Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

há 4 horas, Vascof2001 disse:

Uma coisa que vinha-me muito pouco à cabeça: Eu pensada que a RTP1 tinha mudado de grafismo ao mesmo tempo que o Telejornal, no dia 16 de Outubro de 2000, mas afinal, eu e mais alguns aqui estávamos todos errados!

@LP 98, estavas certo! Afinal o grafismo foi introduzido em Janeiro 2001.

Um caso semelhante foi em 1988. Os grafismos mudaram em Outubro e o logotipo dos canais na última semana de Novembro/1a semana de Dezembro.

O logotipo de 1998 é, de certeza, o que sofreu o maior numero de alterações de DOGs. Mudou o tamanho, o aspecto mudou do sobreado para clean, também mudou o fundo e até aquela vez em que fizeram DOGs retos.

Esta não sabia. Há vídeos disso?

__________________________________________________________________

Como um cenário tão simples (vista sobre a Ponte Vasco da Gama) pode ser tão espectacular... Muitas saudades do Telejornal 2000-2002!

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 10/07/2017 at 20:51, Televisão 10 disse:

Eu penso que as delegações continuam abertas, uma vez que, por vezes, são feitas ligações em entrevistas a partir de lá.

Vejo muitas vezes a TVE. Ficaria muito contente com o regresso de noticiários regionais. Podíamos unir-nos no fórum e mandar cada um uma mensagem ao provedor para incentivar o regresso deste tipo de noticiários. Mesmo com o regresso dos mesmos, o Portugal em Direto poderia continuar, já que tem boas audiências e mostra as festas, sendo assim um noticiário diferente. A TVE, além dos noticiários regionais, também tem o Espanha em Direto, que penso que é baseado no programa de cá.

Sim, não era preciso acabar com o Portugal em Direto. Apenas reduziam-no a 40 minutos e faziam um verdadeiro noticiário regional como este que sugeri de Espanha, em 20 minutos. O España Directo pelo que consigo ver quando vou de férias no Verão é mais sensacionalista e muito mais informal, mas sim são um pouco parecidos no conteúdo.
Quanto a isso é uma excelente ideia, e é falar com o @Ambrósio que parece que se dá muito bem com o Provedor :D
Se formos muitos a mandar mensagens para lá (e com pessoal fora do fórum, claro), podia ser que houvesse um Voz do CIdadão a discutir o tema um dia destes, não há de ser assim tão complicado...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 02/07/2017 at 16:01, Vascof2001 disse:

 

16600136098_8ebb8d33f3_b.jpg.c850ddde8bd85fe4c97dd38b1cea70bf.jpg

O "misterioso" logótipo em dois vídeos diferentes. O primeiro suponho que seja de 1984 e o segundo de 1985:

Este terá sido o revamp que deram a esse logótipo e que suponho que durou até princípios de 1986, quando passou a ser aquele grafismo que se escrevia "RTP/1".

 

E olhem só a RTP1 com letterbox colorido nos anos 80! Qual Alta Definição qual quê... :biggrin: E lá está o tal DOG "experimental" 1987-1990.

 

Editado por LP 98
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, LP 98 disse:

O "misterioso" logótipo em dois vídeos diferentes. O primeiro suponho que seja de 1984 e o segundo de 1985:

 

Na verdade, esse era outro logótipo, usado entre 7 de Março de 84 até Janeiro de 86 (penso eu).

O 1º grafismo, nos seus 1os dias de utilização:

Em meados de 84, o grafismo mudou e a vinheta foi refeita:

Em janeiro de 85, o grafismo mudou outra vez e se não estou enganado, uma nova vinheta foi introduzida.

Nota: recomendo ver o resto do mini intervalo como bónus, @ATVTQsV, olha que encontrei há muito tempo atrás:

@LP 98, para perceberes melhor o grafismo "misterioso que ano a falar", eis a versão para a RTP2:

Ambos foram usados entre 21 de Março de 1983 até Julho do mesmo ano. Mas o logótipo da RTP1 apareceu primeiro num programa chamado "venha tomar café conosco", mas aposto que essas cores eram só para condizer com o logótipo do programa e não as cores oficiais:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 52 minutos, Vascof2001 disse:

 

@LP 98, para perceberes melhor o grafismo "misterioso que ano a falar", eis a versão para a RTP2:

Ambos foram usados entre 21 de Março de 1983 até Julho do mesmo ano. Mas o logótipo da RTP1 apareceu primeiro num programa chamado "venha tomar café conosco", mas aposto que essas cores eram só para condizer com o logótipo do programa e não as cores oficiais:

Ahhh, estou a perceber. Tentei simplificar o que não é simplificável haha. Meu Deus... nem a própria RTP deve saber quantos grafismos teve ao longo dos 70s e especialmente primeira metade dos 80s. Porque suponho que a cronologia seja muito mais fácil para todos nós a partir do grafismo de 1986 - o do tetraedro, esfera e quadrado (ou play, record & stop, se preferirem :lol:).

