Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

@ATVTQsV, parabéns pela tua crónica sobre o TC, capítulo 9, isto é alguma referencia à Guerra das Estrelas? 

Espero que faças o do Hermanias em novembro .

há 17 horas, ATVTQsV disse:

Página Três, sátira a um tal Página Um

O Página 3 era uma sátira à 1ª Pagina (1980, 1982-1984, 1987-inícios de anos 90), um programa de debates e entrevistas ou como eu gosto de chamar, Programa da Marante/Sousa Tavares (o Albarran chegou a aprestar este programa nos seus últimos anos), nota-se bém porque o genérico dos P3 era uma paródia do genérico da 1ªPágina daquele tempo que lembra-me das vinhetas atuais da 1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Vascof2001 disse:

@ATVTQsV, parabéns pela tua crónica sobre o TC, capítulo 9, isto é alguma referencia à Guerra das Estrelas? 

Espero que faças o do Hermanias em novembro .

Não, faz parte a uma série de posts que faço aqui chamado de "A tua história de subestação". Uma das "histórias de subestação" mais ambiciosas é a do Vivir Viver (ver tópico Memórias da TV Cabo). Não é uma referência à Guerra das Estrelas, não.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

50 minutes ago, Vascof2001 said:

@ATVTQsV, parabéns pela tua crónica sobre o TC, capítulo 9, isto é alguma referencia à Guerra das Estrelas? 

Espero que faças o do Hermanias em novembro .

O Página 3 era uma sátira à 1ª Pagina (1980, 1982-1984, 1987-inícios de anos 90), um programa de debates e entrevistas ou como eu gosto de chamar, Programa da Marante/Sousa Tavares (o Albarran chegou a aprestar este programa nos seus últimos anos), nota-se bém porque o genérico dos P3 era uma paródia do genérico da 1ªPágina daquele tempo que lembra-me das vinhetas atuais da 1

image.png.b232413f10d9479cc89aff7125e67e4f.png

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Vascof2001 disse:

O Página 3 era uma sátira à 1ª Pagina (1980, 1982-1984, 1987-inícios de anos 90), um programa de debates e entrevistas ou como eu gosto de chamar, Programa da Marante/Sousa Tavares (o Albarran chegou a aprestar este programa nos seus últimos anos), nota-se bém porque o genérico dos P3 era uma paródia do genérico da 1ªPágina daquele tempo que lembra-me das vinhetas atuais da 1

Por momentos, pensei que estivesses a referir-te ao genérico de 1987, mas entretanto o @Rangel já partilhou o tal genérico ao qual te referias (que sim, conseguem-se ver várias referências em relação ao atual grafismo do 1º canal). E como já sei que a ti também te interessam as sonoridades, a de 1987 intitula-se "Big Green Espace" e foi composta por Gérard Gesina e Jean-Claude Pierric. A primeira vez que a ouvi, por acaso, até foi aqui:

 

Editado por LP 98
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por falar em Autárquicas na RTP, está disponível no RTP Arquivos o excerto da emissão de 1997 onde a partir dos 06:00 do vídeo pode-se ver o que acontecia quando faziam a emissão regional (à semelhança do que a TVE faz em Espanha). Infelizmente o excerto é da emissão nacional...

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/eleicoes-autarquicas-1997/#sthash.a2lbcezo.dpbs

Já de vez alguém pode dizer se este estúdio foi feito na 5 de Outubro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 26 minutos, mavb98 disse:

Já de vez alguém pode dizer se este estúdio foi feito na 5 de Outubro?

Não, segundo o livro online RTP 50 Anos, era no CPL

E já agora, uma reportagem sobre a cobertura das de 89

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/cobertura-da-rtp-das-autarquicas/#sthash.LxpqWjwS.dpbs

E uma imagem do Crespo a apresentar as autárquicas 85

8610-c7d14e-243.jpg.fb2bf5019941a6e30bc629da99e5a06d.jpg

Editado por Vascof2001
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma pergunta para vocês, qual é para vocês o melhor plano de apresentação do Telejornal na era 90-94:

90-92: Quando o pivot estava de frente para o mapa múndi e quando tinha aquela vidiwall de Crt.

90-94, quando o fundo do pivot era aquela vidiwall de projeção onde aparecia de fundo a régie da 5/10.

