Jump to content

Cantinho do Off-Topic


Rodolfo

Posts Recomendados

7 Coisas pelas quais não deve pedir desculpa

 

desculpa.jpg

 

Todos nós cometemos erros. Somos humanos. Quando isso acontece, pedimos desculpa. No entanto, há algumas ações pelas quais não nos deveríamos sentir culpados, porque o nosso bem-estar físico e mental depende deles.

 

Conheça a lista de 7 coisas pelas quais nunca deve pedir desculpa.

 

Deitar Cedo

Sair à noite com os amigos, ficar acordado um pouco mais para ver um filme, ou mais um episódio daquela série que não conseguimos parar de ver, pode ser muito tentador. Mas se está cansado, está cansado. Não há nada de errado nisso. O sono é essencial, por isso, não peça desculpa por estar cansado, ou por ter que ir para casa mais cedo.

 

Dizer não

Tem demasiadas tarefas em mãos no trabalho? Ou vários eventos na agenda? Por vezes temos de dizer não, e não há problema nenhum nisso. Se abusar de si mesmo, vai acabar por ter outros problemas de saúde.

 

Fazer uma pausa

De vez em quando, todos precisamos de uma pausa, ou mesmo de umas férias. Não se sinta culpado por tirar um dia para si. Para além disso, vários estudos indicam que, o mero facto de planearmos as férias, aumenta a felicidade.

 

Afastar-se de uma amizade tóxica

Terminar uma amizade é ainda mais difícil que terminar uma relação. No entanto, às vezes é necessário para o seu próprio bem, e não deve sentir vergonha por isso. Há pessoas que nos fazem mal, que nos puxam para baixo, e não devemos arrepender-nos de nos afastarmos delas.

 

Não responder a mensagens ou e-mails

Hoje em dia, toda a gente espera que tenhamos o telemóvel sempre à mão e que todas as mensagens ou e-mails sejam respondidos em breves minutos. Não se sinta culpado por só responder umas horas depois, ou mesmo no dia seguinte, nem peça desculpa por isso.

 

Passar tempo sozinho

Enquanto a maior parte das pessoas não aguenta sequer a ideia de ficar sozinha com os seus botões, de alguma forma, sentimo-nos obrigados a pedir desculpa quando precisamos de um pouco de espaço e tempo só para nós. A verdade é que estar sozinho tem vários benefícios: ajuda a recarregar baterias e ensina-nos a ter mais autocontrolo, entre muitos outros.

 

Pensar em nós primeiro

No final do dia, o nosso bem-estar é crucial para termos uma vida boa e sermos felizes. Devido a isto, haverá momentos em que terá que fazer das suas necessidades uma prioridade, sem qualquer necessidade de desculpas por isso.

 

Boas experiências!

Editado por Buwayh
  • Gosto 9
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu quando estou com ciúmes sou super seco com as pessoas xD o pior é quando sabem que tenho ciúmes e ainda provocam...

Gostei do texto. Acho que devemos tirar momentos de reflexão para connosco próprios e isso faz-nos sentir bem.

Editado por João_O
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que muitas vezes as desculpas que pedimos sao so para nao sermos vistos como rudes, e damos desculpas. Pelo menos eu falo por mim... Ou seja, nao e que nos tenhamos feito algo de mal, e so para sermos educados ou manter um certo bem estar. E tambem porque os outros nao aceitam bem a verdade... por exemplo, se nos pedem para ir a algum sitio, nos nao dizemos "nao quero" ou "nao me apetece", dizemos "nao posso, desculpa" ou uma coisa do genero. "Nao posso" e quase codigo para "nao me apetece"  :haha:

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que muitas vezes as desculpas que pedimos sao so para nao sermos vistos como rudes, e damos desculpas. Pelo menos eu falo por mim... Ou seja, nao e que nos tenhamos feito algo de mal, e so para sermos educados ou manter um certo bem estar. E tambem porque os outros nao aceitam bem a verdade... por exemplo, se nos pedem para ir a algum sitio, nos nao dizemos "nao quero" ou "nao me apetece", dizemos "nao posso, desculpa" ou uma coisa do genero. "Nao posso" e quase codigo para "nao me apetece" :haha:

Exato, lá está. O "não posso" às vezes soa a desculpa e a "não quero". Quando é assim eu prefiro que as pessoas me digam a verdade nua e crua do que estar a arranjar desculpas e a pôr paninhos quentes. E depois quando deixam de responder e dizem "ah, não respondi porque não pude", uma vez é depois duas, três, já soa a desculpa...

Também acontece pedir desculpa quando a pessoa é que errou e o orgulho dela fala mais alto. Nesse caso pedimos desculpa por medo de perder a pessoa.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...