Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

há 10 minutos, Televisão 10 disse:

Pelo que vi no vídeo, havia segunda edição do Telejornal. Era transmitida quando?

Até 1978, tudo que era noticiário na RTP era Telejornal, havia uma edição principal de 30 minutos que começava entre as 20 e as 21:30.

As outras edições tinham 10 minutos.

Para compreenderem melhor, tenho aqui alguns dos horários:

1959

Telejornal 1ª edição-Emitida após a abertura da emissão, 20:30 (30 minutos)

Telejornal 2ªedição-Emitida antes do final da emissão (10-15 minutos)

1961

Telejornal Edição da Tarde- Início da Emissão(15 minutos)

Telejornal Edição da Noite- 21:30(30 minutos)

Telejornal Últimas Notícias- Final da Emissão

1966

Edição da 13:45 (a partir de 1970) (15 minutos)

Edição das 19:30 (15 minutos)

Edição das 21:30(30 minutos)

Últimas Notícias(15 minutos)

Jun-Out 1974

Telejornal 1- 13:45(15 minutos)

Minijornal- 19:30(5 minutos)

Telejornal 2-21:00(30 minutos)

Telejornal 3-Final da Emissão(15 minutos)

1977

Telejornal Flash- 19:45 (5 minutos)

Telejornal 1ªedição- 21:00 (30 minutos)

Telejornal 2- Final da Emissão (15 minutos)

1977-1978

Telejornal 1-13:15 (Quando dava a Escrava Isaura, a RTP tinha PPE)(10 minutos)

Telejornal 2- 18:00

Telejornal 3-20:00 (Ainda tinha TJ Regional antes de começar esta edição)

Telejornal 4-Final da Emissão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Vascof2001 disse:

Até 1978, tudo que era noticiário na RTP era Telejornal, havia uma edição principal de 30 minutos que começava entre as 20 e as 21:30.

 

E assim deveria ter ficado. Nem entendo o nome "Jornal da Tarde” no noticiário das 13 h. Deveria chamar-se na mesma “Telejornal”. Devemos ser dos poucos países europeus cujo noticiário das 13 e das 20 h têm nomes diferentes. A RTP até poderia registar a marca, como a TVE fez com o “Telediário”.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 01/08/2017 at 02:42, Manú Tenry disse:

@André Sousa e @Ambrósio

Lembram-se há uns meses, referir que gostava de ver uma série só com actores que fazem maioritariamente dobragens? Esta seria a sitcom perfeita, Câmara Café. Passou por despercebida na RTP1 e até tinha um óptimo elenco. E aqui até já tinha o saudoso Jorge Sequerra :(  Ai e o Peter com a voz do Kuzco :lol:

O elenco era composto por Marco Horácio, Adérito Lopes, José Boavida, Gustavo Santos, Maria João Luís, Sofia Nicholson, Luísa Cruz, Elsa Galvão, Liliana Santos, Licínio França, Peter Michael, Jorge Sequerra, Melânia Gomes, Delfina Cruz, Philipe Leroux, Teresa Tavares, Vicente Morais e Joaquim Guerreiro.

Imagino-a aos sábados à noite na SIC. Série mais low cost não há, um cenário,  pouca mobília, um "elevador", uma câmara e produzida pela HOP melhor não poderia ser.

Eu já coloco o elenco que tenho em mente nas sugestões da SIC, para não fazer off topic.

Essa série é/foi um sucesso na França e dá/dava aos Sábados a noite.
Era muito interessante! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Televisão 10 said:

E assim deveria ter ficado. Nem entendo o nome "Jornal da Tarde” no noticiário das 13 h. Deveria chamar-se na mesma “Telejornal”. Devemos ser dos poucos países europeus cujo noticiário das 13 e das 20 h têm nomes diferentes. A RTP até poderia registar a marca, como a TVE fez com o “Telediário”.

Tem a ver com o facto de ser feito nos estúdios do Porto. Aliás, chegou a existir o Jornal da Tarde e o Jornal da Noite, este último dava na RTP2 entre 82 e 86. Ambos feitos em Gaia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Rangel disse:

Tem a ver com o facto de ser feito nos estúdios do Porto. Aliás, chegou a existir o Jornal da Tarde e o Jornal da Noite, este último dava na RTP2 entre 82 e 86. Ambos feitos em Gaia.

