Jump to content

Santa Bárbara


Mr. Carter

Posts Recomendados

Alguns comentários nas redes sociais:

1 -  Não sou de expor a minha opinião mas quero dar os meus parabéns ao autor desta novela. Finalmente uma história diferente com pés e cabeça, onde os pormenores não foram esquecidos ;) esta sim, era uma novela que merecia sem dúvida uma terceira temporada e tenho pena de terem feito tanta evidência a outras novelas que não valem nada.

2 -   Não foi um final mau, porém um pouco de imprevisibilidade na trama não teria feito mal nenhum. Sem grande surpresa, já se sabia o que ia acontecer neste último episódio. De qualquer das formas, foi uma grande novela, parabéns aos actores e aos realizadores pelo excelente trabalho prestado.

3 -  Vou aqui admitir uma coisa nunca na minha vida chamei tantos nomes a uma mulher foi 1 anos a dizer as piores barbaridades de um ser humano mas agora admito fez um papel notável simplesmente magnifico muitos parabéns a São José correia..... adorei esta telenovela....

4 -  A Gabriela já tinha lido o livro. Não se tornou má, o facto de ela estar na mesma cadeira que a Antónia e com o livro maquiavel mostra que ela conseguiu vingar-se sem ser maquiavélica. A musica no fim onde ela aparece sozinha foi a mesma quando ela perdeu o pai na mina e quando estava no hospício a sofrer tudo por causa da Antónia. A harmonia da música não simboliza a maldade mas sim a vitoria dela e o ela ter conseguido vingar-se. Ela conseguiu e venceu.  (Boa teoria)

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, D007 disse:

O final não foi propriamente supreendente, no que à Antónia diz respeito, porque acho que ninguém esperava que a Antónia simplesmente sucumbisse, mas foi o mais adequado e o merecido. A Antónia a acabar louca/esquecida, mas sem deixar de ser ela mesma, maquilhada e cuidada (dentro do possível), enquanto que a Gabiela segue as passadas da sua inimiga, ficando com tudo o que era dela e, se calhar, inspirando-se nela (quanto a isso ficámos na dúvida...).

De facto a novela era muito lenta, mas era essa lentidão e a complexidade de todos os momentos e personagens que a tornaram diferente de alguma forma. Tivemos boas personagens e excelentes interpretações, saltando logo à vista a irrepreensível São José Correia (quantas e quantas vezes levou isto às costas...). A Antónia era de facto quem fazia a história andar para a frente, magnífica vilã e magnífica atriz! Não nos esqueçamos nunca também da Paula Montemor, divertidíssima e sempre perspicaz. Não gostei muito do final dela, depois de tanta luta acaba por demitir-se da presidência da câmara a favor da inútil da Filipa. Estas foram as 2 personagens mais carismáticas, mas a Benedita também esteve muito bem, melhor na primeira fase, é certo, porque a personagem permita brilhar mais. A vingança verdadeiramente dita só aconteceu mesmo nos últimos episódios, culminando com ela a matar a Antónia (pensa ela... :haha:). Destaque ainda para o Albâno Gerónimo nesta fase final, e também para a Filomena que arrasou.

Também gostei do núcleo da clínica "Ninho de Águia" (adoro este nome). Aquele sadismo da Luísa e da Rosa apimentaram a história. 

Bem, o discurso já vai longo. Queria só reforçar que esta novela para mim foi muito boa, com o seu ritmo próprio e recheada de tiradas inteligentes que deram para mostrar o quão talentoso é o autor. Parabéns a toda a equipa que fez a novela, acho que estão de parabéns! 

Oh parceiro já viste o filme: "Voando sobre um ninho de cucus", é sobre um hospício, se calhar o autor inspirou-se nesse título.

Eu não sei se vocês já leram Maquiavel, mas existem várias interpretações do seu  Princepe. O que ele quer transmitir é como é que se consegue ascender com glória. Não acho que a Gabriela tenha se tornado como a Antónia ( que foi uma brilhante), a Gaby sempre foi boa pessoa, sempre lutou pela justiça, pela igualdade e os direitos dos mineiros. Não creio que tenha mudado, não faz sentido.

