Jump to content

Posts Recomendados

Postado

Caríssimos, boa noite.

Decidi criar conta neste fórum, e, como primeira intervenção, tenho a obrigação de "crucificar" esta sequela de JP.

JP foi a primeira telenovela que vi... Lembro-me perfeitamente que dava na "antiga" TVI, e apenas às 6ªs e sábados. Tinha eu os meus 8 anos.

Felizmente (ou não... É de todo irrelevante) a minha memória televisiva é bastante boa... Lembro-me de quase todos os detalhes da novela original (aliado à reposição da mesma, nas madrugadas da TVI, há uns 3 anos(?))

Vi o primeiro episódio... Fiquei logo com uma sensação que me ia desiludir... Vi o segundo episódio, terceiro, quarto... Passei a ver 5 minutos da novela por dia. Entretanto, entrei em época de testes/trabalhos, e, infelizmente, deixei de acompanhar a novela.

Pode-se concluir que, certamente não acompanho a telenovela com a mesma frequência que muitos de vós. Contudo, toda esta novela transborda incoerências, desde pormenores (que até podem fazer a diferença para o utilizador mais picuinhas, como eu... A estrutura da casa dos Ávila, de todo incoerente comparado com a versão de 2000), ao desinteresse causado na história. Quando soube que a Emília Ávila ia morrer, fiquei em choque (confesso que foi benéfico para o rumo da novela, mas é uma enorme perda, poderia ter-se arranjado outra solução).

Para mim a Lena vai ser sempre aquela colega invejosa da Teresa, que namorava com o "Soneca", não uma advogada que faz par com o "aparente" vilão Vasco. A mãe dele sim, era uma vilã à altura... Que expulsou na altura a mãe de casa, e andava metida com o Jaime Dinis (Sérgio Silva). Pena que ambos morreram na versão original da história... Lembro-me de ser miúdo e ficar fulo (inocência da idade, talvez...) com o que eles faziam. Estes dois são os personagens que mais saudades, assim por dizer, me trazem, relativamente à telenovela emitida em 2000.

Eu pensava que a novela ia ser um remake com a maioria dos personagens da versão original... Ao que não se verifica (poderá desagradar a muitos fãs da novela de 2000, como é o meu caso). Fazem falta personagens, presentes na versão original da telenovela, às quais saliento (hipoteticamente, pode ter sido revelado em algum episódio que eu não tenha visto, o rumo dessas personagens, e eu não tenha visto, mas em todo o caso, faço ressalvas):

- O Paulo, que era o melhor amigo da Teresa na altura;

- A Raquel, irmã do Chico Pastor e antiga namorada do Vasco, pela qual estava perdidamente apaixonado na altura;

- Os pais da Teresa (já vi aqui supracitado que a mãe morreu, e o pai ia aparecer, ou iam os 2 aparecer, atento a que algum utilizador me esclareça);

- A Maria dos Anjos, governanta dos Ávila;

- A irmã da Teresa, fruto da relação dos pais, em 2000 (que deverá ter uns 13/14 anos);

Depois, existem incoerências que, a meu ver, são gravíssimas.

- Ponto prévio, o Vasco e a Teresa terem constituído família, dentro da própria família... Onde cada um destes personagens aparentavam seguir caminhos adjacentes na série original;

- Um diálogo recente de Xavier, ao virar-se para o Vasco e dizer algo do género "Eu vi-te crescer, via-te brincar na rua, desde pequeno"... Isso é impossível, ele não o pode ter visto crescer. Ele foi expulso de casa dos Ávila quando a Teresa nasceu, e só "fez as pazes" com a família, nos últimos episódios da novela original.

Lamento ter redigido um texto tão extenso, mas tinha que fazer este desabafo. Espero que existam outros utilizadores que me "percebam", e que acompanharam os JP em 2000, onde possamos trocar ideais. Vi quase todas as novelas da TVI, e esta foi sem dúvida, aquela que mais me marcou.

Aos que não acompanharam a novela original: sim, já fiz um esforço, e a novela até está bem conseguida (se considerarmos como um acontecimento semi-independente à versão original), tirando algumas partes monótonas pelo meio e pela sucessiva chacina de personagens.

Melhores cumprimentos a todos, irei acompanhar (ou pelo menos tentar) de forma mais regular a telenovela.

M.C.