No início, o JdT era parcialmente feito no Porto e chamava-se 1ºJornal

 

Editado por Vascof2001
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 45 minutos, Rangel disse:

Tem a ver com o facto de ser feito nos estúdios do Porto. Aliás, chegou a existir o Jornal da Tarde e o Jornal da Noite, este último dava na RTP2 entre 82 e 86. Ambos feitos em Gaia.

Além da mudança de nome para “Telejornal”, também acho que o Jornal da Tarde deveria ser feito em Lisboa. Colocavam mais noticiários da RTP 3 no Porto. Não tem lógica ter um megaestúdio em Lisboa e utilizar um estúdio virtual. Devemos ser o único país europeu que faz os noticiários principais em estúdios diferentes. Outra hipótese seria tentar replicar o estúdio no Porto, porém mais pequeno, como faziam em 1998 (penso eu, no tempo em que em Lisboa tinham vista para a Ponte Vasco da Gama).

Editado por Televisão 10
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

45 minutes ago, Vascof2001 said:

No início, o JdT era parcialmente feito no Porto e chamava-se 1ºJornal

 

Nesse vídeo já era Jornal da Tarde. Creio que depois foi suspenso, tal como a emissão na manhã, devido às restrições na utilização da electricidade decretada pelo governo do Bloco Central.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Televisão 10 disse:

E assim deveria ter ficado. Nem entendo o nome "Jornal da Tarde” no noticiário das 13 h. Deveria chamar-se na mesma “Telejornal”. Devemos ser dos poucos países europeus cujo noticiário das 13 e das 20 h têm nomes diferentes. A RTP até poderia registar a marca, como a TVE fez com o “Telediário”.

Exato! Assim cediam o nome "Jornal da Tarde" à SIC para ficar mais certinho :D E quanto muito a RTP podia ter o Telejornal 13 e o Telejornal 20 ou mesmo regressar às origens com Telejornal - 1ª edição e Telejornal - 2ª edição.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Televisão 10 disse:

Além da mudança de nome para “Telejornal”, também acho que o Jornal da Tarde deveria ser feito em Lisboa. Colocavam mais noticiários da RTP 3 no Porto. Não tem lógica ter um megaestúdio em Lisboa e utilizar um estúdio virtual. Devemos ser o único país europeu que faz os noticiários principais em estúdios diferentes. Outra hipótese seria tentar replicar o estúdio no Porto, porém mais pequeno, como faziam em 1998 (penso eu, no tempo em que em Lisboa tinham vista para a Ponte Vasco da Gama).

No Brasil, a Globo faz o mesmo. Ela grava o Bom Dia Brasil e o Jornal Nacional (horário nobre) no Rio, mas grava o Jornal Hoje (vespertino) e o Jornal da Globo (madrugada) em São Paulo. As concorrentes (Record, SBT, Bandeirantes e RedeTV!) gravam tudo em São Paulo.

Mas se o Jornal da Tarde fosse para Lisboa, os morcões... digo, os portuenses queixariam-se da RTP não respeitar o distrito deles. Aí está o dilema.

Editado por DonaldoC1997
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, DonaldoC1997 disse:

No Brasil, a Globo faz o mesmo. Ela grava o Bom Dia Brasil e o Jornal Nacional (horário nobre) no Rio, mas grava o Jornal Hoje (vespertino) e o Jornal da Globo (madrugada) em São Paulo. As concorrentes (Record, SBT, Bandeirantes e RedeTV!) gravam tudo em São Paulo.

Mas se o Jornal da Tarde fosse para Lisboa, os morcões... digo, os portuenses queixariam-se da RTP não respeitar o distrito deles. Aí está o dilema.

Quais morcões? Um pouco mais de respeito pela gente da cidade. Que raio de preconceitos são esses?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 33 minutos, DonaldoC1997 disse:

Era só uma piada. :dry:

Tendo em conta a tua foto (do Benfica) que está no perfil não me parece que seja uma piada. És mais um que mistura o clube/futebol com a cidade e as suas gentes. Também há Benfiquistas no Porto. Eu não gosto do Benfica, mas não tenho nada contra Lisboa nem contra os Lisboetas e não os vou chamar de parolos ou outra coisa qualquer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Ivo disse:

Tendo em conta a tua foto (do Benfica) que está no perfil não me parece que seja uma piada. És mais um que mistura o clube/futebol com a cidade e as suas gentes. Também há Benfiquistas no Porto. Eu não gosto do Benfica, mas não tenho nada contra Lisboa nem contra os Lisboetas e não os vou chamar de parolos ou outra coisa qualquer.

