Jump to content

Memórias RTP2


miguelalex23

Posts Recomendados

  • 2 semanas depois...

Quinta-feira o separador mais antigo do canal, o da Fé dos Homens, fará 25 anos junto com o programa

E como já disse parece ter a mão do Athayde, que fez o grafismo dos dois canais em 1996 e que na altura estava vigente. Sendo que o genérico tem o pano da RTP 1, é bem capaz que era para ser usado pelo canal, e não pela RTP 2.

Ou isso ou achavam o grafismo da RTP 2 algo "caótico" para servir como base ao genérico.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há precisamente trinta anos, às 11:30, subiram pela primeira vez estes quartzos à televisão portuguesa, segundo os arquivos da Comarca de Arganil, o primeiro programa emitido na fase TV2 era a série Que Família!, que nas primeiras semanas começava a emissão normal.

A "outra TV" nasceu com a intenção de, num ambiente influenciado pelo início da SIC, ser um canal com "a sua cara", embora o canal na etapa era caracterizado por umas esquizofrenias no seu conteúdo, onde numa semana passavam conteúdos culturais como também luta livre americana da WWF, onde passavam documentários como também passavam programas sobre crimes, onde conviviam séries de drama e comédia e onde conviviam filmes mais "alternativos" com desporto a mais. Esta etapa da TV2 Desporto, pelos vistos, era um caos, e motivou à TV2 uma série de mudanças por volta do último trimestre de 1994 e primeiro de 1995.

Canal que tinha também um hino interpretado por um Abrunhosa discount

Agora que surgiste ao meu redor
Fantástica, envolvente, telepática
Serás! A rainha de toda a gente
Que abraça e murmura a palavra amor

Olha à tua volta e vê
Tantos olhos sorrindo e porquê
Abre o teu olhar e crê
Tantos lábios dizendo sim à TV

Já és...
Uma sensação de uma geração
Tão linda, muito tenra, tão apaixonada

Vou-me no teu encalço e sei
Meu amor, que a boca que beijei
Não era sonho ou ilusão
É imagem que eu inventei

Olha à tua volta e vê
Tantos olhos sorrindo e porquê
Abre o teu olhar e crê
Tantos lábios dizendo sim à TV

TV2!

 

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, ATVTQsV disse:

Há precisamente trinta anos, às 11:30, subiram pela primeira vez estes quartzos à televisão portuguesa, segundo os arquivos da Comarca de Arganil, o primeiro programa emitido na fase TV2 era a série Que Família!, que nas primeiras semanas começava a emissão normal.

A "outra TV" nasceu com a intenção de, num ambiente influenciado pelo início da SIC, ser um canal com "a sua cara", embora o canal na etapa era caracterizado por umas esquizofrenias no seu conteúdo, onde numa semana passavam conteúdos culturais como também luta livre americana da WWF, onde passavam documentários como também passavam programas sobre crimes, onde conviviam séries de drama e comédia e onde conviviam filmes mais "alternativos" com desporto a mais. Esta etapa da TV2 Desporto, pelos vistos, era um caos, e motivou à TV2 uma série de mudanças por volta do último trimestre de 1994 e primeiro de 1995.

Canal que tinha também um hino interpretado por um Abrunhosa discount

Agora que surgiste ao meu redor
Fantástica, envolvente, telepática
Serás! A rainha de toda a gente
Que abraça e murmura a palavra amor

Olha à tua volta e vê
Tantos olhos sorrindo e porquê
Abre o teu olhar e crê
Tantos lábios dizendo sim à TV

Já és...
Uma sensação de uma geração
Tão linda, muito tenra, tão apaixonada

Vou-me no teu encalço e sei
Meu amor, que a boca que beijei
Não era sonho ou ilusão
É imagem que eu inventei

Olha à tua volta e vê
Tantos olhos sorrindo e porquê
Abre o teu olhar e crê
Tantos lábios dizendo sim à TV

TV2!

