Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

há 16 horas, Vascof2001 disse:

Os primeiros programas da manhã: 12/13 que depois passou para 11/13 e que depois passou para Ás Dez (o 1º video não está no inicio)

Eu acho que o "Meio-Dia", emitido entre 1983 a 1984 foi o primeiro programa da manhã, o que me lembro de ver nas TV Guias é que era apresentado pelo Luís Pereira de Sousa, tinha rúbricas, tinha desenhos animados e a Tv Guia considerava o Jornal da Tarde embatido no Programa, o Diário de Lisboa dizia o contrário.

Nos anos 80 a RTP não colocava os logos nos programas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 57 minutos, LFTV disse:

Nos anos 80 a RTP não colocava os logos nos programas?

As moscas sugiram em 1986 com o inicio das emissões na 5 de Outubro.

Mas a única excepção conhecida foi o lendário Live-Aid em 85.

 

há 1 hora, Rangel disse:

Estes temas dos mesmos autores (e de outros do mesmo género) também foram utilizados em outros programas da RTP na época, como o Domingo Desportivo.

Bem, um exemplo que estou a lembrar é outra música do Grusin, Night Lines usada na vinheta do Cinema da Meia-Noite.

@RangelMas qual música do Domingo Desportivo estás a referir?

Editado por Vascof2001
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Vascof2001 said:

As moscas sugiram em 1986 com o inicio das emissões na 5 de Outubro.

Mas a única excepção conhecida foi o lendário Live-Aid em 85.

 

Bem, um exemplo que estou a lembrar é outra música do Grusin, Night Lines usada na vinheta do Cinema da Meia-Noite.

@RangelMas qual música do Domingo Desportivo estás a referir?

As músicas que eles usavam quando compilavam os golos da jornada, no Domingo Desportivo entre 1988 e 91.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, LFTV said:
Nos anos 80 a RTP não colocava os logos nos programas?

Até 1985 não há registo. Nesse ano aparece um com o Live Aid, um muito simples 'RTP' a saltitar nos 4 cantos do ecrã. O motivo é bem simples, para «apanhar» gravações que estivessem à venda. Daí o recurso sobretudo em filmes e séries estrangeiras. Noutros programas, como os de informação, nunca era usado, e assim foi até meados de 1991, já no tempo do Canal 1.

Resumindo: 1985 - RTP caracteres simples;

1986 - 1990:

1987, DOG especial 30 anos, no canto superior direito:

14 de setembro de 1990  - abril de 1991, Canal 1 (já em quase todos os programas, menos noticiários):

 

 

 

Editado por Rangel
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Interessante ver vídeos de “O Preço Certo” e reparar que voltaram a utilizar as etiquetas amarelas, como antigamente. Provavelmente são mais baratas...

 

E não é por nada, mas gosto mais da música atual da Volta. Transmite mais força...

há 12 horas, Rangel disse:

Até 1985 não há registo. Nesse ano aparece um com o Live Aid, um muito simples 'RTP' a saltitar nos 4 cantos do ecrã. O motivo é bem simples, para «apanhar» gravações que estivessem à venda. Daí o recurso sobretudo em filmes e séries estrangeiras. Noutros programas, como os de informação, nunca era usado, e assim foi até meados de 1991, já no tempo do Canal 1.

Resumindo: 1985 - RTP caracteres simples;

1986 - 1990:

1987, DOG especial 30 anos, no canto superior direito:

14 de setembro de 1990  - abril de 1991, Canal 1 (já em quase todos os programas, menos noticiários):

 

 

 

Julgava que o DOG do Canal 1 era utilizado no canto superior esquerdo. Fica estranho no canto direito...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, Televisão 10 disse:

Interessante ver vídeos de “O Preço Certo” e reparar que voltaram a utilizar as etiquetas amarelas, como antigamente. Provavelmente são mais baratas...

E não é por nada, mas gosto mais da música atual da Volta. Transmite mais força...

Já voltaram a usar as amarelas há uns 2 anos.

Eu prefiro a música do genérico antiga da volta (a voz era melhor), mas o instrumental atual para mim é melhor.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Ambrósio disse:

Já voltaram a usar as amarelas há uns 2 anos.

Eu prefiro a música do genérico antiga da volta (a voz era melhor), mas o instrumental atual para mim é melhor.