 

Editado por luadpp
  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, rodrigoo disse:

Uma novela low cost, adaptação, de 2º horário, diferente... tudo para correr mal, mais ainda assim líder em maior parte das vezes... Notou-se desde logo um ambiente "belmonterizado" mas que no fundo se vem a perceber ser o toque do autor. Quem não se lembra da excelente produção das cenas da explosão da mina nos primeiros episódios e quem esquecerá o final de Antónia? Talvez algumas pessoas... Mas agora não neguem que vão esquecer o meio da novela aquando da fuga de Constança e Gabriela e o anseio do espectador pelo seu regresso, que genialidade de história (e louvor ao autor) que me fizeram a mim e a muitos prender-me á novela quando ela ia a meio, quantas novelas conseguem isso? Poucas ou nenhumas, muitas ou todas são aquelas que a meio já ninguém quer saber, esta história fez ver que não é no primeiro nem no último episódio que se conta uma história, é na novela em si. Relembro a situação do regresso da Constança e da Gabriela, muitos, e até eu, se queixaram do tempo que demorou o reencontro delas com a Antónia mas essa parte mostrou a simplicidade e pouca pressa da novela que lhe dava o realismo que ela transpareceu, esta não foi uma novela com raptos ou tiros a toda a hora para se fazer boa, foi sim, uma novela com timings perfeitos que soube onde cada acontecimento deveria acontecer.

TVI, é uma vergonha lançares diários e livros da Massa Folhada e deixares uma genial "A Patroa" ao deus d'ará.

E uma "A Outra"!

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, SIM disse:

Eu ainda estou na dúvida se aquela era a mesma clínica. Que motivos tinha o Bernardo para admitir a Maria Ana? E porque mostraram uma sala diferente da que foi mostrada no inicio da novela e no final da primeira fase?

Eu sei lá, aquilo foi completamente choco e sem sentido, uma cena de 1 minuto pro final da grande personagem da novela, e ficamos sem perceber nada, como ela foi lá parar, onde é que está, nada. Que final fraco mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquela é definitivamente a clínica Ninho de Águia! 

Também não percebo as analogias da Antónia/Maria Ana com a Luísa/Rosa, é que é mesmo ao lado! Se há quem pense que estragaram a personagem da Antónia eu também acho que estragaram a Maria Ana que tinha imenso potencial e poderia ter tido um rumo bem mais interessante, mas pronto. 

Editado por BlueScorpion
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, BlueScorpion disse:

Aquela é definitivamente a clínica Ninho de Águia! 

Também não percebo as analogias da Antónia/Mariana com a Luísa/Rosa, é que é mesmo ao lado! Se há quem pense que estragaram a personagem da Antónia eu também acho que estragaram a Maria Ana que tinha imenso potencial e poderia ter tido um rumo bem mais interessante, mas pronto. 

Maria Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, rodrigoo disse:

Uma novela low cost, adaptação, de 2º horário, diferente... tudo para correr mal, mais ainda assim líder em maior parte das vezes... Notou-se desde logo um ambiente "belmonterizado" mas que no fundo se vem a perceber ser o toque do autor. Quem não se lembra da excelente produção das cenas da explosão da mina nos primeiros episódios e quem esquecerá o final de Antónia? Talvez algumas pessoas... Mas agora não neguem que vão esquecer o meio da novela aquando da fuga de Constança e Gabriela e o anseio do espectador pelo seu regresso, que genialidade de história (e louvor ao autor) que me fizeram a mim e a muitos prender-me á novela quando ela ia a meio, quantas novelas conseguem isso? Poucas ou nenhumas, muitas ou todas são aquelas que a meio já ninguém quer saber, esta história fez ver que não é no primeiro nem no último episódio que se conta uma história, é na novela em si. Relembro a situação do regresso da Constança e da Gabriela, muitos, e até eu, se queixaram do tempo que demorou o reencontro delas com a Antónia mas essa parte mostrou a simplicidade e pouca pressa da novela que lhe dava o realismo que ela transpareceu, esta não foi uma novela com raptos ou tiros a toda a hora para se fazer boa, foi sim, uma novela com timings perfeitos que soube onde cada acontecimento deveria acontecer.

