Jump to content

Grafismo e Promoção RTP1


_zapping_

Posts Recomendados

Eu acho que a solução, e aqui fica a minha sugestão, passa por uma unificação do logo, ou seja, todos os canais com o mesmo logo e a mesma lógica.

Pegando na RTP1, o programa começaria com o logo completo, a cores, tal como é hoje. E ao fim de uns 30 segundos, por exemplo, a palavra RTP desaparecia, deslocava-se para a esquerda e "escondia-se" através das 5 linhas que constituem o logo da RTP. Depois disto, fica só o logo e o "1". Neste momento, o logo perde a cor, fica cinzento e com transparência de uns 25% (como ficam os logos da BBC). 

A par disto, concordava que o tamanho do logo fosse reduzido (justamente para o tamanho que tem quando é a versão de Natal) e que fosse também encostado mais ao canto (quando se passa da versão de Natal para a versão de agora, parece, além de o DOG ser gigantesco, que está no meio do ecrã).

Com isto, todos os canais da RTP seria as 5 linhas e o nome à frente, sempre com aquela sequência. Primeiro o DOG completo e com cor, depois sai a designação RTP e no mesmo instante o DOG perde a cor e fica translúcido. A única exceção seria a RTP Informação. O nome "Informcacao" é demasiado longo para estar no ecrã, pelo que a RTP devia encontrar uma forma de incluir o DOG nos próprios grafismos (no rodapé, por exemplo, como a BBC News ou a BBC World News fazem).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Exclusivo: e se a RTP1 deixar de se chamar RTP1?

E se a RTP1 deixar de se chamar RTP1? O vos parece?

Nuno Artur Silva, um dos novos administradores da RTP , tem como um dos seus principais objectivos mudar ou renovar a imagem da RTP.

Em cima da mesa, ao que a VOX POP TV apurou, está a ideia de voltar a chamar “Canal 1″ à RTP1. Fonte próxima da estação pública diz que esta é uma das ideias em cima da mesa:

“Um dos objectivos deles ( administradores ) é o de mudar a imagem da empresa.”, começa por nos contar.

“É simples, das duas uma: ou renovam a actual imagem fazendo um refresh ou então há a possibilidade de voltar aos anos 90 e trazer de volta o Canal1 e a TV2. Um estudo diz que ainda há muitas pessoas que se referem à RTP1 como o Canal 1. Não é de estranhar, pois a população idosa está em maioria em Portugal e foi esta geração que, durante muitos anos, viu nascer o Canal 1 ou a TV2 que durante anos lhe fez companhia”.

A confirmar-se uma mudança de imagem no grupo RTP, a pergunta que fica é a seguinte: “Numa empresa com dificuldades financeiras, será mesmo necessário uma mudança de imagem neste momento?”

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exclusivo: e se a RTP1 deixar de se chamar RTP1?

E se a RTP1 deixar de se chamar RTP1? O vos parece?

Nuno Artur Silva, um dos novos administradores da RTP , tem como um dos seus principais objectivos mudar ou renovar a imagem da RTP.

Em cima da mesa, ao que a VOX POP TV apurou, está a ideia de voltar a chamar “Canal 1″ à RTP1. Fonte próxima da estação pública diz que esta é uma das ideias em cima da mesa:

“Um dos objectivos deles ( administradores ) é o de mudar a imagem da empresa.”, começa por nos contar.

“É simples, das duas uma: ou renovam a actual imagem fazendo um refresh ou então há a possibilidade de voltar aos anos 90 e trazer de volta o Canal1 e a TV2. Um estudo diz que ainda há muitas pessoas que se referem à RTP1 como o Canal 1. Não é de estranhar, pois a população idosa está em maioria em Portugal e foi esta geração que, durante muitos anos, viu nascer o Canal 1 ou a TV2 que durante anos lhe fez companhia”.

A confirmar-se uma mudança de imagem no grupo RTP, a pergunta que fica é a seguinte: “Numa empresa com dificuldades financeiras, será mesmo necessário uma mudança de imagem neste momento?”

Muito pouco credível.
Com o novo nome da RTP Informação (RTP3), se a RTP1 vai voltar a chamar-se Canal 1, haverá uma perda de coerência evidente...
Não tenho muito confiança em VOX POOP TV.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exclusivo: e se a RTP1 deixar de se chamar RTP1?

