Jump to content

Santa Bárbara


Mr. Carter

Posts Recomendados

há 2 minutos, Love disse:

Mas como é que a Maria Ana pode ser a nova Rosa se nem sequer tem o curso de enfermagem ou tirou-o durante os meses que passaram?

Rosa, no sentido de torturar. Ou, então, vai para o mesmo curso que a Xica.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Fabien Silvano disse:

A Francisca vai ser apenas auxiliar, ajudar nos tratamentos, mais como se fosse uma auxiliar de um lar. Não é necessária uma formação mais específica.

Ainda assim. A Maria Ana podia apenas torturá-la, sem trabalhar lá. A Antónia, depois, esquecia-se da tortura, e a MA nunca seria apanhada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Visky disse:

A ideia do Artur Ribeiro foi recriar o primeiro episódio só que com novas personagens dando a entender que tudo isto se tornará um ciclo, a Gabriela irá entregar-se ao poder das trevas influenciada por Maquiavel. A Ana da Luz será a nova defensora ambiental, como o Eduardo. A Sara será a nova mineira sem papas na língua. E se quiserem a Antónia será a nova Constança, completamente louca....Sendo a Maria Ana a nova Rosa. 

Foi excelente mesmo, a maneira de pensar que o Artur Ribeiro teve para o final de Santa Bárbara, pensei o mesmo quando vi a nova mineira, a Sara.

há 57 minutos, Forbidden disse:

Isto é genial? Credo, voces papam mesmo tudo :O

É isto e a Única Mulher. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que a mensagem que o Artur Ribeiro quis transmitir é que tudo na vida é um ciclo. Foi o que ele quis transmitir com a reabertura da mina (tal como no primeiro episódio), o protesto dos ambientalistas, a Sara (que é a nova mineira) e claro, a Gabriela a ler Maquiavel, à semelhança da sua antecessora na mina, a Antónia (embora esta última parte seja susceptível de uma interpretação individual). Tudo isso mostra que a vida é uma espécie de ciclo vicioso, onde tudo recomeça.

Editado por D007
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Simplesmente amei este final de Santa Bárbara. Em relação à novela no geral, gostei bastante e tal como alguém já tinha dito aqui, a emoção desta novela revelou-se bastante na reflexão. Uma novela excelente tal como foi Belmonte. Mais uma vez, PARABÉNS ARTUR! Espero que continues a escrever novelas desta grandiosidade! Posso admitir que em alguns pontos gostei mais de Belmonte, também por ser uma produção com maior investimento, mas não foi só por isso, foi principalmente por vários pontos da história. Continua com esta tua grande escrita!

Santa Bárbara só não foi melhor por falta de investimento da TVI (dou o exemplo da omissão de alguns acontecimentos importantes como por exemplo quando encontraram o carro com os chineses na lagoa, entre vários outros acontecimentos...)

Se houvesse outra telenovela como Belmonte no 1º horário é que era... Mas nos dias de hoje acho pouco provável a TVI investir em produções mais complexas desse tipo num 1º horário, não atingindo as massas e ficando aquém do expectável para histórias magníficas como estas.

E não podia acabar a minha crítica sem dar os meus grandes parabéns à São José Correia. Que papel magnífico com uma interpretação magnífica! Nenhuma atriz faria o papelão que a São José fez! Mas também, se não fossem as incríveis falas a que o Artur Ribeiro já nos habituou às personagens que se encontram no registo de vilão/vilã, a atriz mesmo tendo uma boa interpretação, não valia de nada este grandioso papel que deixaria de o ser.

Queria era ver o livro "A Patroa" nas bancas da vida real, e estou mesmo a falar a sério. Acho que seria um livro genial, um livro que ficaria marcado na literatura nacional e que também o passaria a ser internacionalmente. Acho que a TVI podia ajudar o Artur com isto, mas como esta é uma novela de 2º horário, eles não querem saber absolutamente nada, o que é triste... Desprezar e não investir em histórias tão boas como esta... Mas compreende-se, telenovelas como Belmonte e Santa Bárbara (ainda em maior peso Belmonte) não são para todo o público, não são adequadas para as massas, pois não são coisas básicas e fáceis de atingir.

PARABÉNS ARTUR! CONTINUA COM O ÓTIMO TRABALHO!