• Gosto 5
Postado

Bem, eu estive tempo e tempo sem ver isto. Ontem não mudei quando terminou o SS, e acabei por ver. Sinceramente não reconheço a Teresa e o Vasco dos Jardins originais. Eu sei que em 14 anos muita coisa muda, mas assim tanto? O Vasco parece o vilão da história  :|

• Gosto 1
Postado

Eu pensava que a novela ia ser um remake com a maioria dos personagens da versão original... Ao que não se verifica (poderá desagradar a muitos fãs da novela de 2000, como é o meu caso). Fazem falta personagens, presentes na versão original da telenovela, às quais saliento (hipoteticamente, pode ter sido revelado em algum episódio que eu não tenha visto, o rumo dessas personagens, e eu não tenha visto, mas em todo o caso, faço ressalvas):

- O Paulo, que era o melhor amigo da Teresa na altura;

- A Raquel, irmã do Chico Pastor e antiga namorada do Vasco, pela qual estava perdidamente apaixonado na altura;

- Os pais da Teresa (já vi aqui supracitado que a mãe morreu, e o pai ia aparecer, ou iam os 2 aparecer, atento a que algum utilizador me esclareça);

- A Maria dos Anjos, governanta dos Ávila;

- A irmã da Teresa, fruto da relação dos pais, em 2000 (que deverá ter uns 13/14 anos);

Depois, existem incoerências que, a meu ver, são gravíssimas.

- Ponto prévio, o Vasco e a Teresa terem constituído família, dentro da própria família... Onde cada um destes personagens aparentavam seguir caminhos adjacentes na série original;

- Um diálogo recente de Xavier, ao virar-se para o Vasco e dizer algo do género "Eu vi-te crescer, via-te brincar na rua, desde pequeno"... Isso é impossível, ele não o pode ter visto crescer. Ele foi expulso de casa dos Ávila quando a Teresa nasceu, e só "fez as pazes" com a família, nos últimos episódios da novela original.

Relativamente às incoerências que citaste:

- O layout da atual casa da Emília é igual ao da de 2000. A diferença é que as paredes que separavam o corredor da sala de estar foram derrubadas, a decoração foi toda modificada, desde os móveis até às portas e paredes, o escritório mudou de divisão e a sala de jantar desapareceu. Por acaso achei estúpido a Jacinta ter dito que a casa não mudou nada desde que ela deixou de trabalhar lá. Perderam uma boa oportunidade para justificar/comentar a mudança de decoração;

- O Vasco tem uns quatro ou cinco anos a mais do que a Teresa, por isso o Xavier acompanhou o crescimento dele até essa altura;

- O Vasco e a Teresa apaixonaram-se quando ela foi para a Universidade, numa altura em que, provavelmente, ele e a Raquel já tinham terminado o que tinham. Eles podiam ter apenas uma boa amizade em 2000, mas muitas paixões nascem dessas amizades.

Para mim os erros mais graves são o facto de a ausência da Maria dos Anjos nunca ter sido justificada e de a irmã da Teresa também nunca ter sido mencionada, nem mesmo no testamento, quando é uma das herdeiras legítimas. Também me faz impressão a Teresa ter deixado de chamar avô ao Xavier. Ele cuidou dela até aos 15 anos como se fosse o seu avô biológico, por isso era de esperar que ela continuasse a trata-lo dessa forma por uma questão de afeição e hábito. Só “Xavier” soa a frieza e distância.

Não acho a ausência do Paulinho e da Raquel seja grave. As pessoas crescem, tomam outros rumos na vida e às vezes afastam-se das suas raízes.

Bem, eu estive tempo e tempo sem ver isto. Ontem não mudei quando terminou o SS, e acabei por ver. Sinceramente não reconheço a Teresa e o Vasco dos Jardins originais. Eu sei que em 14 anos muita coisa muda, mas assim tanto? O Vasco parece o vilão da história  :|

Esse é o problema de um argumentista pegar numa história que foi começada por outro argumentista: corre-se o risco de as personagens perderem a sua identidade e começarem a ter comportamentos que não eram habituais. Isso acontecia muito nos MCA, quando as personagens transitavam de uma temporada escrita pelo autor A para outra escrita pelo autor B. Lembro-me do caso da Sónia da Diana Nicolau, que na 5ª temporada escolar tinha falas empolgantes e na de Verão, que foi escrita pela Muller, perdeu a piada toda.

Postado

Relativamente às incoerências que citaste:

- O layout da atual casa da Emília é igual ao da de 2000. A diferença é que as paredes que separavam o corredor da sala de estar foram derrubadas, a decoração foi toda modificada, desde os móveis até às portas e paredes, o escritório mudou de divisão e a sala de jantar desapareceu. Por acaso achei estúpido a Jacinta ter dito que a casa não mudou nada desde que ela deixou de trabalhar lá. Perderam uma boa oportunidade para justificar/comentar a mudança de decoração;

- O Vasco tem uns quatro ou cinco anos a mais do que a Teresa, por isso o Xavier acompanhou o crescimento dele até essa altura;

- O Vasco e a Teresa apaixonaram-se quando ela foi para a Universidade, numa altura em que, provavelmente, ele e a Raquel já tinham terminado o que tinham. Eles podiam ter apenas uma boa amizade em 2000, mas muitas paixões nascem dessas amizades.