E se a RTP1 deixar de se chamar RTP1? O vos parece?

Nuno Artur Silva, um dos novos administradores da RTP , tem como um dos seus principais objectivos mudar ou renovar a imagem da RTP.

Em cima da mesa, ao que a VOX POP TV apurou, está a ideia de voltar a chamar “Canal 1″ à RTP1. Fonte próxima da estação pública diz que esta é uma das ideias em cima da mesa:

“Um dos objectivos deles ( administradores ) é o de mudar a imagem da empresa.”, começa por nos contar.

“É simples, das duas uma: ou renovam a actual imagem fazendo um refresh ou então há a possibilidade de voltar aos anos 90 e trazer de volta o Canal1 e a TV2. Um estudo diz que ainda há muitas pessoas que se referem à RTP1 como o Canal 1. Não é de estranhar, pois a população idosa está em maioria em Portugal e foi esta geração que, durante muitos anos, viu nascer o Canal 1 ou a TV2 que durante anos lhe fez companhia”.

A confirmar-se uma mudança de imagem no grupo RTP, a pergunta que fica é a seguinte: “Numa empresa com dificuldades financeiras, será mesmo necessário uma mudança de imagem neste momento?”

Eu pergunto, quem é que anda a fumar mais? Quem supostamente disse essa frase magnífica ou o pessoal desse blog tão credível?

  • Gosto 9
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exclusivo: e se a RTP1 deixar de se chamar RTP1?

E se a RTP1 deixar de se chamar RTP1? O vos parece?

Nuno Artur Silva, um dos novos administradores da RTP , tem como um dos seus principais objectivos mudar ou renovar a imagem da RTP.

Em cima da mesa, ao que a VOX POP TV apurou, está a ideia de voltar a chamar “Canal 1″ à RTP1. Fonte próxima da estação pública diz que esta é uma das ideias em cima da mesa:

“Um dos objectivos deles ( administradores ) é o de mudar a imagem da empresa.”, começa por nos contar.

“É simples, das duas uma: ou renovam a actual imagem fazendo um refresh ou então há a possibilidade de voltar aos anos 90 e trazer de volta o Canal1 e a TV2. Um estudo diz que ainda há muitas pessoas que se referem à RTP1 como o Canal 1. Não é de estranhar, pois a população idosa está em maioria em Portugal e foi esta geração que, durante muitos anos, viu nascer o Canal 1 ou a TV2 que durante anos lhe fez companhia”.

A confirmar-se uma mudança de imagem no grupo RTP, a pergunta que fica é a seguinte: “Numa empresa com dificuldades financeiras, será mesmo necessário uma mudança de imagem neste momento?”

O mesmo blogue que em Abril dava como garantido o fim do Preço Certo e a ida do Fernando Mendes para a concorrência.

Já agora, a RTP não está em dificuldades financeiras. A empresa tem dado lucro nos últimos anos. Faz parte é do Estado. E, esse sim, tem sido cada vez mais retraído por este Governo.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então? Eu sei que estou a desconfiar muito mas há métodos:

A - RTP 1, RTP 2, RTP 3 (método actual)
B - Canal 1, Canal 2, Canal 3 (método 1990)
C - Canal 1, TV2, TV3 (método 1992)
D - TV1, TV2, TV3 (método baseado na TV2)
E - RTP, RTP 2, RTP 3 (método ABC Austrália)

Pois quando li o título do artigo, veio-me à mente a ex-ABC 1, canal público australiano, que em Julho do ano passado desfez-se do 1 para retomar a designação antiga.