TVI, é uma vergonha lançares diários e livros da Massa Folhada e deixares uma genial "A Patroa" ao deus d'ará.

Então foi o quê? Esta novela se não tivesse isso, nada tinha.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, JDuarte disse:

Então foi o quê? Esta novela se não tivesse isso, nada tinha.

Eu leio comentários e parece que vi uma novela diferente, porque esta novela teve mais de 20 homicidios, era tiros por todo o lado, e teve raptos sim ( a Ritinha, o David e a Marisa no final, etc).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, SIM disse:

Mas este decor nunca apareceu. O que aparecia como sala de estar era um muito largo. 

Essa sala de estar não é um cenário dos estúdios da Plural, é mesmo uma sala de estar verdadeira daquele hospício.

há 12 horas, SIM disse:

Um projeto que tinha tudo para ficar ao nível das grandes novelas da TVI. Quanto à parte de ser uma novela barata discordo, pois eles recriam na perfeição os escritórios da Mina do Lousal. Isto é praticamente inédito em Portugal. O problema foi o desinvestimento nisto, pois a TVI até ao final das gravações da novela tinha marcado mais duas viagens (para além da inicial) ao Norte, o que não chegou a acontecer. Ainda assim o Artur contornou a situação e bem. Amei a aposta em Itália.

Pois, mais uma vez a TVI foi burra, acreditem que se tivessem realizado essas duas viagens ao norte (que não lhes custaria assim tanto), mudava por completo e em alguns momentos iríamos sentir outra magia, do que estar a ver um mês seguido em que só aparecem os cenários da Plural,os escritórios e aquele exterior da mina.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 minutos, Forbidden disse:

Eu leio comentários e parece que vi uma novela diferente, porque esta novela teve mais de 20 homicidios, era tiros por todo o lado, e teve raptos sim ( a Ritinha, o David e a Marisa no final, etc).

Parece que algumas pessoas viram esta novela num universo paralelo ou então tiveram alucinações :mosking:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi isto que me custou principalmente nesta 2ª fase. Eles quase nunca filmaram em exteriores à exceção daquele exterior da mina (que foi praticamente o único exterior que vimos durante a 2ª fase toda), o que se tornou cansativo. Por exemplo, ontem quando estava o jornalista a falar sobre a mina e mostraram a família Vidal a sair de casa, eu ainda tinha esperanças que ao menos no último episódio e estando a fazer uma cópia do 1º, que os mostrassem também no exterior da casa Vidal a sair na limousine (sendo que nem era preciso haver uma), tal como mostraram no 1º episódio. Mas não, não quiseram gastar uns tostões e não quiseram ter trabalho. Por amor de Deus, não custaria assim tanto ir lá gravar isso. Esta TVI praticamente só se preocupa com novelas de 1º horário. Também deixaram de usar gruas pois não quiseram ter o trabalho de as transportar para o decor exterior da mina. Também ainda sonhei com alguma filmagem de um drone neste último episódio, mas não. Este pormenores fazem toda a diferença. Ainda assim, valeu pela escrita do Artur Ribeiro e pela grande diva da personagem Antónia Vidal.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, guibelmonte disse:

Foi isto que me custou principalmente nesta 2ª fase. Eles quase nunca filmaram em exteriores à exceção daquele exterior da mina (que foi praticamente o único exterior que vimos durante a 2ª fase toda), o que se tornou cansativo. Por exemplo, ontem quando estava o jornalista a falar sobre a mina e mostraram a família Vidal a sair de casa, eu ainda tinha esperanças que ao menos no último episódio e estando a fazer uma cópia do 1º, que os mostrassem também no exterior da casa Vidal a sair na limousine (sendo que nem era preciso haver uma), tal como mostraram no 1º episódio. Mas não, não quiseram gastar uns tostões e não quiseram ter trabalho. Por amor de Deus, não custaria assim tanto ir lá gravar isso. Esta TVI praticamente só se preocupa com novelas de 1º horário. Também deixaram de usar gruas pois não quiseram ter o trabalho de as transportar para o decor exterior da mina. Também ainda sonhei com alguma filmagem de um drone neste último episódio, mas não. Este pormenores fazem toda a diferença. Ainda assim, valeu pela escrita do Artur Ribeiro e pela grande diva da personagem Antónia Vidal.

