Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

há 11 minutos, ATVTQsV disse:

Eu já mostrei uns exemplos do de 1987 (sessão de filmes num canal local dos EUA e separador da Teledos - actual América - da Argentina)

E também de um canal da suécia penso eu.

Edit: Dinamarca, quer dizer:

Não é o mesmo starfield do meu logo?

 

Editado por Vascof2001
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Vascof2001 disse:

E como bonus, dois slides de intervalo dos dois grafismo de 1984 (Março e Outubro) para o Cinema Lumiar, em 85 voltou a ser Noite de Cinema que depois passou a ser Lotação Esgotada:

 

As vinhetas de intervalo dessa altura são um pouco curiosas, pois davam a música do filme que estava a ser transmitido nesse momento

Por exemplo, no último video, o excerpto músical vinha do "Super Homem" (1978) (mais concretamente, na abertura do filme com aqueles créditos visuais bem modernos para a altura em que o filme foi feito) - que, aliás, estava a dar nessa dia (ainda para mais, em estreia na televisão portuguesa (segundo o Diário de Lisboa, isso aconteceu no dia 31 de Outubro de 1984)

Editado por LAboy 456
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Vascof2001 disse:

Intervalo do canal1 em finais de 94 com a apresentação da programação da tarde

 

Muito interessante essa promo. O Você Decide ainda dava na RTP, passaria mais tarde para a SIC. Na Paz dos Anjos passava assim tão cedo? Não era novela das 19h? Foi despromovida nessa altura para o início da tarde? Desconhecia que o Viva a Manhã foi, a certa altura, Viva a Tarde. Antes do concurso do Herman, a série brasileira da Rede Manchete O Guarani, um dos primeiros trabalhos do nosso bem conhecido Walcyr Carrasco.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 hours ago, Vascof2001 said:

Uma pergunta sobre este video que o Lusitâniatv também publicou em hd: O primeira matiné tinha relógio?

Tinha, assim como quase todos os programas do Canal 1 que davam de manhã e à tarde nesta altura, é a ideia que eu tenho.

Esse grafismo de 1994 era mesmo muito bom. 

O Você Decide na RTP lembro-me ainda de ver, era apresentado pelo António Sala.

Alguns dos programas da altura desse grafismo. Canal 1 ainda líder, mas já com a SIC a liderar no HN em muitos dias.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje 18 de Setembro:

Fazem-se 22 anos desde que estreou a praça da Alegria:

Também faz 22 anos este grafismo do C1:

 

E faz 28 desde começaram oficialmente a cena do Canal 1 e do Canal 2 com a separação das entidades dos dois canais que passaram, mais uma vez, direcções próprias de programas e informação, e surgiu o 1º slogan (que parecia mais uma lema): Gostamos de estar consigo:

crono30.jpg.b167a0402288f73e4fa5c6ca8d4ffb91.jpg

Editado por Vascof2001
  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Julgo que o grafismo que estreou em Setembro de 1994 durou até ao aniversário da RTP, em 1995. Sem certezas também, o novo grafismo dos informativos terá também sido estreado nessa altura.

Finalmente, penso que durante uns dias existiu um DOG especial para comemorar os 38 anos da RTP:

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, ATVTQsV disse:

Eu já sabia disto antes de ti. Anos antes de ti.

Tipo eu sei que quando se deu a mudança a grelha mudou muito e estrearam novos programas (sei que um deles foi o Contra Informação) e pensava que a Praça da Alegria também tivesse estreado nessa altura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Rangel disse:

Julgo que o grafismo que estreou em Setembro de 1994 durou até ao aniversário da RTP, em 1995. Sem certezas também, o novo grafismo dos informativos terá também sido estreado nessa altura.

Finalmente, penso que durante uns dias existiu um DOG especial para comemorar os 38 anos da RTP:

 

 

 

Eu acho que estreou no dia 1 de Janeiro de 1995, com a estreia da Campos Ferreira no Telejornal e quando o Jornal da Tarde começou a dar aos fins-de-semana.

Pelo menos a 13 de Janeiro já tinha:

Sim, existia um DOG dos 38 anos da RTP:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, Rangel disse:

Julgo que o grafismo que estreou em Setembro de 1994 durou até ao aniversário da RTP, em 1995. Sem certezas também, o novo grafismo dos informativos terá também sido estreado nessa altura.

