MiguelPC Postado 16 de janeiro 2015 Postado 16 de janeiro 2015 Caríssimos, boa noite. Decidi criar conta neste fórum, e, como primeira intervenção, tenho a obrigação de "crucificar" esta sequela de JP. JP foi a primeira telenovela que vi... Lembro-me perfeitamente que dava na "antiga" TVI, e apenas às 6ªs e sábados. Tinha eu os meus 8 anos. Felizmente (ou não... É de todo irrelevante) a minha memória televisiva é bastante boa... Lembro-me de quase todos os detalhes da novela original (aliado à reposição da mesma, nas madrugadas da TVI, há uns 3 anos(?)) Vi o primeiro episódio... Fiquei logo com uma sensação que me ia desiludir... Vi o segundo episódio, terceiro, quarto... Passei a ver 5 minutos da novela por dia. Entretanto, entrei em época de testes/trabalhos, e, infelizmente, deixei de acompanhar a novela. Pode-se concluir que, certamente não acompanho a telenovela com a mesma frequência que muitos de vós. Contudo, toda esta novela transborda incoerências, desde pormenores (que até podem fazer a diferença para o utilizador mais picuinhas, como eu... A estrutura da casa dos Ávila, de todo incoerente comparado com a versão de 2000), ao desinteresse causado na história. Quando soube que a Emília Ávila ia morrer, fiquei em choque (confesso que foi benéfico para o rumo da novela, mas é uma enorme perda, poderia ter-se arranjado outra solução). Para mim a Lena vai ser sempre aquela colega invejosa da Teresa, que namorava com o "Soneca", não uma advogada que faz par com o "aparente" vilão Vasco. A mãe dele sim, era uma vilã à altura... Que expulsou na altura a mãe de casa, e andava metida com o Jaime Dinis (Sérgio Silva). Pena que ambos morreram na versão original da história... Lembro-me de ser miúdo e ficar fulo (inocência da idade, talvez...) com o que eles faziam. Estes dois são os personagens que mais saudades, assim por dizer, me trazem, relativamente à telenovela emitida em 2000. Eu pensava que a novela ia ser um remake com a maioria dos personagens da versão original... Ao que não se verifica (poderá desagradar a muitos fãs da novela de 2000, como é o meu caso). Fazem falta personagens, presentes na versão original da telenovela, às quais saliento (hipoteticamente, pode ter sido revelado em algum episódio que eu não tenha visto, o rumo dessas personagens, e eu não tenha visto, mas em todo o caso, faço ressalvas): - O Paulo, que era o melhor amigo da Teresa na altura; - A Raquel, irmã do Chico Pastor e antiga namorada do Vasco, pela qual estava perdidamente apaixonado na altura; - Os pais da Teresa (já vi aqui supracitado que a mãe morreu, e o pai ia aparecer, ou iam os 2 aparecer, atento a que algum utilizador me esclareça); - A Maria dos Anjos, governanta dos Ávila; - A irmã da Teresa, fruto da relação dos pais, em 2000 (que deverá ter uns 13/14 anos); Depois, existem incoerências que, a meu ver, são gravíssimas. - Ponto prévio, o Vasco e a Teresa terem constituído família, dentro da própria família... Onde cada um destes personagens aparentavam seguir caminhos adjacentes na série original; - Um diálogo recente de Xavier, ao virar-se para o Vasco e dizer algo do género "Eu vi-te crescer, via-te brincar na rua, desde pequeno"... Isso é impossível, ele não o pode ter visto crescer. Ele foi expulso de casa dos Ávila quando a Teresa nasceu, e só "fez as pazes" com a família, nos últimos episódios da novela original. Lamento ter redigido um texto tão extenso, mas tinha que fazer este desabafo. Espero que existam outros utilizadores que me "percebam", e que acompanharam os JP em 2000, onde possamos trocar ideais. Vi quase todas as novelas da TVI, e esta foi sem dúvida, aquela que mais me marcou. Aos que não acompanharam a novela original: sim, já fiz um esforço, e a novela até está bem conseguida (se considerarmos como um acontecimento semi-independente à versão original), tirando algumas partes monótonas pelo meio e pela sucessiva chacina de personagens. Melhores cumprimentos a todos, irei acompanhar (ou pelo menos tentar) de forma mais regular a telenovela. M.C. 5 Citar