  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, guibelmonte disse:

Simplesmente amei este final de Santa Bárbara. Em relação à novela no geral, gostei bastante e tal como alguém já tinha dito aqui, a emoção desta novela revelou-se bastante na reflexão. Uma novela excelente tal como foi Belmonte. Mais uma vez, PARABÉNS ARTUR! Espero que continues a escrever novelas desta grandiosidade! Posso admitir que em alguns pontos gostei mais de Belmonte, também por ser uma produção com maior investimento, mas não foi só por isso, foi principalmente por vários pontos da história. Continua com esta tua grande escrita!

Santa Bárbara só não foi melhor por falta de investimento da TVI (dou o exemplo da omissão de alguns acontecimentos importantes como por exemplo quando encontraram o carro com os chineses na lagoa, entre vários outros acontecimentos...)

Se houvesse outra telenovela como Belmonte no 1º horário é que era... Mas nos dias de hoje acho pouco provável a TVI investir em produções mais complexas desse tipo num 1º horário, não atingindo as massas e ficando aquém do expectável para histórias magníficas como estas.

E não podia acabar a minha crítica sem dar os meus grandes parabéns à São José Correia. Que papel magnífico com uma interpretação magnífica! Nenhuma atriz faria o papelão que a São José fez! Mas também, se não fossem as incríveis falas a que o Artur Ribeiro já nos habituou às personagens que se encontram no registo de vilão/vilã, a atriz mesmo tendo uma boa interpretação, não valia de nada este grandioso papel que deixaria de o ser.

Queria era ver o livro "A Patroa" nas bancas da vida real, e estou mesmo a falar a sério. Acho que seria um livro genial, um livro que ficaria marcado na literatura nacional e que também o passaria a ser internacionalmente. Acho que a TVI podia ajudar o Artur com isto, mas como esta é uma novela de 2º horário, eles não querem saber absolutamente nada, o que é triste... Desprezar e não investir em histórias tão boas como esta... Mas compreende-se, telenovelas como Belmonte e Santa Bárbara (ainda em maior peso Belmonte) não são para todo o público, não são adequadas para as massas, pois não são coisas básicas e fáceis de atingir.

PARABÉNS ARTUR! CONTINUA COM O ÓTIMO TRABALHO!

MESMO. QUERIA TANTO!

Editado por BBFF
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um projeto que tinha tudo para ficar ao nível das grandes novelas da TVI. Quanto à parte de ser uma novela barata discordo, pois eles recriam na perfeição os escritórios da Mina do Lousal. Isto é praticamente inédito em Portugal. O problema foi o desinvestimento nisto, pois a TVI até ao final das gravações da novela tinha marcado mais duas viagens (para além da inicial) ao Norte, o que não chegou a acontecer. Ainda assim o Artur contornou a situação e bem. Amei a aposta em Itália.

  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O final não foi propriamente supreendente, no que à Antónia diz respeito, porque acho que ninguém esperava que a Antónia simplesmente sucumbisse, mas foi o mais adequado e o merecido. A Antónia a acabar louca/esquecida, mas sem deixar de ser ela mesma, maquilhada e cuidada (dentro do possível), enquanto que a Gabiela segue as passadas da sua inimiga, ficando com tudo o que era dela e, se calhar, inspirando-se nela (quanto a isso ficámos na dúvida...).

De facto a novela era muito lenta, mas era essa lentidão e a complexidade de todos os momentos e personagens que a tornaram diferente de alguma forma. Tivemos boas personagens e excelentes interpretações, saltando logo à vista a irrepreensível São José Correia (quantas e quantas vezes levou isto às costas...). A Antónia era de facto quem fazia a história andar para a frente, magnífica vilã e magnífica atriz! Não nos esqueçamos nunca também da Paula Montemor, divertidíssima e sempre perspicaz. Não gostei muito do final dela, depois de tanta luta acaba por demitir-se da presidência da câmara a favor da inútil da Filipa. Estas foram as 2 personagens mais carismáticas, mas a Benedita também esteve muito bem, melhor na primeira fase, é certo, porque a personagem permita brilhar mais. A vingança verdadeiramente dita só aconteceu mesmo nos últimos episódios, culminando com ela a matar a Antónia (pensa ela... :haha:). Destaque ainda para o Albâno Gerónimo nesta fase final, e também para a Filomena que arrasou.

