Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe os 10 finalistas da Semifinal 2 ×

Religião


Ana Maria Peres

Posts Recomendados

há 8 minutos, SorNunz disse:

Da Meloni só surpreende ter andado tão quieta no início. Ela é extrema-direita.

Obvio. Pois ela ia atacar os gays e as lésbicas de alguma forma, era uma questão de tempo,

A extrema-direita está a crescer em toda a Europa, é uma questão de tempo até mais Melonis estarem à frente de mais países, e os gays terem cada vez mais os direitos retirados.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, SorNunz disse:

Eu compreendo quem odeia a Igreja Católica, eu mesmo não me identifico com ela, apesar de ser crente. A Bíblia é uma grande ficção e a Igreja uma "multinacional" como já ouvi dizer, um grande negócio. Mas a mensagem do Papa (seja marketing ou não) é transversal a todos nós e devíamos escutar o que ele diz. Este homem é um murro no conservadorismo da instituição e ver tantas pessoas diferentes unidas na crença e na esperança de um amanhã melhor sem divisões ou separatismos é incrível. Eu retenho principalmente a mensagem dele de não termos medo e sermos inquietos. Essas palavras parecem ser dirigidas a cada uma dessas pessoas. Todos temos inseguranças e medo de arriscar, e as palavras daquele homem, mesmo sem estar ali presente, amaciaram-me o espírito.

É claramente marketing. É uma tentativa falhada da Igreja, de aproximar os jovens da mesma. Mas depois destas jornadas, as idas À missa vão continuar em declínio e as vocações para padre, vão continuar a estar em crise. Este Papa tentou no último sínodo, mas foi em vão (a maioria dos cardeais e bispos votaram contra as suas ideias). As palavras dele não servem para mudar nada. Deu para ver ao longo do evento que quem era intolerante para com minorias, continuou a sê-lo. A mensagem caiu em saco roto. 

Editado por D23
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, D23 disse:

É claramente marketing. É uma tentativa falhada da Igreja, de aproximar os jovens da mesma. Mas depois destas jornadas, as idas À missa vão continuar em declínio e as vocações para padre, vão continuar a estar em crise. Este Papa tentou no último sínodo, mas foi em vão. As palavras dele não servem para mudar nada. Deu para ver ao longo do evento que quem era intolerante para com minorias, continuou a sê-lo. A mensagem caiu em saco roto. 

Os jovens que foram lá ouvi-lo já estavam próximos à igreja, caso contrário não iriam.

Independentemente da intenção, as mensagens estão a ser comentadas em todo o lado pelas pessoas (o que, obviamente, não significa que passem a ir à missa).

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 minutes ago, D23 said:

É claramente marketing. É uma tentativa falhada da Igreja, de aproximar os jovens da mesma. Mas depois destas jornadas, as idas À missa vão continuar em declínio e as vocações para padre, vão continuar a estar em crise. Este Papa tentou no último sínodo, mas foi em vão (a maioria dos cardeais e bispos votaram contra as suas ideias). As palavras dele não servem para mudar nada. Deu para ver ao longo do evento que quem era intolerante para com minorias, continuou a sê-lo. A mensagem caiu em saco roto. 

Não acho nada. O Papa Francisco parece-me ser mesmo uma pessoa super simples e quer levar para dentro da igreja todos e revitalizá-la. Não é uma tentativa de marketing. Também não acho que aquilo que o Papa fez "foi em vão": aproximou muitos jovens da igreja, reconheceu alguns direitos da comunidade LGBT dentro desta (obviamente que nem tudo é possível, porque a Igreja não depende só dele). E também não acho que a mensagem tenha caído em "saco roto": a mim e a milhões de pessoas tocou de alguma forma.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, SorNunz disse:

Os jovens que foram lá ouvi-lo já estavam próximos à igreja, caso contrário não iriam.

Independentemente da intenção, as mensagens estão a ser comentadas em todo o lado pelas pessoas (o que, obviamente, não significa que passem a ir à missa).

os jovens foram a um festival. agora, isso não resulta em nada para resolver os problemas graves que a ICAR está a atravessar. a falta de vocações, a iminente quebra de receitas, porque as doações provém de fiéis doarem dinheiro nas missas, etc. 

A mensagem do papa é um ótimo golpe de marketing, mas não vai resultar em mudar nada. vai ficar tudo na mesma ou pior. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, D23 disse:

os jovens foram a um festival. agora, isso não resulta em nada para resolver os problemas graves que a ICAR está a atravessar. a falta de vocações, a iminente quebra de receitas, porque as doações provém de fiéis doarem dinheiro nas missas, etc. 