Fofusco Postado 16 de janeiro 2015 Postado 16 de janeiro 2015 Bem, eu estive tempo e tempo sem ver isto. Ontem não mudei quando terminou o SS, e acabei por ver. Sinceramente não reconheço a Teresa e o Vasco dos Jardins originais. Eu sei que em 14 anos muita coisa muda, mas assim tanto? O Vasco parece o vilão da história 1 Citar
Buwayh Postado 16 de janeiro 2015 Postado 16 de janeiro 2015 Eu pensava que a novela ia ser um remake com a maioria dos personagens da versão original... Ao que não se verifica (poderá desagradar a muitos fãs da novela de 2000, como é o meu caso). Fazem falta personagens, presentes na versão original da telenovela, às quais saliento (hipoteticamente, pode ter sido revelado em algum episódio que eu não tenha visto, o rumo dessas personagens, e eu não tenha visto, mas em todo o caso, faço ressalvas): - O Paulo, que era o melhor amigo da Teresa na altura; - A Raquel, irmã do Chico Pastor e antiga namorada do Vasco, pela qual estava perdidamente apaixonado na altura; - Os pais da Teresa (já vi aqui supracitado que a mãe morreu, e o pai ia aparecer, ou iam os 2 aparecer, atento a que algum utilizador me esclareça); - A Maria dos Anjos, governanta dos Ávila; - A irmã da Teresa, fruto da relação dos pais, em 2000 (que deverá ter uns 13/14 anos); Depois, existem incoerências que, a meu ver, são gravíssimas. - Ponto prévio, o Vasco e a Teresa terem constituído família, dentro da própria família... Onde cada um destes personagens aparentavam seguir caminhos adjacentes na série original; - Um diálogo recente de Xavier, ao virar-se para o Vasco e dizer algo do género "Eu vi-te crescer, via-te brincar na rua, desde pequeno"... Isso é impossível, ele não o pode ter visto crescer. Ele foi expulso de casa dos Ávila quando a Teresa nasceu, e só "fez as pazes" com a família, nos últimos episódios da novela original. Relativamente às incoerências que citaste: - O layout da atual casa da Emília é igual ao da de 2000. A diferença é que as paredes que separavam o corredor da sala de estar foram derrubadas, a decoração foi toda modificada, desde os móveis até às portas e paredes, o escritório mudou de divisão e a sala de jantar desapareceu. Por acaso achei estúpido a Jacinta ter dito que a casa não mudou nada desde que ela deixou de trabalhar lá. Perderam uma boa oportunidade para justificar/comentar a mudança de decoração; - O Vasco tem uns quatro ou cinco anos a mais do que a Teresa, por isso o Xavier acompanhou o crescimento dele até essa altura; - O Vasco e a Teresa apaixonaram-se quando ela foi para a Universidade, numa altura em que, provavelmente, ele e a Raquel já tinham terminado o que tinham. Eles podiam ter apenas uma boa amizade em 2000, mas muitas paixões nascem dessas amizades. Para mim os erros mais graves são o facto de a ausência da Maria dos Anjos nunca ter sido justificada e de a irmã da Teresa também nunca ter sido mencionada, nem mesmo no testamento, quando é uma das herdeiras legítimas. Também me faz impressão a Teresa ter deixado de chamar avô ao Xavier. Ele cuidou dela até aos 15 anos como se fosse o seu avô biológico, por isso era de esperar que ela continuasse a trata-lo dessa forma por uma questão de afeição e hábito. Só “Xavier” soa a frieza e distância. Não acho a ausência do Paulinho e da Raquel seja grave. As pessoas crescem, tomam outros rumos na vida e às vezes afastam-se das suas raízes. Bem, eu estive tempo e tempo sem ver isto. Ontem não mudei quando terminou o SS, e acabei por ver. Sinceramente não reconheço a Teresa e o Vasco dos Jardins originais. Eu sei que em 14 anos muita coisa muda, mas assim tanto? O Vasco parece o vilão da história Esse é o problema de um argumentista pegar numa história que foi começada por outro argumentista: corre-se o risco de as personagens perderem a sua identidade e começarem a ter comportamentos que não eram habituais. Isso acontecia muito nos MCA, quando as personagens transitavam de uma temporada escrita pelo autor A para outra escrita pelo autor B. Lembro-me do caso da Sónia da Diana Nicolau, que na 5ª temporada escolar tinha falas empolgantes e na de Verão, que foi escrita pela Muller, perdeu a piada toda. Citar
