Jump to content

Religião


Ana Maria Peres

Posts Recomendados

há 1 hora, D23 disse:

Que palhaçada. Acabem já com as #JMJ2023. Não há condições mesmo.

#gaslightersdoBEM

Também tinha na SIC quando passou isso... a repórter até terminou logo ali a entrevista porque é de facto chocante e preocupante termos pessoas na nossa sociedade com este tipo de pensamento retrógrado, é o mesmo que dizer que num caso de abuso sexual os violadores não têm culpa e são as mulheres é que se põe a jeito para serem abusadas. 

 

Mas também não é correto estar a generalizar porque esse sujeito claramente não é representativo dos milhões de jovens que ali estão. 

Editado por Max30
  • Gosto 3
  • Obrigado 1
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 31 minutos, Max30 disse:

Também tinha na SIC quando passou isso... a repórter até terminou logo ali a entrevista porque é de facto chocante e preocupante termos pessoas na nossa sociedade com este tipo de pensamento retrógrado, é o mesmo que dizer que num caso de abuso sexual os violadores não têm culpa e são as mulheres é que se põe a jeito para serem abusadas. 

 

Mas também não é correto estar a generalizar porque esse sujeito claramente não é representativo dos milhões de jovens que ali estão. 

Pois não, os que estavam bebedos no cais do Sodré, o que estava a defecar na avenida da liberdade, o que estava a vomitar nos caixotes do lixo do metro, os que estavam a cantar cânticos homofóbicos é que são. 

Editado por D23
  • Gosto 1
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

26 minutes ago, Magazine said:

Interessante comportamento dos "cristãos" :mail:

De alguns "cristãos"

 

8 minutes ago, D23 said:

Pois não, os que estavam bebefos no cais do Sodré, o que estava a defecar na avenida da liberdade, o que estava a vomitar nos caixotes do lixo do metro, os que estavam a cantar cânticos homofóbicos é que são. 

E dos que estavam a ajudar milhares de pessoas e a levar as Jornadas a todos aqueles que não podem ir, os que estavam a ajudar velhotes e pessoas deficientes, passando tempo com eles? E os que estão há 3 anos a preparar as JMJ para que nada falhe? E os que fazem voluntariado diariamente? 

Realmente, é fácil apontar o dedo e reclamar. Quantos todos os dias não se embebam no Cais do Sodré? Quantos, em situação de emergência, não vomitam no metro? Quantos que também não são cristãos são homofóbicos? 

Por favor...

Editado por Diogo O.
  • Gosto 1
  • Obrigado 4
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, D23 disse:

Pois não, os que estavam bebefos no cais do Sodré, o que estava a defecar na avenida da liberdade, o que estava a vomitar nos caixotes do lixo do metro, os que estavam a cantar cânticos homofóbicos é que são. 

epá por favor desde que não chateiem ninguém, ou agora já se milita contra bebedeiras? :riso:

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, joanna disse:

epá por favor desde que não chateiem ninguém, ou agora já se milita contra bebedeiras? :riso:

A questão é que chatearam. Há vários moradores a queixarem -se que não conseguem dormir com o barulho. E são milhares de pessoas na cidade. 

há 1 hora, Cláudio. disse:

São episódios infelizes com acontece por todo o lado, gente que não sabe seuqer o que diz, mas uma pessoa não representa milhões de jovens que ali estão.

Dizer que as crianças são responsáveis pelos abusos, não é um episódio infeliz, é um crime grave. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 35 minutos, D23 disse:

A questão é que chatearam. Há vários moradores a queixarem -se que não conseguem dormir com o barulho. E são milhares de pessoas na cidade. 

Dizer que as crianças são responsáveis pelos abusos, não é um episódio infeliz, é um crime grave. 

Aí sim estão mal, mas tenho a certeza que os moradores infelizmente já aturaram barulheiras de todo o tipo de gente, não deve ser exclusivo de nenhuma religião ou de ateus/agnósticos.

Editado por joanna
  • Gosto 1
  • Obrigado 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, joanna disse:

Aí sim estão mal, mas tenho a certeza que os moradores infelizmente já aturaram barulheiras de todo o tipo de gente, não deve ser exclusivo de nenhuma religião ou de ateus/agnósticos.

