Jump to content

Religião


Ana Maria Peres

Posts Recomendados

há 18 minutos, Diogo O. disse:

Eu sou voluntário e o kit tem 4 t-shirts, uma mochila, um terço, uma garrafa de água, um chapéu, o transporte (que ao contrário do que diz não é de graça, todos nós pagamos), seguro e alimentação para o dia da Vigília e Missa de Envio (jantar, almoço e pequeno-almoço). Pode parecer caro, mas com os inúmeros descontos que já tive no Teleférico (poupei 6€), no Oceanário (poupei 15€) e na Starbucks (uma bebida + bolacha a 3€) compensa. Já para não falar dos transportes ilimitados, que não são de graça. Temos um passe para os dias todos, que pagamos (obviamente, cok alguém desconto).

Eu fui rever a publicação da OM - Região Sul, que foi onde vi isso, para ver se tinha as cenas que coloquei a negrito, porque lembro-me de ter lido que o kit tinha uma mochila, uma t-shirt e água... Chapéu e terço não tenho a certeza, mas transporte e alimentação é que não me lembrava de todo. Chego lá e afinal só refere o seguro, o que é estranho... Devo ter visto noutra publicação partilhada por algum colega. :dontknow:

há 2 minutos, JDaman disse:

Starbucks, esse magnífico comércio local e 300% cristão...

Venha de lá esse retorno para os portugueses e para os lisboetas que estão a pagar balúrdios em Ubers e táxis, porque os transportes que usam estão todos entupidos para para que se possa continuar a propagar obscurantismo em gerações mais novas. Acho bem! Espero que quando a Igreja do Monstro do Esparguete Voador fizer a sua JMJ por cá que também se dê descontos para passes e se venda kits de voluntários com descontos no Italian Republic ou no restaurante do IKEA.

Por acaso, isso eu tenho as minhas dúvidas que esteja a acontecer, porque ainda que seja verdade que haja filas terríveis para os transportes públicos, um colega que foi à manifestação da FNAM disse-me que Lisboa está mais vazia do que ao fim de semana. Disse também que os lisboetas também estavam admirados com a situação. :mosking:

Céus, o Presidente praticamente abanou o Papa quando o cumprimentou. :rofl: Alguém devia fazer um gif do momento. @Magazine

  • Haha 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu enquanto cristão/católico fico naturalmente satisfeito e feliz por ver o meu país a acolher um evento tão simbólico como as Jornadas Mundiais da Juventude!

Reconheço no entanto a legitimidade de muitas das críticas que têm sido feitas. Estas JMJ têm estado envoltas em grande polémica, nomeadamente derivado à verba considerável que a câmara de Lisboa investiu no evento numa cidade em que os vencimentos nem sequer chegam para fazer face a um mercado de arrendamento cada vez mais asfixiante, sobretudo para os jovens.

Contudo, e entrando agora num raciocínio estritamente secular, também convém realçar que um evento como este dá sempre um boost à economia de qualquer país. Nesse aspecto acho que só temos todos a ganhar.

  • Gosto 4
  • Obrigado 3
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os dirigentes da Igreja preferem mil vezes que os portugueses estejam a discutir o orçamento público para a JMJ do que a falar dos abusos sexuais que estão a ser descobertos, feitos por parte de centenas/milhares de padres pedófilos ao longo dos anos. O próprio Papa Francisco, embora tenha um discurso duro, também passou muitos anos a encobrir e a branquear, se não o tivesse feito chegaria a Papa!? Enfim, é um alívio para os Américos Aguiar's/Clemente's que o foco de contestação seja o dinheiro público das Jornadas, para passar pano à polémica do ano. Ainda hoje ouvi na tv que lamentavam que a comissão independente tivesse divulgado os dados este ano, podia ter sido em 2019 para não perturbar este evento... só para verem como esta gente continua a branquear e a desvalorizar estas vítimas.

https://expresso.pt/sociedade/jornada-mundial-da-juventude/2023-08-02-O-trauma-de-um-menor-torturado-nao-prescreve-e-eterno.-Se-o-Papa-ficar-em-silencio-sobre-os-abusos-sexuais-na-Igreja-sera-um-escandalo-c9b19ec1?utm_term=Autofeed&utm_medium=Social&utm_source=Facebook&fbclid=IwAR2c7fYCbBTqjJ8GDEzK2npJJLwF_Zt1HCDxmk-ec2A68no0WyQ92Z1HDzM#Echobox=1690983046

