Jump to content

Posts Recomendados

Postado

Aceitam nota ou repetem prova? Pais de alunos do 9.º ano de 15 escolas contactados pelo Júri Nacional de Exames

Num pequeno grupo de escolas houve “constrangimentos” relacionados com “o tempo de compensação na prova de Matemática” do 9. º ano. JNE contactou os pais.

https://www.publico.pt/2025/07/15/sociedade/noticia/aceitam-nota-repetem-prova-pais-alunos-9-ano-15-escolas-contactados-juri-nacional-exames-2140435

• Surpresa 6
Postado
há 59 minutos, Diogo O. disse:

:perdida:

Eu só espero não ter Cidadania no meu horário este ano! Porque vai saber muito bem contornar o sistema e dar esses temas nas aulas :fancy:

Postado
há 1 hora, Diogo O. disse:

:perdida:

Mais um absurdo do governo. Há dias o Montenegro falava que as minorias não se podem impor perante as maiorias, mas depois faz isto.

Apenas uma pequena minoria dos encarregados de educação é contra a educação sexual. É praticamente consensual que este tipo de matérias tem que ser dada na escola e desde cedo

• Obrigado 1
Postado

O Montenegro quer roubar eleitorado ao Chega, o que não vai acontecer. Quem votou Chega dificilmente muda o sentido de voto nos próximos tempos. 

Na realidade, com estas medidas o que o mesmo vai conseguir é que aqueles que votaram AD, pensando que nunca se iria aliar à Extrema Direita,voltem a votar PS (ou outros).

Postado
há 4 minutos, SecretNavy disse:

O Montenegro quer roubar eleitorado ao Chega, o que não vai acontecer. Quem votou Chega dificilmente muda o sentido de voto nos próximos tempos. 

Na realidade, com estas medidas o que o mesmo vai conseguir é que aqueles que votaram AD, pensando que nunca se iria aliar à Extrema Direita,voltem a votar PS (ou outros).

O montenegro está a cair na ratoeira do chega e nem está a perceber... é uma questão de timing até o chega passar a rasteira. Com novo presidente e provavel desencanto com o governo vai cair. É triste mas será Montenegro que será o carrasco deste país quando o entregar à extrema direita.

• Gosto 1
Postado

Disciplina de Cidadania com menos sexualidade e mais literacia financeira

O novo guião da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento secundariza temas como a sexualidade ou o bem-estar animal e dá ênfase à literacia financeira ou ao empreendedorismo.

(...)

Ouvida pela Antena1, a Confederação Nacional de Associações de Pais (CONFAP) concorda com as alterações agora propostas pelo Ministério da Educação no documento que está a partir de hoje em consulta pública, o que contrasta com a “surpresa e preocupação” com que a AMPLOS - Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género recebeu a notícia, antevendo, por exemplo, um “óbvio” aumento dos episódios de bullying e violência em ambiente escolar.

Estamos mesmo a retroceder como sociedade tolerante. 

• Gosto 1
  • Triste 2
Postado
há 6 minutos, D23 disse:

O novo guião da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento secundariza temas como a sexualidade ou o bem-estar animal e dá ênfase à literacia financeira ou ao empreendedorismo.

(...)

Ouvida pela Antena1, a Confederação Nacional de Associações de Pais (CONFAP) concorda com as alterações agora propostas pelo Ministério da Educação no documento que está a partir de hoje em consulta pública, o que contrasta com a “surpresa e preocupação” com que a AMPLOS - Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género recebeu a notícia, antevendo, por exemplo, um “óbvio” aumento dos episódios de bullying e violência em ambiente escolar.

o governo continua a seguir a agenda da extrema direita achando que isso lhe garantirá votos em futuras eleições... como estão tão enganados.

• Gosto 2
Postado

Literacia Financeira é um tópico bastante importante, ainda bem que o aumentam.

Agora tirar a sexualidade, e vamos a ver e há lá temas que enfim.

Aliás quando era formação cívica, no meu tempo aquela m*rda só servia para justificar as faltas com o Diretor de Turma. 

• Gosto 5
Postado
há 1 minuto, Duarte com D disse:

Aliás quando era formação cívica, no meu tempo aquela m*rda só servia para justificar as faltas com o Diretor de Turma. 

Não servia para grande coisa. Na minha turma também se falava quase sempre sobre o (mau) comportamento da turma.:lol:

• Obrigado 1
Postado
há 14 minutos, D91 disse:

Não servia para grande coisa. Na minha turma também se falava quase sempre sobre o (mau) comportamento da turma.:lol:

E é para isso que a disciplina deve servir, em grande parte. Principalmente se for a única disciplina dada pelos diretores de turma.

É uma vergonha retirarem conteúdos acerca de consentimento, das doenças sexualmente transmissíveis e de métodos contraceptivos. Estas conversas e temas são muito importantes para o desenvolvimento das crianças, para aprenderem a saber o que é uma violação, o que fazer, entre tantos outros passos importantes.

• Gosto 5
  • Obrigado 2
Postado
há 3 horas, D23 disse:

(...)

Um governo com as prioridades obviamente em dia... Habitação? Saúde? Transportes públicos? Nah, o que é importa é o logótipo, baixar o IRS e menos saúde sexual nas escolas. Confia, Joca. Deixa o Luís trabalhar.

• Gosto 1
  • Obrigado 1
  • Discordo 2
Postado
há 15 horas, Diogo O. disse:

E é para isso que a disciplina deve servir, em grande parte. Principalmente se for a única disciplina dada pelos diretores de turma.