A mensagem do papa é um ótimo golpe de marketing, mas não vai resultar em mudar nada. vai ficar tudo na mesma ou pior. 

Os jovens estão próximos da igreja, aliás, cada vez mais. E isso vê-se bem na quantidade de grupos de jovens em Fátima pelas épocas fortes do santuário.

  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, D23 disse:

os jovens foram a um festival. agora, isso não resulta em nada para resolver os problemas graves que a ICAR está a atravessar. a falta de vocações, a iminente quebra de receitas, porque as doações provém de fiéis doarem dinheiro nas missas, etc. 

A mensagem do papa é um ótimo golpe de marketing, mas não vai resultar em mudar nada. vai ficar tudo na mesma ou pior. 

Obviamente que hoje em dia, com as pessoas esclarecidas como estão (e com poucos recursos), não vão dar dinheiro às missas. Na minha terra natal (já envelhecida) mal dá para pagar ao padre e o que têm guardado é para obras. Não sei qual foi a intenção do papa, mas está no caminho correto. Transformar a igreja num lugar para todos e sem as restrições ridículas que todos conhecem.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para os que disseram que não era o maior evento de sempre em Portugal, a Vigília e a Missa de Envio foi sim o maior evento de um único dia em Portugal, com mais de 1 milhão e meio de pessoas no Parque Tejo.

On 8/5/2023 at 5:09 PM, D23 said:

O retorno será obviamente visível. Esses comerciantes certamente não se inscreveram na Rede de Restauração das JMJ. Caso contrário, tinham tido boas vendas com os peregrinos a ir buscar as suas refeições já pagas (os peregrinos pagaram cerca de 230€ com a alimentação toda incluída, assim como transportes públicos - que ao contrário do que muitos disseram que era grátis). 

A polémica à volta de usarem um bilhete e passarem dois é ridícula. Todos os pacotes das JMJ têm bilhete de transportes PAGO! Passaram dois com um bilhete para poupar tempo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, SorNunz disse:

Obviamente que hoje em dia, com as pessoas esclarecidas como estão (e com poucos recursos), não vão dar dinheiro às missas. Na minha terra natal (já envelhecida) mal dá para pagar ao padre e o que têm guardado é para obras. Não sei qual foi a intenção do papa, mas está no caminho correto. Transformar a igreja num lugar para todos e sem as restrições ridículas que todos conhecem.

Óbvio. Na minha aldeia, quando era obrigado a ir à missa pelo meu pai (fui até aos 14 anos), a igreja estava cheia.

Agora, se estiverem 10 pessoas na missa, é muito. A maioria 65+. 

O padre tentou fazer um peditório e quase ninguém deu dinheiro. 

E essa é a principal preocupação da Igreja, que só vai ficar resolvida se a Igreja mudar verdadeiramente, e promover práticas verdadeiramente inclusivas. 

O Vaticano está em crise, já se escreveram inúmeros livros e já se fizeram imensos documentários obre esse assunto. Não há como negá-lo. 

 

Editado por D23
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As pessoas gostam da igreja para eventos, para jornadas, peregrinações, casamentos... Agora ir à missa ao domingo é chato, e o jovem não tem paciência para essa rotina semanal.

Eu acredito em Deus, mas ele que me perdoe, a missa é chata. Sempre a rezar o mesmo, a velhas a esganifar-se nos cânticos, sempre a repetir as mesmas ladainhas, não se pode falar, não se pode conviver, não se pode nada, é chata lamento. 

  • Gosto 2
  • Obrigado 2
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, Cláudio. disse:

Os jovens estão próximos da igreja, aliás, cada vez mais. E isso vê-se bem na quantidade de grupos de jovens em Fátima pelas épocas fortes do santuário.

Isso não é o mesmo que irem à missa todos os domingos e depositarem aquele dinheiro que o Vaticano estava habituado a receber antigamente, todas as semanas. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 33 minutos, D23 disse:

É claramente marketing. É uma tentativa falhada da Igreja, de aproximar os jovens da mesma. Mas depois destas jornadas, as idas À missa vão continuar em declínio e as vocações para padre, vão continuar a estar em crise. Este Papa tentou no último sínodo, mas foi em vão (a maioria dos cardeais e bispos votaram contra as suas ideias). As palavras dele não servem para mudar nada. Deu para ver ao longo do evento que quem era intolerante para com minorias, continuou a sê-lo. A mensagem caiu em saco roto. 