“O trauma de um menor torturado não prescreve, é eterno. Se o Papa ficar em silêncio sobre os abusos sexuais na Igreja será um escândalo”

António Grosso, fundador da associação “Coração Silenciado”, critica com aspereza o facto do programa da Jornada Mundial da Juventude “não ter uma linha” sobre o tema mais falado nos últimos meses: o dos abusos sexuais dos padres portugueses. No encontro entre doze vítimas e o Papa, que terá lugar entre hoje e amanhã, será entregue um dossier com vinte páginas que descreve três casos na primeira pessoa e critica duramente o “desprezo” dos bispos portugueses sobre a conclusão do relatório da Comissão Independente que concluiu ter havido mais de 4800 casos

Editado por Patiño
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Liliana Campos calada era poeta. O nosso sistema nacional de saúde é uma vergonha. Não há dinheiro para nada, mas milagrosamente apareceu 'cash' para um evento religioso. Pois, cá, fico à espera do retorno financeiro que isto terá. É tudo para inglês ver... 

E esse dinheiro do Estado que vocês tanto falam acham que vem de que fonte? Dos contribuintes, ora. 

  • Gosto 5
  • Adoro 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Patiño disse:

Os dirigentes da Igreja preferem mil vezes que os portugueses estejam a discutir o orçamento público para a JMJ do que a falar dos abusos sexuais que estão a ser descobertos, feitos por parte de centenas/milhares de padres pedófilos ao longo dos anos. O próprio Papa Francisco, embora tenha um discurso duro, também passou muitos anos a encobrir e a branquear, se não o tivesse feito chegaria a Papa!? Enfim, é um alívio para os Américos Aguiar's/Clemente's que o foco de contestação seja o dinheiro público das Jornadas, para passar pano à polémica do ano. Ainda hoje ouvi na tv que lamentavam que a comissão independente tivesse divulgado os dados este ano, podia ter sido em 2019 para não perturbar este evento... só para verem como esta gente continua a branquear e a desvalorizar estas vítimas.

https://expresso.pt/sociedade/jornada-mundial-da-juventude/2023-08-02-O-trauma-de-um-menor-torturado-nao-prescreve-e-eterno.-Se-o-Papa-ficar-em-silencio-sobre-os-abusos-sexuais-na-Igreja-sera-um-escandalo-c9b19ec1?utm_term=Autofeed&utm_medium=Social&utm_source=Facebook&fbclid=IwAR2c7fYCbBTqjJ8GDEzK2npJJLwF_Zt1HCDxmk-ec2A68no0WyQ92Z1HDzM#Echobox=1690983046

“O trauma de um menor torturado não prescreve, é eterno. Se o Papa ficar em silêncio sobre os abusos sexuais na Igreja será um escândalo”

António Grosso, fundador da associação “Coração Silenciado”, critica com aspereza o facto do programa da Jornada Mundial da Juventude “não ter uma linha” sobre o tema mais falado nos últimos meses: o dos abusos sexuais dos padres portugueses. No encontro entre doze vítimas e o Papa, que terá lugar entre hoje e amanhã, será entregue um dossier com vinte páginas que descreve três casos na primeira pessoa e critica duramente o “desprezo” dos bispos portugueses sobre a conclusão do relatório da Comissão Independente que concluiu ter havido mais de 4800 casos

 Para ser sincero, nem acho que a questão do financiamento da JMJ esteja a silenciar a questão dos abusos. Se tanto, acho que até está a exacerbar a presença do tema, desde os cartazes auto-financiados até a iniciativas populares de fazer as janelas e cada parede de casa o seu próprio outdoor. Acabou por ajudar a trazer o tema de volta à praça pública, porque ninguém entende como é que no mesmo ano em que se "pegou o touro pelos cornos" tem-se o Estado a financiar um evento de uma organização que encobriu práticas hediondas durante anos.

há 11 horas, Luís Dias disse:

Contudo, e entrando agora num raciocínio estritamente secular, também convém realçar que um evento como este dá sempre um boost à economia de qualquer país. Nesse aspecto acho que só temos todos a ganhar.

