Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

há 2 horas, ATVTQsV disse:

É o dos anos 60 (sim, porque acho que em 1961 ainda era usado este, na sua versão de última hora, mas não será confirmado até... sei lá... alguém digitalizar o tal "Álbum de Notícias que a RTP Memória passava na altura para "confirmar"), o de 1976/77 (que julgava que era de 1978/79), o de 1982/83 (segunda versão) e o de 1987 e o de 1997. Alguém com jeito para fazer grafismos, por favor, recrie o símbolo de 76 a cores.

Pelo aspecto, vejo que esse que dizes que é dos anos 60 é o de 1959 e o que pensas que é de 1959 é o de 1961 porque era quando as edições do Telejornal denominavam-se Edição da Tarde, da Noite e Ultimas Notícias. O que dizes que é de 1976/77,  tenho a certeza que se estreou em 14 de Março de 1977, pois até o Mário Castim fala de mudanças no telejornal e de separadores com "meia-duzia de notas de serpentes" e penso que antes deste seria o de 1974, bem, a RTPA chegou a usar o logo de 74 mas aqui fica o link para os DdL de Março 77 para veres as críticas do Castim.http://casacomum.org/cc/diario_de_lisboa/dia?ano=1977&mes=03

Agora acho que essa seria a 1ª versão e a das letras brancas seria a de Março-Outubro de 83, porque eu não vejo alguma alteração nos serviços informativos a não ser o Telejornal começar a durar 1 hora e o "Ultimas Noticias" passar a ser "Último Jornal" e o desaparecimento do País País que na grelha (se calhar) foi substituído pelo TV2 Noticias e pela 1ª meia-hora do TJ onde ligavam aos centros Regionais.

Pelos vistos o cenário de 82 seria este aqui:

59c15afbb8fe6_Webp.net-resizeimage(4).png.5fda33878a704cb11e3986c0907f034d.png

E o genérico seria este:
Tele1981.png.6a7be250d7950ad86850e6bc66918e28.png

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, ATVTQsV disse:

Também quis saber de que ano será o genérico do Telejornal com aquela espécie de farol aos 2:33. Deve ainda ser dos anos 60.

É esse é que eu ando louco por encontrar! Pergunto-me de que ano será, mas se for mesmo anos 60... moderno para a época!

há 4 horas, Rangel disse:

Esse slide de 'O programa segue dentro de momentos' é de que ano, sendo certo que será dos anos 70? Sempre tive esta dúvida.

E não sei se também já terás visto aquele que na imagem (estática) tem uns bonecos com um técnico de produção apoiado num escadote, mas esse muito provavelmente será dos 60's.

Editado por LP 98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Rangel disse:

Esse slide de 'O programa segue dentro de momentos' é de que ano, sendo certo que será dos anos 70? Sempre tive esta dúvida.

Se foi usado nos anos 70, tenho muita certeza que sim, pois os meus pais lembram-se perfeitamente da frase.

Mas falamos de outras coisas, começando no vídeo, os genéricos do Tempo, os que sei a data são o do cubo que de 1984-86 e o do guarda-chuva que é de 1987-1990, isso tudo segundo o Brinca Brincando. O primeiro parece ser dos anos 70, mas questiono se o 2º e o da boneca tipo relógio suísso eram pelo menos um deles, a cores ou em outra palavras, ou dos finais de 70 ou dos inícios de 80.     

 

Tj87.png.3b1d5a2799c84b426d862bfeaa9c0308.png

Dos genéricos feitos nos anos 80 este é o meu preferido, é muito bem feito, adora a imagem dos poligonos a se desfolharem-se, design simplista que faz-me desejar que este mapa voltasse a ser usado nos dias de hoje mas a melhor parte é a música que dá um tom super futurista, tentei procurar na base de dados das musicas de produção da KPM (onde eu descobri alguns temas usados pela RTP no inicio de 80 entre outras musicas usadas por outras emissoras, como os sons das rafagas da TVE e o 1º tema da informação SIC) mas não encontrei o que procurava, ainda.