Parece que a invasão australiana vai começar... #anossaRTP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, parece que alguém decidiu gozar do Vox Pop TV... :haha:
https://www.facebook.com/voxpooptv

Verdade que também há por vezes "notícias" boas para rir naquele site, como a saída do Fernando Mendes para a SIC, o descontentamento dos telespectadores com as decisões de Daniel Deusdado (noticia que tem como fonte... o Facebook da RTP Internacional!), e brevemente a saída de Tânia Ribas de Oliveira para a SIC. :P

Essa ideia do regresso da RTP-Canal 1 não faz sentido nenhum, principalmente quando daqui 2 meses um canal vai mudar de nome para RTP3...
Para além disso, o nome "Canal 1" repetido 1000x pelos velhotes faz com que esta marca seja muito mais "velha" do que a própria marca RTP. Para mim, 2% de hipóteses para que seja verdade. :P

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, parece que alguém decidiu gozar do Vox Pop TV... :haha:
https://www.facebook.com/voxpooptv

Verdade que também há por vezes "notícias" boas para rir naquele site, como a saída do Fernando Mendes para a SIC, o descontentamento dos telespectadores com as decisões de Daniel Deusdado (noticia que tem como fonte... o Facebook da RTP Internacional!), e brevemente a saída de Tânia Ribas de Oliveira para a SIC. :P

Essa ideia do regresso da RTP-Canal 1 não faz sentido nenhum, principalmente quando daqui 2 meses um canal vai mudar de nome para RTP3...
Para além disso, o nome "Canal 1" repetido 1000x pelos velhotes faz com que esta marca seja muito mais "velha" do que a própria marca RTP. Para mim, 2% de hipóteses para que seja verdade. :P

Aliás, na minha vida, só me lembro de alguém se referir à RTP 2 como TV2: a minha avó, mais ou menos em 2010.

Qualquer dia metem a Telescola de novo.

EDIT: O que vale é o facto da própria RTP ainda estar obcecada em dizer "Canal 1 da RTP" em vez de "RTP 1". Eu tenho os meus 2% de hipóteses.

Editado por ATVTQsV
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EDIT: O que vale é o facto da própria RTP ainda estar obcecada em dizer "Canal 1 da RTP" em vez de "RTP 1". Eu tenho os meus 2% de hipóteses.

Mas isso já aos anos. O Fernando Mendes diz que o "Telejornal" é já a seguir no "Canal 1 da RTP" há bastantes anos... Queres ver que a SportTV 1 também vai mudar de nome para "Canal 1 da SportTV" só porque às vezes a referem assim...

Fica Bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas isso já aos anos. O Fernando Mendes diz que o "Telejornal" é já a seguir no "Canal 1 da RTP" há bastantes anos... Queres ver que a SportTV 1 também vai mudar de nome para "Canal 1 da SportTV" só porque às vezes a referem assim...

Fica Bem.

Não só o Fernando Mendes, até os comentadores de futebol e apresentadores de programas de informação o chamam assim. Nos últimos 15 anos, não ouvi ninguém na própria RTP a dizer "Canal 2/TV2 da RTP".

E ainda por cima há pessoas a chamarem "Quatro" à TVI quando, na verdade, era uma mera alcunha na fundação (a TVI era o verdadeiro nome). E, aliás, muita gente diz "põe na três" referindo-se à SIC, quando na verdade nunca teve um 3 como ponto principal do logótipo. E de pensar que, quando a SIC ainda não nasceu nem tinha o símbolo à Globo, era "SIC" em azul e com uma espécie de quadrado alaranjado em cima do I, tinha como subtítulo "REDE 3 DE TELEVISÃO".

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não só o Fernando Mendes, até os comentadores de futebol e apresentadores de programas de informação o chamam assim. Nos últimos 15 anos, não ouvi ninguém na própria RTP a dizer "Canal 2/TV2 da RTP".

Canal 2 da RTP já ouvi algumas vezes nos jornais da RTP1 quando é para anunciar a transmissão de desporto.

Eu compreendia mais se a RTP1 se chamasse apenas RTP, poucas são as vezes em que se ouve dizer "RTP1", embora isto fosse um pouco incoerente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Canal 2 da RTP já ouvi algumas vezes nos jornais da RTP1 quando é para anunciar a transmissão de desporto.

Eu compreendia mais se a RTP1 se chamasse apenas RTP, poucas são as vezes em que se ouve dizer "RTP1", embora isto fosse um pouco incoerente.

Se a RTP 1 era a RTP (canal de televisão), das três uma:
a) detinha o monopólio em 2015
b) era canal único da RTP
c) fazia como a ABC e a SBS da Austrália, mantinha a definição generalista mas sem o 1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...