Este aspecto é bastante discutível, porque Lisboa já é uma cidade com bastante turismo e quase a rebentar pelas costuras. Se tanto, pode é ter afugentado turistas da cidade, o que pode ser pior para negócios mais dependentes do mesmo.

Aliás, para dar um exemplo secular temos Paris. Paris tem imenso turismo, mas (ironicamente) acabou por sofrer uma redução no número de turistas durante o Mundial de Futebol de 1998 porque a realização do evento por lá e possível confusão à volta do mesmo afugentou turistas que numa situação normal teriam já viagem e avião marcados com meses de antecedência. Na questão estritamente económica, Paris não saiu grande beneficiada com o Mundial.

Editado por JDaman
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Henrique Raposo diz:

"Então a mistura cosmopolita de povos e o ambientalismo já não prestam se estivermos a falar de um evento católico?"

Eu faço a mesma pergunta a tal senhor:
"Então a mistura cosmopolita de povos e o ambientalismo já não prestam se estivermos a falar de um evento que não seja católico?"

É que ele escreve artigos de teor de extrema-direita há vários anos, com os típicos laivos de xenofobia e negação das alterações climáticas. Ao menos abriu uma exceção para a JMJ. :maquinadaverdade:

Editado por Patiño
  • Gosto 1
  • Obrigado 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Patiño disse:

O Henrique Raposo diz:

"Então a mistura cosmopolita de povos e o ambientalismo já não prestam se estivermos a falar de um evento católico?"

Eu faço a mesma pergunta a tal senhor:
"Então a mistura cosmopolita de povos e o ambientalismo já não prestam se estivermos a falar de um evento que não seja católico?"

É que ele tido artigos de teor de extrema-direita, com os típicos laivos de xenofobia e negação das alterações climáticas. Ao menos abriu uma exceção para a JMJ. :maquinadaverdade:

Gosto também do whataboutism com a questão da TAP, como se fossem a mesma coisa. E mesmo assim, se eu tivesse que escolher obrigatoriamente uma das opções, preferia sempre a TAP, de qualquer das formas.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, JDaman disse:

Gosto também do whataboutism com a questão da TAP, como se fossem a mesma coisa. E mesmo assim, se eu tivesse que escolher obrigatoriamente uma das opções, preferia sempre a TAP, de qualquer das formas.

Claro. Este artigo nem é escrito por ele ser um católico fervoroso, é apenas um provocador que sabe que depende destes artigos mais incendiários, pois são a única razão para o segurarem no Expresso. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Patiño disse:

O Henrique Raposo diz:

"Então a mistura cosmopolita de povos e o ambientalismo já não prestam se estivermos a falar de um evento católico?"

Eu faço a mesma pergunta a tal senhor:
"Então a mistura cosmopolita de povos e o ambientalismo já não prestam se estivermos a falar de um evento que não seja católico?"

É que ele escreve artigos de teor de extrema-direita há vários anos, com os típicos laivos de xenofobia e negação das alterações climáticas. Ao menos abriu uma exceção para a JMJ. :maquinadaverdade:

Patiño, gosto imenso de ti como forista. Mas menos, muito menos….

há 21 horas, D23 disse:

Já começou a censura.

Eu faço parte do grupo anónimo que pagou pelos 3 cartazes que foram colocados. O Isaltino mandou, de forma ilegal, que o cartaz fosse retirado em Algés.

 

A Igreja é tão má e quer tanto encobrir o assunto, que até o Papa prestou uma homenagem às vítimas…

É lamentável esses abusos terem acontecido, mas a religião não e isso. Estamos a falar de falsos profetas

  • Obrigado 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Rui Melo disse:

Patiño, gosto imenso de ti como forista. Mas menos, muito menos….

Rui, alguma vez viste o Henrique Raposo a defender o cosmopolismo dos povos ou o ambientalismo, que ele chama 'nova moda da esquerda'? Ele é apenas um provocador.