Também gostei do núcleo da clínica "Ninho de Águia" (adoro este nome). Aquele sadismo da Luísa e da Rosa apimentaram a história. 

Bem, o discurso já vai longo. Queria só reforçar que esta novela para mim foi muito boa, com o seu ritmo próprio e recheada de tiradas inteligentes que deram para mostrar o quão talentoso é o autor. Parabéns a toda a equipa que fez a novela, acho que estão de parabéns! 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, D007 disse:

O final não foi propriamente supreendente, no que à Antónia diz respeito, porque acho que ninguém esperava que a Antónia simplesmente sucumbisse, mas foi o mais adequado e o merecido. A Antónia a acabar louca/esquecida, mas sem deixar de ser ela mesma, maquilhada e cuidada (dentro do possível), enquanto que a Gabiela segue as passadas da sua inimiga, ficando com tudo o que era dela e, se calhar, inspirando-se nela (quanto a isso ficámos na dúvida...).

De facto a novela era muito lenta, mas era essa lentidão e a complexidade de todos os momentos e personagens que a tornaram diferente de alguma forma. Tivemos boas personagens e excelentes interpretações, saltando logo à vista a irrepreensível São José Correia (quantas e quantas vezes levou isto às costas...). A Antónia era de facto quem fazia a história andar para a frente, magnífica vilã e magnífica atriz! Não nos esqueçamos nunca também da Paula Montemor, divertidíssima e sempre perspicaz. Não gostei muito do final dela, depois de tanta luta acaba por demitir-se da presidência da câmara a favor da inútil da Filipa. Estas foram as 2 personagens mais carismáticas, mas a Benedita também esteve muito bem, melhor na primeira fase, é certo, porque a personagem permita brilhar mais. A vingança verdadeiramente dita só aconteceu mesmo nos últimos episódios, culminando com ela a matar a Antónia (pensa ela... :haha:). Destaque ainda para o Albâno Gerónimo nesta fase final, e também para a Filomena que arrasou.

Também gostei do núcleo da clínica "Ninho de Águia" (adoro este nome). Aquele sadismo da Luísa e da Rosa apimentaram a história. 

Bem, o discurso já vai longo. Queria só reforçar que esta novela para mim foi muito boa, com o seu ritmo próprio e recheada de tiradas inteligentes que deram para mostrar o quão talentoso é o autor. Parabéns a toda a equipa que fez a novela, acho que estão de parabéns! 

Não tinha pensado nessa, e até acho pouco provável, porque o Bernardo não devia ter a Antónia lá escondida e também não esconderia ao Alexandre que ela estava viva.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, BBFF disse:

Não tinha pensado nessa, e até acho pouco provável, porque o Bernardo não devia ter a Antónia lá escondida e também não esconderia ao Alexandre que ela estava viva.

Ela devia estar lá escondida, sabe-se lá como, porque o Bernardo não iria omitir tal coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, BBFF disse:

Não tinha pensado nessa, e até acho pouco provável, porque o Bernardo não devia ter a Antónia lá escondida e também não esconderia ao Alexandre que ela estava viva.

Eu ainda estou na dúvida se aquela era a mesma clínica. Que motivos tinha o Bernardo para admitir a Maria Ana? E porque mostraram uma sala diferente da que foi mostrada no inicio da novela e no final da primeira fase?

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, SIM disse:

Eu ainda estou na dúvida se aquela era a mesma clínica. Que motivos tinha o Bernardo para admitir a Maria Ana? E porque mostraram uma sala diferente da que foi mostrada no inicio da novela e no final da primeira fase?

AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, BBFF disse:

Exato. Mas, se ela estava escondida, como é que recebia o tratamento?

Não sei, provavelmente alguém a estava a ajudar lá dentro. Se calhar a Maria Ana estava mesmo a trabalhar na clínica e a esconder a Antónia. Já que tivemos muitos casos de semelhanças entre o primeiro e o último episódio, poderemos encarar a Maria Ana como uma nova Rosa/Luísa. 

há 2 minutos, SIM disse:

Eu ainda estou na dúvida se aquela era a mesma clínica. Que motivos tinha o Bernardo para admitir a Maria Ana? E porque mostraram uma sala diferente da que foi mostrada no inicio da novela e no final da primeira fase?

