Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

há 3 horas, miguelalex23 disse:

A RTP Memória passa a vida a repetir isso, tens de ver. ;)

Eu sei, mas nunca apanho a dar :mosking:, nem sei bem em que horário dá, tenho que ver sim :yes:

há 1 hora, Televisão 10 disse:

Outra série que a RTP 1 transmitia muito aos fins de semana de manhã e que poderia ser transmitida na RTP Memória é a série do “Mr. Bean”. Até nos aviões da TAP passavam essa série, não sei se tal ainda acontece...

Também gostava de ver, tenho alguns DVD's dele cá em casa até. Quanto aos aviões da TAP, da última vez que andei eles transmitiam apanhados canadianos (aqueles que dão no "Não Há Crise!").

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, Ambrósio disse:

Também gostava de ver, tenho alguns DVD's dele cá em casa até. Quanto aos aviões da TAP, da última vez que andei eles transmitiam apanhados canadianos (aqueles que dão no "Não Há Crise!").

Enquanto que no Alfa-Pendular não davam séries (nem portuguesas nem estrangeiras). A RTP-CP foi extinta recentemente e foi substituída por um novo canal interno.

Editado por ATVTQsV
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais informações sobre a "RTP CP":
-pelo que sei, foi criado em 2005;
-o canal era transmitido no quarto canal sonoro dos sistemas de som (quatro canais, os restantes eram rádios) e a imagem emitida nos ecrãs, só se podia ouvir o tal canal ao usar fones da CP;
-a emissão arrancava algum tempo depois do início do percurso e fechava algum tempo antes do fim do percurso (estou a usar o Braga-Lisboa e vice-versa);
-o canal tinha um separador que era o da RTP 1 de 2004 (versão curta) sem o 1 e com o símbolo da CP (era grande e o da RTP estava no meio do P da CP);
-a emissão arrancava com um vídeo qualquer da CP, depois foi substituído por um vídeo do InterRail (EnterTRAINment);
-nos intervalos passava um anúncio sobre os benefícios do transporte público;
-como já referi, só passava programas tipo Só Visto, Grandes Livros, Portugueses Pelo Mundo, etc., nada de séries porque diz que eram caras. Acho que por causa disto não se pode aceder ao YouTube no Wi-Fi da CP.

O canal que o substituiu não tem nome, passa mais conteúdos dignos de "agenda cultural", passam também programas parecidos do Porto Canal, e já passam programas estrangeiros desactualizados e de baixo custo, oriundos da empresa australiana Switch International (calculo que estes programas estejam dobrados)!

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, LFTV disse:

Nunca tinha ouvido falar desse canal RTP-CP.:O

Nem sequer se sabe sobre o nome oficial do "canal". Sei que o separador do pseudo-canal tinha o símbolo da CP e estava a ser usado durante bastante tempo (com o grafismo de 2004), até 2013 salvo erro. Só podia ser visto no Alfa Pendular. O facto dos ecrãs ainda estarem em 4:3 não ajudou e felizmente foi descontinuado. Foi para o panteão de canais de que pouca gente se lembra, ao pé da RTP Mobile.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, T_Alves disse:

Não sei se já se falou aqui deste grafismo que durou muito pouco tempo, antecedeu o grafismo da mudança de 2002.

Julgo até que já terá sido a primeira mudança "Rangel" na RTP. Alguém confirma? :) 

Esse grafismo já estava no ar quando o Rangel foi contratado. Foi estreado logo antes, em Setembro de 2001.

A primeiras mudanças do Rangel foram em 22 de outubro, com algumas alterações na grelha da RTP1: Hora Viva nas manhãs de forma a preparar o público para o Bom Dia, com a Praça da Alegria a terminar às 13.00, e Pedra Sobre Pedra a passar para o início da tarde; e o tamanho do DOG que foi reduzido.
Na RTP2 só no inicio de novembro, com o fim dos «pequenos informativos» como o Remate e o RTP Economia, passando o Jornal 2 a ter meia-hora e a mudar das 22.30 para as 21.30, se não estou em erro.

Editado por Rangel
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, ATVTQsV disse:

O canal que o substituiu não tem nome, passa mais conteúdos dignos de "agenda cultural", passam também programas parecidos do Porto Canal, e já passam programas estrangeiros desactualizados e de baixo custo, oriundos da empresa australiana Switch International (calculo que estes programas estejam dobrados)!