Pronto, foi uma piada de mau gosto. Mas voltando ao assunto, não acho que seria vantajoso o Jornal da Tarde deixar de ser feito no Porto para passar a ser feito em Lisboa, pois é como se fosse um património da Invicta.

Editado por DonaldoC1997
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, DonaldoC1997 disse:

Pronto, foi uma piada de mau gosto. Mas voltando ao assunto, não acho que seria vantajoso o Jornal da Tarde deixar de ser feito no Porto para passar a ser feito em Lisboa, pois é como se fosse um património da Invicta.

Eu já nem me admirava se tirassem do Porto. A Praça da Alegria saiu da lá (depois voltou), o Red Bull Air Race o mesmo. Entre outras coisas, que estiveram anos na cidade, eram património quase e resolveram pôr em Lisboa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Ivo disse:

Eu já nem me admirava se tirassem do Porto. A Praça da Alegria saiu da lá (depois voltou), o Red Bull Air Race o mesmo. Entre outras coisas, que estiveram anos na cidade, eram património quase e resolveram pôr em Lisboa.

O que é certo é que a “Praça da Alegria” em Lisboa subiu as audiências e até ficava à frente da “Querida Júlia”.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Televisão 10 disse:

O que é certo é que a “Praça da Alegria” em Lisboa subiu as audiências e até ficava à frente da “Querida Júlia”.

Subiu? :ph34r: Eu lembro-me que aquilo estava uma miséria igual aos últimos tempos no Porto, isto em audiências. E o resto era péssimo, tanto que acabou.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Ivo disse:

Subiu? :ph34r: Eu lembro-me que aquilo estava uma miséria igual aos últimos tempos no Porto, isto em audiências. E o resto era péssimo, tanto que acabou.

Eu penso que ficava à frente da “Querida Júlia”. Aliás, até houve uma vez que o "Zig Zag” apanhou o programa da SIC.

Não tenho nada contra os estúdios do Porto. Apenas acho mal que, com um estúdio real à disposição em Lisboa, façam o Jornal da Tarde num estúdio virtual mal concebido. Aliás, eu até já defendi telejornais regionais, para combater a centralização na capital.

Editado por Televisão 10
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Televisão 10 disse:

Eu penso que ficava à frente da “Querida Júlia”. Aliás, até houve uma vez que o "Zig Zag” apanhou o programa da SIC.

Não tenho nada contra os estúdios do Porto. Apenas acho mal que, com um estúdio real à disposição em Lisboa, façam o Jornal da Tarde num estúdio virtual mal concebido. Aliás, eu até já defendi telejornais regionais, para combater a centralização na capital.

Isso deve ter sido uma excepção ou outra. As audiências continuaram a ser fracas, quando o programa foi para Lisboa.  E por isso acabou. Sinceramente devam ter continuado no Porto, já que o programa tinha essa essência. E mudavam os conteúdos e tudo o mais para tentar subir as audiências. Os Portuenses ficaram revoltados na altura :P o programa era quase um "Porto Canal", em que os Portuenses se reviam. A verdade é que a mudança para Lisboa não serviu de grande coisa, passado pouco tempo acabou.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os primeiros programas da manhã: 12/13 que depois passou para 11/13 e que depois passou para Ás Dez (o 1º video não está no inicio)

Eu acho que o "Meio-Dia", emitido entre 1983 a 1984 foi o primeiro programa da manhã, o que me lembro de ver nas TV Guias é que era apresentado pelo Luís Pereira de Sousa, tinha rúbricas, tinha desenhos animados e a Tv Guia considerava o Jornal da Tarde embatido no Programa, o Diário de Lisboa dizia o contrário.

Editado por Vascof2001
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E muito a RTP gostava do 'easy listening', a música do genérico do Às 10 é do Lee Ritenour (On the Line) e o das 11-13 é do Dave Grusin (Rag Bag). Estes temas dos mesmos autores (e de outros do mesmo género) também foram utilizados em outros programas da RTP na época, como o Domingo Desportivo.

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...