Jump to content

Memórias RTP2


miguelalex23

Posts Recomendados

27 minutes ago, Rui Melo said:

Sim, durou muitos anos a distinção I Programa e II Programa. Penso que essa distinção só viria a terminar na década de 80, e não sei se não foi mesmo em 1990, quando a 1 se passou a denominar Canal 1 (ao que a 2 viria a ser a TV2 em 1992).

A RTP2 até 1979 não tinha uma identidade própria, só repetia conteúdos da 1. Depois é que apostaram no canal para conteúdos mais alternativos e didáticos.

Nada disso. 

O II Programa terminou em outubro de 1978, quando foi lançada a RTP2 (com programas próprios como o noticiário Informação 2, etc). O realizador Fernando Lopes foi o primeiro director do canal. 

Só viria a mudar de desingação em 1989 (RTP Canal 2 tal como RTP Canal 1), em 1990 fica apenas Canal 2 - o famoso DOG com o "risco ao meio".

Editado por Rangel
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, ATVTQsV said:

Um jornal por alturas da chegada do homem à lua, da qual encontrei a programação no Facebook (vou procurar) já chamava os dois canais de 1° Canal e 2° Canal

Nada de numeração romana nem "programa"

Pode ser, mas o mais fiável é mesmo seguirmos os documentos internos da RTP:

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/emissao-do-i-programa-no-dia-25-de-abril/

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Rui Melo disse:

Sim, durou muitos anos a distinção I Programa e II Programa. Penso que essa distinção só viria a terminar na década de 80, e não sei se não foi mesmo em 1990, quando a 1 se passou a denominar Canal 1 (ao que a 2 viria a ser a TV2 em 1992).

A RTP2 até 1979 não tinha uma identidade própria, só repetia conteúdos da 1. Depois é que apostaram no canal para conteúdos mais alternativos e didáticos.

A história é, na verdade, como o @Rangel a escreveu. Se quisermos até ser mais exatos, entre 1978 e 1983 (+ ou -) muitas vezes soletravam o nome do canal como RTP/2.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, Rui Melo disse:

Olha e porque é que nessa altura, dos anos 80, referiam RTC? 

A RTC veio em 1984 (?) suponho que foi quando quebraram o contracto com a Movierecord Portuguesa

há 46 minutos, LP 98 disse:

A história é, na verdade, como o @Rangel a escreveu. Se quisermos até ser mais exatos, entre 1978 e 1983 (+ ou -) muitas vezes soletravam o nome do canal como RTP/2.

Ainda me lembro de, em 2010, num rodapé do canal, o nome aparecer escrito às vezes como RTP/1

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 45 minutos, Rui Melo disse:

Olha e porque é que nessa altura, dos anos 80, referiam RTC? 

Até onde sei, a RTC foi criada por uma necessidade de maior transparência no que tocava à publicidade e à sua respetiva receita em televisão. Nessa época, já tinha alguns anos de existência na emissora estatal francesa um organismo semelhante: a RFP. É muito provável que a RTP daí se tenha inspirado.

há 44 minutos, Rangel disse:

E "RTP-2" também, aliás acho que foi mesmo assim que a RTP2 foi criada.

É até curioso que nos separadores / aberturas de emissão de 1978, num apareça escrito RTP-1 e no outro apareça RTP/2.
 

há 39 minutos, ATVTQsV disse:

Ainda me lembro de, em 2010, num rodapé do canal, o nome aparecer escrito às vezes como RTP/1

É verdade, acabaste de desbloquear-me uma memória. Tem graça como certos profissionais ainda "repescam" designações anteriores dos canais RTP. Uma delas é o Canal 1 da RTP, como costuma dizer o Fernando Mendes. Em contrapartida, outra que já ninguém diz hoje em dia é TV2.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, LP 98 disse:

É verdade, acabaste de desbloquear-me uma memória. Tem graça como certos profissionais ainda "repescam" designações anteriores dos canais RTP. Uma delas é o Canal 1 da RTP, como costuma dizer o Fernando Mendes. Em contrapartida, outra que já ninguém diz hoje em dia é TV2.