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Patiño disse:

Rui, alguma vez viste o Henrique Raposo a defender o cosmopolismo dos povos ou o ambientalismo, que ele chama 'nova moda da esquerda'? Ele é apenas um provocador.

só escreve lixo porque sabe que isso lhe dá cliques... de outra forma já tinha sido dispensado do jornal. Chega a ser absurdo como um jornal como o publico continua a aceitar crónicas claramente azedas e cheias de racismo e odio.

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, Rui Melo disse:

Patiño, gosto imenso de ti como forista. Mas menos, muito menos….

A Igreja é tão má e quer tanto encobrir o assunto, que até o Papa prestou uma homenagem às vítimas…

É lamentável esses abusos terem acontecido, mas a religião não e isso. Estamos a falar de falsos profetas

Sim, falsos profetas... Cujos actos horrendos não foram cobertos pela própria organização nem nada... Aliás, algum até já voltaram a dar missas...

Já dizia a minha mãezinha que as desculpas não se pedem. Prestar homenagens é muito lindo, mas ajudar a desmantelar o sistema que permitiu este tipo de abusos, 'tá quieto.

Adoro sempre como certas pessoas tentam manter as costas quentes à ICAR. Arranjam sempre as melhores desculpas e whataboutisms para o fazer.

Aliás, a julgar pela autêntica passividade e pelos comentários em relação a assuntos como a Eutanásia, este Papa é exactamente o que a ICAR quer: uma bonita operação de marketing e limpeza de imagem e que permita continua a vender a ideia de que o sofrimento é merecido e algo louvável.

Editado por JDaman
  • Gosto 1
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O povo está exausto de injustiças, deste governo e do miserável custo de vida em que vivemos, e todos sabemos quem é que vai beneficiar isto nas próximas eleições. Chegófilos e companhia. Tudo merece críticas, as questões religiosas idem, sem medirem o que é dito e o que é criticado. Criticam por criticar.

Estou um bocado cansado de tantas opiniões incendiárias alheias aos factos. A Igreja é um negócio, uma instituição religiosa como tantas outras, mas há quem a defenda com fanatismo como quem a abomina como se fosse a representação do demónio. É uma organização feita por homens, muitos deles pessoas boas, muitas outras com maus instintos. Eu acho nojento o encobrimento dos casos de violação pela Igreja Católica, aponto o dedo à instituição e quero que seja feita justiça, também já disse várias vezes que sou contra as JMJ pelo momento em que estamos (apesar de ser evidente que trará benefícios), agora criticar o Papa por ter estado com as vítimas é de mau gosto. Convenhamos, se ele não o fizesse seria ainda mais criticado.

 

  • Gosto 3
  • Adoro 1
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Rui Melo disse:

A Igreja é tão má e quer tanto encobrir o assunto, que até o Papa prestou uma homenagem às vítimas…

É lamentável esses abusos terem acontecido, mas a religião não e isso. Estamos a falar de falsos profetas

Também não era para menos, depois de toda a polémica, se ele 'dormisse' sobre o assunto seria novamente questionado. A situação é lamentável, mas mais lamentável é chamar estes senhores de falsos profetas, quando não o são na realidade. Se assim fosse, então a igreja é composta por mais de 50% de falsos profetas, uma vez que os abusos ocorrem no mundo todo e o que não faltam são milhares e milhares de casos. 

Cada um com a sua fé, eu não questiono a fé aqui. Também tenho a minha, à minha maneira. Mas acho ridícula toda esta situação. Primeiro são os "slogans" a dizerem que Lisboa é a cidade para os jovens. Que jovens? Um T0 está a +800€. Emprego? não vês. É tudo caro. Portugal sempre teve a mania de se fazer grande com tão pouco. Qual é a necessidade daquele palco monstruoso para um senhor que prega a simplicidade e humildade, aquilo tem tudo menos simplicidade e humildade. Nada faz sentido.

Editado por Afonso
  • Obrigado 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 35 minutos, D23 disse:

Que palhaçada. Acabem já com as #JMJ2023. Não há condições mesmo.

#gaslightersdoBEM

São episódios infelizes com acontece por todo o lado, gente que não sabe seuqer o que diz, mas uma pessoa não representa milhões de jovens que ali estão.

  • Gosto 2
  • Obrigado 3
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...