Edit: Também tem de explicar porque preferem um do outro

Editado por Vascof2001
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma pergunta, qual o nome da música tocada aqui na Bolsa:

Mais opiniões vossas sobre qual o melhor plano de pivot do TJ na 1ª metade da década de 90 são ainda bem vindas vas venho aqui com uma coriosidade, o genérico do Jornal de Domingo de 1990 teve 2 versões:
Versão 1:

Versão 2 (usada desde de 1992, penso eu):

Comparando as duas versões, as imagens são mais ou menos as mesmas, é o máximo que eu posso dizer porque a versão 2 está incompleta, mas a ordem delas e a posição são diferentes nas duas e as da 2 têm bordas brancas, eu tenho uma teoria sobre a razão que fizeram esta mudança: O genérico é very very 1990, não seria um genérico feito em 1990 se não tivesse imagens alusivas à queda do Muro de Berlim, ao massacre de Tiananmen e à Guerra do Golfo!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Vascof2001 disse:

Mais opiniões vossas sobre qual o melhor plano de pivot do TJ na 1ª metade da década de 90 são ainda bem vindas vas venho aqui com uma coriosidade, o genérico do Jornal de Domingo de 1990 teve 2 versões:

Eu gostava era da sonoridade do Jornal de Sábado. O genérico em si também é bom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, LP 98 disse:

Eu gostava era da sonoridade do Jornal de Sábado. O genérico em si também é bom.

Ao contrario do JdD, o genérico do Sábado não se alterou, também gosto imenso da sonoridade do JdS em 1990 mas ando à procura do nome da trilha anterior a esta.

Mas eu falo do fundo de apresentação do TJ @LP 98, assim com o pivot de frente ao mapa:

Ou assim:

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Crónica:Ponto por ponto

Hoje vou falar de "Ponto por Ponto" magazine diário da RTP1 (até houve vezes em que deu no 2º) emitido de 3 de Agosto de 1987 até 1994, o programa era apresentado pelo falecido Raúl Durão no horário da tarde e era composto por entrevistas, reportagens de vários temas e rubricas de informação ,jogos, etc.

Eis aqui um excerto de uma emissão de 88/89, onde aparece o relógio, um enche-chouriço e o genérico.

Gosto imenso do genérico, até pelo facto do globo ter o design do mapa-mundi low-poly, símbolo dos serviços informativos dos dias úteis da RTP naquela época.

Em 1990, o genérico mudou, juntamente com o cenário:

Em 1992/3, o programa passou para a TV2  mas penso que regressou depois para o C-1.

Deixou de dar em 1994 e foi substituído( ou melhor, renomeado) pelo "Boa Tarde".

Acham que o formato deve regressar?   

Editado por Vascof2001
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, Vascof2001 disse:

 

 

Que gira aquela esfera armilar em cima da mesa :D Tenho saudades destes logótipos físicos que se faziam... Bom, pelo menos até 1996 fizeram (isto quanto a logos), já que nos separadores de 1996 usaram nalguns deles um "1" de verdade, e não CGI.

Editado por LP 98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já publiquei este no meio de uns dos meus posts antigos mas vale a pena mostrar de novo.

Em 1986, segundo este video, as entrevistas no TJ eram feitas fora das bancadas:

Eu gosto muito deste cenário de 86-87 e foi aqui onde começou a geração de "cenários de Telejornal baseados no genérico e sobre um fundo azul" mas eu prefiro o que veio depois deste, e que tal fazer um reconstituição deste cenário?

E qual o vosso top 3 de cenários de Telejornal entre 1981 e 1999

E mais uma pergunta, de que ano seria este cenário? 1988 se calhar:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, ATVTQsV disse:

No mesmo ano fui ao Portugal Azul quando passou o programa da manhã (que passava nas capitais de distrito todas as sextas) esteve na Avenida Central e à tarde fui ao evento no mesmo sítio onde cinco anos mais tarde (e mais cinco anos também) passou o camião da SIC.

Tens gravado isso, eu tenho a minha praça gravada em 2, uma completa e outra imcompleta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Breve excerto da promo do Portugal Azul (que julgava que era um separador da RTP) emitido em Julho de 2007. Lembro-me que a promo tinha as datas e as capitais de distrito em que iria percorrer. Era todas as sextas, dez anos antes da SIC fazer o mesmo (apesar de só ter o camião em 2012).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...