Para terem uma ideia melhor da música, aqui fica a ida para o intervalo da edição do 27 Maio 1987 (O dia em os títulos das Champions ganhadas pelo Benfica começaram a ir para o esquecimento.:rofl:):

Qual é o vosso top 3 dos genéricos do TJ de 1980 até 2000 (porque não seria justo porque o de 2000 é o melhor na opinião de alguns) e explicam porque que gostam deste genérico?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, Vascof2001 disse:

Dos genéricos feitos nos anos 80 este é o meu preferido, é muito bem feito, adora a imagem dos poligonos a se desfolharem-se, design simplista que faz-me desejar que este mapa voltasse a ser usado nos dias de hoje mas a melhor parte é a música que dá um tom super futurista, tentei procurar na base de dados das musicas de produção da KPM (onde eu descobri alguns temas usados pela RTP no inicio de 80 entre outras musicas usadas por outras emissoras, como os sons das rafagas da TVE e o 1º tema da informação SIC) mas não encontrei o que procurava, ainda.

De resto, quanto à sonoridade, só tenho conhecimento de mais este trecho:

 

há 23 minutos, Vascof2001 disse:

Qual é o vosso top 3 dos genéricos do TJ de 1980 até 2000 (porque não seria justo porque o de 2000 é o melhor na opinião de alguns) e explicam porque que gostam deste genérico?

Não sou propriamente fã de nenhum dos anos 80... O meu Top 3 é:

1. 1997

2. 1998

3. 1995

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1. 1990-95, grafismo completamente inovador para a época, marcando uma ruptura com o passado (assim como o grafismo do próprio Canal 1) e também pela música, que para mim é a mais mítica de todas as que o Telejornal teve;

2. 1985-86, sobretudo pela música também. Grafismo engraçado, com a forma como 'Telejornal' aparece no ecrã a lembrar os telexs;

3. 1996-97, por fugir ao cliché do globo e por mostrar o 'processo' de criação de um programa informativo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Rangel disse:

2. 1985-86, sobretudo pela música também. Grafismo engraçado, com a forma como 'Telejornal' aparece no ecrã a lembrar os telexs;

Telexes? qual grafismo estás afinal a referir, este que é o de 86-87:1986.png.bac3d8431e0fe79c9777db89ee65aaeb.png

O grafismo que é realmente o de 1985-86 é este aqui em baixo:

Telejornal_RTP_1985.thumb.png.cdc18a7b63487590d68608668aa8e68e.png

É pena só haver completa na NET a versão de intervalo de 7 segundos, a completa demora 20 pelo li nos alinhamentos da televisão que se encontram no livro "o primeiro dia europeu"(depois mando link) porque eu gosto do genérico (totalmente inspirado no do 2001 Odisseia no Espaço) e da música.

Edit:  Aqui está a versão digital do livro:

https://www.google.pt/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/15259/2/6275TM01000076732.pdf&ved=0ahUKEwjXi_7H_bXWAhUCMBoKHf0NDZEQFgg9MAU&usg=AFQjCNEfU6xpjZWkE4vxHdqyLV-S-71_hw

Editado por Vascof2001
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Vascof2001 disse:

Peça noticiosa sobre os projectos de Canais Jovem e EXTRA(futura RTP Memória):

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/mais-informacao-na-rtp/#sthash.ijtfFCW4.qtAJEyjY.dpbs

Os projectos que nunca foram à frente eram 100x mais interessantes do que os dois temáticos que chegaram a lançar.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 53 minutos, Vascof2001 disse:

Peça noticiosa sobre os projectos de Canais Jovem e EXTRA(futura RTP Memória):

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/mais-informacao-na-rtp/#sthash.ijtfFCW4.qtAJEyjY.dpbs

Esse modelo até é parecido ao que eu defendia para a RTP.  O Canal Jovem teria sido histórico ao acabar com o afastamento crónico entre os jovens e a RTP,  e o canal Extra até pelo nome não deveria ter sido pensado apenas para programas de arquivo como a RTP Memória... poderia também ter embarcado todos os programas de obrigação de serviço público que tem a RTP2 como hoje o Sociedade Civil, a Fé dos Homens, o Consigo, etc...
Mas essa componente informativa para a RTP2 ia de encontro à ideia de transformá-la num canal de informação (com aquele estúdio que o Rangel ia construir mas ficou a meio e depois foi aproveitado para o Telejornal, como já se falou por aí)? E o vídeo é de 1 de Setembro de 2001... já tinha sido lançada a SIC Notícias? Era apenas mudar para fazer concorrência ou uma ideia de raíz? No entanto é interessante ver a forma como não desistiram da ideia mesmo isto não ter ido para a frente, mas ainda se tiveram de juntar à PT para criar a NTV e só depois comprá-la a 100% e transformá-la na RTPN.