Concordo em certa parte que haja algum marketing nas JMJ, aliás a própria eleição de Francisco foi de certa forma uma estratégia de marketing e uma necessidade da igreja de se afastar de um certo conservadorismo de Bento XVI que estava a afastar bastantes crentes das igrejas e a ter efeito no IOR. Precisavam de alguém que marcasse uma disrupção na Igreja, que fosse empático e carismático, que marcasse a diferença pela sua própria origem (de fora da Europa, o 1º papa jesuíta, etc). 

Em relação à mensagem e ao efeito positivo da JMJ na Igreja e na Sociedade, é preciso não esquecer as diferentes realidades um pouco por todo o mundo (tanto temos países em que os cristãos são perseguidos e discriminados, como outros em que muitos cristãos perseguem e discriminam outros grupos minoritários). É esse o principal desafio de uma igreja universal como a Igreja Católica Romana. A própria igreja deverá ser a primeira a apostar nessa mudança, assumindo os seus próprios erros.

 

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aparentemente isto é como ficou o parque tejo :confusa_julia:

mw-720

mw-720

https://sicnoticias.pt/especiais/jmj/2023-08-07-Operacao-de-limpeza-e-desmontagem-no-Parque-Tejo-concluida-hoje-934cd5c1

A igreja é de todos menos no dia seguinte quando for pra limpar :confusa_maria:

Dava para a HBO vir gravar a 2ª temporada do Last of Us num instantinho.

  • Haha 3
  • Triste 8
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Magazine disse:

Aparentemente isto é como ficou o parque tejo :confusa_julia:

mw-720

mw-720

https://sicnoticias.pt/especiais/jmj/2023-08-07-Operacao-de-limpeza-e-desmontagem-no-Parque-Tejo-concluida-hoje-934cd5c1

A igreja é de todos menos no dia seguinte quando for pra limpar :confusa_maria:

Dava para a HBO vir gravar a 2ª temporada do Last of Us num instantinho.

Cada país com o Fyre Festival que merece :triste_teresa:

  • Haha 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Magazine disse:

Aparentemente isto é como ficou o parque tejo :confusa_julia:

mw-720

mw-720

https://sicnoticias.pt/especiais/jmj/2023-08-07-Operacao-de-limpeza-e-desmontagem-no-Parque-Tejo-concluida-hoje-934cd5c1

A igreja é de todos menos no dia seguinte quando for pra limpar :confusa_maria:

Dava para a HBO vir gravar a 2ª temporada do Last of Us num instantinho.

Isto é que é amar o próximo! :adoro_jj:

  • Obrigado 1
  • Haha 2
  • Triste 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Magazine disse:

Aparentemente isto é como ficou o parque tejo :confusa_julia:

mw-720

mw-720

https://sicnoticias.pt/especiais/jmj/2023-08-07-Operacao-de-limpeza-e-desmontagem-no-Parque-Tejo-concluida-hoje-934cd5c1

A igreja é de todos menos no dia seguinte quando for pra limpar :confusa_maria:

Dava para a HBO vir gravar a 2ª temporada do Last of Us num instantinho.

Onde estão os voluntários da JMJ? Pois é, agora quero ver o que vão comentar. Isto é vergonhoso! 

  • Obrigado 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 hours ago, Afonso said:

Onde estão os voluntários da JMJ? Pois é, agora quero ver o que vão comentar. Isto é vergonhoso! 

O Parque Tejo foi limpo aos poucos. Ainda no domingo, parte da limpeza começou a ser feita. Essas imagens devem ser pouco depois da missa de envio. Lembrem-se que o parque é enorme e por isso, demorou algum tempo a limpar. A maioria dos voluntários - que são paroquais - vai limpar os pavilhões e recintos das escolas onde pernoitaram os peregrinos. Os restantes foram chamados para limpar o Parque Tejo, em conjunto com as equipas de limpeza.

A organização da JMJ teve uma boa ideia - colocar os alimentos do kit de alimentação entregue no sábado que não gostávamos em caixas verdes disponíveis em todos os setores. Podíamos, assim, trocar esses alimentos por outros disponíveis nas caixas.