Para mim os erros mais graves são o facto de a ausência da Maria dos Anjos nunca ter sido justificada e de a irmã da Teresa também nunca ter sido mencionada, nem mesmo no testamento, quando é uma das herdeiras legítimas. Também me faz impressão a Teresa ter deixado de chamar avô ao Xavier. Ele cuidou dela até aos 15 anos como se fosse o seu avô biológico, por isso era de esperar que ela continuasse a trata-lo dessa forma por uma questão de afeição e hábito. Só “Xavier” soa a frieza e distância.

Não acho a ausência do Paulinho e da Raquel seja grave. As pessoas crescem, tomam outros rumos na vida e às vezes afastam-se das suas raízes.

Esse é o problema de um argumentista pegar numa história que foi começada por outro argumentista: corre-se o risco de as personagens perderem a sua identidade e começarem a ter comportamentos que não eram habituais. Isso acontecia muito nos MCA, quando as personagens transitavam de uma temporada escrita pelo autor A para outra escrita pelo autor B. Lembro-me do caso da Sónia da Diana Nicolau, que na 5ª temporada escolar tinha falas empolgantes e na de Verão, que foi escrita pela Muller, perdeu a piada toda.

Vamos por partes (considerando que os pontos que referi são fruto de alguma falta de interesse na novela/falta de acompanhamento da mesma):

- Não tinha reparado (nem sequer vi o episódio referente a) no que a Jacinta disse... De facto é um erro crasso;

- É verdade, tens razão no facto do Xavier poder ter acompanhado o crescimento do Vasco até para aí os 5 anos... Lembro-me na novela original a Teresa ter 15 anos, e o Vasco já estar na Universidade (18/19 anos?);

- Continuo a ter dificuldades em engolir um casamento entre primos, dadas as circunstâncias (a Emília Ávila original nunca teria permitido isso, dado o impacto social que teria na família);

- Nunca tinha reparado no facto da Teresa nunca chamar avô ao Xavier! Na novela original era avô para aqui, avô para ali, avô para todo o lado, nunca vais deixar de ser meu avô, blablabla, etc. Sem comentários.

Obrigado pela atenção!

Postado

Já alguém viu o promo de hoje? Fez-me lembrar o acidente da Carlota em MS :haha:  Mas acho que este é mais sério :unsure: (é de louvar a imaginação dos autores)

Postado

Já alguém viu o promo de hoje? Fez-me lembrar o acidente da Carlota em MS :haha:  Mas acho que este é mais sério :unsure: (é de louvar a imaginação dos autores)

Ainda não vi. O que acontece na promo?

Postado

Isso faz-me mais lembrar o acidente da Duda de Mulheres do que o da Carlota. Quem é que vai na bicicleta? A Gabi ou uma figurante?

A Gabi não é assim tão cavalona ainda.  :haha:

Postado

Uma figurante que... 

... vai morrer e que depois do Aníbal saber que foi a Inês que a atropelou/matou vai chantagear a Amélia em troca de favores sexuais...

A sério que ninguém se lembra do Inspector Max quando vê esses dois a contracenar?

Postado (editado)

A Gabi não é assim tão cavalona ainda.  :haha:

Também me pareceu, mas como a rapariga tinha o cabelo comprido e não deu para perceber bem como era a sua estrutura física fiquei na dúvida. :haha:

Editado por Buwayh
Postado

Umas vezes chama-lhe avô e outras chama-lhe Xavier. Ainda há dias referiu-se a ele como Xavier em conversa com o Eduardo.

Ainda não tinh reparado nisso. Mas eu também não gosto da Teresa da sequela.

Já agora, continuo sem perceber porque o Xavier não vive com a Teresa.

Postado

A sério que ninguém se lembra do Inspector Max quando vê esses dois a contracenar?

Ahahah, já. Eu quando os vejo, lembro-me sempre da Júlia e do Jorge... (inspector max sequelado)

• Gosto 1
Postado (editado)

Os actores que fizeram as personagens principais do Inspector Max, desde os miúdos aos crescidos, vão sempre estar ligados à série, por muitas coisas que tenham feito depois... e com a série a repetir sem parar ainda mais...

Editado por LFTV
  • Gosto 1
Postado

Mariana Monteiro reforça elenco e começa a gravar para o próximo mês ao que tudo indica. Convite de Moniz foi suficiente para Mariana não conseguir dizer "não".

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...