Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

há 5 horas, LP 98 disse:

Este chegou a ser um logótipo mesmo, ou era só um lettering aleatório? Tinha ideia que em 1979 estávamos na época do logótipo do "olho", tanto na RTP 1 como na 2.

 

Era mais ou menos o logótipo alternativo que a RTP usava nos anos 70, já em 74 a RTP usava este diapositivo da Eurovisão.

Também aparecia em alguns dos cenários do TJ nos últimos anos de 70:

cenariojornal.png.ac5f1e819371d84e2fe0028f19bb30b7.png

Isto era o cenário do então "Jornal RTP-1" a ser montado, o letreiro situava-se nas paredes laterais do estudio 3, o cenário até era parecido com o do rapport devido ao fato do nome estar escrito 3 vezes num quadro.

Falando sobre o olho, ele foi introduzido em Março de 80. Eu descobri isso a partir de Tv Guias, muitas vezes, o 1 era em forma de I, e a versão abreviada dos logótipos era o olho e o número sendo separados por um ponto.

Editado por Vascof2001
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@André Sousa e @Ambrósio

Lembram-se há uns meses, referir que gostava de ver uma série só com actores que fazem maioritariamente dobragens? Esta seria a sitcom perfeita, Câmara Café. Passou por despercebida na RTP1 e até tinha um óptimo elenco. E aqui até já tinha o saudoso Jorge Sequerra :(  Ai e o Peter com a voz do Kuzco :lol:

O elenco era composto por Marco Horácio, Adérito Lopes, José Boavida, Gustavo Santos, Maria João Luís, Sofia Nicholson, Luísa Cruz, Elsa Galvão, Liliana Santos, Licínio França, Peter Michael, Jorge Sequerra, Melânia Gomes, Delfina Cruz, Philipe Leroux, Teresa Tavares, Vicente Morais e Joaquim Guerreiro.

Imagino-a aos sábados à noite na SIC. Série mais low cost não há, um cenário,  pouca mobília, um "elevador", uma câmara e produzida pela HOP melhor não poderia ser.

Eu já coloco o elenco que tenho em mente nas sugestões da SIC, para não fazer off topic.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 27/07/2017 at 23:01, LP 98 disse:

E durou até 1982, certo? Ou finais de 1981?

O olho durou até Fevereiro de 1981, mas a nova versão do logo da RTP surgiu em 1982(bem, uma das primeiras aparecias do letreiro foi no logo dos 25 anos), mas o olho ainda era visto em dossiers:

http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=06452.001

Também o símbolo do olho foi visto na exposição da RTP durante o IBC(ou outra coisa parecida) com as cores da bandeira.

E aqui vai um bónus:

 E eu escrevi 35 anos e logo corrigi para 25 mas os 35 anos fizeram partilhar aqui uma raridade:

rtp_35anos.jpg.886662cb12a7477b970ddf5a32390e26.jpg

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Vascof2001 disse:

O olho durou até Fevereiro de 1981, mas a nova versão do logo da RTP surgiu em 1982(bem, uma das primeiras aparecias do letreiro foi no logo dos 25 anos), mas o olho ainda era visto em dossiers:

http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=06452.001

Também o símbolo do olho foi visto na exposição da RTP durante o IBC(ou outra coisa parecida) com as cores da bandeira.

Era um símbolo alternativo?
 

 

há 1 hora, Vascof2001 disse:

E aqui vai um bónus:

Lembro-me disto também. Aposto que a RTP usava os símbolos com essas cores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 hours ago, Manú Tenry said:

@André Sousa e @Ambrósio

Lembram-se há uns meses, referir que gostava de ver uma série só com actores que fazem maioritariamente dobragens? Esta seria a sitcom perfeita, Câmara Café. Passou por despercebida na RTP1 e até tinha um óptimo elenco. E aqui até já tinha o saudoso Jorge Sequerra :(  Ai e o Peter com a voz do Kuzco :lol:

O elenco era composto por Marco Horácio, Adérito Lopes, José Boavida, Gustavo Santos, Maria João Luís, Sofia Nicholson, Luísa Cruz, Elsa Galvão, Liliana Santos, Licínio França, Peter Michael, Jorge Sequerra, Melânia Gomes, Delfina Cruz, Philipe Leroux, Teresa Tavares, Vicente Morais e Joaquim Guerreiro.