#tviforreta

A novela foi do mais low cost que pode haver, praticamente não tinha exteriores, com a excepção da mina.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta novela foi mesmo muito mal aproveitada. "La Patrona" é uma novela excelente com uma intriga muito forte e caso esta novela tivesse tido outro investimento e tivesse sido adaptada de outra forma poderia ser das melhores novelas portuguesas de sempre. Tinha personagens com muito potencial. Eu ainda não consigo acreditar que não tivemos um grande confronto da vingadora Gabriela com todos aqueles que lhe fizeram mal naquela festa que ela fez. Que a Antónia e a Gabriela não andaram à porrada. Enfim, houve mesmo momentos nesta novela que poderiam ter sido tão melhor aproveitados.......Os exteriores foram outra miséria. As paisagens no segundo episódio já eram repetidas. Quase que não tivemos exteriores nesta segunda fase. É verdade que tivemos uma realização muito boa e eu adorei a iluminação. As cenas no interior da mina foram soberbas! Mas mesmo assim acho que faltaram muitas coisas. Eu adorei a novela, como já vos disse, essencialmente pelas interpretações dos atores, pelos diálogos.....mas reconheço que houve coisas que falharam. Esta novela tendo sido aposta para o 1º horário adaptada pelo Barreira ou pelo João Matos e isto era um novelão enorme! Mas a novela cumpriu e foi boa. E o problema de haverem estas criticas é de nós estarmos muito pegados à versão original. Também é necessário dar valor ao facto de esta novela fugir a estereótipos e de marcar pela diferença, sendo uma novela requintada que não é para toda a gente. 

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que ainda ninguém comentou. O que é que acharam do final do Adriano? Eu, quando lhe bateram à porta, e, tendo em conta que ele disse ao Ricardo que estava a tratar de umas coisas, estava mesmo à espera que fosse a Maria Ana.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, Visky disse:

Esta novela foi mesmo muito mal aproveitada. "La Patrona" é uma novela excelente com uma intriga muito forte e caso esta novela tivesse tido outro investimento e tivesse sido adaptada de outra forma poderia ser das melhores novelas portuguesas de sempre. Tinha personagens com muito potencial. Eu ainda não consigo acreditar que não tivemos um grande confronto da vingadora Gabriela com todos aqueles que lhe fizeram mal naquela festa que ela fez. Que a Antónia e a Gabriela não andaram à porrada. Enfim, houve mesmo momentos nesta novela que poderiam ter sido tão melhor aproveitados.......Os exteriores foram outra miséria. As paisagens no segundo episódio já eram repetidas. Quase que não tivemos exteriores nesta segunda fase. É verdade que tivemos uma realização muito boa e eu adorei a iluminação. As cenas no interior da mina foram soberbas! Mas mesmo assim acho que faltaram muitas coisas. Eu adorei a novela, como já vos disse, essencialmente pelas interpretações dos atores, pelos diálogos.....mas reconheço que houve coisas que falharam. Esta novela tendo sido aposta para o 1º horário adaptada pelo Barreira ou pelo João Matos e isto era um novelão enorme! Mas a novela cumpriu e foi boa. E o problema de haverem estas criticas é de nós estarmos muito pegados à versão original. Também é necessário dar valor ao facto de esta novela fugir a estereótipos e de marcar pela diferença, sendo uma novela requintada que não é para toda a gente. 