Editado por LP 98
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um vídeo que acho que nós todos que acompanha este fórum já viram mas é importante no assunto que andamos a falar.

É um excerto do "Aqui e Agora.", um programa de Informação da RTP, emitido aos sábados. O programa se estreou em 1981 e pelo que eu sei, era um espaço de debates, também aberto aos problemas das regiões; e na maioria das suas emissões tinha o Telejornal integrado no programa.

O excerto é, por acaso, da sua última edição, data 31 de Julho de 1983, até é referido que o programa ia para férias, mas foi cancelado devido a alterações na programação. Outro caso foi com o BDP!

O excerto também inclui um cartaz de espetáculos, uma Auto-promoção á série "Dias Felizes" e o Relógio Omega.

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 32 minutos, ATVTQsV disse:

Relógio da RTP usado em 1972, provavelmente antes do relógio patrocinado pela Omega (que até foi parar à ERT, só que com o símbolo deles). Pela hora calculo que esteja a introduzir o Telejornal.

E estava a abrir mesmo, o relógio apitava O TEMPO TODO!

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/um-dia-com-gomes-ferreira/#sthash.B6ec2yOK.dpbs

Do Omega, eu acho que foi introduzido em 73/inicios de 74. A tve, a SF e a TSI usavam um Omega semelhante ao nosso:

Além do Omega, a TVE usava também outro sinal horário com referencia á própria TVE. A RTP deveria fazer o mesmo.

Em 1983, a TSI ainda usava o sinal horário, mas a dizer TSI:

Em 1985, a RTP usava um Tissot que penso que seria este aqui:

 

Editado por Vascof2001
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O relógio Tissot de 1986/87 já era com o relógio usado até 2002.

Por falar em relógios, lembro me que uns dias após a passagem de ano de 2008 para 2009 a RTP 1 repetiu o A Minha Geração da passagem de ano, incluiram também uma espécie de "história ao contrário" das contagens para o ano novo, e acabava com um relógio com sinal horário e uma voz a dizer "é precisamente meia-noite, já entramos em 1968 (?)". Existem gravações do tal mas sem o que eu descrevi.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On ‎14‎/‎07‎/‎2017 at 01:11, Rangel disse:

Esta não sabia. Há vídeos disso?

__________________________________________________________________

Como um cenário tão simples (vista sobre a Ponte Vasco da Gama) pode ser tão espectacular... Muitas saudades do Telejornal 2000-2002!
 

É verdade, é um cenário muito simples, mas é muito bonito. Penso que no atual também poderiam colocar no fundo imagens de Lisboa ou do Porto, dependendo do local onde o noticiário é feito. Atrás da redação, iria parecer uma janela (e se fosse na ponte, por exemplo, ter os carros a passar, como se o estúdio tivesse mesmo para a ponte). Na RTP 3 fazem algo semelhante, porém a imagem é estática.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, LFTV disse:

Eu lembro-me de ver isso aos sábados ao final da manhã na RTP1. Ainda repetiram muito tempo, assim que acabava começavam logo a repetir do inicio.

Lembro-me que o meu primeiro mail enviado ao provedor foi a queixar-me das constantes repetições disso, e a pedir que dessem outra vez A Minha Sogra é uma Bruxa. Passado pouco tempo a série saiu do ar, mas meteram outra coisa no horário. Fiquei todo contente a pensar que tinha sido por minha causa. :lol:

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, miguelalex23 disse:

Lembro-me que o meu primeiro mail enviado ao provedor foi a queixar-me das constantes repetições disso, e a pedir que dessem outra vez A Minha Sogra é uma Bruxa. Passado pouco tempo a série saiu do ar, mas meteram outra coisa no horário. Fiquei todo contente a pensar que tinha sido por minha causa. :lol:

Uma das melhores séries da RTP :) Nunca cheguei a ver todos os episódios, mas gostava bastante!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...