Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

há 31 minutos, Vascof2001 disse:

Pessoal, descobri algo que acho que vão gostar!

Projeto para o cenário do Telejornal 2000/2002

Penso que este cenário era muito bom, além de não ter a redação atrás, como é habitual nos cenários portugueses. Porém, tinha imagens da cidade, o que acho interessante e que agora tentaram recriar nos noticiários da RTP3.

Também achei interessante terem um cenário semelhante (ou igual) nos estúdios do Porto.

Editado por Televisão 10
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, ATVTQsV disse:

Também há o mistério do mítico genérico de abertura de emissão: houve versão a cores ou foi abandonado antes de 1980?

Não, não houve versão a cores, em 1980, o genérico ainda era o mesmo mas com algumas modificações (isto foi tirado do face da RTP Memória, na versão actual, aparecia o logótipo como foi visto no voz do cidadão:

Em 1983, mudou o genérico:(aos 20:10, abertura do 2ºPeriodo de Emissão de 29 de Maio de 1985, dia da trágica Final da TCE)
Há conversa com Fátima Medina.

Em 13 de Outubro de 1986, estreava as emissões a partir da Av 5 de Outubro, acompanhadas com um novo mapa-tipo pensado por Carlos Pinto Coelho com novos programas como Agora Escolha ou Lotação Esgotada, o Vitinho e novos grafismos para os dois canais feitos a computador:

Eu acho que ainda tinha-se mantido esta abertura quando mudaram os logótipos dos 2 Canais em Dezembro 1988. E uma pergunta, como era o genéricos de abertura dos canais da RTP 1996 á frente? É que a minha memória não é do tempo quando abriam e fechavam canais.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Vascof2001 disse:

Não, não houve versão a cores, em 1980, o genérico ainda era o mesmo mas com algumas modificações (isto foi tirado do face da RTP Memória, na versão actual, aparecia o logótipo como foi visto no voz do cidadão:

Em 1983, mudou o genérico:(aos 20:10, abertura do 2ºPeriodo de Emissão de 29 de Maio de 1985, dia da trágica Final da TCE)
Há conversa com Fátima Medina.

Os últimos segundos do genérico de 1983 a 1986 aparecem na tal reportagem da TF1 sobre a RTP, juntamente com a versão da RTP 2. Pelo que sei, em 1996 a RTP 2 já não usava o hino da RTP, aparentemente usava o separador comprido de fecho das emissões mas com uma sonoridade mais "rápida" (a que aparece na grelha). Aposto que na RTP 1 era algo parecido. No vídeo (originário do Facebook da RTP Memória, como tão bem disseste) aparece o fim do genérico anterior, que no ano passado foi emitido na RTP Memória nos intervalos. E acho que o primeiro de todos era uma imagem estática com o símbolo da RTP, mas perderam-se os registos (se já era usada a música).

O hino da RTP já parecia antiquado em 1983. Foi pena não terem adaptado a animação de 1967 (há pessoas que dizem que foi introduzido antes de 1967) ou reanimado (ou seja, refazer a animação) e adaptar aos símbolos dos canais. Este dos anos 80 tem o ar daquele dos anos 60 anterior à celebre animação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O progama "As divinas comédias" já está disponível no site dos arquivos:

https://arquivos.rtp.pt/programas/as-divinas-comedias#sthash.aOTyea1i.dpbs

O progama (um documento acerca do humor televisivo em Portugal) teve aqui uma das últimas aparições do saudoso Raul Solnado na televisão, se não a última...

Editado por LAboy 456
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 03/07/2017 at 02:54, LP 98 disse:

Epá, adorei a mistura :biggrin: Os meus dois genéricos preferidos de sempre do TJ, juntos.

Até encaixa bem se ajustasse as durações de algumas partes de acordo com a música, como naquela montagem que fiz com o tema dos noticiários da Bielorrússia.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dos meus genéricos do Telejornal favoritos. Muito avançado para a época. Foge ao cliché do globo (como o de 1996 e o actual) e mostra os jornalistas nas suas várias actividades (escrita, filmagens, gravação do som, revelação dos filmes). Música muito bem conseguida

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Rangel disse:

Dos meus genéricos do Telejornal favoritos. Muito avançado para a época. Foge ao cliché do globo (como o de 1996 e o actual) e mostra os jornalistas nas suas várias actividades (escrita, filmagens, gravação do som, revelação dos filmes). Música muito bem conseguida

 

Completamente de acordo! Na minha cabeça, sempre fiz um paralelo entre esse genérico e o de 1996, por conta disso mesmo, de ver diversos elementos da equipa em plena atividade.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Rangel disse:

Dos meus genéricos do Telejornal favoritos. Muito avançado para a época. Foge ao cliché do globo (como o de 1996 e o actual) e mostra os jornalistas nas suas várias actividades (escrita, filmagens, gravação do som, revelação dos filmes). Música muito bem conseguida

Aliás, a dita música já apareceu anacronicamente no genérico dos anos 60 nalguns programas que vi, criando uma alegação de falsidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, ATVTQsV disse:

Aliás, a dita música já apareceu anacronicamente no genérico dos anos 60 nalguns programas que vi, criando uma alegação de falsidade.

E por falar da música, chama-se Fast Action e foi também útilizada em alguns "Eyewitness News" e também num noticiário em HK.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...