Acho que só me lembro de um familiar meu a chamar de TV2 à RTP 2 no fim dos anos 2000 (referindo-se à RTP 2 actual e não às duas etapas da TV2)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

As primeiras miras técnicas da RTP 2. A primeira eu vi num vídeo que circulou outrora o YouTube com miras técnicas vintage de todo o mundo e estava na TVARK (friso bem, estava, que na altura em que escrevo isto ainda não resolveram o bug que tirou o site do ar em Fevereiro, entendo qu demora muito dado que há pouca gente a trabalhar no site E COM TRABALHOS FIXOS)

  • Gosto 2
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Intervalo na RTP 2 no Domingo, 14 de Setembro de 1986 - isto entre a 1ª parte e a 2ª parte do telefilme "Dança dos maridos" (1982)*:

*Em Portugal, este telefilme teve um outro nome e teve uma exibição nas salas de cinema portuguesas em 1984: "Uma cama para três"

Editado por LAboy 456
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 18/04/2022 at 16:06, Rangel disse:

Só viria a mudar de desingação em 1989 (RTP Canal 2 tal como RTP Canal 1), em 1990 fica apenas Canal 2 - o famoso DOG com o "risco ao meio".

Na época do dois do risco ao meio, havia programas que nos créditos aparecia no fim "RTP - Canal 2". Também lembro-me de na continuidade referirem os canais tanto "RTP Canal 1/2" como "Canal 1 e 2".

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

https://youtu.be/gWEkH_4Z9AU

Fim de emissão com fundo de locução inédito de Outubro de 1987

Falha na leitura da grelha, a locutora salta dos Monty Python para o Jornal das 9 sem mencionar a Montra de Livros, o que faz com que a grelha no ecrã esteja com alguma distracção

Editado por ATVTQsV
inédito não idêntico
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, ATVTQsV said:

https://youtu.be/gWEkH_4Z9AU

Fim de emissão com fundo de locução inédito de Outubro de 1987

Falha na leitura da grelha, a locutora salta dos Monty Python para o Jornal das 9 sem mencionar a Montra de Livros, o que faz com que a grelha no ecrã esteja com alguma distracção

É de dia 26, a grelha é do dia 27.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algumas sessões do talk-show "Pano para mangas" (1988) já estão no site dos arquivos da RTP:

MarioF.png?crop=top&fit=crop&h=286&ixlib

Destaco esta sessão aqui... pois temos o logotipo de marcação da RTP (isto na era em que o videogravador já era uma realidade constante) na mais alta qualididade que já se viu dele:

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/pano-para-mangas/

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiros minutos de mais uma emissão do  "Um-do-li-tá" - mais concretamente na 1ª fase desse bloco infantil da TV2 (RTP 2) com a apresentação da Vera Roquette:

Penso que isto aconteceu algum tempo após o final do "Agora escolha" no Canal 1 (RTP 1)

Editado por LAboy 456
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 horas, LAboy 456 disse:

Primeiros minutos de mais uma emissão do  "Um-do-li-tá" - 1ª fase do bloco infantil da TV2 (RTP 1) com a apresentação da Vera Roquette:

Penso que isto aconteceu algum tempo após o final do "Agora escolha" no Canal 1 (RTP 1)

Não sabia que o Um-Dó-Li-Tá tinha apresentador na primeira fase, um pouco como o Escola Paraíso

Sei que na última fase era apresentado por molas virtuais e o grafismo imitava um computador

há 2 horas, D91 disse:

Lembro-me de ver este programa em 2001 na RTP2 ao final da tarde, acho eu.

 

Este teve mais sucesso do que o Clube da Ciência, lembro-me que depois do alargamento de 2004, actualizaram o concurso

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...