É uma vergonha retirarem conteúdos acerca de consentimento, das doenças sexualmente transmissíveis e de métodos contraceptivos. Estas conversas e temas são muito importantes para o desenvolvimento das crianças, para aprenderem a saber o que é uma violação, o que fazer, entre tantos outros passos importantes.

Cidadania não é dada pelos diretores de turma. É por professores aleatórios. Alguns até que nem dão outra disciplina aos alunos.

há 1 minuto, Dimitri disse:

Mas como é que a disciplina de cidadania abordar orientação sexual, que é algo natural na natureza humana e existe, pode ser considerado ideologia?

Eu já nem falo nas questões da orientação sexual.

Num período em que temos uma nova subida da incidência de ISTs e de gravidezes na adolescência é mais que obrigatório falar sobre estes temas.

• Obrigado 3
Postado
há 2 minutos, EFMR disse:

Cidadania não é dada pelos diretores de turma. É por professores aleatórios. Alguns até que nem dão outra disciplina aos alunos.

Eu já nem falo nas questões da orientação sexual.

Num período em que temos uma nova subida da incidência de ISTs e de gravidezes na adolescência é mais que obrigatório falar sobre estes temas.

Estou a ver agora na RTP3 uma psicóloga a comentar e ela disse algo simples e certíssimo "a ideologia de género não é científica, não existe, quem muda de género não põe ideologia nele, quem o transforma em ideologia são os outros".

Postado
há 13 minutos, Dimitri disse:

Mas como é que a disciplina de cidadania abordar orientação sexual, que é algo natural na natureza humana e existe, pode ser considerado ideologia?

Porque agora os pais podem instruir os filhos a serem pessoas homofóbicas sem qualquer ponto de contradição :mico:

• Gosto 3
  • Obrigado 2
Postado

Não tenham dúvidas, que isto foi só um blowjob que o PSD fez ao CHEGA. 
nada mais que isso. podem tentar dar-lhe os spin, mas é a  mais pura das verdades. 

• Obrigado 1
  • Haha 1
Postado

Eu saí da escola há 5 anos, mas eu lembro-me que a disciplina, que pelo menos cá e na altura chamava-se Formação Pessoal só abordou homossexualidade pela primeira vez no nono ano, onde já todos eram crescidos.

• Gosto 2
Postado

Mas eu acho que a disciplina vai continuar a falar de sexualidade mas só sobre certos assuntos, foi o que percebi. 

• Obrigado 1
Postado (editado)
há 4 minutos, D91 disse:

Mas eu acho que a disciplina vai continuar a falar de sexualidade mas só sobre certos assuntos, foi o que percebi. 

A disciplina só vai abordar no contexto dos direitos humanos. Retiraram toda a parte sobre consentimento, orientação sexual, IST's, etc. 

há 11 minutos, Dimitri disse:

Eu saí da escola há 5 anos, mas eu lembro-me que a disciplina, que pelo menos cá e na altura chamava-se Formação Pessoal só abordou homossexualidade pela primeira vez no nono ano, onde já todos eram crescidos.

Sim, mas hoje em dia tens putos com 10-12 anos, a serem criados com o Tik Tok e a "aprenderem" sobre sexualidade e papéis de género com pessoas como o Andrew Tate ou o Numeiro (porque não têm acesso ao telemóvel dentro da escola, mas têm fora do recinto e em casa). E o governo, para fazer um felácio ao CHEGA, faz o que o próprio CHEGA já tinha prometido. É muita sonsice. 

Editado por D23
  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Postado
há 3 minutos, D23 disse:

A disciplina só vai abordar no contexto dos direitos humanos. Retiraram toda a parte sobre consentimento, orientação sexual, IST's, etc. 

Sim, mas hoje em dia tens putos com 10-12 anos, a serem criados com o Tik Tok e a "aprenderem" sobre sexualidade e papéis de género com pessoas como o Andrew Tate ou o Numeiro (porque não têm acesso ao telemóvel dentro da escola, mas têm fora do recinto e em casa). E o governo, para fazer um felácio ao CHEGA, faz o que o próprio CHEGA já tinha prometido. É muita sonsice. 

No fundo esses temas serem tabu só cria é estigma novamente sem necessidade, jovens comandarem a sua vida sexual, falarem do que é ou não normal numa relação, falarem da diversidade de sexualidades que existe não é nenhuma ideologia, a ideologia é associada a isso por pessoas que querem criar alarme social para justificar os seus próprios preconceitos.

• Gosto 5
Postado
há 1 minuto, Dimitri disse:

No fundo esses temas serem tabu só cria é estigma novamente sem necessidade, jovens comandarem a sua vida sexual, falarem do que é ou não normal numa relação, falarem da diversidade de sexualidades que existe não é nenhuma ideologia, a ideologia é associada a isso por pessoas que querem criar alarme social para justificar os seus próprios preconceitos.

E o facto de não serem discutidos num ambiente seguro e passarem a ser "controlados" por influencers de extrema-direita, que o algoritmo do Tik Tok favorece, é um precedente perigosíssimo. A geração alfa já está a verificar-se mais conservadora que a geração Z e a geração Beta ainda pode vir a ser mais conservadora, se nada for feito. 

• Gosto 4
Postado

Este governo nunca foi propriamente a favor destes temas serem abordados na escola, eles acham que devem ser as famílias a falar destes temas. Obviamente também o fizeram por causa do Chega e assim terem melhores relações com o agora segundo maior partido. 

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...