Jump to content

Grafismo e Promoção RTP1


_zapping_

Posts Recomendados

Ou seja, como têm hoje:

240px-RTP1.PNG240px-RTP2.png

240px-Rtp_Informa%C3%A7%C3%A3o_logo_2011200px-Rtpafrica.png

240px-RTPInternacional_logo.png240px-Rtp_madeira.png

e restantes...

Eu também prefiro, diga-se.

Não. Assim está muito confuso e não gosto que cada logotipo tenha vários tons da mesma cor. Devia ficar simples e uniforme, mas permitir que as pessoas distinguissem facilmente os vários canais pela cor do logo. Tudo indica que agora vão deixar de ter "RTP" no logo e já é um bom passo nesse caminho.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não. Assim está muito confuso e não gosto que cada logotipo tenha vários tons da mesma cor. Devia ficar simples e uniforme, mas permitir que as pessoas distinguissem facilmente os vários canais pela cor do logo. Tudo indica que agora vão deixar de ter "RTP" no logo e já é um bom passo nesse caminho.

Confuso como? E não são facilmente identificáveis pela cor?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confuso como? E não são facilmente identificáveis pela cor?

Não sei. Têm muita cor, muitas formas e todos juntos não fica harmonioso. Por outro lado, a RTP1 e RTP Informação têm logos demasiado parecidos, o que se torna confuso saber o canal à primeira vista. Por mim, a RTP 1 seria azul, a RTP 2 amarela, a RTP 3 vermelha, a RTP Memória verde e a RTP Internacional podia ficar como está visto que seria a única RTP para os seus telespectadores. A RTP Açores e a RTP Madeira já deviam ter acabado há muitos anos e a RTP África devia fundir-se com a RTP Internacional (mas isto são outras conversas...).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei. Têm muita cor, muitas formas e todos juntos não fica harmonioso. Por outro lado, a RTP1 e RTP Informação têm logos demasiado parecidos, o que se torna confuso saber o canal à primeira vista. Por mim, a RTP 1 seria azul, a RTP 2 amarela, a RTP 3 vermelha, a RTP Memória verde e a RTP Internacional podia ficar como está visto que seria a única RTP para os seus telespectadores. A RTP Açores e a RTP Madeira já deviam ter acabado há muitos anos e a RTP África devia fundir-se com a RTP Internacional (mas isto são outras conversas...).

Não sendo conversa para este tópico, mas enfim, a RTP África cumpre certas obrigações que a RTP Internacional, muitas delas ligadas ao passado português em África e à nossa influência cultural nos actuais PALOP. A RTP Internacional é principalmente um canal dirigido às comunidades portuguesas lá fora. A RTP África é exactamente o oposto, sendo um serviço que é uma ponte entre Portugal e os PALOP e é mais direccionado aos africanos do que aos portugueses. Será que custa muito perceber isto, ou nem sequer põe os olhos nos dois canais para verem que há diferenças entre ambos?

Fiquem Bem.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação às novidades, acho estranho o pouquíssimo destaque que a RTP deu à mudança de logótipos. Não acredito que tenha sido só para o "Open Day", porque me custa crer que alguém tenha perdido tempo a criar uma imagem e grafismo só para mostrar num evento. 

Quanto à própria imagem, gosto no geral, mas não sei se é de já estar familiarizado com o lettering antigo mas para já diria que gosto desse que do novo. Acredito que seja uma questão de hábito, afinal este esteve 12 anos em utilização. Na RTP deve ser recorde, basta ver a quantidade de logótipos da RTP1 e 2 nos anos 80 e 90. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sendo conversa para este tópico, mas enfim, a RTP África cumpre certas obrigações que a RTP Internacional, muitas delas ligadas ao passado português em África e à nossa influência cultural nos actuais PALOP. A RTP Internacional é principalmente um canal dirigido às comunidades portuguesas lá fora. A RTP África é exactamente o oposto, sendo um serviço que é uma ponte entre Portugal e os PALOP e é mais direccionado aos africanos do que aos portugueses. Será que custa muito perceber isto, ou nem sequer põe os olhos nos dois canais para verem que há diferenças entre ambos?

Fiquem Bem.

Quando faço zapping e passo pela RTP África, quase sempre estão a dar novelas antigas da TVI. Se isso é conteúdo específico para os PALOP, estão mal servidos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando faço zapping e passo pela RTP África, quase sempre estão a dar novelas antigas da TVI. Se isso é conteúdo específico para os PALOP, estão mal servidos.

Na Roça com os Tachos (este já não está em exibição), Zoom África, Disco África, Rumos, Mar de Letras, etc... E houve uma altura em que tinha muito mais conteúdo demarcadamente "africano".

E já não deves ver RTP África ao tempo, porque a RTP decidiu não renovar o acordo de partilha de conteúdos com a SIC e a TVI (acordo esse que foi forçado pela goela abaixo da RTP na era Durão Barroso).

Ao menos dá uma olhada pelo canal antes de dizeres disparates.

Fica Bem.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na Roça com os Tachos (este já não está em exibição), Zoom África, Disco África, Rumos, Mar de Letras, etc... E houve uma altura em que tinha muito mais conteúdo demarcadamente "africano".

OFF: Sei que apanhei com Na Roça com os Tachos em reposição recentemente, mas só vi na grelha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é verdade que o Gonçalo Morais Leitão trouxe um abanão necessário à comunicação da RTP. Mas já era altura de controlar algum engraçadismo nas promos. A promoção às Comemorações do 5 de Outubro é simplesmente má. Não por brincar com a sacrossanta República, mas porque não tem ponta de piada. Se é para arranjar chatices para a RTP, que seja em coisas bem feitas.

[e agora eu punha aqui o vídeo mas a RTP retirou-o]

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é verdade que o Gonçalo Morais Leitão trouxe um abanão necessário à comunicação da RTP. Mas já era altura de controlar algum engraçadismo nas promos. A promoção às Comemorações do 5 de Outubro é simplesmente má. Não por brincar com a sacrossanta República, mas porque não tem ponta de piada. Se é para arranjar chatices para a RTP, que seja em coisas bem feitas.

[e agora eu punha aqui o vídeo mas a RTP retirou-o]

Cheguei a ver o vídeo antes de o retirarem, também achei o mesmo. Ele tem feito promos muito boas, verdade, mas também anda a "brincar com o fogo" em demasia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é verdade que o Gonçalo Morais Leitão trouxe um abanão necessário à comunicação da RTP. Mas já era altura de controlar algum engraçadismo nas promos. A promoção às Comemorações do 5 de Outubro é simplesmente má. Não por brincar com a sacrossanta República, mas porque não tem ponta de piada. Se é para arranjar chatices para a RTP, que seja em coisas bem feitas.

[e agora eu punha aqui o vídeo mas a RTP retirou-o]

Não cheguei a ver essa promo mas sim, parece que o Gonçalo Morais Leitão está a começar a abusar realmente dos seus limites nos últimos tempos. Uma promo ao The Voice era completamente seca e foi rapidamente substituída pela que anda a passar agora, nem deve ter durado 1 semana...
Mesmo assim são 1 ou 2 casos, no geral continua a fazer um bom trabalho como esta promo ao Prós e Contras.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com certeza que aí virá, brevemente, novo grafismo. Os vídeos que eles lançaram aquando do open day mostravam, mais não seja, uma mudança de logótipo ou DOG ou como lhe quiserem chamar, da RTP1 e RTP Memória. A RTP2 é que duvido que mude tão cedo pois mudou ainda este ano, se não me engano, mas a médio prazo terá que se juntar a esta nova imagem da RTP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...