A clínica tinha vários quartos, havia pelo menos dois decors diferentes de quartos. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, D007 disse:

Não sei, provavelmente alguém a estava a ajudar lá dentro. Se calhar a Maria Ana estava mesmo a trabalhar na clínica e a esconder a Antónia. Já que tivemos muitos casos de semelhanças entre o primeiro e o último episódio, poderemos encarar a Maria Ana como uma nova Rosa/Luísa. 

Poderemos e eu quero mesmo :D sempre adorei a Antónia, mas também sempre quis que a Maria Ana se virasse conta ela. Mesmo assim, acho que o @SIM é bem capaz de ter razão.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, BBFF disse:

Poderemos e eu quero mesmo :D sempre adorei a Antónia, mas também sempre quis que a Maria Ana se virasse conta ela. Mesmo assim, acho que o @SIM é bem capaz de ter razão.

Mas a clínica é a mesma obviamente, se não fosse eles tinham ao menos alterado ligeiramente o decor. E a clínica tem quartos diferentes uns dos outros. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, D007 disse:

Não sei, provavelmente alguém a estava a ajudar lá dentro. Se calhar a Maria Ana estava mesmo a trabalhar na clínica e a esconder a Antónia. Já que tivemos muitos casos de semelhanças entre o primeiro e o último episódio, poderemos encarar a Maria Ana como uma nova Rosa/Luísa. 

A clínica tinha vários quartos, havia pelo menos dois decors diferentes de quartos. 

Mas este decor nunca apareceu. O que aparecia como sala de estar era um muito largo. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, D007 disse:

Mas a clínica é a mesma obviamente, se não fosse eles tinham ao menos alterado ligeiramente o decor. E a clínica tem quartos diferentes uns dos outros. 

Sim, mas, sendo ou não a mesma clínica, a Maria Ana sabia que a Antónia estava viva e, vendo-a no prisma de quem faz mal à Antónia, ela não ia esconder isso da Gaby.

há 2 horas, david1990 disse:

este Manuel cansa-me, que secante

Mesmo. Tanto!

Entretanto, esqueci-me de comentar. Gostei particularmente do final que deram ao Rui. Não pelo facto de ele subir na carreira, mas pelo facto de ter decidido ficar em Santa Bárbara. Em grande parte das novelas, há alguém que, no último episódio, se vai embora e é raro as personagens, quando têm a oportunidade de ir para outro lugar, decidirem ficar. Gostei!

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

*em personagem* 

Bem, meus caros, parece que fiquei maluquinha... (voz sarcástica e risonha) 

*voltando ao normal*

Acho que nunca me vou esquecer da voz desta grande mulher, a Antónia. Adorei, adoro e adorarei. No more words!

Quanto ao final, já o repeti umas 10 vezes, sem exageros. Aquela música final ainda deixa mais suspense. Tantas teorias em aberto. Sou de acordo de que o final é uma repetição de um ciclo, tal como já a anunciaram aqui. 

A frase que aparece no livro ainda é mais intrigante:

" POR QUE O REINO DE DARIO, OCUPADO POR ALEXANDRE, NÃO SE REBELOU CONTRA SEUS SUCESSORES APÓS A MORTE DESTE  "

Será que aquele Alexandre é pura coincidência? Será que a frase anuncia a sua morte e a sucessão da Gabriela que fica com todo o poder?... Fica ao vosso critério.

Tenho a dizer que, das poucas novelas que vi (5 ou 6), esta foi sem dúvida a melhor. Muito dificilmente alguma a pode ultrapassar. Pode ter tido os seus defeitos, os seus tempos mais calmos, mas veio abanar com os valores morais da sociedade. Fiquei cheio de curiosidade em ler Maquiavel e Nietzsche, eu que sou um grande amante de certos temas da Filosofia, nunca olhei muito bem para a moral. 

É com alegria e tristeza que me despeço desta novela :blush::)

Um bem haja a todos os que acompanharam a novela diariamente e que perceberam a sua essência.

PS: Precisamos de compilação dos momentos "Paulo Montemog" e "Antónia Diva Vidal" 

Editado por Antónia
  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...