Aí sim estão mal, mas tenho a certeza que os moradores infelizmente já aturaram barulheiras de todo o tipo de gente, não deve ser exclusivo de nenhuma religião ou de ateus/agnósticos.

O problema é a quantidade de pessoas desta vez. Lisboa não tem capacidade para tanta gente. E tantos dias. As pessoas estão a chegar ao seu limite.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, joanna disse:

Aí sim estão mal, mas tenho a certeza que os moradores infelizmente já aturaram barulheiras de todo o tipo de gente, não deve ser exclusivo de nenhuma religião ou de ateus/agnósticos.

Aí sim estão mal, mas tenho a certeza que os moradores infelizmente já aturaram barulheiras de todo o tipo de gente, não deve ser exclusivo de nenhuma religião ou de ateus/agnósticos.

Eu vivo no centro de Lisboa e sim, é verdade, Lisboa é insuportável o ano todo nomeadamente no Verão, ou quando há grandes festejos, tipo Benfica/Sporting no Marquês é a pior praga, excesso de concentração de turistas, excesso de álcool, grupos gigantes o verão todo, etc. Mas com a JMJ ficou ainda pior, mas há muita gente que também ficou em teletrabalho ou saiu de Lisboa porque já sabia, era inevitável.

Mas uma coisa tem piada: há muitos que se inscreveram nas jornadas, mesmo sendo católicos, para fazer turismo religioso e pela idade que têm e a viajar a baixo custo, só andam a fazer asneiras, entre sair à noite, bebedeiras. Mas só os iludidos acreditavam que os jovens viriam passar uma semana rezar o terço 24/7, é óbvio que não. 

  • Gosto 8
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grupo de jovens conservadores invade missa organizada por comunidade LGBT em Lisboa

Estas JMJ estão a revelar-se um prato cheio. Agora foram católicos de uma fação ultra-conservadora, que foram invadir uma missa que estava a ser administrada a pessoas LGBTQIA+. Que é o oposto da mensagem que o papa Francisco tentou transmitir. 

O fundador do movimento ultra-conservador (Rafael da Silva) tem 20 e poucos anos. Preocupante.

 

 

  • Triste 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, D91 disse:

 

Até agora não tinha manifestado aqui a minha opinião sobre a realização das JMJ em Portugal. Considero-me Cristão não católico porque esta igreja simplesmente me ignora, embora este Papa tenha tido gestos de aceitação, tolerância e de aproximação a uma comunidade à qual também pertenço.

Estas 3 notícias são o exemplo do que está mal na Igreja Católica, onde quando mesmo o Pontífice faz chamamentos à inclusão de TODXS vêm estes energúmenos com a intolerância, o ódio e tudo mais.

Essa é a parte da Igreja que me fez afastar dela: uma beatice pegada, ódio e não aceitação do outro.

Preocupante em particular é isto ter sido tudo perpetrado por jovens seguramente mais novos que eu...

PS: Ah... e já agora, quando falarem de fanáticos religiosos espero que incluam também esse Rafael da Silva. O fanatismo religioso não são apenas os islâmicos.

há 34 minutos, D23 disse:

Grupo de jovens conservadores invade missa organizada por comunidade LGBT em Lisboa

Estas JMJ estão a revelar-se um prato cheio. Agora foram católicos de uma fação ultra-conservadora, que foram invadir uma missa que estava a ser administrada a pessoas LGBTQIA+. Que é o oposto da mensagem que o papa Francisco tentou transmitir. 

O fundador do movimento ultra-conservador (Rafael da Silva) tem 20 e poucos anos. Preocupante.

 

 

 

há 15 horas, D23 disse:

Que palhaçada. Acabem já com as #JMJ2023. Não há condições mesmo.

#gaslightersdoBEM

 

Editado por thass_hot
  • Gosto 3
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, D23 said:

Grupo de jovens conservadores invade missa organizada por comunidade LGBT em Lisboa

Estas JMJ estão a revelar-se um prato cheio. Agora foram católicos de uma fação ultra-conservadora, que foram invadir uma missa que estava a ser administrada a pessoas LGBTQIA+. Que é o oposto da mensagem que o papa Francisco tentou transmitir. 

O fundador do movimento ultra-conservador (Rafael da Silva) tem 20 e poucos anos. Preocupante.