Imagino-a aos sábados à noite na SIC. Série mais low cost não há, um cenário,  pouca mobília, um "elevador", uma câmara e produzida pela HOP melhor não poderia ser.

Eu já coloco o elenco que tenho em mente nas sugestões da SIC, para não fazer off topic.

Deu em 2006, por aí. Acho que flopou, assim como a série do Aldo Lima, Palavras Para Quê - que até estava bem conseguida. Foi numa altura em que o Nuno Santos apostou forte no humor em horário nobre durante à semana.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, ATVTQsV disse:

Era um símbolo alternativo?

Parece que sim, porque o símbolo oficial da RTP era este:

rtp_portugal_prog.jpg.a4848ec68b9df00187ef10937bf638be.jpg

Mas tenho aqui umas coisas a partilhar:

Jornal da Tarde de 11 de Junho de 1986 + Final do 1º Periodo de Emissão (AVISO-Muita má qualidade de video)

Uma pergunta, quando a RTP usava este cenário no video aqui em baixo? Eu pensava que seria 1986-1987 até ver um vídeo no Arquivo RTP revelando que mantiveram os grafismos e cenários na mudança para 5dO. Bem, o mapa-mundi ao fundo parece ser o de 1988. Seria esta cenografia uma 1ª versão da Cenografia de 1988 que tivesse durado algumas semanas?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Vascof2001 disse:

 

Poderá parecer estranho para alguns mas, para mim, o "logo do olho" podia ter-se mantido como o logo da RTP até aos dias de hoje... Ou pelo menos até à mudança de 2004. Era uma reinterpretação do original e acabava por ser uma versão mais clean, elegante e até mesmo intemporal. Há um canal africano (julgo eu) que tem um logo muito parecido nos dias de hoje, talvez inspirado no nosso. A este "logo do olho" eu chamo-lhe carinhosamente o "logo CBS da RTP" ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Vascof2001 disse:

Parece que sim, porque o símbolo oficial da RTP era este:

rtp_portugal_prog.jpg.a4848ec68b9df00187ef10937bf638be.jpg

Onde é que encontraste isto? Parece ter sido captado em DX a partir de um outro país...

Já agora, alguém sabe qual a utilidade deste separador?:
image.png.32ad0b5de5056d3b95c2e17ef62304a5.png
rtp_b.jpg

Como o site britânico TVARK (que continha este separador) "entrou em obras", deixa-me descrever: o vídeo durava cerca de vinte segundos e continha só o símbolo da RTP a dar voltas e a crescer. O vídeo não tinha música, só a espécie de "estática" das cassetes de vídeo.

image.png

Editado por ATVTQsV
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 49 minutos, ATVTQsV disse:

Onde é que encontraste isto? Parece ter sido captado em DX a partir de um outro país...

http://www.tv-dx.de/vhf_1/tvdx.htm

Também recomendo ver este site, para ver as imagens de TV DX cliqua em "Introduction to TV Amataurs" e seleciona uma qualquer

Tem umas lost medias por ali.:P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 32 minutos, ATVTQsV disse:

Algumas datas desta página são erradas, há fotos da mira da Telefunken datadas de 1973/1974 quando na verdade a RTP não fazia testes a cores na altura. 

Pois, a maioria das imagens deste site são fakes. Por falar, a mira FuBK foi introduzida em 1977, 3 anos antes da introdução da cor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, LP 98 disse:

Eu pergunto-me como é que tu sabes essas coisas... És uma verdadeira enciclopédia, Vasco :D

Obrigado pelo elogio,:D foi graças a pesquisas na net, especialmente deste DX.

Mas gostaria de ver e provar mais coisas a partir de k7, eu gosta mesmo de ter um Beta.:S

Editado por Vascof2001
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...