 

Não sabia que a TV2 tinha estreado a 14 de setembro de 1992. Mas sabia que tinha sido em setembro.

Editado por D91
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia da RTP com a TV2 era criar uma nova barreira, para além do Canal 1, ao crescimento da SIC. E sobretudo servir para esvaziar o "contentor" do muito conteúdo que a RTP comprou, nos meses antes do lançamento da SIC, como filmes, séries e, claro, as transmissões desportivas em directo - que se ainda hoje é caro, imaginem em 1992. Daí esse desajuste à RTP2 "normal", canal cultural e mais "alternativo". 

Uma megalomania que a RTP - e sobretudo nós, que a financia em parte - pagaria caríssimo pouco anos mais tarde.

Editado por Rangel
  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Rangel disse:

A ideia da RTP com a TV2 era criar uma nova barreira, para além do Canal 1, ao crescimento da SIC. E sobretudo servir para esvaziar o "contentor" do muito conteúdo que a RTP comprou, nos meses antes do lançamento da SIC, como filmes, séries e, claro, as transmissões desportivas em directo - que se ainda hoje é caro, imaginem em 1992. Daí esse desajuste à RTP2 "normal", canal cultural e mais "alternativo". 

Uma megalomania que a RTP - e sobretudo nós, que a financia em parte - pagaria caríssimo pouco anos mais tarde.

a queda da rtp2 foi mais rápida do que eles imaginavam... não deve ter durado mais de dois anos ao canal ficar totalmente descaracterizado e começar a ter somente um aspeto que se foi depois aproximando do atual com uma componente mais cultural. A rtp2 até ao primeiro ano da sic ainda passava novelas de tarde e à noite isto foi logo o rombo inicial ficando sem estes programas ancora o canal foi por aí abaixo. Não terem fechado o canal nos idos dos anos 90 com a rtp quase falida foi um milagre, talvez não tenha sido feito porque abria o precedente de surgir o tal 'quinto' canal... mas enfim é o que é.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 minutes ago, AndreRob said:

a queda da rtp2 foi mais rápida do que eles imaginavam... não deve ter durado mais de dois anos ao canal ficar totalmente descaracterizado e começar a ter somente um aspeto que se foi depois aproximando do atual com uma componente mais cultural. A rtp2 até ao primeiro ano da sic ainda passava novelas de tarde e à noite isto foi logo o rombo inicial ficando sem estes programas ancora o canal foi por aí abaixo. Não terem fechado o canal nos idos dos anos 90 com a rtp quase falida foi um milagre, talvez não tenha sido feito porque abria o precedente de surgir o tal 'quinto' canal... mas enfim é o que é.

Certo, basicamente isso aconteceu a partir do último trimestre de 1994, quando os jogos de futebol e a Fórmula 1 passaram para o C1 que estava perder cada vez mais audiência para a SIC. Já as novelas saíram antes, no fim de 1993, penso eu. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Rangel disse:

Certo, basicamente isso aconteceu a partir do último trimestre de 1994, quando os jogos de futebol e a Fórmula 1 passaram para o C1 que estava perder cada vez mais audiência para a SIC. Já as novelas saíram antes, no fim de 1993, penso eu. 

sim com o fim do contrato com a globo a rtp2 não tinha como manter as novelas que o que a rtp foi pescando foram para a rtp1... penso que as ultimas que deram na rtp2 foram Deus nos Acuda de noite e Vamp de tarde... devem depois ter dado alguma coisa pontual de outros canais brasileiros, lembro-me do Sorriso do Lagarto que era mais um seriado longo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No âmbito dos 25 anos da Fé dos Homens (hoje), surgiu no Ecclesia de hoje o seu primeiro genérico. Já estava a estranhar que o genérico dos anos 2000 não tinha sido usado desde o início.