Mas isto também tinha as suas desvantagens, se calhar hoje o Canal Jovem como estão as coisas já tinha fechado e a RTP2 seria como conhecemos hoje a RTP3.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Do que já li em notícias da época é que a RTP2 iria ter grande parte da programação cultural inalterada, excluindo os programas infantis que desapareceriam. No fundo as mudanças seriam nas manhãs e ao fim das tardes. Provavelmente até o Euronews iria manter-se.
Tendo em conta que esses dois novos canais seriam no Cabo e não em sinal aberto não seria muito favorável a essa transformação. Uma parte do público, o jovem, seria ainda mais excluída, é que em 2001 os privados e até mais tarde a RTP1 começaram a reduzir bastante a programação infantil/juvenil das grelhas.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 horas, Vascof2001 disse:

O video é de 9 de Janeiro, já teria sido lançada.  

Pois é, enganei-me e troquei a ordem da data :D

há 11 horas, Rangel disse:

Do que já li em notícias da época é que a RTP2 iria ter grande parte da programação cultural inalterada, excluindo os programas infantis que desapareceriam. No fundo as mudanças seriam nas manhãs e ao fim das tardes. Provavelmente até o Euronews iria manter-se.
Tendo em conta que esses dois novos canais seriam no Cabo e não em sinal aberto não seria muito favorável a essa transformação. Uma parte do público, o jovem, seria ainda mais excluída, é que em 2001 os privados e até mais tarde a RTP1 começaram a reduzir bastante a programação infantil/juvenil das grelhas.

Sim, assim sendo seria um retrocesso com a grande grelha da RTP2 da altura. Depois desse desinvestimento é que já se poderia pensar na criação do Canal Jovem, se bem que a altura ideal para pensar nisto teria sido no aparecimento da TDT se as coisas não se tivessem passado como sabemos.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Vascof2001 disse:

Genérico do Telejornal em 1993:

Uma coisa estranha aqui: a serio que o Telejornal dava na Radio Comercial quando essa já era privada? @Rangel ou outra pessoa que lembra-se desses tempos, podem explicar-me isso melhor?

Não deve ser de 1993, esse é o grafismo de 1995-29 de Abril 1996. E se é de 1993 então pode ter sido quando ainda não tinha sido privatizada já que o foi precisamente nesse ano.

Editado por RQ7T
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, RQ7T disse:

Não deve ser de 1993, esse é o grafismo de 1995-29 de Abril 1996.

:suicide:

O grafismo de 1995-96 é este aqui em baixo, nós já falamos sobre ele na semana passada:

 

há 5 minutos, RQ7T disse:

E se é de 1993 então pode ter sido quando ainda não tinha sido privatizada já que o foi precisamente nesse ano.

Isto é de dia 24 de Novembro, a comercial já teria sido privatizada no dia 31 de Março:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Vascof2001 disse:

:suicide:

O grafismo de 1995-96 é este aqui em baixo, nós já falamos sobre ele na semana passada:

 

Esquece, é que como a música é igual pensava que fosse já dessa altura, pensava que ainda se usava a que se usava no 24 horas mas afinal até em 1990 já se usava no telejornal:

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

18 minutes ago, Vascof2001 said:

Genérico do Telejornal em 1993:

Uma coisa estranha aqui: a serio que o Telejornal dava na Radio Comercial quando essa já era privada? @Rangel ou outra pessoa que lembra-se desses tempos, podem explicar-me isso melhor?

Estranho isso, mas de facto a Rádio Comercial já tinha sido privatizada em Abril de 93, tenho a Presslivre (grupo Correio da Manhã na altura) assumido o controlo definitivo da estação no Verão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A do 24 horas em 1990-94 era esta:

Também posso aqui referir os blocos de notícias que dava aos sábados e aos domingos até ao Jornal da Tarde ter começado a ser emitido a aqueles dias, usavam os mesmos genéricos do Jornal de Sábado e do Jornal de Domingo:

Gosto da música do Jornal de Domingo.

 

Editado por Vascof2001
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...