jt9 Postado 29 de abril 2025 Postado 29 de abril 2025 há 5 minutos, tuscano disse: Parabéns à Antena1 pelo trabalho apresentado durante o apagão, apesar de todos os constrangimentos, foi muito bom. Por aqui, foi Antena 1 a tarde toda. 5 Citar
Amorim Postado 29 de abril 2025 Postado 29 de abril 2025 há 15 minutos, tuscano disse: Parabéns à Antena1 pelo trabalho apresentado durante o apagão, apesar de todos os constrangimentos, foi muito bom. Serviço Público 1 Citar
User3468 Postado 29 de abril 2025 Postado 29 de abril 2025 (editado) Na zona aonde moro só conseguia ouvir durante grande parte do tempo a Renascença. Concordo que abusaram na publicidade, mas de resto tiveram uma excelente emissão, onde foi possível saber informação detalhada sobre o que se estava a passar. Mais no final do dia, consegui apanhar a Antena 1 e também eles tiveram uma emissão muito detalhada e cuidada com atualização constante da informação. Parabéns às duas. Editado 29 de abril 2025 por User3468 7 Citar
canal5 Postado 29 de abril 2025 Postado 29 de abril 2025 (editado) Do que ouvi diria: Antena 1 - 10/10 RR - 9/10 (mais do que a publicidade, praticamente não tiveram emissões especiais depois das 20h mas estiveram irrepreensíveis durante o resto do dia) R. Observador - 8/10 TSF - 5/10 (estavam mais a procurar reações institucionais em vez do que informar das causas). Editado 29 de abril 2025 por canal5 7 Citar
ATVTQsV Postado 29 de abril 2025 Postado 29 de abril 2025 Todas as rádios da RDP (Antena 1, Antena 2, Antena 3, RDP África, RDP Internacional, RDP Açores, RDP Madeira) emitiram em simultâneo. Por volta das 22:30 (depois da energia estar reestabelecida na zona onde moro) a Antena 2 regressou à programação normal A Renascença esteve a dar o Terço como se fosse outro dia (agora imagino que o Terço foi também para resolver o problema) e depois das 21 estava a dar Y.M.C.A., qual desserviço à audiência depois das 20. As outras rádios deveriam ter cortado nas músicas e emitir mais informação. 5 Citar
Johnman Postado 29 de abril 2025 Postado 29 de abril 2025 Nós ouvimos a Comercial. Deram praticamente a mesma programação todo o dia, foram a alternativa a quem não quisesse ouvir sobre o apagão (que duvido que tenha sido muita gente, mas pronto, fica a iniciativa). Já perto do regresso da eletricidade a nossa casa, mudámos para a Renascença. 5 Citar
ATVTQsV Postado 29 de abril 2025 Postado 29 de abril 2025 Eu acho que em casos de emergência, todas as rádios com geradores deviam ter o dever de emitir os acontecimentos com ou mais variação na programação. A Bauer nem sequer tem rádio de notícias (que era o que a MCR tinha até 2010) o que impossibilita o grupo de falar a 100% daquilo. 4 Citar
canal5 Postado 29 de abril 2025 Postado 29 de abril 2025 há 36 minutos, Johnman disse: Nós ouvimos a Comercial. Deram praticamente a mesma programação todo o dia, foram a alternativa a quem não quisesse ouvir sobre o apagão (que duvido que tenha sido muita gente, mas pronto, fica a iniciativa). Já perto do regresso da eletricidade a nossa casa, mudámos para a Renascença. Muito mal então, até na RFM iam dizendo - com o contributo dos ouvintes - as primeiras localidades onde a energia estava a ser resposta. 5 Citar
Phoenix Postado 29 de abril 2025 Postado 29 de abril 2025 Também deixo aqui o meu apreço à Antena 1. Uma das únicas duas rádios que o meu velhinho MP3 de 2006 conseguia apanhar e que me permitiu ir ficando informada. 7 2 Citar