Finalmente, penso que durante uns dias existiu um DOG especial para comemorar os 38 anos da RTP:

 

 

 

Tenho ideia que ainda em 1994 ainda se usava o grafismo de 1990 e que em Janeiro de 1995 é que se deu a mudança para este: 

 

 

Em Setembro de 1995 mudou-se para este até 29 de Abril de 1996 quando se deu a mudança: 

 

 

 

E a RTP faz sempre os DOGS na altura do aniversário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora gostaria de iniciar uma conversa e partilha de memórias sobre aquele Março de 2004, ou melhor, Março Azul, os 47 anos da RTP e a mudança:

Eu não tenho recordações daquela mudança porque tinha 2 anos e só tenho poucas recordações daquele ano, como por exemplo o Euro 2004, e eu gostaria de ouvir as vossas recordações.

Para começar, @ATVTQsV, tu referiste no tópico da VdC uma rubrica do Telejornal chamada "Querida Televisão", o que mais interessante falava sobre essa rúbrica, História da RTP? Programas icónicos? E quais genéricos lembras de ter vistos naquela rúbrica além do TJ de 87-88 (que no poste pensavas que seria de 88-90, mas afinal, e que eu já sabia desde há muito tempo, era o primeiro das Barras Voadoras)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que estreou no dia 1 de Janeiro de 1995, com a estreia da Campos Ferreira no Telejornal e quando o Jornal da Tarde começou a dar aos fins-de-semana.
Pelo menos a 13 de Janeiro já tinha:
[/url] Sim, existia um DOG dos 38 anos da RTP:
 
Então já não há dúvida que o da informação mudou em Janeiro.
É possível no entanto que só tenham mudado o grafismo do canal no aniversário.

É uma questão que só se resolve quando aparecer alguma gravação no YouTube dessa altura...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 50 minutos, Rangel disse:

O grafismo do canal só pode ter sido introduzido com o da informação porque têm elementos em comum:

  1. As barras Amarelas, Vermelhas e Azuis
  2. O tom azul escuro
Editado por Vascof2001
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Vascof2001 disse:

Agora gostaria de iniciar uma conversa e partilha de memórias sobre aquele Março de 2004, ou melhor, Março Azul, os 47 anos da RTP e a mudança:

Eu não tenho recordações daquela mudança porque tinha 2 anos e só tenho poucas recordações daquele ano, como por exemplo o Euro 2004, e eu gostaria de ouvir as vossas recordações.

Lembro-me. Era também visto nas antenas internacionais e na NTV até 31 de Maio. Só que nos vídeos da NTV de 2004 aparece algo como "A Hora da Mudança" pois a RTP N chegou com atraso. Tinha seis anos.

O dia da mudança foi o primeiro caso de rebranding que vira em directo, já que falhei ao da RTP 2 em Janeiro.

há 1 hora, Vascof2001 disse:

Para começar, @ATVTQsV, tu referiste no tópico da VdC uma rubrica do Telejornal chamada "Querida Televisão", o que mais interessante falava sobre essa rúbrica, História da RTP? Programas icónicos? E quais genéricos lembras de ter vistos naquela rúbrica além do TJ de 87-88 (que no poste pensavas que seria de 88-90, mas afinal, e que eu já sabia desde há muito tempo, era o primeiro das Barras Voadoras)?

Não, não me lembro de outros. Quanto aos genéricos, não sei, se calhar reaproveitaram o texto que escreveram há treze anos para a Voz do Cidadão quando o Ambrósio enviou uma mensagem sobre os grafismos do passado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É o dos anos 60 (sim, porque acho que em 1961 ainda era usado este, na sua versão de última hora, mas não será confirmado até... sei lá... alguém digitalizar o tal "Álbum de Notícias que a RTP Memória passava na altura para "confirmar"), o de 1976/77 (que julgava que era de 1978/79), o de 1982/83 (segunda versão) e o de 1987 e o de 1997. Alguém com jeito para fazer grafismos, por favor, recrie o símbolo de 76 a cores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...