Culpabilizar os voluntários é muito fácil, quando estes tiveram imenso trabalho na preparação das JMJ - que segundo o Papa foi "a mais bem preparada de sempre" e estão mais do que exaustos. O facto é que os voluntários desempenharam um papel fundamental com o Gesto Missionário (onde levaram as JMJ a quem não podia comparecer), na ajuda médica (impedindo que os hospitais ficassem cheios), na entrega dos kits de alimentação, na recepção dos peregrinos, nos pequeno-almoços dos peregrinos. Até para coisas fora do meu turno foi chamado. 

Editado por Diogo O.
  • Gosto 4
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, Magazine disse:

Aparentemente isto é como ficou o parque tejo :confusa_julia:

mw-720

mw-720

https://sicnoticias.pt/especiais/jmj/2023-08-07-Operacao-de-limpeza-e-desmontagem-no-Parque-Tejo-concluida-hoje-934cd5c1

A igreja é de todos menos no dia seguinte quando for pra limpar :confusa_maria:

Dava para a HBO vir gravar a 2ª temporada do Last of Us num instantinho.

Triste, mas expectável. Ainda pior que o lixo (que já deverá ter sido recolhido) é o desperdício alimentar que já deram conta em algumas reportagens. É triste ver a quantidade de comida a ir para o lixo, acho que faltou alguma organização para isso. Porque não criaram uma tenda refrigerada do Banco Alimentar Contra a Fome e/ou outras organizações para recolher o que os peregrinos não queriam desde o início das operações do Parque Tejo?

Mesmo as coisas que ficaram nas caixas verdes de recolha provavelmente muitas estarão danificadas ou foram deixadas a temperaturas elevadas durante várias horas.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minute ago, JM26 said:

Triste, mas expectável. Ainda pior que o lixo (que já deverá ter sido recolhido) é o desperdício alimentar que já deram conta em algumas reportagens. É triste ver a quantidade de comida a ir para o lixo, acho que faltou alguma organização para isso. Porque não criaram uma tenda refrigerada do Banco Alimentar Contra a Fome e/ou outras organizações para recolher o que os peregrinos não queriam desde o início das operações do Parque Tejo?

Mesmo as coisas que ficaram nas caixas verdes de recolha provavelmente muitas estarão danificadas ou foram deixadas a temperaturas elevadas durante várias horas.

Sim, a COL devia ter pensado nisso, mas eram tantas preocupações que essa ficou um bocadinho esquecida. As coisas dadas (tirando o leite) não devem ter grandes problemas em ultrapassar o calor que se sentiu.

Continuo a adorar as reações de Riso do @D23. Tem cá uma piada... 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JM26 disse:

Triste, mas expectável. Ainda pior que o lixo (que já deverá ter sido recolhido) é o desperdício alimentar que já deram conta em algumas reportagens. É triste ver a quantidade de comida a ir para o lixo, acho que faltou alguma organização para isso. Porque não criaram uma tenda refrigerada do Banco Alimentar Contra a Fome e/ou outras organizações para recolher o que os peregrinos não queriam desde o início das operações do Parque Tejo?

Mesmo as coisas que ficaram nas caixas verdes de recolha provavelmente muitas estarão danificadas ou foram deixadas a temperaturas elevadas durante várias horas.

Tanto milhaoemajustes diretos e não pensaram em soluções dessas. É mesmo de uma incompetência. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Diogo O. disse:

Culpabilizar os voluntários é muito fácil, quando estes tiveram imenso trabalho na preparação das JMJ - que segundo o Papa foi "a mais bem preparada de sempre" e estão mais do que exaustos. O facto é que os voluntários desempenharam um papel fundamental com o Gesto Missionário (onde levaram as JMJ a quem não podia comparecer), na ajuda médica (impedindo que os hospitais ficassem cheios), na entrega dos kits de alimentação, na recepção dos peregrinos, nos pequeno-almoços dos peregrinos. Até para coisas fora do meu turno foi chamado. 

Não culpabilizei os voluntários com o meu comentário. Mas se estão a limpar, como dizes, fico mais aliviado. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, D23 said:

Tanto milhaoemajustes diretos e não pensaram em soluções dessas. É mesmo de uma incompetência. 

Uma incompetência enorme, então não?! Nunca erraste na vida? Podiam ter pensado noutra solução, é verdade. Mas neste tipo de eventos é normal haver erros destes. E eu sei que é inadmissível, mas a maioria deve ser aproveitada - tirando o leite, obviamente. Na minha paróquia, os nossos peregrinos também deixaram imensa comida. Demos tudo à Santa Casa da Misericórdia. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...