Eu sei que já deixaram de usar há algum tempo.

Ver esses vídeos do “Portugal no Coração” faz lembrar-me desses rodapés onde passavam mensagens das pessoas. Poderiam regressar com esse serviço. 1 SMS = 1 €, logo ganham mais do que as chamadas 760 e sem dar prémios. Assim, também falavam menos nos passatempos.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, Televisão 10 disse:

Julgava que o DOG do Canal 1 era utilizado no canto superior esquerdo. Fica estranho no canto direito...

DOG no canto superior direito (tridimensional): setembro de 1990 a abril de 1991

DOG no canto superior esquerdo: abril de 1991 a abril de 1996

Houve ainda outro DOG que apareceu em janeiro de 1995 que se situava no canto inferior esquerdo, apenas utilizado nos noticiários. Nessa época, este e o de abril de 1991 co-existiam.

Editado por LP 98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, LP 98 disse:

DOG no canto superior direito (tridimensional): setembro de 1990 a abril de 1991

DOG no canto superior esquerdo: abril de 1991 a abril de 1996

Houve ainda outro DOG que apareceu em janeiro de 1995 que se situava no canto inferior esquerdo, apenas utilizado nos noticiários. Nesta época, este e o de abril de 1991 co-existiam.

A RTP 1 nunca utilizou o DOG no canto inferior direito?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, Televisão 10 disse:

A RTP 1 nunca utilizou o DOG no canto inferior direito?

Hmm, que eu me esteja a lembrar ou tenha conhecimento, não. Só se contarmos com aqueles DOGs mais ou menos experimentais (por exemplo, o de 1986 a 1990 que apenas dizia "RTP" a branco) que apareciam aleatoriamente nos quatro cantos do ecrã. E se virmos bem, acabou por ser o logo "C1" de abril de 1991 que estabeleceu o standard para as outras TVs em Portugal com o canto superior esquerdo. Cada um com os seus gostos, mas eu cá – seja americanisse minha ou não – prefiro no canto inferior direito, de preferência em marca d'água :P

Editado por LP 98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, LP 98 disse:

Hmm, que eu me esteja a lembrar ou tenha conhecimento, não. Só se contarmos com aqueles DOGs mais ou menos experimentais (por exemplo, o de 1986 a 1990 que apenas dizia "RTP" a branco) que apareciam aleatoriamente nos quatro cantos do ecrã. E se virmos bem, acabou por ser o logo "C1" de abril de 1991 que estabeleceu o standard para as outras TVs em Portugal com o canto superior esquerdo. Cada um com as suas preferências, mas eu cá – seja americanisse minha ou não – prefiro no canto inferior direito, de preferência em marca d'água :P

Eu prefiro a posição utilizada habitualmente cá. No entanto, depende dos DOGs. DOGs grandes, como o da RTP Memória, ficam mal no canto inferior direito. Porém, logótipos redondos e pequenos, como os da TVE, ficam bem no canto inferior direito.

Ainda assim, a minha posição favorita é o canto superior esquerdo. A posição favorita do continente europeu (pelo menos a mais utilizada) penso ser o canto superior direito, que eu nem gosto muito. Lembro-me quando a FOX Life mudou a posição do DOG para o canto superior direito e eu não gostei nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Televisão 10 disse:

Eu prefiro a posição utilizada habitualmente cá. No entanto, depende dos DOGs. DOGs grandes, como o da RTP Memória, ficam mal no canto inferior direito. Porém, logótipos redondos e pequenos, como os da TVE, ficam bem no canto inferior direito.

Ainda assim, a minha posição favorita é o canto superior esquerdo. A posição favorita do continente europeu (pelo menos a mais utilizada) penso ser o canto superior direito, que eu nem gosto muito. Lembro-me quando a FOX Life mudou a posição do DOG para o canto superior direito e eu não gostei nada.

É, as que acabam por fazer-me mais "confusão" são essa (canto superior direito) e o canto inferior esquerdo.

há 4 horas, Ambrósio disse:

Eu prefiro a música do genérico antiga da volta (a voz era melhor), mas o instrumental atual para mim é melhor.

Por mim, que usassem no genérico aquela variante com a voz em versão instrumental, e quando mostrassem as imagens aéreas e assim punham a versão apenas instrumental.

Editado por LP 98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...