JDaman Postado 29 de abril 2025 Postado 29 de abril 2025 Ouvi a Antena 1 a partir das 16h, quando a minha namorada foi obrigada a sair do local de trabalho dela e estávamos a voltar para casa. Fizeram os possíveis e os impossíveis para tentarem ter o máximo de informação oficial e testemunhos pessoais sobre os constrangimentos causados possíveis, chegando ao ponto de usarem telemóveis dos entrevistados para entrarem em directo. Só pela dedicação, merecem nota 20. 5 Citar
Max30 Postado 29 de abril 2025 Postado 29 de abril 2025 A rádio que comecei por ouvir também foi a Renascença e ainda acompanhei durante grande parte do tempo mas também achei que passavam intervalos a mais e mudei para a Antena 1 que teve sem dúvida uma ótima emissão, uma excelente e incansável cobertura por todo o país, reportagens e testemunhos de várias pessoas e sempre em cima do acontecimento. Mesmo com as grandes limitações técnicas é de louvar o excelente trabalho O dia de ontem de facto serviu também para ver que a rádio ainda é muito importante nos dias de hoje principalmente em situações como esta é indispensável e no meu caso valeu-me muito bem o rádio em pilhas que já tenho há mais de 10 anos e já não o usava há muito tempo (até pensei que estivesse já avariado xD) mas ontem foi super útil para ir acompanhando a situação pelo país! 6 Citar
PaulPeter Postado 29 de abril 2025 Postado 29 de abril 2025 Espero que quem é adepto da rádio digital tenha percebido a estupidez que é sequer pensar em desligar o FM. Ontem foi na Antena 1 mas quando ia no carro e espreitei outras estações, não posso deixar de mencionar que na Comercial ouvi o refrão "It's the end of the world as we know it!" e não pude deixar de rir. 6 Citar
tuscano Postado 29 de abril 2025 Postado 29 de abril 2025 há 2 minutos, PaulPeter disse: Espero que quem é adepto da rádio digital tenha percebido a estupidez que é sequer pensar em desligar o FM. Ontem foi na Antena 1 mas quando ia no carro e espreitei outras estações, não posso deixar de mencionar que na Comercial ouvi o refrão "It's the end of the world as we know it!" e não pude deixar de rir. Tem de coabitar os 2, ou seja o FM e o DAB+ e isso é possível assim o queiram. 5 Citar
BillGaitas Postado 30 de abril 2025 Postado 30 de abril 2025 há 55 minutos, PaulPeter disse: Espero que quem é adepto da rádio digital tenha percebido a estupidez que é sequer pensar em desligar o FM. Ontem foi na Antena 1 mas quando ia no carro e espreitei outras estações, não posso deixar de mencionar que na Comercial ouvi o refrão "It's the end of the world as we know it!" e não pude deixar de rir. É perfeitamente possível ter os dois a funcionar. Não ainda ter DAB a funcionar em 2025 é que é duma estupidez pegada, mas pronto, é o que temos. 2 Citar
PaulPeter Postado 30 de abril 2025 Postado 30 de abril 2025 Desde que não desliguem o FM, para mim é indiferente. Para já, acho que só a Noruega é que deu esse passo. 1 Citar
Johnman Postado 30 de abril 2025 Postado 30 de abril 2025 há 21 horas, canal5 disse: Muito mal então, até na RFM iam dizendo - com o contributo dos ouvintes - as primeiras localidades onde a energia estava a ser resposta. Eles não evitaram o tópico completamente - o bloco de notícias de hora a hora estava constantemente a atualizar a situação do apagão. Acho é que dedicaram a maior parte do tempo à programação regular (músicas, rubricas, etc.) e iam dando notícias sobre a crise de tempo em tempo. 1 Citar