Barreira para quê? Para ser algo como "o poder do amor e da traição"... Esta novela não foi perfeita, como é óbvio, mas é das melhores de sempre da TVI precisamente por mostrar algo diferente, abordar assuntos diferente (política, espiritismo, pedofilia). Farto estava eu de novelas que a um certo ponto só enrolam chouriços com casais, mais casais, mais traições, mais mortes que na realidade seriam certas e na novela quem está para morrer sobrevive naquela e se for preciso mais vinte vezes. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Goste-se ou não do fim, em termos de conteúdo, há algo que é irrefutável: a coerência da narrativa, a permanência do mesmo fio condutor. A ideia de terminar a história tal como ela começou, com uma inversão de papéis.

No fundo, acho que o Artur Ribeiro já antevia as opiniões sobre este final. Não é, por isso, ao acaso, que ele põe o Manuel a dizer, sobre o livro (que é a adaptação literária da história da novela): "Se estão à espera de catalogações fáceis, interpretações objetivas, terão de procurar noutro lado". Esta foi uma forma de o autor responder, creio, a todas as questões suscitadas por este final, sobretudo para quem não gostou dele. E, para além disso, é uma frase que exprime aquilo que foi toda a novela e, principalmente, o caráter das personagens: ambiguidade, abertura para ser cada um de nós a construir e a interpretar os acontecimentos à sua maneira.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, goncalovieira2 disse:

Barreira para quê? Para ser algo como "o poder do amor e da traição"... Esta novela não foi perfeita, como é óbvio, mas é das melhores de sempre da TVI precisamente por mostrar algo diferente, abordar assuntos diferente (política, espiritismo, pedofilia). Farto estava eu de novelas que a um certo ponto só enrolam chouriços com casais, mais casais, mais traições, mais mortes que na realidade seriam certas e na novela quem está para morrer sobrevive naquela e se for preciso mais vinte vezes. 

Mas nesta novela o que não faltou foi enche chouriços. E eu posso falar, porque vi os primeiros meses (metade da novela, para aí) e pelo o que leio por aqui continuou a ter imenso disso. Uma novela que foi levada às costas pela magnífica vilã e que não teve mais nada de grande interesse não pode ser considerada das melhores. Juro, que não vos percebo. Uma novela extremamente low cost, com imensas coisas secantes, muita palha, núcleos secundários pavorosos, uma protagonista (Gabriela) péssima que quase não interagiu com a vilã e não se vingou de nada, banda sonora dos anos 20 (exagero :P) , etc,etc . É por ter ter diálogos requintados? Isso não chega. Uma vilã excelentemente bem interpretada? Também não chega. A novela foi uma desilusão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Ivo disse:

Mas nesta novela o que não faltou foi enche chouriços. E eu posso falar, porque vi os primeiros meses (metade da novela, para aí) e pelo o que leio por aqui continuou a ter imenso disso. Uma novela que foi levada às costas pela magnífica vilã e que não teve mais nada de grande interesse não pode ser considerada das melhores. Juro, que não vos percebo. Uma novela extremamente low cost, com imensas coisas secantes, muita palha, núcleos secundários pavorosos, uma protagonista (Gabriela) péssima que quase não interagiu com a vilã e não se vingou de nada, banda sonora dos anos 20 (exagero :P) , etc,etc . É por ter ter diálogos requintados? Isso não chega. Uma vilã excelentemente bem interpretada? Também não chega. A novela foi uma desilusão.

Melhor é uma novela onde os primos namoram e casam, onde havia duas gémeas e uma morre, deixando o filho a pensar que a irmã é que a mãe... Eu volto a dizer, esta novela foi excelente e fez-me estar preso ao ecrã, coisa que não acontecia desde Páginas da Vida da Globo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, BBFF disse:

Acho que ainda ninguém comentou. O que é que acharam do final do Adriano? Eu, quando lhe bateram à porta, e, tendo em conta que ele disse ao Ricardo que estava a tratar de umas coisas, estava mesmo à espera que fosse a Maria Ana.

Eu já estava à espera que fosse a PJ pela promo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...