Jump to content

Memórias RTP2


miguelalex23

Posts Recomendados

há 1 minuto, Rangel disse:

6 de fevereiro. Primeiros tempos deste excelente grafismo que durou uns 3 anos e pouco - tirando o grafismo de promoções que mudou umas duas vezes - até janeiro de 2002 na "grande renovação rangeliana" desse ano.

O melhor grafismo de sempre da RTP2. Era excelente mesmo.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 30 minutos, D91 disse:

O melhor grafismo de sempre da RTP2. Era excelente mesmo.

Feito pela Novocom, que fez vários grafismos para vários canais nos anos 90 e inícios dos anos 2000, incluindo o conhecido logotipo da RTL da Alemanha (que entretanto mudou em 2021, mas que mantém a mesma base) 

 

O grafismo da RTP2 de 2015-2016 era também bom, melhor do que o atual (que foi o que seguiu a esse grafismo). E acho que foi feito pela própria RTP.

há 41 minutos, Rangel disse:

6 de fevereiro. Primeiros tempos deste excelente grafismo que durou uns 3 anos e pouco - tirando o grafismo de promoções que mudou umas duas vezes - até janeiro de 2002 na "grande renovação rangeliana" desse ano.

Verdade. O primeiro grafismo de promoções era este, depois mudaram para um que também foi utilizado pela RTP1 (só mudando as cores e a música, obviamente), e o outro era semelhante ao grafismo da RTP1 de 2000-2001, mas, por qualquer motivo, só aplicaram às promoções. Por isso a RTP2 no final de 2001 usou o grafismo de 2 épocas diferentes, o grafismo de promoções de 2000 e os restantes elementos gráficos de 1998, sendo que a RTP1, por outro lado, usou um grafismo que durou poucos meses no ar.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, OTalAntiquado said:

Pelo gerador de caracteres, a continuidade parece-me ter sido emitida da RTP-Porto. Mas corrijam-me se eu estiver errado

Diria que sim.

O voz-off é um algo atrapalhado Anastácio Rosa, que durante anos fazia informação de trânsito na Rádio Capital e depois na Rádio Amália.

Também foi voz-off do lendário Vamos Jogar no Totobola, que ainda me recordo de ver.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, D91 disse:

O melhor grafismo de sempre da RTP2. Era excelente mesmo.

Também gostava muito do anterior (1996-1998) principalmente do tema da programação e do fecho de emissão mas este sem dúvida que foi o melhor no global, parece que antigamente havia mais criatividade nos grafismos e falo no geral tanto como para a RTP como para as privadas mas também pode ser a nostalgia a falar.

Editado por Max30
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses grafismos de 1998 feitos pelo Thomas Sabel são facilmente dos melhores que a RTP teve até hoje. Em widescreen, com umas ligeiras mudanças gráficas e com tipo de letra mais moderno, especialmente na grelha de programação, podiam passar perfeitamente por grafismos usados nos inícios dos anos 2010. E até me arrisco a dizer que pelo menos os separadores com um design um pouco menos "skeumórfico" ou whatever, podiam ser perfeitamente usados hoje em dia.

Acho os grafismos de 2002, tanto da RTP 1 e o da RTP 2 um imenso downgrade comparado a estes. Se calhar nem tanto os separadores e assim, mas a sonoridade (mais na RTP 2) e os logótipos dos canais, penso que são bem piores comparados a estes de 98, os antigos parece que têm um toque mais humano.

Editado por jcfb
  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
há 2 horas, D91 disse:

Dois concursos da RTP2 de 2001.

Estrearam em outubro de 2001. O primeiro era apresentado pela Silvia Alberto e o segundo pelo Pedro Miguel Ribeiro.

A Sílvia Alberto já então mostrava ter bastante talento para a apresentação - mas notava-se ainda mais a dificuldade em dizer os Ls. :mosking:

Em 2004, já na 2:, foi o Pedro Miguel Ribeiro a apresentar a nova temporada do Clube da Europa, a propósito do alargamento para 25 países nesse ano.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, miguelalex23 disse:

A Sílvia Alberto já então mostrava ter bastante talento para a apresentação - mas notava-se ainda mais a dificuldade em dizer os Ls. :mosking:

Em 2004, já na 2:, foi o Pedro Miguel Ribeiro a apresentar a nova temporada do Clube da Europa, a propósito do alargamento para 25 países nesse ano.

Bem me parecia que tinha existido outra temporada do Clube da Europa. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 26 minutos, miguelalex23 disse:

A Sílvia Alberto já então mostrava ter bastante talento para a apresentação - mas notava-se ainda mais a dificuldade em dizer os Ls. :mosking:

Em 2004, já na 2:, foi o Pedro Miguel Ribeiro a apresentar a nova temporada do Clube da Europa, a propósito do alargamento para 25 países nesse ano.

diga-se de passagem que ela fez um esforço imenso ao longo dos anos para corrigir esse problema na linguagem muito notado nos primeiros anos dela na televisão.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, miguelalex23 disse:

A Sílvia Alberto já então mostrava ter bastante talento para a apresentação - mas notava-se ainda mais a dificuldade em dizer os Ls. :mosking:

Em 2004, já na 2:, foi o Pedro Miguel Ribeiro a apresentar a nova temporada do Clube da Europa, a propósito do alargamento para 25 países nesse ano.

Sem desprimor à Sílvia e dislalia à parte, tenho de discordar. Não digo que ela não tivesse talento e carisma de TV, mas parecia ter coisas a talhar. Nesse vídeo, vejo-a demasiado efusiva, pouco natural e a dar ênfase em momentos estranho.

Ainda assim, uma estrela nascia ali :riso_fatima:

Editado por OTalAntiquado
  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 hours ago, D91 said:

Dois concursos da RTP2 de 2001.

Estrearam em outubro de 2001. O primeiro era apresentado pela Silvia Alberto e o segundo pelo Pedro Miguel Ribeiro.

Sdds do início do meu crush pela Sílvia Alberto... :mico:

A título de curiosidade, nesta altura ou pouco depois disto, ela chegou a fazer rádio na Mix FM da Média Capital. Esteve nas manhãs a fazer dupla com o José Mariño.

Editado por Rangel
  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No site de arquivos da RTP, "Cenas da vida de Benilde" - transmitida no Canal 2... quase dois meses após a grande mudança dos dois canais da RTP ocorrida em Setembro 1990:

Benilde-II.png?crop=top&fit=crop&h=286&i

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/cenas-da-vida-de-benilde-parte-i/
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/cenas-da-vida-de-benilde-parte-ii/
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/cenas-da-vida-de-benilde-parte-iii/

Editado por LAboy 456
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, LAboy 456 disse:

No site de arquivos da RTP, "Cenas da vida de Benilde" - transmitida no Canal 2... quase dois meses após a grande mudança dos dois canais da RTP ocorrida em Setembro 1990:

Benilde-II.png?crop=top&fit=crop&h=286&i

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/cenas-da-vida-de-benilde-parte-i/
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/cenas-da-vida-de-benilde-parte-ii/
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/cenas-da-vida-de-benilde-parte-iii/

Eis a promo:

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...