Surigata Postado 30 de abril 2025 Postado 30 de abril 2025 há 51 minutos, Johnman disse: Eles não evitaram o tópico completamente - o bloco de notícias de hora a hora estava constantemente a atualizar a situação do apagão. Acho é que dedicaram a maior parte do tempo à programação regular (músicas, rubricas, etc.) e iam dando notícias sobre a crise de tempo em tempo. Às vezes também é bom ter alguma coisa para desanuviar. É importante estar informado mas ficar a ouvir apenas notícias em loop pode tornar-se overwhelming. 6 Citar
tuscano Postado 2 de maio 2025 Postado 2 de maio 2025 O excelente programa da Antena1 Uma Noite em Forma de Assim, terminou a primeira hora do dia 1 de Maio com Sonhos de Menino do Tony Carreira. A passagem deste tema, que é muito raro de ser ouvido nesta rádio, tem razão de ser, está relacionado com o evento que ocorreu nesse dia em S. Bento, podem ouvir aqui: https://www.rtp.pt/play/p10960/e847308/uma-noite-em-forma-de-assim Citar
starlx90 Postado 2 de maio 2025 Postado 2 de maio 2025 "Apagão. Como é que o rádio a pilhas continua a funcionar quando tudo o resto falha?" Comentário de Manuel Pereira Ricardo, diretor do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Luís Bonixe, professor e investigador. (...) “A Antena 1, por exemplo, tem transmissores de 10 a 50 quilowatts, instalados em locais muito bem localizados como o Monte da Virgem ou Monsanto. Cada um cobre áreas vastíssimas. São projetados para resistir, com geradores permanentes que entram em ação automaticamente em caso de falha elétrica”, aponta. (...) o apagão veio lembrar-nos que apesar de a rádio ser um meio de comunicação mais antigo e menos complexo, quando comparado com os restantes, "é resiliente em momentos de crise" e "não falha às populações" quando mais precisam. (...) A aparente fragilidade tecnológica do rádio é, na verdade, a sua "arma secreta", considera o investigador, em declarações à CNN Portugal. Não depende de cabos de fibra ótica, de milhões de linhas de código ou de redes densas de antenas, mas é ele que permanece quando tudo o resto falha. “Basta uma antena, alguns cabos e está a funcionar. Foi assim que surgiram as rádios piratas nos anos 70-80, por exemplo. Hoje, essa simplicidade garante-nos comunicação em momentos críticos”. (...) “Num momento de crise, a rádio reduz o medo, reforça a coesão social e evita o caos”. (...) No entanto, o investigador deixa o alerta: não nos podemos lembrar da importância deste meio de comunicação só quando tudo falha. O setor da rádio precisa de apoio e de atenção constante. Não só em crises, mas todos os dias. "É preciso preservar, apoiar, investir. Temos centenas de rádios em Portugal que vivem no limite. É um setor muito esquecido no dia-a-dia e depois nestes momentos é que nos lembramos que é capaz de ser importante", conclui. Peça completa: https://cnnportugal.iol.pt/radio/importancia-da-radio/apagao-como-e-que-o-radio-a-pilhas-continua-a-funcionar-quando-tudo-o-resto-falha/20250502/6814d9b1d34e3f0bae9da1f1 4 Citar
tuscano Postado 2 de maio 2025 Postado 2 de maio 2025 https://observador.pt/2025/05/02/radios-locais-anunciam-boicote-a-campanha-por-nao-terem-tempos-de-antena/ 4 Citar
tuscano Postado 4 de maio 2025 Postado 4 de maio 2025 (editado) Já faz quase um mês para cá a ex Ministra da Cultura e pianista Gabriela Canavilhas, substituiu o Rui Vieira Nery no horário do seu programa semanal de Domingo na Antena 2, o professor e musicólogo Rui Vieira Nery, deixou após longos anos de colaborar com a Antena2. Editado 4 de maio 2025 por tuscano 2 Citar