MiguelPC Postado 16 de janeiro 2015 Postado 16 de janeiro 2015 Relativamente às incoerências que citaste: - O layout da atual casa da Emília é igual ao da de 2000. A diferença é que as paredes que separavam o corredor da sala de estar foram derrubadas, a decoração foi toda modificada, desde os móveis até às portas e paredes, o escritório mudou de divisão e a sala de jantar desapareceu. Por acaso achei estúpido a Jacinta ter dito que a casa não mudou nada desde que ela deixou de trabalhar lá. Perderam uma boa oportunidade para justificar/comentar a mudança de decoração; - O Vasco tem uns quatro ou cinco anos a mais do que a Teresa, por isso o Xavier acompanhou o crescimento dele até essa altura; - O Vasco e a Teresa apaixonaram-se quando ela foi para a Universidade, numa altura em que, provavelmente, ele e a Raquel já tinham terminado o que tinham. Eles podiam ter apenas uma boa amizade em 2000, mas muitas paixões nascem dessas amizades. Para mim os erros mais graves são o facto de a ausência da Maria dos Anjos nunca ter sido justificada e de a irmã da Teresa também nunca ter sido mencionada, nem mesmo no testamento, quando é uma das herdeiras legítimas. Também me faz impressão a Teresa ter deixado de chamar avô ao Xavier. Ele cuidou dela até aos 15 anos como se fosse o seu avô biológico, por isso era de esperar que ela continuasse a trata-lo dessa forma por uma questão de afeição e hábito. Só “Xavier” soa a frieza e distância. Não acho a ausência do Paulinho e da Raquel seja grave. As pessoas crescem, tomam outros rumos na vida e às vezes afastam-se das suas raízes. Esse é o problema de um argumentista pegar numa história que foi começada por outro argumentista: corre-se o risco de as personagens perderem a sua identidade e começarem a ter comportamentos que não eram habituais. Isso acontecia muito nos MCA, quando as personagens transitavam de uma temporada escrita pelo autor A para outra escrita pelo autor B. Lembro-me do caso da Sónia da Diana Nicolau, que na 5ª temporada escolar tinha falas empolgantes e na de Verão, que foi escrita pela Muller, perdeu a piada toda. Vamos por partes (considerando que os pontos que referi são fruto de alguma falta de interesse na novela/falta de acompanhamento da mesma): - Não tinha reparado (nem sequer vi o episódio referente a) no que a Jacinta disse... De facto é um erro crasso; - É verdade, tens razão no facto do Xavier poder ter acompanhado o crescimento do Vasco até para aí os 5 anos... Lembro-me na novela original a Teresa ter 15 anos, e o Vasco já estar na Universidade (18/19 anos?); - Continuo a ter dificuldades em engolir um casamento entre primos, dadas as circunstâncias (a Emília Ávila original nunca teria permitido isso, dado o impacto social que teria na família); - Nunca tinha reparado no facto da Teresa nunca chamar avô ao Xavier! Na novela original era avô para aqui, avô para ali, avô para todo o lado, nunca vais deixar de ser meu avô, blablabla, etc. Sem comentários. Obrigado pela atenção! Citar
Flow-t Postado 16 de janeiro 2015 Postado 16 de janeiro 2015 Mas a Teresa chama avô ao Xavier.. Citar
Buwayh Postado 16 de janeiro 2015 Postado 16 de janeiro 2015 Mas a Teresa chama avô ao Xavier.. Umas vezes chama-lhe avô e outras chama-lhe Xavier. Ainda há dias referiu-se a ele como Xavier em conversa com o Eduardo. Citar
tjspy Postado 16 de janeiro 2015 Postado 16 de janeiro 2015 Já alguém viu o promo de hoje? Fez-me lembrar o acidente da Carlota em MS Mas acho que este é mais sério (é de louvar a imaginação dos autores) Citar
