Jump to content

Memórias RTP2


miguelalex23

Posts Recomendados

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/intriga-internacional-parte-i/
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/intriga-internacional-parte-ii/

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/investigacao-parte-i/
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/investigacao-parte-ii/

Chegou também ao RTP Arquivos a série Processo 327, que adapta contos de Dick Haskins, emitida pela RTP2 em 1989. Foi a segunda série do canal a adaptar contos do autor, a primeira havia sido Dick Haskins em 1982.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta semana celebram-se 20 anos do lançamento da RTP2 mais futurista de sempre.

Tenho uma teoria de que este logótipo foi originalmente concebido ainda na época daquela ideia (posteriormente cancelada por Emídio Rangel) de converter a RTP2 num canal de notícias. Seria a única explicação para um "2" tão peculiar, e para o facto do mesmo ficar tão bem junto a um globo terrestre (como uma espécie de anel de Saturno):


FOX7fXd.jpg

  • Gosto 4
  • Adoro 5
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este relógio com patrocínio é bem raro:

No último frame dá para ver a grelha, por falar nisso já se encontra publicado o tema:

Eu por muitos anos achava que o relógio tinha o tema de programação e talz, eis que descobri que tinha outra música e parecia mais condizente com o Jornal 2 (embora desse antes do Acontece também)

E parece que tenho memórias mais nítidas do 2 amarelado, o que quer dizer que foi feito um retoque ainda neste grafismo, vá se lá saber porquê, e há ainda o efeito Mandela que tenho do separador principal com outras cores - azul antes dos filmes e verde durante o desporto, além, claro, do separador de Natal de 2002

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

16 hours ago, LP 98 said:

Esta semana celebram-se 20 anos do lançamento da RTP2 mais futurista de sempre.

Tenho uma teoria de que este logótipo foi originalmente concebido ainda na época daquela ideia (posteriormente cancelada por Emídio Rangel) de converter a RTP2 num canal de notícias. Seria a única explicação para um "2" tão peculiar, e para o facto do mesmo ficar tão bem junto a um globo terrestre (como uma espécie de anel de Saturno):


FOX7fXd.jpg

É bem provável que a mudança de imagem dos dois canais da RTP já tivesse sido planeada e projectada antes de Emídio Rangel assumir o cargo de director-geral.

Como é sabido o estúdio do Telejornal estreado em 2002 era para ser o da RTP2 versão canal de notícias.

  • Gosto 5
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 59 minutos, Rangel disse:

Não faço ideia, mas de qualquer forma era um estúdio demasiado pequeno para um programa com a importância do Telejornal, na minha opinião.

Especialmente a partir de setembro de 2000, quando a TVI estreou um estúdio de informação com uma altura de pé-direito nunca antes vista nos noticiários portugueses, o estúdio de informação da RTP já começava a parecer apertado, em comparação.

Editado por LP 98
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Rangel disse:

Não faço ideia, mas de qualquer forma era um estúdio demasiado pequeno para um programa com a importância do Telejornal, na minha opinião.

A verdade é que em Portugal também estamos habituados a estúdios de grande dimensão. Em certos países, o tamanho é menor, nomeadamente por não estarem integrados na redação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedaço de continuidade da RTP Canal 2 no dia 8 de Maio de 1990 - isto após o "Agora escolha" e antes da série de animação "Os novos caça-fantasmas"*:

Locutora de continuidade nesse dia: ???

* A locutura referiu a série como "Os novos caça-fantasmas" (algo que também podia ser contrastado nas grelhas de programação tanto em revistas com grelha de programação como nas grelhas de programação vistas na televisão). Porém, na abertura da mesma, o titulo nas legendas é diferente e - de facto - mais literal: "Os verdadeiros caça-fantasmas" ("The real ghostbusters")

Editado por LAboy 456
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, LAboy 456 disse:

* A locutura referiu a série como "Os novos caça-fantasmas". Porém, na abertura da mesma, o titulo nas legendas é diferente e - de facto - mais literal: "Os verdadeiros caça-fantasmas" ("The real ghostbusters")

Nas grelhas sempre aparecia com o nome "Os novos caça-fantasmas".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Vascof2001 disse:

Um pedaço de continuidade emitido após um episódio de "Os Malucos das Máquinas Voadoras" (Stop that pigeon NOW!)

https://youtu.be/li5ckl9DsGk

não conhecia este decor.

 

deve ser derivado de um que a RTP 1 tinha com um círculo vermelho e um 1 segmentado (em duas linhas) que apareceu na gala do Júlio Isidro em 2004 (reposta pela RTP Memória em 2010), eu achava que era uma logo a sério

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, ATVTQsV disse:

deve ser derivado de um que a RTP 1 tinha com um círculo vermelho e um 1 segmentado (em duas linhas) que apareceu na gala do Júlio Isidro em 2004 (reposta pela RTP Memória em 2010), eu achava que era uma logo a sério

Parece-me que são da mesma época, sim. Pelo que já vi, os emblemas colocados atrás dos locutores de continuidade entre 1981 e 1983 não correspondiam sequer aos logótipos utilizados à época pela RTP 1 e 2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, Vascof2001 disse:

Um pedaço de continuidade emitido após um episódio de "Os Malucos das Máquinas Voadoras" (Stop that pigeon NOW!)

https://youtu.be/li5ckl9DsGk

não conhecia este decor.

 

O link original para esse video já não funciona - aqui vai um novo link desse pequeno excerpto de continudade que aconteceu num dia de 1982:

Locutora de continuidade nesse dia (que se desconhce): Margarida Mercês de Mello - anteriormente conhecida como Margarida Andrade (apelido que usou até - aparentemente - 1986)

Editado por LAboy 456
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, LAboy 456 disse:

O link original para esse video já não funciona - aqui vai um novo link desse pequeno excerpto de continudade que aconteceu num dia de 1982:

Locutora de continuidade nesse dia (que se desconhce): Margarida Mercês de Mello - anteriormente conhecida como Margarida Andrade (apelido que usou até - aparentemente - 1986)

Peço desculpa pelo inconveniente, mas um problema com o som obrigou-me a repostar os dois vídeos ?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...