My God, eu vi isso da última vez que fiz Porto-Lisboa no Alfa... Eram basicamente desfiles de moda de 2001 e coisas assim. Secante. E sim, depois lá davam de vez em quando uns programas do Porto Canal.

Seria engraçado era haver um "leak" e essa misteriosa vinheta da RTP-CP aparecer por aí um dia ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, Rangel disse:

Esse grafismo já estava no ar quando o Rangel foi contratado. Foi estreado logo antes, em Setembro de 2001.

A primeiras mudanças do Rangel foram em 22 de outubro, com algumas alterações na grelha da RTP1: Hora Viva nas manhãs de forma a preparar o público para o Bom Dia, com a Praça da Alegria a terminar às 13.00, e Pedra Sobre Pedra a passar para o início da tarde; e o tamanho do DOG que foi reduzido.
Na RTP2 só no inicio de novembro, com o fim dos «pequenos informativos» como o Remate e o RTP Economia, passando o Jornal 2 a ter meia-hora e a mudar das 22.30 para as 21.30, se não estou em erro.

Obrigado! :)
Pena haver muito poucos registos deste grafismo no Youtube!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Venho aqui partilhar um coisa que já não fazem atualmente: Bolsa de Valores na RTP1

Lisboa:

Porto:

  • Eu pus os vídeos no início para desfrutarem dos Telejornal e do Jornal da Tarde da Altura e no segundo aos 0:23, a vinheta "Esta Noite" (Que animação tão tosca e tão antiquada para 1990.)
  • Eu gostaria de saber qual o nome da música da Bolsa de Lisboa, ela só se ouve 1 segundo devido ao Copyright e acho que seja a música que toca aos 0:14 do segundo vídeo, a do Porto, não se ouve nada mas aposto que seria "Theme for Antarctica" do Vangelis, que a foi mais tarde utilizada para a meteorologia

PS: A tal musica de lisboa volta a tocar devido á sobrelocução e também é obrigatório ver o que acontece entre 15:09-15:19 no video do JdT devido a 2 momentos bastantes engraçados.:rofl:

Editado por Vascof2001
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabou de ser publicado no Youtube, o meu remake do Genérico do Telejornal de 1986 até 1987.

O que acham?

Eu acho piada a duas coisas: 1º- A RTP decidiu manter os grafismo da informação (TJ, JdT, 24h) quando essa ganhou novos estúdios na Av. 5 de Outubro.

2º- Faziam as entrevistas fora das secretárias, GENIAL!

Mas também vou falar de um assunto que ainda não foi falado no fórum: Jornais de Fim de Semana!

O Jornal de Sábado e o Jornal de Domingo nasceram da grelha de Outubro 86, eram feitos a partir do Lumiar (Estudio 3, mais precisamente).

O Jornal de Sábado é a mixórdia do género Telejornal com o de Magazine Eletrónico(programas tipo Fantástico da Globo ou o Informe Semanal da TVE), tinha rúbicas como "Reportagem","Um caso" ou "Dossier" e até debates sobre o nome "Frente a Frente".

O Jornal de Domingo, não noto diferenças comparando ao Telejornal, a não ser a informação de Sorteios e resumo da Jornada da 1ªLiga e também, os pivots.

Agora mostro-vos vários excertos dos dois começando pelo grafismo:

1987-1988

Este é o genérico de fecho do JdS, e também digo que há pouca coisa no Youtube do Jornal de Domingo, esta é a unica coisa que encontrei do JdD em 1988:

59739d560c93f_Webp.net-resizeimage(1).png.1230ddca9297c7732a51f9057d20bc6c.png

1988-1990

1990-1994

Há mais excertos desses Jornais, especialmente, o de Sábado, partilhado pelo LusitaniaTV há uns meses

Editado por Vascof2001
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sabia que o Jornal de Sábado e Domingo tinham tido genéricos iguais, de 86 a 88. Os novos devem ter sido estreados em Setembro ou Outubro, pois nos vídeos do incêndio do Chiado aparece parte do primeiro genérico final do Jornal de Sábado.

Tenho ainda uma vaga memória de ver ambos os jornais, em 1993/1994, acabaram nesse ano. Normalmente era o Henrique Garcia que os apresentava ou a Dina Aguiar. (menos).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 31/01/2017 at 17:47, ATVTQsV disse:

Mais alguém se lembra da Hora Warner, a táctica da RTP 1 para tentar recuperar (mas sem sucesso) o espaço que tinha da Disney que foi à SIC? Encontrei separadores da versão espanhola, que deram na TVE 1 (calculo), no ano de 2002. Mas, sabendo que no mesmo ano ambas as televisões públicas ibéricas tinham este espaço aos fins-de-semana, é muito provável que tinham sido emitidos na RTP 1 com alguma adaptação.