Buwayh Postado 16 de janeiro 2015 Postado 16 de janeiro 2015 Já alguém viu o promo de hoje? Fez-me lembrar o acidente da Carlota em MS Mas acho que este é mais sério (é de louvar a imaginação dos autores) Ainda não vi. O que acontece na promo? Citar
Tiago Madeira Postado 16 de janeiro 2015 Postado 16 de janeiro 2015 Ainda não vi. O que acontece na promo? 1 Citar
Buwayh Postado 16 de janeiro 2015 Postado 16 de janeiro 2015 Isso faz-me mais lembrar o acidente da Duda de Mulheres do que o da Carlota. Quem é que vai na bicicleta? A Gabi ou uma figurante? 1 Citar
willy Postado 16 de janeiro 2015 Postado 16 de janeiro 2015 Isso faz-me mais lembrar o acidente da Duda de Mulheres do que o da Carlota. Quem é que vai na bicicleta? A Gabi ou uma figurante? A Gabi não é assim tão cavalona ainda. Citar
Pamsf998 Postado 16 de janeiro 2015 Postado 16 de janeiro 2015 Uma figurante que... ... vai morrer e que depois do Aníbal saber que foi a Inês que a atropelou/matou vai chantagear a Amélia em troca de favores sexuais... 2 Citar
willy Postado 16 de janeiro 2015 Postado 16 de janeiro 2015 Uma figurante que... ... vai morrer e que depois do Aníbal saber que foi a Inês que a atropelou/matou vai chantagear a Amélia em troca de favores sexuais... A sério que ninguém se lembra do Inspector Max quando vê esses dois a contracenar? Citar
Buwayh Postado 16 de janeiro 2015 Postado 16 de janeiro 2015 (editado) A Gabi não é assim tão cavalona ainda. Também me pareceu, mas como a rapariga tinha o cabelo comprido e não deu para perceber bem como era a sua estrutura física fiquei na dúvida. Editado 16 de janeiro 2015 por Buwayh Citar
LFTV Postado 16 de janeiro 2015 Postado 16 de janeiro 2015 Umas vezes chama-lhe avô e outras chama-lhe Xavier. Ainda há dias referiu-se a ele como Xavier em conversa com o Eduardo. Ainda não tinh reparado nisso. Mas eu também não gosto da Teresa da sequela. Já agora, continuo sem perceber porque o Xavier não vive com a Teresa. Citar
Flow-t Postado 16 de janeiro 2015 Postado 16 de janeiro 2015 Meu Deus, o gritinho do míudo que faz de Tiago é muito mau. O rapaz é mesmo muito fraco a representar. Citar
willy Postado 16 de janeiro 2015 Postado 16 de janeiro 2015 Eu não percebo é como é que decidem avançar com uma sequela com apenas meia dúzia de actores do original. 2 Citar
Mr. Carter Postado 16 de janeiro 2015 Postado 16 de janeiro 2015 Essa promo está tão boa!! Estou a adorar esta fase da novela Ansioso por o episódio de hoje! Citar
Pamsf998 Postado 16 de janeiro 2015 Postado 16 de janeiro 2015 A sério que ninguém se lembra do Inspector Max quando vê esses dois a contracenar? Ahahah, já. Eu quando os vejo, lembro-me sempre da Júlia e do Jorge... (inspector max sequelado) 1 Citar
LFTV Postado 17 de janeiro 2015 Postado 17 de janeiro 2015 (editado) Os actores que fizeram as personagens principais do Inspector Max, desde os miúdos aos crescidos, vão sempre estar ligados à série, por muitas coisas que tenham feito depois... e com a série a repetir sem parar ainda mais... Editado 17 de janeiro 2015 por LFTV 1 Citar
Vieira Postado 17 de janeiro 2015 Postado 17 de janeiro 2015 Mariana Monteiro sai da RTP e reforça JP. Citar
danubio Postado 17 de janeiro 2015 Postado 17 de janeiro 2015 Mariana Monteiro reforça elenco e começa a gravar para o próximo mês ao que tudo indica. Convite de Moniz foi suficiente para Mariana não conseguir dizer "não". Citar
filipe19 Postado 17 de janeiro 2015 Postado 17 de janeiro 2015 Credo podia ter dito que nao, estava bem na rtp Citar
RRtelenovelas Postado 17 de janeiro 2015 Postado 17 de janeiro 2015 Ficou contente por a Mariana Monteiro regressar,na Rtp de momento não tinha projetos. 1 Citar
Tiago Madeira Postado 17 de janeiro 2015 Postado 17 de janeiro 2015 O que vale é que esta novela recebe toda a gente Enfim, só me faz lembrar DC, valia mais pelo elenco do que pela história xD 1 Citar
Posts Recomendados
Junta-te a nós!
Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.