 

 

Mas que JMJ? Alguns jovens da JMJ, como existem em todo o lado ultraconservadores católicos.

Em vez de elogiarem o facto de criarem uma Missa LGBT e o papa dizer que todos são bem-vindos, estão sempre dispostos a criticar.

Qualquer dia isto vira uma seita contra as JMJ. Que perseguição. Mas deixem estar que isto é um evento irrepetível, infelizmente. 

Editado por Diogo O.
  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 38 minutos, thass_hot disse:

Até agora não tinha manifestado aqui a minha opinião sobre a realização das JMJ em Portugal. Considero-me Cristão não católico porque esta igreja simplesmente me ignora, embora este Papa tenha tido gestos de aceitação, tolerância e de aproximação a uma comunidade à qual também pertenço.

Estas 3 notícias são o exemplo do que está mal na Igreja Católica, onde quando mesmo o Pontífice faz chamamentos à inclusão de TODXS vêm estes energúmenos com a intolerância, o ódio e tudo mais.

Essa é a parte da Igreja que me fez afastar dela: uma beatice pegada, ódio e não aceitação do outro.

Preocupante em particular é isto ter sido tudo perpetrado por jovens seguramente mais novos que eu...

PS: Ah... e já agora, quando falarem de fanáticos religiosos espero que incluam também esse Rafael da Silva. O fanatismo religioso não são apenas os islâmicos.

Às vezes, eu acho que, pelo menos no fundo, os ultra-conservadores cristãos dariam as boas-vindas a uma invasão islâmica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As claques do Benfica são uns meninos ao pé destes moços :apaga: Uma boa oportunidade para alguns andarem nos apalpanços :mosking:

Não querendo fazer juízos de valor, acho que esses grupos são na sua maioria estrangeiros, os portugueses que tenho visto têm tido comportamentos mais civilizados. 

Eu tenho acompanhado pela emissão Live da JMJ no Youtube e é uma diferença enorme em relação às emissões televisivas completamente centradas no Papa e com pouquíssimas reportagens sobre o resto dos eventos da JMJ. Por exemplo hoje está a decorrer uma missa na belíssima Igreja de São Domingos em Lisboa e está completamente cheia de jovens, o mesmo na Igreja de Nª Srª de Fátima.

  • Gosto 4
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, JM26 disse:

As claques do Benfica são uns meninos ao pé destes moços :apaga: Uma boa oportunidade para alguns andarem nos apalpanços :mosking:

Não querendo fazer juízos de valor, acho que esses grupos são na sua maioria estrangeiros, os portugueses que tenho visto têm tido comportamentos mais civilizados. 

Eu tenho acompanhado pela emissão Live da JMJ no Youtube e é uma diferença enorme em relação às emissões televisivas completamente centradas no Papa e com pouquíssimas reportagens sobre o resto dos eventos da JMJ. Por exemplo hoje está a decorrer uma missa na belíssima Igreja de São Domingos em Lisboa e está completamente cheia de jovens, o mesmo na Igreja de Nª Srª de Fátima.

Infelizmente aqui no Brasil não está a transmitir por canais católicos. Hoje decidi assistir pelo Youtube. Não acompanhei fielmente, mas, pelo menos a Via Sacra está belíssima. Me recordo da JMJ do Rio de Janeiro e me trás uma alegria imensa de poder acompanhar este evento agora em Lisboa. 

  • Gosto 3
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que certos discursos contra as JMJ já roçam a uma mistura de intolerância religiosa - sim, porque ela também existe contra católicos :suspeito:- com uma espécie de promoção pessoal nas redes sociais. 

Digo isto tendo 0 afinidade com a Igreja e muito menos com o evento por usar dinheiros públicos e por varrer para debaixo do tapete os abusos sexuais, mas é bastante incomodativo certas coisas que tenho visto no Twitter. É que dá para criticar a porcaria que lá se passa sem recorrer a argumentos baixos ou instrumentalizar tudo e mais alguma coisa.

Editado por Fernando
  • Gosto 8
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu percebo as críticas a JMJ mas ver a alegria de milhares de peregrinos, ouvir o testemunho de alguns que tiveram de batalhar muito para ali chegar, ver as imagens de pessoas visivelmente emocionadas é algo que mexe com uma pessoa, crente ou nao crente. É emocionante. É a Humanidade. 