Apesar do título nos incitar a passarem exclusivamente coisas da Warner (lembro-me do Silvestre e Tweety ao seu dispor), chegou a emitir uma (e só UMA!) série do Cartoon Network, Um Carneiro na Cidade. O bloco terminou após menos de um ano mas o contrato continuou, sendo as séries integradas nos espaços infantis da RTP 1, 2 e das regiões autónomas.

Eu lembro-me. Mas não sei se na RTP1 tinha estes separadores. Acho que o espaço só durou uns meses, talvez uns 3 ou 4 meses e depois as séries foram integradas nos espaços da RTP1 e dos outros canais da RTP.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que é um video que acho que muita gente já viu quando estava no YT mas vou analisar-lo agora, é uma peça noticiosa, na altura dos 50 anos do Telejornal sobre os seus rostos ao longo daqueles anos todos, e isso é a clean version emitida num Agora Escolha 2011 (com a Catarina Camacho) da tal peça e vou dizer as datas dos genéricos e os apresentadores que consigo reconhecer:

http://dai.ly/x2bds33

Genéricos:

0:03-1977-1978(a dos Triumvirat)

0:07-1995-1996

0:14-1997-1998

0:15-(na minha opiniao)1959-1960

0:17-1982-1983

0:19-1986-1987

0:21-1988-1990

0:23-1990-1994(Eu digo este ano porque o de 1995 penso que estreou no dia 1 de Janeiro, coincidindo com a estreia da FCF)

Pivots:

Dos 0:03 aos 0:07 por ordem de aparecimento:

-Adriano Cequeira

-D.Aguiar

-Vasco Trigo

-J. Rodrigues dos Santos 

-Clara de Sousa(Sim, ela esteve no TJ mas por poucos meses)

-Carlos Fino 

-António Santos

-Manuela M Guedes 

-Eu já perguntei pelo nome dele num dos meus primerios posts no tópico "informação RTP1" mas ninguém me respondeu.

-Judite Sousa(Jornal de Sábado)

-Manuel Meneses 

-José Alberto Carvalho

0:31-Manuel Meneses 

0:32-A.Cequeira

0:33-CdS

0:34-Carlos Fino  

0:35-Mário Crespo  

0:36-Dina

0:39-JRS

0:41-Judite

0:50-Fátima Campos Ferreira

0:51-Moura Guedes

0:52-Paula Magalhães  

0:53-Dina

0:54-Alguém me pode dizer qual é o nome dela se sabarem?

1:00-José Alberto Sousa

1:02-V.Trigo

1:05-Aquele que não sei o nome

1:08-Eu acho que esqueci o nome desse

1:10-José Cândido Sousa 

E já agora

On 24/07/2017 at 10:12, Rangel disse:

Não sabia que o Jornal de Sábado e Domingo tinham tido genéricos iguais, de 86 a 88. Os novos devem ter sido estreados em Setembro ou Outubro, pois nos vídeos do incêndio do Chiado aparece parte do primeiro genérico final do Jornal de Sábado.

Tenho ainda uma vaga memória de ver ambos os jornais, em 1993/1994, acabaram nesse ano. Normalmente era o Henrique Garcia que os apresentava ou a Dina Aguiar. (menos).

Eu acho que estás errado. Nota-se imenso que o genérico do JdS 1988 é uma evolução do de 1987, então são diferentes.

Penso que foi em Outubro, porque a RTP costumava fazer mudanças naquele mês.

Originalmente, o JdS costuma ser apresentados pelos 2 diretores de Informação (o Moniz e o Cequeira) mas logo começaram a ter mais pivots, até a Judite costumava se uma das apresentadoras mais regulares.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aos 1:08 é o Rui Tovar que aparece, era o pivot de desporto no Telejornal '1990-92'. Os que não sabes o nome eu também não sei. E acho que não aparece nunca o António Santos...

Posso dizer que é o meu primeiro 'flash' de memória televisivo (ou um dos primeiros), a Manuela Moura Guedes a apresentar e a passar a condução do TJ para o Rui Tovar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...