade do trabalho é muito alta. De nada adianta que o desemprego baixe se depois as pessoas não tem condições nenhumas no trabalho, são exploradas e tem medo de ficar sem o trabalho, não existe segurança nenhuma ou estabilidade e eu não vejo nada disso a melhorar.

Sim, mas não quero a direita para lutar por isso, obvio que não, mas já que a esquerda não faz nada nesse sentido, ao menos a direita que faça coisas noutros sentidos, que nesses não concordo com a esquerda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Forbidden disse:

Eu identifico-me com a esquerda, mas com a esquerda democrática. Pra mim a democracia está acima de direita, esquerda ou centro, ditadura é ditatura e ponto. Mas é assim, eu não vou concordar com TUDO o que partido x ou y faz ou diz, acho que isso é impossível.. aliás, eu acho que este governo de esquerda atual não está a fazer nada pelos trabalhadores e para melhorar as suas condições de trabalho, nesse aspeto foi uma grande desilusão.

discordo um pouco, já que no caso dos 3000 trabalhadores da meo/altice/pt, o governo e os sindicatos estão a fazer de tudo para manterem os seus postos de trabalho. É de referir que também são contra a precariedade e no estado (onde o governo pode intervir), os trabalhadores precários (estágios profissionais, programas do iefp, contratos a prazo) estão a entrar para os quadros (como é o caso dos auxiliares de acção educativa). Reconheço que mais deveria ser feito, nomeadamente no caso dos enfermeiros.

há coisas que não percebo, como é  o caso  de muitas críticas ao PAN, como o que eles propõem fosse mau para o país. São contra os maus tratos, abandono, etc dos animais, defendem o ordenamento florestal, a humanização dos blocos de parto (outras condições), etc...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, JoanaSantos disse:

discordo um pouco, já que no caso dos 3000 trabalhadores da meo/altice/pt, o governo e os sindicatos estão a fazer de tudo para manterem os seus postos de trabalho. É de referir que também são contra a precariedade e no estado (onde o governo pode intervir), os trabalhadores precários (estágios profissionais, programas do iefp, contratos a prazo) estão a entrar para os quadros (como é o caso dos auxiliares de acção educativa). Reconheço que mais deveria ser feito, nomeadamente no caso dos enfermeiros.

há coisas que não percebo, como é  o caso  de muitas críticas ao PAN, como o que eles propõem fosse mau para o país. São contra os maus tratos, abandono, etc dos animais, defendem o ordenamento florestal, a humanização dos blocos de parto (outras condições), etc...

Pois, não é isso o que eu vejo infelizmente...

" Portugal está entre os 20 países europeus onde aumentou o risco de escravatura moderna em 2017, segundo notícia o Jornal de Notícias, este domingo. O diário cita um relatório da consultora Verisk Maplecroft. "

http://rr.sapo.pt/noticia/91984/aumenta_o_risco_de_escravatura_moderna_em_portugal

Quase 2,6 milhões de portugueses em risco de pobreza

http://www.dn.pt/portugal/interior/quase-26-milhoes-de-portugueses-em-risco-de-pobreza---ine-8479547.html

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Forbidden disse:

Pois, não é isso o que eu vejo infelizmente...

" Portugal está entre os 20 países europeus onde aumentou o risco de escravatura moderna em 2017, segundo notícia o Jornal de Notícias, este domingo. O diário cita um relatório da consultora Verisk Maplecroft. "

http://rr.sapo.pt/noticia/91984/aumenta_o_risco_de_escravatura_moderna_em_portugal

Quase 2,6 milhões de portugueses em risco de pobreza

http://www.dn.pt/portugal/interior/quase-26-milhoes-de-portugueses-em-risco-de-pobreza---ine-8479547.html

 

 

o que referia é isto -

http://www.dn.pt/dinheiro/interior/mais-de-18400-precarios-do-estado-pediram-para-serem-integrados-nos-quadros-8595444.html

http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/pcp-entrega-diploma-no-parlamento-para-travar-despedimentos-fraudulentos-como-os-da-ptmeo

no caso da escravatura moderna, as áreas mais críticas são a agricultura e alguma indústria (poucos querem esses trabalhos por serem mal pagos e muito duros/exigentes). Se os patrões tivessem outra mentalidade (não o lucro fácil), talvez não fosse necessário "escravizar" os trabalhadores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Duarte com D disse:

Não. ;) 

Já estava para colocar a reação "sad", mas não me apetece ir para a tua lista de ignorados. xD

Um outro assunto: todos nós conhecemos algumas das várias perseguições que houve ao longo dos tempos a vários povos. Houve várias a judeus, muçulmanos, cristãos, minoria daqui, minoria dali e até a albinos, seja por razões de raça ou fé, etnia ou credo, mas, agora apareceu uma nova: os carecas estão a ser perseguidos em Moçambique.

http://www.msn.com/pt-pt/noticias/angola-mocambique-cabo-verde/carecas-vivem-com-medo-após-ataques-mortais-e-violação-de-campas-em-moçambique/ar-AAr7dQV?li=BBoPWjC&ocid=SK216DHP

Editado por srcbica
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...