 
𝗗𝗜𝗥𝗘𝗧𝗢 ✙ 15h00 𝗣𝗥𝗢𝗚𝗥𝗔𝗠𝗔 𝗘𝗖𝗖𝗟𝗘𝗦𝗜𝗔 + 𝗶𝗻𝗳𝗼: https://www.facebook.com/agenciaecclesia/

𝗗𝗜𝗥𝗘𝗧𝗢 ✙ 15h00 𝗣𝗥𝗢𝗚𝗥𝗔𝗠𝗔 𝗘𝗖𝗖𝗟𝗘𝗦𝗜𝗔 + 𝗶𝗻𝗳𝗼: https://www.facebook.com/agenciaecclesia/

Posted by Agência Ecclesia on Thursday, September 15, 2022

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entrevista a Simone Veil no programa A Par e Passo, da RTP2, em 1979 (a cores):

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/entrevista-a-simone-veil-parte-i/

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/entrevista-a-simone-veil-parte-ii/

On 14/09/2022 at 22:47, ATVTQsV disse:

Há precisamente trinta anos, às 11:30, subiram pela primeira vez estes quartzos à televisão portuguesa, segundo os arquivos da Comarca de Arganil, o primeiro programa emitido na fase TV2 era a série Que Família!, que nas primeiras semanas começava a emissão normal.

A "outra TV" nasceu com a intenção de, num ambiente influenciado pelo início da SIC, ser um canal com "a sua cara", embora o canal na etapa era caracterizado por umas esquizofrenias no seu conteúdo, onde numa semana passavam conteúdos culturais como também luta livre americana da WWF, onde passavam documentários como também passavam programas sobre crimes, onde conviviam séries de drama e comédia e onde conviviam filmes mais "alternativos" com desporto a mais. Esta etapa da TV2 Desporto, pelos vistos, era um caos, e motivou à TV2 uma série de mudanças por volta do último trimestre de 1994 e primeiro de 1995.

Canal que tinha também um hino interpretado por um Abrunhosa discount

Agora que surgiste ao meu redor
Fantástica, envolvente, telepática
Serás! A rainha de toda a gente
Que abraça e murmura a palavra amor

Olha à tua volta e vê
Tantos olhos sorrindo e porquê
Abre o teu olhar e crê
Tantos lábios dizendo sim à TV

Já és...
Uma sensação de uma geração
Tão linda, muito tenra, tão apaixonada

Vou-me no teu encalço e sei
Meu amor, que a boca que beijei
Não era sonho ou ilusão
É imagem que eu inventei

Olha à tua volta e vê
Tantos olhos sorrindo e porquê
Abre o teu olhar e crê
Tantos lábios dizendo sim à TV

TV2!

 

Nessa época, existia, para além do TV2 Jornal um outro noticiário chamado "Jornal Nacional". Alguém sabe mais da história deste noticiário?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 39 minutos, Televisão 10 disse:

Uma vez que hoje regressou o Sociedade Civil, recordemos o momento em que o programa se mudou para os estúdios do Porto:

Com o regresso da Praça da Alegria, regressou a Lisboa. 

Isto não calhou na altura em que colocaram também a produção da RTP2 no CPN?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Este anúncio de imprensa da TV2 acho que, junto com o da nova grelha do Canal 1, já apareceu no blog Citizen Grave (como aparecia na imprensa, igual), e deve ter saído só no fim de Setembro, aliás, na semana em que saiu a revista que analisei, estava a passar 2001: Odisseia no Espaço que era um dos destaques das primeiras semanas da TV2 (já a escassos dias do início da SIC). Também a revista diz que o logo dos quartzos foi o vencedor de um concurso, entre sessenta, e era dos três melhores, quem criou a bendita foi uma tal de Monika Cabral, brasileira a trabalhar na Y&R, e gostava de ver quais seriam os 59 outros :riso_fatima:

Como não poder esquecer a campanha toda do lançamento nascimento da "outra TV" com a saga da mulher engravidada de uma televisão:

A melhor das três é a última, onde "o telespectador ficava a ganhar". Ai capitalismo dos anos 90, a quanto obrigas

  • Gosto 1
  • Haha 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...