tuscano Postado 4 de maio 2025 Postado 4 de maio 2025 Concordo com esta opinião da radialista da RDS(ex extinta rádio Sim do grupo RR) Helena Almeida e acrescento o melhor era coabitarem as duas FM e Dab+: 4 1 Citar
ATVTQsV Postado 5 de maio 2025 Postado 5 de maio 2025 RCP do velhíssimo testamento Pouco antes do fim da primeira versão do RCP Como sabem, quando a RDP foi criada com base nas nacionalizações das rádios a 2 de Dezembro de 1975, a marca foi extinta passado algum tempo já em 1976, passando à Comercial em 1979 A Comercial considera 1979 como ano de nascença, porque foi neste ano que deixou de ser mais um programa da RDP (o 3 e o 4) para criar a Comercial Onda Média e a Comercial FM Estéreo Quanto aos Emissores Associados de Lisboa e aos Emissores do Norte Reunidos, passaram a ser as famosas Redes Regionais Sul e Norte, respectivamente. A Rede Regional Norte em FM com a privatização da Comercial em 1993 passou a emitir a RDP FM, uma rádio provisória, que depois ditou a criação da Antena 3 usando as suas frequências Por último a retirada da publicidade na Antena 1 tinha a ver com a privatização da Comercial, embora o volume publicitário era fraco. Pelo que entendi, a Antena 1 deixou de emitir anúncios porque as rádios privadas não recebem apoios do estado, apesar de serem financiadas por anúncios. Da Antena 2 não tenho provas, mas acho que nunca teve 5 Citar
AG. Postado 7 de maio 2025 Postado 7 de maio 2025 On 05/05/2025 at 16:11, ATVTQsV disse: Quanto aos Emissores Associados de Lisboa e aos Emissores do Norte Reunidos, passaram a ser as famosas Redes Regionais Sul e Norte, respectivamente. A Rede Regional Norte em FM com a privatização da Comercial em 1993 passou a emitir a RDP FM, uma rádio provisória, que depois ditou a criação da Antena 3 usando as suas frequências. Nada disso. EAL e ENR eram rádios regionais em Onda Média (e em FM) que foram integradas na "RDP Programa 3 Local". No início dos 80s julgo que as frequências da OM foram redistribuídas para a RC e para a Antena 1, e o FM da ex-EAL (99,4 MHz na zona de Lisboa) passou a emitir a Antena 1, até aos dias de hoje. Quanto às Redes Regionais foram atribuídas por concurso público em 1990, a Norte para a Rádio Press (que se fundiu com a TSF em 1993) e a Sul para a CMR (depois Rádio Comercial Onda Média, Nostalgia, RCP e M80). A RDP FM operou nas frequências em FM da Rádio Comercial OM: 100,3 MHz Lisboa e 100,4 MHz Porto, 103,0 MHz Braga. Nada a ver com as redes regionais, portanto. 4 Citar
ATVTQsV Postado 7 de maio 2025 Postado 7 de maio 2025 há 2 minutos, AG. disse: Nada disso. EAL e ENR eram rádios regionais em Onda Média (e em FM) que foram integradas na "RDP Programa 3 Local". No início dos 80s julgo que as frequências da OM foram redistribuídas para a RC e para a Antena 1, e o FM da ex-EAL (99,4 MHz na zona de Lisboa) passou a emitir a Antena 1, até aos dias de hoje. Quanto às Redes Regionais foram atribuídas por concurso público em 1990, a Norte para a Rádio Press (que se fundiu com a TSF em 1993) e a Sul para a CMR (depois Rádio Comercial Onda Média, Nostalgia, RCP e M80). A RDP FM operou nas frequências em FM da Rádio Comercial OM: 100,3 MHz Lisboa e 100,4 MHz Porto, 103,0 MHz Braga. Nada a ver com as redes regionais, portanto. Errei porque uma das fontes da qual usei informação foi esta aqui que "distorceu" a narrativa. Vou ter de ir pesquisar mais a fundo Citar
Posts Recomendados
Junta-te a nós!
Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.