Editado por JM26
  • Gosto 4
  • Adoro 1
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou católico praticamente. Acho que este evento é fundamental para igreja e marketing desta. Sem os jovens, praticamente seus preceitos acabam e até a sua cultura oriunda de festividades religiosas também, por exemplo, festividades de São João, as festas juninas no Brasil. Principalmente em países que eram extremamente católicos. Brasil mesmo há uma transformação de fiéis de igrejas protestantes neo pentecostais que está a rivalizar com a católica. Daqui algumas décadas as igrejas protestantes serão no Brasil a maioria. A europa que era o centro das religiões cristãs, vê seus jovens fiéis esvaziando igrejas e a islâmica sendo em suma de povos imigrantes (caso da França) tomar territórios que hoje eram as igrejas católicas, ortodoxas e protestantes serem as que os povos seguiam. Ao contrário da europa, o protestantismo e a fé cristã é o que dita a cultura em países americanos e latinos. A igreja precisa deste "marketing" para sobreviver. Sim, os escândalos envolvendo atos sexuais, pedófila é o que mancha a igreja. Acho abominável estes crimes, a igreja teria que barrar padres com este estímulo psicológico doentio que existe em homens assim. A igreja é humana. Creio que o homem precisa de um guia para acreditar, não importa a fé que professa. O homem precisa deste estímulo de uma divindade para acreditar, senão não vive. Digo isso por ser brasileiro e latino, minha realidade. A fé no Brasil é tão grande que em pesquisas sobre povos que tem sua religião como seu principal ponto de vista, o Brasil está em primeiro lugar. Não estou a defender a igreja, mas, do seu ponto de vista. Cada dia mais a religião católica está a perder seus fiéis, se não acontecer estes eventos a cada dois anos, esta tradição de seguir a fé católica se perde. 

Editado por DanielNunes
  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou ateu e acredito que a religião organizada é a origem da maioria dos males da história da humanidade. E vivo no centro de Lisboa há tempo suficiente para perceber que ser lisboeta é reclamar sempre de todos os defeitos e mais alguns desta cidade, mas ser incapaz de abandonar Lisboa. 

Dito tudo isto, a minha perspetiva é totalmente favorável a esta JMJ. A cidade está linda, está feliz, cheia de cor e animação, como nunca se viu. Há um ambiente positivo. Nunca fui contra a JMJ. A única questão que se poderia levantar, a dos dinheiros públicos, é para mim muito fácil de resolver - a partir do momento que se investe 1 e se recebe 3, qualquer questão económica cai por terra; portanto, para mim, essa discussão é puramente ideológica, não é racional. É legítimo. Mas estou curioso para saber a reação do Twitter ao dinheiro do erário público investido no Europride 2025 - cá estarei para ver :mosking: 

E sim, até do Palco no Parque Tejo eu gosto! Sempre achei que Lisboa tem um problema crónico de falta de grandes espaços verdes, como se veem nas outras capitais europeias. E mesmo espaços para grandes eventos ao ar livre há falta em Lisboa. Até o Porto tem o Parque da Cidade e nós aqui temos de nos contentar com a Gulbenkian. :ph34r: Portanto, acredito que o palco de milhões pode e vai ser reutilizado no futuro.

Em relação aos comentários que dizem que a cidade está caótica, só quero dizer que estive cá a semana toda e, fora os momentos dos grandes eventos e a dispersão posterior, a Lisboa habitacional e profissional esteve deserta :haha: Toda a gente fugiu, uns por ser agosto, outros por estarem em teletrabalho, o que me permitiu andar tranquilamente em supermercados e outros serviços, tipo bancos, como provavelmente noutras alturas não teria oportunidade. :clap:

Não vou comentar a questão da mobilidade, porque obviamente existiria sempre, em qualquer cidade do mundo, constrangimentos, e mais ainda quando Lisboa tem problemas nesse campo o ano todo; mas da minha perspetiva, parece-me que o evento está bem organizado, não vi nada escandaloso, porque a cidade preparou-se. 

Nem sei se isto é off-topic, mas enfim :ph34r:

Editado por _Daniel_
  • Gosto 6
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...